CUSTO X BENEFÍCIO

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CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por antony em Dom 29 Ago 2010 - 22:53

Caros confrades, mais uma vez busco auxilio para algumas questões que julgo essenciais para a concretização do meu projeto MB. Assim, recorro a todos para que me elucidem alguns pontos importantes que listo a seguir: Lendo várias mensagens nos tópicos existentes nesse portal, pude me deparar com vários depoimentos que às vezes me assustam por vezes me incentivam em meu projeto. Trata-se da questão do custo de manutenção dessas máquinas. È claro que sei que o custo de manutenção de uma MB me parece ser o equivalente da relação do beneficio que se pode ter com uma MB, não penso que seja possível ter uma MB com um custo equivalente a um carro popular tipo GOL 1.0 flex. ou Pálio semelhante, da mesma forma fico imaginando: será que uma MB 97/98 teria o mesmo custo de um Ford Corcel II ou um Del Rey 87 que tive?? ( e eram veículos relativamente novos quando os possui) OU seja, ir à oficina mecânica todo mês ou quase toda semana. No entanto, por vezes os depoimentos me fazem parecer que o custo é elevadíssimo e que tal aventura não seria compensadora se, o proprietário não dispuser de farta conta bancária, ou seja seu próprio mecânico ou ainda tenha razoável dose de sorte e que sua máquina nunca quebre, o que imagino ser quase impossível. Por vezes, fico com a impressão de que se feita à manutenção ordinária - comum a qualquer veículo (trocas de óleo em períodos adequados, filtros, freios, correias e outras coisas corriqueiras) é um veículo que pode trazer a satisfação ao seu proprietário e nesse caso fico deveras alentado em meu projeto MB; em outras fico meio sem saber se de fato vale a pena, e que possuir uma MB, ainda que usada, seria apenas uma forma de diversão ou hobby e que a mesma deveria ser o segundo veículo familiar, a ser usado apenas em ocasiões especiais: tipo casamentos, desfilar em avenidas movimentadas ou até mesmo em reuniões de confraria (rsrs...) por fim, e não ao fim espero ajuda. Saudações Cordiais.
Paz e bem.
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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por MARQUES em Dom 29 Ago 2010 - 23:24

Antony,
Se serve de referência para você, comprei minha primeira MB há pouco mais de um mês, que segundo o Maluhy, estava em ótimo estado.
É uma W210 E320 97/97 com 56.000 km e fiz o básico quando se compra um carro usado, ou seja, troquei óleo motor e filtro, óleo da caixa e filtro, além da correia poli-v. (claro que o carro foi passado no star diagnosys)
De óleo dá uns R$900, pois o óleo da caixa custa R$83 o litro e o do motor R$ 28. Isso usando o óleo correto indicado pela fábrica.
Tinha mais alguns pequenos probleminhas, como o espelho do retrovisor direito que não se movia na horizontal e pintura dos parachoques e retrovisores que estavam bastante arranhados.
Depois o Maluhy me disse que o motor estava "dentro do carro" e que precisava trocar os calços. Esse último item custa R$900 cada na autorizada, mas ele conseguiu mandar trazer por R$435 cada.
Resumindo, mesmo o carro estando em ótimo estado gastei R$ 4mil, isso considerando que os serviços foram todos feitos na oficina do Maluhy, ou sob sua supervisão (pintura e conserto do retrovisor).
Mas depois disso, o carro ficou igual a zero km.
Pode ter a certeza que vale a pena.
Estou usando o carro para uso diário e a satisfação "não tem preço".
Mas sempre tem quem prefira comprar um gol zero com alguns opcionais.
Espero que minha experiência inicial te ajude a decidir.
Abçs.
Marques

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por Convidad em Dom 29 Ago 2010 - 23:56

A sua pergunta é quase impossivel de responder, porque existem variações tanto dos carros, quanto do que as pessoas consideram necessário ser feito e mais ainda, aonde.
Eu já tive mais de uma dezena de MB e nunca me deparei com alguma conta que me quebrasse, mas algumas já chegaram perto de me deixar preocupado.

A grosso modo, voce pode imaginar o seguinte: Se vc comprar um carro muito bom, sem muita eletronica, ou seja, uma W124 ou W202 e rodar uns 10.000km por ano, espere gastor por ano algo entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 por ano. Mais do que isso, só se voce tiver que fazer um motor, o que é pouco provavel. Isso levando em mecanicos especialistas, mas nem passando perto de concessionaria e comprando as peças de fornecedores no Brasil ou nos EUA. Normalmente no segundo ano a despesa diminui e assim sucessivamente. O primeiro ano normalmente é o pior, porque quem vende o carro não manda revisar e quando vc começa a usar mais os problemas aparecem. Agora isso é um chutometro, mas de qualquer forma eu acho que mais do que isso, só se voce comprar o carro errado. Assim o MAIS IMPORTANTE de tudo é voce comprar um ótimo carro, mesmo que ele esteja um pouco acima do mercado. Isso vai significar economia, logo nos primeiros meses.

Agora o mais imporante voce está esquecendo, com R$ 30.000 ou 40.000,00 voce estará andando num dos melhores carros do mundo, bem superior aos modelos novos tops de linha nacionais,as vezes por um terço do valor. Milagre não existe!

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por C-220 em Seg 30 Ago 2010 - 8:46

Antony, esses foram meus gastos com mkinha C-220 ano 1994, a única coisa a ser feita é a troca do óleo do cambio, algo em torno de R$ 350,00 já que o filtro e a junta foram compradas. O carro nesse período rodou apenas 3.000Km.


7/12/2009 = KM34550 Magueira gasolina rasgada R$ 70,00 Kalian
11/12/2009 = KM 34450 Filtro de óleo e 6litro de óleo elaion sj 15w40 R$ 86,00
23/12/2009 = KM 34550 Mão de Obra troca de óleo R$ 20,00 Wilson
24/12/2009 = Chave de Luz ( e-bay ) Alemão R$ 73,00
4/2/2010 = Troca da chave de luz, conserto limpador e AR-Cond. R$ 300,00 Patchelly
8/2/2010 = Compra do filtro cambio e oleo motor R$ 110,00
16/3/2010 = Barra direção com terminais E-bay americano R$ 241,00
8/3/2010 = Imposto da barra direção R$ 109,00
12/4/2010 = KM 35700 Velas Ignição NGK BKR6E R$ 34,80
12/4/2010 = KM 35700 Óleo de freio ELF Brake Fluid DOT 5.1 - 1 Litro R$ 42,00
12/4/2010 = KM 35700 Flitro Gasolina Tec fil GI 01/1 R$ 20,65
12/4/2010 = KM 35700 Retifica do disco freio R$ 40,00
12/4/2010 = KM 35700 Mão de Obra do serviço ( Kalian ) R$ 80,00
13/4/2010 = KM 35700 Alinhamento e Balanceamento da Dianteira R$ 26,00 João
15/4/2010 = KM 36400 Pisca-Alerta Painel R$ 23,00
15/4/2010 = KM 36400 Junta tampa do Cambio R$ 44,00
28/5/2010 = KM 36600 Bateria Tudor 90 amp R$ 360,00
28/5/2010 = KM 36600 Borracha acabamento antena R$ 28,00

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por Convidad 4 em Seg 30 Ago 2010 - 9:20

Eu sempre digo o seguinte: quanto custou o carro novo? Era caro, então a manutenção será proporcional. Obviamente que não levando em consideração concessionaria, tem muitas boas opções de peças, mas no geral é isso. Se voce comprou um carro que custou 100mil reais quando novo em 1995, não dá para imaginar gastar pouco. As MB´s mais novas são recheadas de eletronica. Agora as mais antigas, rodam como as novas, com muito conforto e desempenho e sem grandes complicações, apesar de ser mais dificil achar uma em bom estado. Não sei qual a pretensão de valor, mas por um pouco mais de 30mil reais (preço de Gol novo), voce leva a E320 do Mercedão, 100% revisada. Essa é uma boa opção, com a tranquilidade de que todos os gastos já foram feitos.

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por MARQUES em Seg 30 Ago 2010 - 14:21

Beto,
Gol novo por 30 mil só ser for pelado sem ar.
Aquela E320 azul com interior azul realmente é linda, já revisada e está com preço reduzido. (se não me engano estava antes por 35 mil)
Se não tivesse comprado a minha dois meses atrás, essa já estaria vendida.

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por Convidad 4 em Seg 30 Ago 2010 - 16:48

Marques, realmente foi um chute, não faço a menor ideia qual o valor de um Gol novo, hehehe...

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por ZIG MASTER em Seg 30 Ago 2010 - 17:05

Caro Marques, na minha opinião a melhor relação custo x benefício, em se tratando de Mercedes, não é estabelecido pelo ano ou modelo da mesma, mas essencialmente pelo real e intrínsico estado de conservação do carro.

Uma Mercedes em perfeitas condições de manutenção, é extremamente confiável, independentemente de seu ano de fabricação.

Posso citar como exemplo, o meu carro de uso diário que é uma Mercedes 1.996, o qual é simplesmente excelente, não quebra, não altera seu funcionamento, inclusive hoje a levei para fazer o exame no Controlar, e foi aprovada com ótimos índices.

Sabe o que fiz para prepará-la para inspeção, absolutamente nada, simplesmente a conduzi ao local de inspeção e pronto.

Portanto sintetizando, como qualquer máquina, uma Mercedes está sujeita a defeitos também, porém se bem cuidada e de acôrdo com as normas preconizadas pela MB, é de total confiabilidade, independentemente de sua idade cronológica.

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por MARQUES em Seg 30 Ago 2010 - 18:45

Prezado Zig Master, suas palavras só corroboram minha opinião.
Quando decidi comprar minha primeira MB, achei que o melhor seria procurar um modelo de fabricação próxima a 2003. Encontrei uma C230 K 2003/2004 aqui no Rio com 57.000 km que estava por R$60 mil.
Quando fui ver pessoalmente o carro tive uma enorme decepção, pois apesar de recente estava extremamente maltratada.
Foi nesse momento que encontrei o Portal e recebi orientação de alguns confrades para procurar o Maluhy para avaliar o carro. (acho até que você foi um deles)
Quando falei com ele, recebi uma aula sobre MB e fui convencido de que o que vale é o estado da MB e não o ano dela. (exatamente como você disse)
Com esse pensamento fui buscar outra opção já não restrita ao ano de fabricação. Foi quando encontrei a minha W210 E320 97 que estava em estado melhor que aquela de 2004.
Depois de providenciar os pequenos ajustes que relatei antes o carro ficou maravilhoso como o seu.
A conclusão é que gastei muito menos $$$$$ e estou muito mais satisfeito.
Por isso tudo acho que o Antony deveria dar uma olhada antes em alguns carros que estão à venda aqui que são de pessoas que os mantém de forma exemplar.
Abçs.
Marques


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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por T.Nonnenmacher em Seg 30 Ago 2010 - 19:06

Antony,
Também pretendo comprar logo minha primeira MB para usá-la nos finais de semana e tê-la como hobby.

Do meu ponto de vista, se ficares a procurar desvantagens sempre vai encontrar, não só em uma MB, mas em qualquer outro veículo, novo ou usado.

Se você é um apreciador como todos nós somos, compre e desfrute do prazer que com certeza ela vai lhe proporcionar! Afinal, pra que se dá tão duro na vida senão para gozar dos prazeres da mesma??

Forte abraço!

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por ZIG MASTER em Seg 30 Ago 2010 - 21:32

Certíssimo caro Marques, vc comprou um carro pelo qual sou apaixonado, e por coincidência também tenho uma do ano da sua, a minha "negona" também veio do Rio é tratada como uma rainha e é cheia de charme, está com a vida que pediu a Deus ................hahahahah
Very Happy

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por marcelo300e em Seg 30 Ago 2010 - 21:38

T.Nonnenmacher,

Tome cuidado com esse papo de comprar MB para usar nos FDS, entrei nessa e hoje estou na minha segunda estrela e o W coringa está encostado, só tenho usado as estrelas....estou seriamente tentado a abolir o w coringa e pegar outra estrela, esse virus (mercedal) não tem cura.

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por C-220 em Seg 30 Ago 2010 - 21:43

Marcelo, até tentei usar todos os dias, mas desisiti por causas dos engarrafamentos, motoqueiros, estacionamentos no meio da rua e por lavadores de parabrisas nos sinais, enfim uso somente nos fins de semanas e esporadicamente na semana, infelizmente....

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por Dimitri em Seg 30 Ago 2010 - 22:24

Mercedes é uma coisa que não tem explicação - O carro é caro, muitas vezes velho, foge do conceito do mercado de carros usados, pois normalmente é ruim de negócio, comparado com um Gol ou Uno... porém traz uma satisfação de dirigir a estrela, que só quem tem (pelo menos uma, como o eu, o que dirá o Zig, o Marcelo, o Berek...)... Já escrevi em algum tópico: Tesão não tem preço, e quem gosta, sabe pq está gastando.
Não tive muitos problemas com a minha: estou com esta há seis meses e claro, na manutenção de rotina gastei uns R$3.500 (contente comparado com as médias que o pessoal passa aqui para o primeiro ano...), e claro, tem algumas coisas para certar, mas de fndo estético e pessoal, pois de mecânica é só se aparecer alguma surpresa.
Um abraço

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

Mensagem por antony em Qua 1 Set 2010 - 0:27

Meus caros confrades, felizmente as respostas a minha indagação foram alentadoras, assim, continuo com o projeto MB2011 em andamento, so não sei o mês de 2011, mas até lá terei tempo suficiente para definir o modelo, o ano, a cor, o acabamento e quem sabe, por que não, ver o brilhar da estrela na minha vaga de garagem! Muito grato a todos pelas informações prestadas. Saudações estelares. Antony Very Happy

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Re: CUSTO X BENEFÍCIO

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