Mercedes-Benz W111

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mercedes-Benz W111

Mensagem por António Júlio em Dom 11 Jul 2010 - 23:54

Este modelo surge pela necessidade da Mercedes-Benz em 1956 mudar a sua imagem, principalmente nos carros ofertados ao público - queriam atingir um público maior, que fosse exigente e da classe média-alta. A mudança teria que ser externa, interna e de motor, dando um melhor conceito ao modelo Ponton (que era um êxito de vendas, mas estava envelhecido, diante do padrão norte-americano). Entraram em ação os engenheiros comandados por Uhlenhaut e os estilistas comandados por Karl Wilfert, todos comandados pelo chefão Nallinger - dai surgiu o W111 FINTAIL (aquele rabinho de peixe discreto do modelo), com faróis verticais chamados de Lichteinheiten (postos pela primeira vez nos 300SL roadster). Outra inovação foi na segurança dos passageiros - estes ficavam protegidos por zonas deformáveis na parte dianteira e traseira para absorver impactos, sob uma capota muito rígida e colunas fortes, projeto concebido por Béla Bárenyi. Isso sem contar com os vidros, suspensão e sistema de freios. Em 1957 os primeiros 4 protótipos foram feitos e começaram a rodar em 1958 (rodaram algo em torno de 3.000.000 de kms de teste), e para fugir dos fotógrafos, tinham uma aparência estranha. Em fevereiro de 59 o departamento de criação fizeram uma trip com os novos modelos (Nallinger, Uhlenhaut, Müller e Wilfert), de Stuttgart, atravessaram os Alpes e foram até Nápoles. Neste ano o projeto estava encerrado - fizeram 3 modelos para expor no Frankfurt Show no outono (depois veio o Salão de Londres - vide filminho).

O modelo W111 foi fabricado 1959 a 1971

Tirando a BMW e a Porsche, o caráter esportivo da Mercedes-Benz ficou restrito a um ou outro modelo (mesmo assim em pistas e não em rallyes)
Mas ninguém poderia apostar que um modelo da montadora alemã, meio desajeitado e de 4 portas, poderia ganhar algum tipo de rallye, seja ele com pernas curtas ou seja ele considerado endurançe. Isso aconteceu com o modelo W111 - mais especificamente o 220SE e o 300SE (e a segunda série chamada de 300SEB). O maior feito, sem dúvida alguma foi a prova do Rallye de Monte Carlo de 1960, onde 3 modelos 220SE, ganharam os 3 primeiros lugares - fantástico (há que se lembrar que o Roots Group com seus fantásticos Sunbeam Rapier Série IIIA, ficaram nas 2 primeiras e um quarto lugar na Classe, onde as Mercedes 220 competiam - 1300-2000cc - aliás os ingleses, ganharam na classe Alpine - Grand Touring. Só perderam o primeiro lugar na geral porque o Peter Harper - ocorrendo o mesmo com o Peter Procter - se perderam).

A campanha de Monte foi muito bem planejada e como sempre fez a montadora alemã, colocou-se muito dinheiro e muito suporte a disposição do Time (haviam 3 caminhões com peças e 4 carros-oficina, além de um time de mecânicos composta por nada menos 10 expertos e 3 engenheiros), o que para a época não era nada usual.

Os modelos obtiveram bons lugares de 1960 a 64.

Para quem gosta muito deste modelo tem este site onde fala de tudo (mas tudo mesmo!) sobre o W111 www.heckflosse.nl

Fonte: luiscezar.blogspot.com

António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 2804

Re: Mercedes-Benz W111

Mensagem por Luis Martins em Seg 12 Jul 2010 - 3:04

Show !!!!!

Luis Martins
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens: 317

Mensagem por Karl Fass em Seg 12 Jul 2010 - 7:53

Valeu mesmo pela contribuição.

Karl Fass
Moderador
Moderador

Número de mensagens: 7465

Mensagem por john em Seg 12 Jul 2010 - 18:41

Esse carro me lembra do Hiro. Brincavamos muito quando viamos sua preferencia pelos rabo de peixe! Eu acho um modelo muito charmoso, ideal para ser usado em eventos tematicos!

john
Moderador Auxiliar
Moderador Auxiliar

Número de mensagens: 4507

Mensagem por Maluhy em Ter 13 Jul 2010 - 0:11

Muito bom,Antonio!

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
Contatos:
21-78979647
rmaluhy@yahoo.com

"Se o pinhão é bom a coroa não ronca,hehe"
" Se andar fosse saudável carteiro era eterno,hehehe"
"Se comer folha não engorda me explica o elefante,hehehe"
"Mulher feia e carro velho só quem procura é o dono,hahaha"
"2 coisas que só vc atura pq é seu :filho e peido,hahaha"
"Velho não manda brasa,manda cinza,hahaha"
"No decote do horizonte vejo o seio da saudade",hahaha
"sogra e cerveja só gelada em cima da mesa,hahaha"

Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens: 8670

Mensagem por António Júlio em Ter 13 Jul 2010 - 0:52

Muito obrigado amigos!...pois a mim este modelo remete-me a minha infancia onde tivemos dois em casa, sofreram bastante pois o meu pai tinha o Hobby de caçar e desossava os sem dó nas estradas do interior de Pt, lama, barro, pedras e etc, ele judiava mesmo dos coitados sem dó pois os danados eram mesmo muito robustos!...belos tempos e grandes lembranças, abraço a todos.

António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por cleberjet em Sex 24 Dez 2010 - 19:46

olá amigos
Espero que agora no começo de 2011 a minha w111 volte a ativa depois de passar 2010 inteirinha em cima de cavaletes . Estou resssucitando a suspenção traseira.
Abraços

cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens: 189

Mensagem por Borg em Sex 24 Dez 2010 - 21:28

António Julio, parabéns por mais um ótimo post da história da Mercedes Exclamation

Foi com a W111 que eu aprendí a gostar de Mercedes Benz, mais exatamente no Natal de 1964 quando ganhei do meu pai, um admirador da marca, um carrinho movido à pilha que era nada mais nada menos uma W111 que acendia os faróis e piscas traseiros.

Abraço e bom Natal santa

Borg
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1175

Mensagem por cleberjet em Sex 31 Dez 2010 - 0:08

olá Amigos
É com muita satisfação que informo que acabei de buscar a peça que faltava. O cardan
Graças ao nossos amigos Luiz e Hellen da BENZ PARTS que muito se empenharam para conseguir essa peça pra mim.
Abraços a todos e me aguardem com minha 230s

cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens: 189

Mensagem por António Júlio em Sex 31 Dez 2010 - 0:27

Cleber vamos ver agora se no proximo encontro te animas e vens mostrar a W111 ao pessoal!!! kkk abraço.

António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por cleberjet em Sex 31 Dez 2010 - 0:37

Aahahahahahaha
Certamente amigo e espero que até lá consiga colocar as rodas com as calotas
Abraços

cleberjet
Usuário Bronze
Usuário Bronze