Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por António Júlio em Dom 9 Jan 2011 - 23:36



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Muito poucos são os carros que desde inicio são clássicos modernos. No entanto, todos os modelos da Mercedes-Benz SL já o são! Esta magnifica série foi criada em 1954 e começou pelo SL 190, que a empresa descreve como um carro de turismo desportivo. Quando o 300 SL Gullwing foi apresentado, poderia ser colocado na categoria de super esportivos. A quarta geração do SL foi a R 129 construída a partir de 1989 a 2001, que estabeleceu novas normas com o seu design moderno e suas muitas inovações.

O projeto foi um trabalho de Bruno Sacco. Ele vinha com linhas clara, retas e com uma forte presença que caracteriza o desenvolvimento dos veículos Mercedes-Benz em 1980 e a pensar na entrada dos anos 1990. No caso desta série SL é completado pelos atributos de um turismo desportivo - capô longo, de dois lugares e traseira compacta, tudo faz do SL um ícone de dinamismo e esportividade mas também de conforto e elegância. A perfeição de seu design foi desde o início uma referencia. Em 1990, o R 129 foi o vencedor do "Car Design Award".

O condutor de uma SL um dia fez uma declaração: "é como viajar em grande estilo com um terno elegante e feito sob medida, este carro é muito confortável e agradável de dirigir, até mesmo longas viagens são simples e consegue se desfrutar cada quilômetro de estrada".

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O alto nível de tecnologia e engenharia de segurança é evidente na R 129, por exemplo, a implementação automática da barra protetora que aparece em 0,3 segundos quando o carro corre o risco de virar. Ou o banco que oferece cerca de 20 soluções patenteadas, que absorve a energia de um impacto lateral, e inclui, entre outras coisas, o cinto de segurança de três pontos com tensor e regulagem de altura, em conjunto com o ajuste do encosto de cabeça. Os recursos de segurança, é claro, incluem tambem um novo design de chassis que foi submetido aos testes mais severos de choque e oferece aos ocupantes o mais alto nível de segurança.

Desde o início do "R129" SL vinha disponível com dois motores e seis cilindros e oito cilindros. Por uma questão de princípio, estavam equipados com conversores catalíticos (como equipamento padrão). Em 1992, o SL 600 com motor de doze cilindros, causou sensação - o SL tinha entrado em uma nova dimensão de poder. O modelo mais popular do SL nos 12 anos em que foi construído foi o 500 SL, um modelo de oito cilindros.

A possibilidade de dirigir um SL a ceu aberto era um atrativo de compra importante para muitas pessoas. Foi na série R129, que a Mercedes Benz pela primeira vez instalou em um carro de turismo desportivo uma capota de lona automática, que abre e fecha suavemente em apenas 30 segundos ao simples toque de um botão. As inovações no sistema de abertura foram muitas e desde então tornaram se até padrão da indústria. O SL também adotava a capota rígida, que era feita de alumínio.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O Mercedes-Benz SL (R 129) é um clássico moderno inteiramente apropriado para o uso diário.

No Motor Show de Genebra em 1989 a Mercedes-Benz apresentou o SL (R129)! foi um carro novo em todos os aspectos. Os primeiros modelos foram o 300 SL, 300 SL-24 e 500 SL. Internamente, a série foi designado como R129. Ao contrário do anterior, o modelo não foi produzido em Sindelfingen e sim em Bremen por razões de capacidade de produção. Imediatamente, a resposta foi muito positiva.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A aerodinâmica bem trabalhada, incluindo a base e o fluxo de ar no compartimento do motor, resultando em mais economia de combustível, com um cx de 0,32 com a capota rígida e 0,40 em modo conversivel e de janelas fechadas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

"Car Design Award"
Quase um ano após seu lançamento, o SL foi galardoado com o prémio internacional "Car Design Award". O júri considerou a seguinte razão para o prêmio: "O Mercedes-Benz SL 300-500 mostra todas as inovações em segurança e em soluções ergonômicas, em estrito e apego à cultura do design tradicional da marca (Mercedes Benz) que é irresistível. O novo SL apresenta os elementos mais valiosos do design da industrial atual, sem perder o encanto que se destinge a cada conversível. "

"Alta rigidez de torção"
O pré-requisito para o bom funcionamento dos conversíveis em todas as condições de operação e uso é a rigidez torcional, o R129 não deixa nada a desejar neste aspecto. Para reduzir as vibrações típicas de torção, foram colocados suportes na diagonal nas zonas mais críticas. Na frente do eixo dianteiro é acompanhado por dois suportes de uma maneira especial e devido a serem tomdas varias medidas novas de rigidez torcional em relação ao modelo anterior foi melhorado (comparativamente) em 30 por cento.

Uma parte integrante do conceito de segurança foi a implementação de barras de proteção automaticas em caso de capotamento, idealizado pela primeira vez em um carro do genero e que se destina a proteger os ocupantes. A fim de não prejudicar a liberdade e o prazer de condução, a solução encontrada foi um sistema flexível que fosse ativado somente quando necessário. Quando houver ameaça de capotamento, o controle de segurança do sensor do arco de proteção é acionado eletromagneticamente e ativado pela força de pré-molas comprimidas em menos de 0,3 segundo. Além da activação automática em caso de emergência, o motorista através de um interruptor pode optar por levantar e abaixar a barra ele proprio lentamente.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Desde setembro de 1995, o Programa Electrónico de Estabilidade "ESP®" está disponível para o SL 500 como um opcional e um equipamento de serie para o SL 600. Desde dezembro de 1996, os modelos com motor de seis cilindros vinham equipados com o "ESP. Outra primazia em segurança mundial era instalada nessa mesma altura, o "BAS" ou Brake Assist, instalado em serie a partir em dezembro de 1996 para todos os modelos da série R129 e W140. No início de abril de 1998, o "ESP®" foi incluído no equipamento de serie do SL 500 e SL 60 AMG. Em agosto de 1999, também se tornou um item de serie nos dois modelos de seis cilindros, SL 280 e 320 SL.

"A chegada do Sucessor"
Teve a sua estreia mundial em julho de 2001, o Mercedes-Benz SL 500, o primeiro modelo da nova série SL, a série "R 230". No mesmo mês o ultimo de um total de 204.940 unidades do R129 saiu da linha de montagem na fábrica de Bremen. Em termos de volume global o SL fabricado pela primeira vez em Bremen não foi tão bem sucedido quanto seu antecessor "R 107" (237.287 unidades), mas se você comparar a media de produção anual, o "R 129", com cerca de 16.500 unidades ano, tem uma produção maior. O modelo de maior sucesso da série foi a variante de cinco litros, equipado com um motor V8 com quatro válvulas por cilindro (M 119), foram produzidos um total de 79.827 de 1988 a 1998. A variante mais rara é de longe o SL 280 com motor V6, que serviu como modelo de entrada para a série de 1997 e sairam da linha de montagem de apenas 1704.

Mais algumas fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por C-220 em Dom 9 Jan 2011 - 23:45



Valeu Júlio!!! Mais uma vez vc arrebentando com essas informações.
C-220
C-220
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 2744
Data de inscrição : 24/08/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Norte
Advertências : Banido temporariamente

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Sidsports em Seg 10 Jan 2011 - 0:45



Antônio Júlio e seus excelentes post's, mais uma vez de paraBENZ!!!

As R129 tem um charme e uma imponência toda peculiar dessa carroceria, outra bela criação do mestre Bruno Sacco, realmente um clássico moderno, digno das melhores coleções!

P.S.: Imaginem o que não deve ser essa SL 60 AMG, alguém sabe de algum exemplar desses no Brasil ?
Sidsports
Sidsports
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Convidad em Seg 10 Jan 2011 - 4:37



Antonio Júlio, parabéns! Muito bem feito o seu post! Obrigado!
avatar
Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Convidad 2 em Seg 10 Jan 2011 - 7:00



Você para de botar água na minha boca... :scratch: :D :roll:
avatar
Convidad 2
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8374
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Carto em Seg 10 Jan 2011 - 9:14



Antonio,

Parabéns pelo excelente post! Como dizem por aqui "Taquicardia" bounce

Um abraço,
Bernardo
avatar
Carto
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11009
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Starfan em Sex 15 Jul 2011 - 22:33



ParaBENZ pela excelente postagem ,Antonio Julio!!
Starfan
Starfan
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2030
Data de inscrição : 09/11/2007
Interesses : MB , BMW , Porsche , clássicos
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Bremen em Sex 15 Jul 2011 - 22:45



Muito legal. ParaBENZ. cheers
avatar
Bremen
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por 170190 em Sab 16 Jul 2011 - 3:13



Como já comentei anteriormente, este post do AJ, acho que, foi motivado pela minha procura pela R 129 e motivador para que hoje eu faça parte do clube. Mais uma vez obrigado Antònio Júlio.
170190
170190
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 287
Data de inscrição : 27/05/2008
Interesses : carros/carros antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Carto em Sab 16 Jul 2011 - 10:04



AJ, quando chegará a sua R129? :D
avatar
Carto
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11009
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por António Júlio em Sab 16 Jul 2011 - 12:33



Obrigado aos amigos! como sempre, é um prazer contribuir para o acervo do Portal e realmente fiz o topico para incentivar o companheiro Mario e parece que realmente ajudou.

Carto, tive o prazer de curtir por muuuuitas vezes uma 320 (cor vinho igual a da foto do lançamento a cima) que era do meu primo e que tambem é doente por Mercedes e em especial este modelo, mas digo te sinceramente não faz a minha cabeça, gosto de ver até conduzir mas pensar em adquirir, não! sou mais das W126, W140, W220, gosto de coisas assim como eu, Extra-GG kkkkk abraço.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Carto em Sab 16 Jul 2011 - 15:55



hahahhaa, então vamos fazer uma SEC conversível!!!! Igual uma que teve uma vez por aqui em fotos. rs
avatar
Carto
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11009
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mercedes SL (R129) a historia de um classico Moderno!

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum