Estilo e individualidade, assim são os Coupés da MB!
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Mundo Mercedes-Benz :: Notícias, novidades e curiosidades :: Outros assuntos e curiosidades relacionadas ao mundo Mercedes-Benz
Página 2 de 2 • Compartilhe •
Página 2 de 2 •
1, 2
Re: Estilo e individualidade, assim são os Coupés da MB!
Parabéns ao Antônio Júlio por ter reunido aqui essas beldades. A mais, o que tenho a dizer é que essa insistência que faz perdurar essa dicotomia maniqueísta de separar as carrocerias dos carros, como se houvesse duas categorias puras e impolutas, já é algo ultrapassado. A criatividade e a engenhosidade humana não se prestam mais a estarem amarradas a padrões predefinidos. Chega, pois, dessas desarrazoadas querelas, como, por exemplo, a questão de o CLC ser ou não um coupé. A própria fábrica o denomina com tal, chamando-o de "sport coupé". Depois da CLS, que inaugurou o coupé de quatro portas, ou seja, do coupé-sedan, depois dos "três em um" dos shooting breaks, como da Ferrari FF, por que não considerar o CLC pelo menos como um hatch-coupé? Se sua estrutura é de um hatch, ninguém pode negar que seu perfil não seja de um coupé.
Eu não entendo porque o pessoal continua a querer modificar o que o contrutor projeta!!!
O CLC é considerado pela MB um coupe, as propria siglas do modelo o dizem:
CLC = Coupévarianten-Limousine C-Klass - Cupê derivado da Classe C
CLS = Coupé-ähnliche Limousine Seitenfenster - Cupê similar ao sedã de laterais envidraçadas derivado da Classe E
Temos que respeitar a opinião de cada um, é uma verdade, mas não vamos desvirtuar a realidade das coisas. Abraço.
O CLC é considerado pela MB um coupe, as propria siglas do modelo o dizem:
CLC = Coupévarianten-Limousine C-Klass - Cupê derivado da Classe C
CLS = Coupé-ähnliche Limousine Seitenfenster - Cupê similar ao sedã de laterais envidraçadas derivado da Classe E
Temos que respeitar a opinião de cada um, é uma verdade, mas não vamos desvirtuar a realidade das coisas. Abraço.

António Júlio- Usuário Platina

- Número de mensagens: 2897
Antônio Júlio, acho que não se trata de desvirtuar, a realidade é que enquanto a própria MB classifica o CLC como "derivado" da C, o design do carro não traz ao meu modo de ver características comuns de um coupê.
Ou então a Mercedes reinventou novo padrão para um coupê?
Ou então a Mercedes reinventou novo padrão para um coupê?

Antônio Elias- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1874
Companheiro Antônio, na minha opinião, não. A MB classifica o CLC um coupe derivado da classe C assim como classifica a Touring da mesma forma e como por exemplo o CLk é derivado da classe E o C126 da Classe S e por ai vai...todos eles derivados de algum modelo base. Abraço.

António Júlio- Usuário Platina

- Número de mensagens: 2897
Antônio Júlio, de qualquer forma, acho a discussão válidade independentemente da interpretação adotada pela MB para o projeto de carroceria do CLC, que afinal é um belo esportivo.
Acho um sedan mais fácil de identificar por causa do formato do habitáculo, mas veja o que diz essa matéria jornalística que explica as diferenças conceituais entre todas as carrocerias a qual transcrevo a definição de "cupê", que interessa ao tópico:
"Cupê (coupé) é uma das versões que possui o maior número de interpretações. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), o que define um cupê é o carro de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 litros) de espaço interno. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com o teto baixo e coluna traseira inclinada. Bons exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé." http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL717438-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+OS+TIPOS+DE+CARROCERIAS+DOS+CARROS.html
Acho um sedan mais fácil de identificar por causa do formato do habitáculo, mas veja o que diz essa matéria jornalística que explica as diferenças conceituais entre todas as carrocerias a qual transcrevo a definição de "cupê", que interessa ao tópico:
"Cupê (coupé) é uma das versões que possui o maior número de interpretações. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), o que define um cupê é o carro de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 litros) de espaço interno. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com o teto baixo e coluna traseira inclinada. Bons exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé." http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL717438-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+OS+TIPOS+DE+CARROCERIAS+DOS+CARROS.html

Posso estar enganado, mas aparentemente o CLC tem mais de 934 litros de espaço interno!

Vejam bem: a Ferrari FF é, ao mesmo tempo uma coupé, um hatch e uma perua. Vamos dar um adeus às ultrapassadas concepções?
Temos classificações para tudo e sinceramente eu não vejo como abdicarmos destas, ao meu ver a CLC sempre será um hatch, classificação universal para tal automóvel, se a Mercedes a classificou de outra forma, jogada de marketing!!!

Schneider- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1254
Tô contigo, Schneider!!
Abs
Abs

Luiz129- Moderador Auxiliar

- Número de mensagens: 4479
AJ mais um belo post. ParaBENZ!
Confrades, diante da discussão hatch X cupê, não vou me manifestar sobre o âmago da questão, mas vou dizer que fiquei numa tremenda dúvida: diante da limitação do volume interno das cupês em 934 l (segundo a SAE), como será que classifico as minhas 114.021 - 250C? Acho que elas tem bem mais do que isto de espaço interno. Aliás, acho que poucos carros das fotos vão se encaixar nesta definição
Confrades, diante da discussão hatch X cupê, não vou me manifestar sobre o âmago da questão, mas vou dizer que fiquei numa tremenda dúvida: diante da limitação do volume interno das cupês em 934 l (segundo a SAE), como será que classifico as minhas 114.021 - 250C? Acho que elas tem bem mais do que isto de espaço interno. Aliás, acho que poucos carros das fotos vão se encaixar nesta definição

170190- Usuário Prata

- Número de mensagens: 286
Também estou com o Schneider sobre ter que haver classificações para os modelos. As próprias fábricas fazem questão das classificações. O que ocorre é que os estilos vão se modificando e as nomenclaturas se adaptando ou por questão de estilo ou por razões mercadológicas (a falta de um modelo mais definido, por exemplo) - o que acaba sendo estratégia de marketing.

170190- Usuário Prata

- Número de mensagens: 286
Amigos:
Penso que toda essa polêmica não passa de mera continuação de um assunto já superado e amplamente discutido há algum tempo, inaugurada pela postagem de Luiz Pinheiro, em 2-12-09, sob o título de "Podemos Chamar a CLC de coupé?" Além do mais, com o devido respeito, acho que essa discussão - da qual me penitencio, só contribui para embaciar o brilho do excelente trabalho de Antônio Júlio. Quem sabe se a moderação não preferirá encaminhar todas essas manifestações para o tópico apropriado? Abraços!
Penso que toda essa polêmica não passa de mera continuação de um assunto já superado e amplamente discutido há algum tempo, inaugurada pela postagem de Luiz Pinheiro, em 2-12-09, sob o título de "Podemos Chamar a CLC de coupé?" Além do mais, com o devido respeito, acho que essa discussão - da qual me penitencio, só contribui para embaciar o brilho do excelente trabalho de Antônio Júlio. Quem sabe se a moderação não preferirá encaminhar todas essas manifestações para o tópico apropriado? Abraços!
Antonio, bacana sua postagem, parabéns.

marcelo300e- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1130
Página 2 de 2 •
1, 2
Tópicos similares» Estilo e individualidade, assim são os Coupés da MB!
» Belo estilo!
» Atenção, humor Negro alguns podem não gostar, ainda assim é tão engraçado!
» Telemetria estilo "anos 70"
» A COR MAIS BONITA DA 123 COUPÉ
» Belo estilo!
» Atenção, humor Negro alguns podem não gostar, ainda assim é tão engraçado!
» Telemetria estilo "anos 70"
» A COR MAIS BONITA DA 123 COUPÉ
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Mundo Mercedes-Benz :: Notícias, novidades e curiosidades :: Outros assuntos e curiosidades relacionadas ao mundo Mercedes-Benz
Página 2 de 2
Permissão deste fórum: