Altura do carro...

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Mensagem por regwolf em Qua 6 Out 2010 - 20:53



Prezados!

Tenho uma C280 sport e, como muitos sabem, a suspensão dela é mais baixa do que os demais modelos. Se, por um lado, na minha opinião, isso a deixa mais bonita e estável, por outro acaba causando alguns transtornos no meu uso diário... as ruas do nosso Brasil não ajudam muito. Além disso, a entrada da minha garagem tem uma descida forte e o carro acaba raspando sempre que está com mais que 1/2 tanque...

Estou pensando em possíveis soluções e gostaria da opinião de vocês, considerando que não penso em levantar muito o carro. Penso que 1 a 2cm já resolve o caso:

1. Calçar a suspensão
2. Trocar molas
3. Trocar as rodas originais 15 AMG por 16
4. Apenas usar um pneu mais alto (feioooo!)

Aguardo comentários e sugestões!
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Mensagem por C-220 em Qua 6 Out 2010 - 20:55



Regwolf,

Eu acho que as molas da C-280 Elegance resolveria esse problema.
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Mensagem por Borg em Qua 6 Out 2010 - 21:13



Regwolf, isso tiraria a originalidade do carro....... além do problema que toda suspensão foi calculada para trabalhar a esta altura. A troca destes componentes pode desequilibrar todo conjunto e até forçar alguns componentes , tais como braços de susp. , buchas, etc..
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Mensagem por C-220 em Qua 6 Out 2010 - 21:15



Borg, o que muda de uma Elegance para uma Sport são os amortecedores mais duros e as molas mais baixas e duras.
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Mensagem por Borg em Qua 6 Out 2010 - 21:23



Será que os nossos amigos engenheiros da MB não mudaram mais nada ?
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Mensagem por Convidad em Qua 6 Out 2010 - 21:37



vc deveria solicitar ao condominio para adaptar a rampa as suas necessidades, aqui onde moro alguns possuem Ferrari e exigiram obras de adaptacao
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Mensagem por regwolf em Qua 6 Out 2010 - 21:44



Acho que muda mais além das molas e amortecedores. Pelo (pouco, bem pouco) que sei, parece que o chassi é diferente.... veja o item abaixo do meu data card:

654 SPORTS CHASSIS WITH AMG L.A.WHLS, 5-HOLE


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Mensagem por regwolf em Qua 6 Out 2010 - 21:45



A propósito, gostei da C280 do Zig Master com rodas 16....
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Mensagem por Convidad em Qua 6 Out 2010 - 21:46



Há diversos tópicos aqui no forum falando de calços que podem elevar um pouco de nada, esses carrinhos fantáticos. E eles não vão perder em nada a originalidade.

Só vão ficar um bocadinho mais altos.
Tio Maluhy pode orientar um pouco melhor sobre isso.
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Mensagem por Maluhy em Qua 6 Out 2010 - 22:46



Isso mesmo,Dudu, tem 3 ou 4 modelos de calços das molas,tem que ver qual está aplicado no carro e ver se tem opção ...... Shocked

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Mensagem por Antônio Elias em Qua 6 Out 2010 - 23:30



Uma C280 Sport mais alta com jeito de Elegance ?!?!?

Regwolf, já tive uma Sport, o carro é seu, não descaracterizaria, mais prático tentar adaptar rodas 16' como a fábrica fez nas W203 Advantgarde, reforçaria o visual, manteria a originalidade do projeto estrutural da suspensão feito para a concepção esportiva. Adapte as partes da rampa da garagem que raspam o fundo, fiz isso. Agora, essa buracada nas ruas e certas rodovias, infelizmente, suspensão alta ou baixa não resolvem.
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Mensagem por Convidad em Qui 7 Out 2010 - 12:59



Antonio,

Se o diametro final das rodas for maior que a original voce está alterando o carro de forma mais seria que se for um calço de suspensão.
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Mensagem por Maluhy em Qui 7 Out 2010 - 13:18



Mexeu com o perímetro do pneu dá até erro em velocímetro,além de deixar o carro bobo..... Evil or Very Mad

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Mensagem por ZIG MASTER em Qui 7 Out 2010 - 13:45



Caro regwolf, vou dar o meu parecer a êste respeito, haja visto que também tenho que tomar cuidado com relação a altura do carro.

Eu em hipótese alguma mexeria na parte mecanica do carro, sob pena de destituí-la da característica do projeto, na minha opinião, seria como cortar os dedos para não ter que cortar as unhas.

No VIN das W202, consta ítem n. "654 Sport Suspension", ou seja existe perfeita concordância entre amortecedores, molas etc objetivando êste resultado final, mas se vc alterar alguma coisa, a característica do modelo fica totalmente prejudicada.

Existem duas soluções para êste caso, as quais já experimentei :

1-Aproveitando as rodas AMG 15" que equipam originalmente o carro, substitua os pneus 205x60x15 pelos 205x65x15, nêste caso o carro ficará um pouco mais alto e mais macio, porém perderá em estética esportiva e um pouco de estabilidade.

2-Substitua as rodas aro 15" por rodas aro 16" com pneus 205x55x16, lembrando que as rodas deverão ser obrigatóriamente originais de fábrica,
nesta hipótese o carro perderá um pouco de maciez, mas ganhará no item estética e estabilidade.

Existe outra hipótese que eu não optei, embora tenha o jogo de rodas e pneus, mas qualquer dia irei experimentar.

Rodas aro 17 AMG com pneus dianteiros 225x45x17 traseiro 245x40x17.

Se nenhuma destas hipótese resolver, acho melhor trocar o modelo do que mexer na suspensão.
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Mensagem por Antônio Elias em Qui 7 Out 2010 - 14:01



João, o Zig Master falou tudo o que penso à respeito!


Última edição por Antônio Elias em Qui 7 Out 2010 - 14:03, editado 1 vez(es) (Razão : grafia)
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Mensagem por C-220 em Qui 7 Out 2010 - 14:39



Maluhy o que muda na suspensão de um modelo Sport para uma Elegance são apenas os amortecedores e molas? até aonde sei é apenas isso, gostaria de saber sua opinião.
Na minha opinião alterando esse conjunto o carro passa a ter um comportamento igual ao modelo Elegance. Rodando no dia a dia ninguém vai perceber essa alteração a menos, ao menos que utilize auto-estradas em velocidades cruzeiros de 200KM/h.

De acordo com manual dos W202 as medidas liberadas são 195/65 R15 para versões C-220 e C-280 com as rodas 6,5Jx15ET37 ou 205/60 R15 para rodas largas 7Jx15ET37, ou seja, utilizar medida 205/65 R15 irá alterar o diamêtro de giro da roda, já a medida 225/45R17 tem o mesmo diamêtro da especificação original
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Mensagem por Convidad em Qui 7 Out 2010 - 15:03



Antonio Elias,

Concordo com a troca de rodas e de pneus, desde que seja mantido o diamentro final. Exemplo de calculo voce tem nesse site, entre varios outros que existem na NET. http://www.miata.net/garage/tirecalcold.html

Aumentou o aro, procure baixar a altura do pneus e com isso manter um diametro final semelhante ao original para não alterar as relações de marcha do veiculo.

Um pequeno calço na suspensão é muito comum, coloca-se sob a mola e pode aumentar a altura do carro em 1cm por exemplo, o que as vezes é o suficiente para parar de bater. Esta alteração não influencia a relaçã0 final da transmissão.
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Mensagem por PAULO BRITO em Qui 7 Out 2010 - 15:28



Em relação a medida original, 195/65/15 teríamos:

205/60/15 >>>> 2,0 cm a menos no diámetro/altura do carro

205/65/15 >>>> 1,3 cm a mais no diámetro/altura do carro

Já em relação a medida para rodas AMG largas, 205/60/15

205/65/15 >>>> 2,0 cm a mais no diámetro/altura do carro

Estou usando 205/65/15, 28 lbs na frente e 31 atrás. Não raspa mais e roda macio. Não sei se estes cm a mais na altura alteraram significativamente a estabilidade já que não ando no limite




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Mensagem por Renato Sorocaba em Qui 7 Out 2010 - 17:08



Wolf,
Já tive uma 202 Sport e sei que é danada de baixa.
Por outro lado vejo que esse é o diferencial desse modelo, pois se voce pesquisar verá que pouquíssimos modelos MB (a não ser os AMG) são tão arrojados no que diz respeitos a suspensão.
Eu particularmente não mudaria absolutamente nada, ou seja, passaria pela entrada da garagem quase parando e com muito cuidado. (assim como tive que fazer com a minha)
Agora, se o local que ela raspa for muito impostante eu no máximo mexeria na altura do pneu, respeitando os critérios que o João falou.
Do resto, boa sorte e parabéns, pois são poucas as Sport conservadas que rodam por aí.


Última edição por Renato Sorocaba em Qui 7 Out 2010 - 17:13, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Renato Sorocaba em Qui 7 Out 2010 - 17:10



Paulo, se não me engano quando vi a sua 202 ela não estava com essa roda.

Ficou muito legal!

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Mensagem por Convidad em Qui 7 Out 2010 - 17:13



Paulo Brito, se for 2,0 cm a menos no diametro, será 1,0 cm a menos na altura do carro. :D


Quanto a alterar as características da suspensão do carro, colocar um calço admitido pela Mercedes Benz, elevando o carro em, digamos, um centimetro vai fazer o carro perder em aderencia o suficiente para giirar um ou dois segundos pior na volta em Interlagos. Shocked
Para o dia a dia vai parar de raspar no chão. Conforme salienta o confrade C220.
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Mensagem por Convidad em Qui 7 Out 2010 - 17:48



Paulo,

Coloca as medidas que voce postou no site que eu indiquei, acho que a sua conta tem algum erro.

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Mensagem por C-220 em Qui 7 Out 2010 - 18:13



Na minha C-220 não tenho nenhum problema com lombadas ou rampas, apenas tomo cuidado como qualquer outro carro, agora no meu Golzinho nas lombadas pega o catalizador e nas rampas o protetor de cárter, chega a ser contraditório.
Realmente o modelo Sport é baixo pra caramba, já andei numa e toda lombadas tem que entrar de lado.
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Mensagem por PAULO BRITO em Qui 7 Out 2010 - 19:43



Revendo as contas, o item em negrito estava errado no meu post anterior.

Em relação a medida original, 195/65/15 teríamos:

205/60/15 >>>> 7,5 mm a menos no diámetro

205/65/15 >>>> 13,0 mm a mais no diámetro

Já em relação a medida para rodas AMG largas, 205/60/15

205/65/15 >>>> 20,5 mm a mais no diámetro

Lembrando que a variação da altura em relação ao solo é a metade da variação do diâmetro
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Mensagem por Antônio Elias em Qui 7 Out 2010 - 20:09



João e Confrades,

Como bem disse o Renato, uma W202 Sport bem conservada no seu conjunto e com suspensão/mecânica originais é atualmente uma raridade!
Defendo a preservação da originalidade estrutural porque é uma máquina projetada com um apelo esportivo muito interessante, ótima para estrada, boa "pegada", estável, confortável para um bom passeio e penso que preservar as características nada tem a ver com qualquer alusão a carro de pista, a concepção é outra, acredito que a linha de raciocínio das alternativas experimentadas pelo Zig Master têm em mente adaptar sem perder de vista a segurança, que é exatamente o que penso à respeito; agora é inegável que essas rodas AMG com pneus esportivos dão um toque a mais no visual das Sport, ficam um show, mas instalando dentro dos parâmetros de conversão muito bem lembrados pelo Conselheiro João.
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