W194, como tudo começou

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad 1 Dom 28 Fev 2010 - 17:36



Não há dúvida de que a 300SL Gullwing de 1954 foi um marco na evolução dos carros esporte. Contudo, não se fala muito da sua antecessora, a W194, que foi o primeiro modelo da série, lançada em 1952.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A W194 já trazia as famosas portas Asa de Gaivota, bem como o um visual próximo ao que viriam ser as R/C198. A maior diferença estava na dianteira, uma evolução direta dos modelos de competição (especialmente as W196). As primeiras reuniões para o início do projeto começaram em 1947, ainda sob o impacto da Segunda Gerra, que destruiu praticamente todas as instalações industriais alemãs.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Rudolf Uhlenhaut foi o engenheiro encarregado do projeto, que desejava um carro com no mínimo 200hp para brilhar nas competições. Contudo, a engenharia da Mercedes-Benz não dispunha de um motor à altura. Porém, havia o motor M159 de 6 cilindros em linha, que foi projetado no final dos anos 30 para equipar automóveis e pequenos caminhões e era extremamente robusto. Esse motor ainda não havia sido desenvolvido em seu limite e na época gerava entre 60 e 70hp.

Rudolf Uhlenhaut, o "pai" do projeto:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Após a Guerra, esse motor começou a ser preparado e, sob a designação M186 passou a equipar as recém-lançadas 300 "Adenauer" em 1951, oferecendo 115hp. Esse motor continuou a evoluir, chegando no M188 com 170hp e posteriormente chegou a sua versão definitiva, o M194. Era instalado inclinado a 50º, com uma transmissão manual de 4 marchas. Apesar de extremamente robusto e potente, era um conjunto muito pesado para um carro esporte.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como não havia outra opção, era preciso reduzir peso em outros pontos. Foi aí que surgiu a idéia do chassi tubular + carroceria em alumínio, utilizada posteriormente na versão "de rua" das 300SL. Essa estrutura deu origem às portas Asa de Gaivota, necessárias devido às laterais muito altas do chassi.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O primeiro protótipo (chassi W194 010 00001/52) iniciou os testes em novembro de 1951, rodando em Stuttgart, Nurburgring e Hockenheim. A versão final foi apresentada em 12 de março de 1952. Essa primeira versão das 300SL foi utilizada em competições até 1954, quando então a MB lançou a sua versão famosa até hoje.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mais informações, histórico de corridas e imagens em alta definição das W194 podem ser vistos em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Karl Fass. Dom 28 Fev 2010 - 17:57



Beleza Tio Uly, dessas nunca tinha visto...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad 1 Dom 28 Fev 2010 - 22:27



Eu também não.

Agora, que painel é aquele?? Lindíssimo, com o cronometro no centro e o "trip computer" (hodômetro aferível) mecânico ali em baixo.

Se as 300SL de 1954 já valem uma fortuna, quanto não valem essas?

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad Seg 1 Mar 2010 - 7:48



Belíssimo post, fotos e carro muito bonitos.

Repararam que o grafismo dos instrumentos grandes do painél lembra o grafismo do painél dos fuscas mais antigos? ou vice-versa..

Parabenz Tio Uly, show de post.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad 1 Seg 1 Mar 2010 - 8:54



Eduardo,

essa semelhança também existe nos primeiros Porsches, pois o fornecedor dos instrumentos era o mesmo para todos, a VDO.

Talvez na época a escala de produção da VW, MB e Porsche não justificasse o desenvolvimento de uma linha exclusiva para cada um.

Se bem que nos anos 70, o quadro de instrumentos das 116 e 107 tinha grafia exatamente igual à dos Passat da época...

Abraço!


Última edição por Ulysses V8 Benz em Seg 1 Mar 2010 - 9:21, editado 1 vez(es)
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por andre280c Seg 1 Mar 2010 - 9:08



Belíssimo post, parabéns!

Complementando as informações, a inclinação do pesado motor de 6 cilindros obrigou a desloca-lo ligeiramente para a esquerda para manter o centro de gravidade na linha de centro do carro, com isto, o eixo de transmissão passou a trabalhar em diagonal. Acho uma solução bem original ao estilo Mercedes.

Respeitosamente
André
andre280c
andre280c
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 27/07/2008
Interesses : w114, w115, w107, w116, w123, w126, w201
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por celsotu Ter 10 Jan 2012 - 21:54



Confrades, segue link para reportagem da Revista Alfa, falando da restauração de uma W194, segundo a publicação, a mais antiga SL. Pouco informativa, vale pelas fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

celsotu
celsotu
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 85
Data de inscrição : 04/03/2011
Interesses : Assuntos variados sobre carros MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por JNeeto Ter 10 Jan 2012 - 22:33



Mais uma pá de ouro cheers

Legal a reportagem :D
JNeeto
JNeeto
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 479
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por marcelo300e Ter 10 Jan 2012 - 22:53



Agradeço ao confrade que desenterrou o tópico, pois eu não tinha visto ainda.
Parabéns atrasados ao Ulysses pelo excelente post.
marcelo300e
marcelo300e
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1193
Data de inscrição : 08/09/2009
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad 3 Ter 10 Jan 2012 - 22:54



Essa pá de ouro foi bem "dada". Tbm desconhecia esse post/modelo.....muito bom!

Abs
avatar
Convidad 3
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4838
Data de inscrição : 22/05/2009
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por ZIG MASTER Qua 11 Jan 2012 - 9:57



Parabéns Ulysses pela excelente postagem.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Convidad 1 Sex 13 Jan 2012 - 12:31



Esses modelos meio desconhecidos são legais de encontrar, vide a "Mercedeswagen" que o Fass postou esses dias, hehehe...

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

W194, como tudo começou Empty Re: W194, como tudo começou

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos