Troca de oleo

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Mensagem por List Dom 16 maio 2010 - 21:22



Boa noite confrades,

essa semana troquei o óleo da minha MB c280 e aproveitei para verificar a suspensão..
a propósito foram 8 litros de óleo num total de 360 reais mais 98 reais do filtro do óleo...aff...
é isso mesmo?
quanto a suspensão, foi verificado que tenho que trocar os pivôs e buchas da suspensão...
2 jogos de bucha da balança: 450 cada = 900 reais
2 pivô da suspensão: 220 cada = 440

os amortecedores ainda estão bons, mas pedí para cotar tb:
diateiros: 450 cada = 900
traseiros: 400 cada = 800
levei o carro na PKM aqui em Brasilia..
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Mensagem por C-220 Dom 16 maio 2010 - 21:59



List, vc trocou em autorizada? no meu carro troquei o filtro Wega por R$ 17,00 e óleo da marca Elaion SL 15w40 mineral com a norma MB 229,1 por R$ 11,50.
Importei um filtro da marca Bosch por R$ 30,00 já com frete, procure no e-bay americano, pois os preços são bem atrativos e leva em média 15 a 20 dias a entrega.
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Mensagem por Gaby Iskandar Seg 17 maio 2010 - 0:21



caramba.. 8 litros de oleo eu gasto 140 reias..

ou o preço dai ta muito caro.. ou aqui ta muito barato( lembrando que compro em distribuidora)
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Mensagem por Norton Gontijo Seg 17 maio 2010 - 9:14



Na verdade sao 7.5L de oleo neste motor com a troca do filtro, na rede Jetoil da Ipiranga pago R$13.90 por litro(a granel) de oleo 15w40 semi-sintetico norma MB 229.1 + R$20,00 do filtro que ja tenho reserva aqui.
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Mensagem por ZIG MASTER Seg 17 maio 2010 - 11:35



Caro List,

Colocando direto 8 lts de óleo, no carter de su carro, vc ultrapassou o nível correto.

Veja postagem a êste respeito aqui no Forum.
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Mensagem por mario neto Ter 18 maio 2010 - 12:30



Caro amigos,
Na minha C280 também utilizo óleo à granel da " Ipiranga " , trocas à cada 2.500 Km, com filtro à cada 10.000 Km e corre tudo bem.
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Mensagem por Convidad Ter 18 maio 2010 - 13:06



Mario,

Veja se a especificação do oleo atende a norma 229.1
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Mensagem por Norton Gontijo Ter 18 maio 2010 - 13:14



O oleo que compro a granel na rede Jetoil da Ipiranga atende sim a norma 229.1.

Mario so nao intendi esta troca de oleo com 2.500 kms.
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Mensagem por Jorge A Ter 18 maio 2010 - 14:09



Independente da quilometragem da troca do óleo pra mim se troca o óleo troca o filtro tb.
De nada adianta óleo novo com filtro sujo na minha opinião.
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Mensagem por a.marcio Qua 14 Jul 2010 - 20:07



Qual a especificaçao do oleo de motor e demais para a C240 e tambem não entendi a troca de oleo a cada 2.500 KM.
Abçs
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Mensagem por Convidado 9 Seg 6 Set 2010 - 3:04



Se for W203, no meu caso uma C320, busquei informação no 0800 da Mercedes Benz e o técnico-atendente disse que cabem 8 litros com troca do filtro ou 7,5 lts se fosse Mercedes da série Matic.

Faço a troca de óleo + filtro a cada 7000 Km, interessante nos comentários dos confrades é que um filtro Hengst original custa R$ 40,00 na Raja Imports/BH e em qualquer loja de troca de óleo encontra-se fácilmente da Mann, que é homologada MB, na faixa dos R$ 20,00, inclusive uso o que encontro na hora da troca. Em Concessionária (Minasmáquinas): sem lógica, um filtro Hengst custava há pouco tempo R$ 160,00 !!!

Agora uma questão, venho usando óleo sintético Mobil 1 na W203 a R$ 37,00 litro (na concessionária o mesmo óleo foi orçado a R$ 48,00), na próxima troca estou pensando em mudar para um óleo semi-sintético mais em conta, vale a pena?

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Mensagem por Jorge A Seg 6 Set 2010 - 8:23



Eu uso o Elaion 100% sintético a R$30,00 na minha W211.
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Mensagem por Convidad Seg 6 Set 2010 - 13:37



Pessoal,

A MB tem a propria homologação dos oleos lubrificantes. Basta olhar no manual qual a classificação indicada para o seu carro.

https://www.portalmercedes.com/dicas-de-manutencao-f69/qual-o-oleo-ou-fluido-correto-t7311.htm
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Mensagem por Convidado 9 Ter 7 Set 2010 - 0:17



João, sem abusar do seu conhecimento, entendi perfeitamente a sua orientação, conferi e o Manual do meu carro remete à essa ficha 229.1, inclusive já tirei cópia da lista dos óleos homologados para deixar na pasta do carro para consultar na hora da troca programada.

Minha preocupação, acredito que deve ser a de todos os confrades, é continuar prevenindo aparecimento de borras no motor usando um óleo mais em conta daqueles da lista, então minha dúvida é se para o motor da W203 (C320), utilizando no dia-a-dia uma boa gasolina, faz alguma diferença continuar usando o Mobil 1, ou seja um óleo 100% sintético, mais caro e utilizado na concessionária de MG ou dá no mesmo resultado usar um de base semi-síntética homologado mais em conta, acho que esse 10w40 da Shell por exemplo? Já ouvi mecânico dizer que é jogar dinheiro fora com Mobil 1 (ou similares) na casa dos 40 a 48 pratas o litro, me considero leigo no assunto, se ambos são homologados saberia dizer como é que funciona isto?

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Mensagem por Convidad Ter 7 Set 2010 - 1:23



Antonio,

Se a MB homologa não tem problema usar, mas se for um oleo mais barato eu trocaria sempre aos 4.000km e o Mobil 1 perto dos 8.000, trocando sempre o filtro. Acho que financeiramente dá na mesma e fica a criterio de cada um. Se voce usa pouco o carro, eu colocaria o mais barato, mesmo porque troco de qualquer forma a cada 6 meses, mesmo antes da km prevista.
Se voce usa bastante o carro, tiver o hábito de exigir sempre eu usaria o Mobil 1.
229.1 é a tabela mais baixa da MB, ou seja, são os motores que aceitam os oleos mais baratos, os menos sofisticados.

Na minha AMG C439(229.1 1999) só colocava Mobil 1 e trocava a cada 5.000 no máximo e sempre com filtro novo. Pela potencia do motor e para evitar problemas, achava que valia a pena.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 8 Set 2010 - 0:04



João, muito grato pelos esclarecimentos, afinal é um ítem de suma importância na manutenção.

Vou seguir o que você aconselha, quem sou eu para olvidar da experiência do confrade com Mercedes. Tenho um Mustang GT V8 de pouquíssimo uso e troco mesmo por tempo vencido (6 meses). Como a C320 é usada no dia-a-dia, principalmente viagens onde às vezes é necessário resposta do V6, vou manter o Mobil 1 trocando aos 8.000 KM. De fato, fazendo as contas na "ponta do lápis" também acredito que compensa!
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Mensagem por Norton Gontijo Qua 8 Set 2010 - 8:50



Antonio voce nao acha melhor trocar a cada 5 mil kms?
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Mensagem por Convidado 9 Qua 8 Set 2010 - 14:36



Norton, na Minasmáquinas, pode confirmar com o Romeirick no atendimento, a troca desse Mobil 1 é recomendada aos 7.500 Km ou podendo chegar até 1 ano se ocorrer pouco uso do carro.

A orientação para esse óleo é a mesma na Class Service de São Paulo quando estive lá há pouco tempo, do Márcio mecânico de Mercedes em Juiz de Fora, dentre outros que falam a mesma coisa do Mobil 1.

Quanto aos 8 m km que citei o certo é 7.500 km, mas lhe explico essa margem, eu acredito, por minha conta, que sendo a maior parte da quilometragem do uso no dia-a-dia e em viagens com ritmo regular, sem forçar o motor, com filtros de ar em dia e etc, se por algum imprevisto eu tiver dificuldade para realizar a troca na km prevista, é uma pequena margem de limite máximo tolerável que arriscaria chegar para trocar o mobil 1 junto com o filtro, além disso é "pepino" na certa.

Pelo que entendi do que tenho conversado, a troca aos 5000 Km é mais recomendada para óleo semi-sintético mesmo ou quem usa pouco o carro, tenho como disse um V8 nestas condições e troco Mobil Super a cada 5000 km ou até 8 meses. Agora, há quem diga que pode chegar a 7000 km com semi-sintético. Acho que depende das condições de uso e se deve seguir ou um Concessionário ou um técnico de confiança!
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Mensagem por C-220 Qua 8 Set 2010 - 18:14



No meu antigo Classe A utilizava o Castrol Magnatec 10w40 com norma MB 229,3, as trocas eram realizadas em 7.500Km ou 8.000Km e nunca tive problema de borra. Vendi com 120.000Km.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 9 Set 2010 - 0:02



C-220,

É o Magnatec GTX que está na MB 229.1? Não sei o preço atual desse óleo, salvo engano ele é 100% sintético, o dono anterior do meu V8 usava-o e indicou-me, é bem recomendado mesmo!!!
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Mensagem por C-220 Qui 9 Set 2010 - 0:18



Antonio, é esse mesmo. Sendo a norma MB 229,1. Na minha C-220 uso o Elaion 15w40 mineral com norma MB 229,1 ao custo de R$ 11,50.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 9 Set 2010 - 23:02



C-220, mas esse Elaion da 229.1 é mineral mesmo? Interessante, até pela explanação do João, pelas características e desempenho dos motores, acreditava que a MB só homologara óleos sintético e semi-sintético para W203.
Já ouvi falar bem deste óleo de um amigo consultor-técnico da rede Volkswagen. Usando esse Elaion de base mineral você faz a troca com qual Km?
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Mensagem por Convidad Sex 10 Set 2010 - 1:30



Daniel,

Eu não encontrei nenhum oleo dessa marca na 229.1. Existe alguns Repsol, que parece que é o mesmo fabricante http://www.repsol.com/br_pt/productos_y_servicios/productos/lubricantes/informao_sobre_o_produto/automotivo_motores_gasolinaalcoolgnv/?intPaginaActual=2

Cuidado que essa lista sofre atualizações e oleo lubrificante dura anos, pode ser que o oleo seja muito velho e conste na embalagem MB229.1 mas foi em outra época.

Outra coisa, repare que cada oleo é homologado em algumas classes de viscosidade e não em todas.
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Mensagem por C-220 Sex 10 Set 2010 - 9:17



Antonio, se no manual do seu carro consta a norma 229,1 pode utilizar sem medo qualquer óleo com essa especificação ou as superiores. Agora se meu carro fosse uma AMG buscaria utilizar pelo menos um semi-sintético caso a especificação mínima fosse a 229,1. Realizo a troca 1 vez por ano juntamente com filtro, pois rodo em média 4000Km a 5000Km.

João, no site realmente é meio esquisito, agora no folder tem tudo bem explicado, inclusive essa questão das viscosidades com as normas.
Com relação a norma desse óleo não tenho dúvidas pois está na embalagem Aprovado MB 229.1. Na minha opinião é o melhor custo-beneficio para nossas MB.
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Mensagem por Convidad Sex 10 Set 2010 - 10:06



Daniel,

Não é homologado MB, não está no site do distribuidor que é a Repsol e não está na lista da MB 229.1. Se voce entrar no site da Repsol e colocar o seu carro eles indicam outro oleo. Agora se o estoque que está ai em Natal é velho, se ele foi homologado um dia eu não sei. Esse oleo é homologada pela VW. O carro é seu, mas economizar R$ 50,00 numa troca de oleo pode te custar algumas vezes mais num eventual problema. Siga a lista é a melhor opção que voce pode fazer. Tem Castrol, Shell, enfim oleos faceis de serem encontrados e baratos.
Antes de qualquer coisa, imprima a lista 229.1 e confira os oleos.

Antonio,

Sem a lista na mão não dá. Tem oleo da mesma marca, homologado 5W40, mas 15W40 não é., mas da outro marca é. Imprima a lista e vá trocar o oleo com ela na mão. Confira a embalagem se tem a marca MB229.1 e confira a lista ao mesmo tempo.
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