Como habilitar o iPod na W204?

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Mensagem por Julio Araujo em Sab 7 Maio 2011 - 1:34



Prezados;
alguém aqui já conseguiu habilitar seu iPod na C180?
Estou quebrando a cabeça aqui e não acho solução.
Aguardo e desde já agradeço.
Um abraço a todos.
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Como habilitar o iPod na W204? Empty Re: Como habilitar o iPod na W204?

Mensagem por Carto em Sab 7 Maio 2011 - 19:03



Julio,

Tem alguns tópicos falando disso, use o botão de pesquisa do Forum e leia a respeito.

Um abraço.
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Como habilitar o iPod na W204? Empty Re: Como habilitar o iPod na W204?

Mensagem por coshimo em Seg 30 Set 2019 - 23:15



Meu carro é um W204 C180K 2010 e tem o sistema de som Audio20 original.

Tal como veio, há uma entrada AUX (mini-jack de 1/8") no interior do porta-luvas.

Tentei ouvir o iPod através desta entrada, mas há dois inconvenientes grandes:

1) O volume é baixíssimo. O volume do iPod tem que estar no máximo e - ainda assim - tem-se que elevar muito o volume do Audio20. Se não lembrar de baixar bastante o volume antes de mudar de fonte (rádio, cd)... susto na certa.

2) Mudanças de faixa / diretório, só no próprio iPod.


Assim, cortejei durante algum tempo comprar um kit original MB para poder controlar tudo corretamente através dos comandos do volante e - tendo encontrado um kit 0-km a preço razoável, nos EUA - acabei por comprá-lo.

O kit (PN A 204 870 44 96) é denominado MB iPod Interface Kit e é composto de um chicote (que é instalado entre o Audio20 e o chicote do carro); um iPod Interface (que é onde se conecta o iPod) e um cabo de conexão (para ligar o iPod ao iPod Interface). Além disso vem uma tira adesiva de velcro (a parte "macia"); algumas unidades adesivas de velcro (a parte "dura") e dois parafusos para o iPod Interface. Manuais de operação também acompanham o material.


A instalação requer a remoção dos seguintes itens do painel:

1) Saídas centrais de ventilação;
2) Head-unit do sistema de som;
3) Porta-luvas.

As instruções - bastante boas e precisas, por sinal - que usei para a desmontagem do painel e remoção dos itens foram as do link abaixo:

http://www.mercupgrades.com/IPOD+Retrofit+in+A++B++C++CLK++ML++GL++R+Class+++MY2009+E+CLS-article-35.html

Como eu não tenho as ferramentas MB para extrair as saídas de ventilação, "fabriquei" as minhas (são duas) a partir de um cabide de arame - desses mais vagabundos, e fininhos, que há - e funcionaram à perfeição. Grossamente falando, 15 cm de arame com uma dobra (a 90º) de 5mm na ponta é tudo que se precisa. As instruções do link mencionado falam que se aplica uma força considerável para remover esta peça e é verdade. Tem-se que puxar COM FORÇA, mas o conjunto sai.

As instruções do link também mencionam cobrir a manopla do câmbio com um pano - de forma a evitar riscos causados pela parte inferior do head-unit. Eu usei uma perna de calça jeans velha e funcionou numa boa. Qualquer pedaço de pano ou borracha, que não saiam da posição, resolvem. 

O head-unit sai sem maiores problemas / esforços após a remoção dos dois parafusos Torx 20 e o içamento de duas anilhas de plástico, que ficam logo atrás desses parafusos. Para as anilhas uma chave de fenda fininha deve funcionar bem. Eu usei um "pick" de metal. Pensando bem, as ferramentas para sacar as saídas de ventilação também funcionariam.

Com o head-unit fora do painel, desconecta-se dele o chicote do carro e instala-se o chicote do kit iPod. O chicote do carro é, então, ligado ao chicote do kit iPod e sobra uma ponta, que vai ser ligada à interface iPod. 

Neste ponto é imperativo que o porta-luvas seja retirado (procedimento simples, mas chato devido à quantidade de parafusos que têm que ser removidos). Sem isso ser feito, é praticamente impossível passar o cabo que conecta o chicote do kit à interface iPod. Uma vez passado o cabo (no meu caso, por cima do local onde fica o porta-luvas), conectei tudo e testei - para ter certeza que tudo funcionava de acordo, antes de montar. 

O cabo que liga o iPod à interface tem que ser passado para dentro do porta-luvas. As intruções do link acima indicam a remoção do conector AUX para usar o buraco por ele ocupado. EU não consegui remover o conector. Fiz um novo furo, usando proca 4mm e - depois - um "step-drill". Fui aumentando o tamanho do furo gradativamente, testando com o "grommet" de borracha do cabo de conexão do iPod. 

No meu caso, não consegui encontrar lugar sobre o porta-luvas para instalar a interface. Montei o porta-luvas de volta e instalei a interface entre a lateral do porta-luvas e a lateral externa do painel. Passei o cabo pelo furo feito, conectei à interface e tudo pronto.


O iPod mostra suas informações no painel de instrumentos apenas. Na tela do Audio20 não aparece nada - conforme mencionado nos manuais do kit de adaptação. A navegação é feita através dos botões do volante.

O nível de volume do iPod é um pouco mais baixo que aqueles do rádio e do CD, mas nada que chegue a provocar sustos na mudança entre as diferentes fontes.

A título de observação, vale a pena seguir a recomendação do manual de colocar o equalizador do iPod em "flat" antes de conectá-lo ao carro. As diferentes opções de "equalização" do iPod afetam bastante o som que sai pelos alto-falantes.


Seguindo-se as instruções do link mencionado, é serviço que dá para fazer em casa numa boa. Imprescindível ter a chave Torx apropriada e providenciar os "puxadores" das saídas de ventilação antes de começar a trabalhar.


A título de observação, o meu iPod é um Nano de 4ª geração. O conector deste kit funciona direitinho no meu iPod. As gerações posteriores (acho que já a partir da 5ª) do iPod vieram com conectores novos - e diferentes, incompatíveis com o conector deste kit. Salvo melhor juízo há adaptadores de conector, mas não sei discorrer sobre detalhes a respeito. 


Contrário aos meus planos iniciais, acabei por fazer o serviço todo sozinho e - por conta disso - acabei por não tirar fotos do processo. As imagens do link mencionado cobrem tudo que é - de fato - necessário. 


Aos que têm interesse em instalar este kit, só posso recomendar que o façam. Leiam as intruções do link mencionado e sigam-nas à risca. 

Contando umas 5 ou 6 idas da garagem à minha "oficina" e a produção das ferramentas para sacar as saídas de ventilação; umas 3 pausas (rápidas) para hidratação, teste das conexões, finalização da montagem do kit, re-montagem de tudo e limpeza da área, levei um total de pouco mais de 3 horas para instalar o kit. 


[ ]s
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