Mercedes 461 290 GD Motor aspirado .
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz :: Classe G ( W460/461 - W463 ) :: W460 / W461 - 1979 a 2001
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Mercedes 461 290 GD Motor aspirado .
Só perde para o 300 GD !
http://www.youtube.com/watch?v=SWvDKH1Y7QU&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=SWvDKH1Y7QU&NR=1
Última edição por Laurival em Qui 26 Maio 2011 - 13:46, editado 2 vez(es) (Razão : .)

Fernando B- Usuário Bronze

- Número de mensagens: 81

Ulysses V8 Benz- Administrador

- Número de mensagens: 7372
Re: Mercedes 461 290 GD Motor aspirado .
Os 460 e 461 foram feito para isso. pauleira. Os 463 não deixam a desejar tb não. É mais uma questão psicologica de molhar o lindo carpet.hahahahaha
Nos 460 e 461 old version (até2001) a tomada de ar é bem alta , quase junto ao capô. Nos 463 old school, de 1990 até 1996 , é razoavelmente alta tambem e tem esta estrutura dentro do paralama do lado da grelha de ar onde a peça numero 20 ( filtro ciclone -todo de plastico apenas ) retira praticamente toda a agua que passar pela 38 antes dela chegar no fitro de ar do motor. De torda a sorte os G500 aguentam muita paulada , o motor aspirado V8 é simples e não nega fogo, agora faz 5,8km/l na cidade e 7 km/l na estrada ( com o pé calmo ). A questao é que até 96 no 463 e 2001 nos 461 os carros eram eletricos e olhe lá.Quer dizer vc no maximo ficaria sem farol.Ja os diesel super CDI Blue TEC , pra fingirem se a gasolina são completamente eletronicos e tem problema com agua. Nos 461 modernos tudo esta dentro do console central blindado para uso militar. Os worker agora vendidos aos civis tb tem a eletroica centralizada e blindada.
[/img]

Nos 460 e 461 old version (até2001) a tomada de ar é bem alta , quase junto ao capô. Nos 463 old school, de 1990 até 1996 , é razoavelmente alta tambem e tem esta estrutura dentro do paralama do lado da grelha de ar onde a peça numero 20 ( filtro ciclone -todo de plastico apenas ) retira praticamente toda a agua que passar pela 38 antes dela chegar no fitro de ar do motor. De torda a sorte os G500 aguentam muita paulada , o motor aspirado V8 é simples e não nega fogo, agora faz 5,8km/l na cidade e 7 km/l na estrada ( com o pé calmo ). A questao é que até 96 no 463 e 2001 nos 461 os carros eram eletricos e olhe lá.Quer dizer vc no maximo ficaria sem farol.Ja os diesel super CDI Blue TEC , pra fingirem se a gasolina são completamente eletronicos e tem problema com agua. Nos 461 modernos tudo esta dentro do console central blindado para uso militar. Os worker agora vendidos aos civis tb tem a eletroica centralizada e blindada.
[/img]

Sim, a minha é exatamente igual à figura.
Mas de tanto ver calço hidráulico aqui no Jeep Clube a gente fica meio ressabiado hehehe... De fato, a minha é uma das últimas diesel antes das CDI e tem só uns modulozinhos atrás do porta-luvas.
Se tiver suprimento de ar, o motor funciona até debaixo d'água, hehehe
Uma G500 curtinha e uma 461 militar são sonho de consumo.. Mas por falar em consumo, a minha 350 não fica muito longe da V8 não...
Abraço!
Mas de tanto ver calço hidráulico aqui no Jeep Clube a gente fica meio ressabiado hehehe... De fato, a minha é uma das últimas diesel antes das CDI e tem só uns modulozinhos atrás do porta-luvas.
Se tiver suprimento de ar, o motor funciona até debaixo d'água, hehehe
Uma G500 curtinha e uma 461 militar são sonho de consumo.. Mas por falar em consumo, a minha 350 não fica muito longe da V8 não...
Abraço!

Ulysses , sera que veio alguma G500 curta pro Brasil? Quem sabe uma G 300 td com motor Om606A ? Hummm por essa segunda...rs

Boa pergunta... eu ainda não vi nenhuma outra curta fechada como a minha, seja diesel ou gasolina.
As antigas 500G foram uma série especial com o M117, mas só foram feitas na carroceria longa. As modernas tem versão curta, mas não sei qual o motor (seria ainda o M119?). Mas eu acho que não, porque oficial faz tempo que a MB só traz as G55. Se tiver deve ser independente...
G300 eu também nunca soube... deve andar bem, a minha é meio lerda de arrancada...
Abraço!
As antigas 500G foram uma série especial com o M117, mas só foram feitas na carroceria longa. As modernas tem versão curta, mas não sei qual o motor (seria ainda o M119?). Mas eu acho que não, porque oficial faz tempo que a MB só traz as G55. Se tiver deve ser independente...
G300 eu também nunca soube... deve andar bem, a minha é meio lerda de arrancada...
Abraço!

Ulysses ,
O M117 foi usado de 1994 a 1997 nos modelos 500GE(463294 por exemplo) , de 1998 até 2009 nos G 500 sempre o M113 E50 , seja no interior até 2001 (como o seu G e o meu 300GE) ou no 2002+ (info do www.4x4abc.com) . A mercedes em 2005 quando eu comprei , trazia o cabrio , o curto e o longo para os 4 motores: 270cdi, mb320 V6 , 400 CDI e MB500.
De 2007 pra ca só o AMG. Nos US o pessoal tb fica chateado pq não vai 320 CDI tb.
abracao
PS . Teu carro acelera legal vá....kkkk Depois nós num qué chegar ao destino final mesmo...!
O M117 foi usado de 1994 a 1997 nos modelos 500GE(463294 por exemplo) , de 1998 até 2009 nos G 500 sempre o M113 E50 , seja no interior até 2001 (como o seu G e o meu 300GE) ou no 2002+ (info do www.4x4abc.com) . A mercedes em 2005 quando eu comprei , trazia o cabrio , o curto e o longo para os 4 motores: 270cdi, mb320 V6 , 400 CDI e MB500.
De 2007 pra ca só o AMG. Nos US o pessoal tb fica chateado pq não vai 320 CDI tb.
abracao
PS . Teu carro acelera legal vá....kkkk Depois nós num qué chegar ao destino final mesmo...!

É, eu achava que era o M113 mesmo. O G400 CDI deve andar bem, apesar de já ter eletrônica suficiente para incomodar, hehehe... Pena que pouca gente deve ter comprado esses carros, hoje teríamos mais opções hahaha....
No meu a impressão é de que o turbo demora para "encher" o motor, talvez se ele fosse 5 marchas com a primeira mais curta melhorasse.
Mas vc tem razão, o melhor é o passeio hehehe...
Abraço!
No meu a impressão é de que o turbo demora para "encher" o motor, talvez se ele fosse 5 marchas com a primeira mais curta melhorasse.
Mas vc tem razão, o melhor é o passeio hehehe...
Abraço!

Ulysses , o 400CDI V8 deu muito problema e tem manutencao carissima. Se vc ver no mobile.de , os 270cdi são mais valorizados. O 270 cdi com 156 HP e 400NM é um excelente motor e tem baixo consumo com media acima de 9 km/L. Dirigi um na alemanha e achei ótimo. Uma vez eu dirigi um G 350 TD em Recife e achei com turbo lag grande , mas o motor não estava aquela brastemp , alias com 5 minutos na estrada a 100 Km/h ferveu. Imagina que eu tinha idosó pra fazer test drive e o palhaço do lado de lá me jurou que estava ok de motor.Quando eu disse , vamos na estrada..kkkkkk...o cara amarelou. Voltando ao pao original , sua caixa é MARAVILHOSA ( as mesma do meu 300GE ) , vc tem o switch B que ativa o kickdown e trava em primeira , o que é uma boa para offroad ladeira abaixo.Alem disso é zero eletronica. Se não tiver nada especial a sua relacao no diferencial é 4,1:1 e aí algo pode ser modificado.Não sei qual foi a preferencia dos engenheiros da Mb na escolha ( com todo o respeito) , o irmao não turbo do seu motor usa 5,3:1 ( exagero pra seu conjunto) mas o 500GE usa relacao 4.3:1 e é perfeitamente usavel no seu eixo até onde eu sei. Vc ganharia 12% de torque e recuperaria os 6% que perdeu indo de pneu 30 para 32 ( vc mudou não?). O 350 faz 0 a 100 em 17 segundos. o G500 em 10 segundos, o que são 7 segundos....No motor acho que vc ja fez o dever de casa com certeza. Verifica entretanto se o carro nao esta saindo em segunda , enfia o pe ate o fundo nas partidas , as vezes o vacuo e etc...atrapalham o down shift no arranque. Vc comprou o manuel da cx?

É, eu já tinha lido sobre isso, mas que é um motorzão não há dúvida, hehehe... Se bem que o meu também tem má fama...
Sim, o lag é beeem grande. Essas coisas acontecem, eu também já vivi situação semelhante hehehe...
A caixa é a 722.3, a mesma que vinha nas 126 com a trava da 1ª. Pois é, o problema de encurtar o diferencial é que ela vai ficar ainda mais curta na final (a 120km/h hoje ela já está nas 3.000rpm). A 5,3 ficaria terrível na estrada (que é onde eu mais rodo) pois eu estou com os pneus originais (30"). Eu ainda não troquei porque estavam bem novos quando a comprei e ainda estão mesmo depois de quase 30k rodados... os malditos não acabam, hehe..
O problema comigo é que estou acostumado com motores "um pouco" mais espertos nas MBs e aí quando pego a G.... hahaha...
Abraço!
Sim, o lag é beeem grande. Essas coisas acontecem, eu também já vivi situação semelhante hehehe...
A caixa é a 722.3, a mesma que vinha nas 126 com a trava da 1ª. Pois é, o problema de encurtar o diferencial é que ela vai ficar ainda mais curta na final (a 120km/h hoje ela já está nas 3.000rpm). A 5,3 ficaria terrível na estrada (que é onde eu mais rodo) pois eu estou com os pneus originais (30"). Eu ainda não troquei porque estavam bem novos quando a comprei e ainda estão mesmo depois de quase 30k rodados... os malditos não acabam, hehe..
O problema comigo é que estou acostumado com motores "um pouco" mais espertos nas MBs e aí quando pego a G.... hahaha...
Abraço!

Ulysses , experimenta dar uma rodada no sentido anti-horario ( no 617A é nesse sentido ) no parafuso 103d do barometro que ajusta a resposta do aumento do debito a pressao do turbo .Vai de 1/4 de volta a 1/4 de volta , cuidado para não deixar esfumaçando pois a temperatura de gases de exaustao pode subir muito. O legal era ter um relógio de EGT e outro da pressao do turbo. Se isso não der uma melhoria no arranque vc pode regular a
entrada de gases na turbina. Mas normalmente esse ajuste na bomba é bem efetivo.Da uma olhada nas hastes de aceleracao , elas costumam atrasar o arranque se tiverem folga.Da uma plhada se a conexao entre o coletor de admissao e a lda esta limpo e desobstruido. No meio tem um solenoide Y30 de seguranca era bom medir a pressao que ele esta deixando passar tb , pois se ele cortar cedo demais a informacao de pressao não chega na bomba. Mede a pressao a 4500 em marcha 3 tem que estar em 0.65 e 0.75 bar.. Que é o padrao do motor.
abracao

entrada de gases na turbina. Mas normalmente esse ajuste na bomba é bem efetivo.Da uma olhada nas hastes de aceleracao , elas costumam atrasar o arranque se tiverem folga.Da uma plhada se a conexao entre o coletor de admissao e a lda esta limpo e desobstruido. No meio tem um solenoide Y30 de seguranca era bom medir a pressao que ele esta deixando passar tb , pois se ele cortar cedo demais a informacao de pressao não chega na bomba. Mede a pressao a 4500 em marcha 3 tem que estar em 0.65 e 0.75 bar.. Que é o padrao do motor.
abracao

Interessante...
Vou verificar isso sim!
Abraço!
Vou verificar isso sim!
Abraço!

No 617.952 da 123.193 aas tantas fez diferença sim certificar-se que o tubinho que conecta Alda e coletor estivesse limpo e desobstruido ! Fez diferença tb na performance do carro regular (sentido horario) o modulador de vacuo do cambio. Agora fiquei curioso em testar o efeito da regulagem do parafuso do barometro. Mexer nele involve algum risco ?

Lobo- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1197
Ao mexer no barometro do 617A vc estara aumentando a resposta da injecao para aumento da pressao informada pelo turbo. Se não soltar fumaça preta não há risco , pois a temperatura de exaustao não aumentará (900C é o limite sem riscos). Seu turbo é garret ou kkk?

Tenho quase certeza que o turbo eh Garret. Ainda nao mexi mas desde sempre a unica circunstancia em que vih fumaça preta, neste e no 603.960 da 124.133 foi numa aceleracao ou kickdown subitos.

Lobo- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1197
Tópicos similares» Vendo - Mercedes W123 300TD Turbodiesel de 1982
» Motor falhando.
» Evite formação de borras no motor
» Tirar decalque do motor ecosport
» Mercedes 461 290 GD Motor aspirado .
» Motor falhando.
» Evite formação de borras no motor
» Tirar decalque do motor ecosport
» Mercedes 461 290 GD Motor aspirado .
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz :: Classe G ( W460/461 - W463 ) :: W460 / W461 - 1979 a 2001
Página 1 de 2
Permissão deste fórum: