Manutenção preventiva - câmbio 722.6

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Mensagem por Alexandre - pr Sex 15 Jul 2011 - 20:55



Confrades, gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte situação:

Adquiri há algumas semanas uma w202, 98, C180 Classic, câmbio 722.6 com 123.000km hoje. O vendedor, Confrade nosso, me entregou todo o histórico de manutenção dos últimos anos, exceto pelo câmbio, que é um mistério, embora ele esteja funcionando com grande perfeição. Comprei perfeitamente ciente dessa condição pelo qual, vendedor foi bem honesto comigo.

Todavia, confesso que tenho medo com o câmbio porque tive péssimas experiências com meu outro veículo GM/Omega 3.0 (dotado de um câmbio robusto que equipou até as BMW 328) que hoje está quase "aposentado" em minha garagem.

Considerando que não tenho o histórico do câmbio e por ouvir experiências de outros Confrades, não pretendo trocar todo o fluído ATF neste instante, por medo de ter que desembolsar quantia superior a R$ 5K pois com a troca, o fluído ATF novo (mais fino), pode acarretar problemas com eventuais folgas que tenham criado nas peças do câmbio. Isso sem contar o enorme contratempo: em minha Cidade, não há nenhuma oficina especializada em câmbio automático. Portanto, em uma visão pessimista, o veículo teria de ser levado até outra Cidade para o reparo. Isso envolve $ e principalmente tempo, contratempos e desgaste, o que em minha opinião, pode custar mais que o $.

Não pretendo vender o veículo pelos próximos 5 ou 10 anos. Portanto, para "adiar" e minimizar um possível problema que pode surgir em 1 ou 6 meses, pensei em esgotar parcialmente o fluído ATF do reservatório (algo entre 20% a 50%) e colocar fluído novo que por óbvio, acabará misturando com o antigo. Logo, não ficará nem "tão fino" que possa desencadear um problema em folgas e nem tão desgastado que poderá antecipar um "fim de vida" dos componentes.

Pretendo permanecer assim por mais 1 ou 1,5 ano para "preparar o bolso", eis que no próximo ano mandarei abrir o câmbio para ver o estado geral dele pois como sabemos, um serviço bem feito nesse câmbio pode ultrapassar facilmente os R$ 5K...

O uso dessa w202 é preponderante na Cidade e não tenho dirigibilidade agressiva. Portanto, o câmbio não sofre com arrancadas, freadas ou trocas de marchas bruscas.

O que acham a respeito da idéia?

Abs,

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Mensagem por brooks Sex 15 Jul 2011 - 23:50



Poxa Alexandre estou no mesmo barco que vc!!! :D Tenho todo o histórico do carro menos o do câmbio...Esses dias atras mandei ver o óleo e o mecanico disse que estava tudo ok...Eu mesmo chequei tbm, para testar a minha nova "vareta" hehehe... e tudo esta ok...Mas fica aquela duvida no ar...Sera que esta bom?O meu mecânico falou que era para eu parar de me preocupar pois esses câmbios são praticamente indestrutiveis!!!Vamos esperar a galera que entende de câmbios se manifestar sobre essa sua idéia do óleo!!! Twisted Evil


Última edição por brooks em Sex 15 Jul 2011 - 23:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por brooks Sex 15 Jul 2011 - 23:53



Cara tbm tenho um 3.0 na garagem só que manual, showww de carro esta com 1400km Twisted Evil
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Mensagem por Alexandre - pr Sáb 16 Jul 2011 - 2:10



O meu Omega 3.0 tem 103.000 km..... o motor do seu foi refeito? É que é inacreditável essa KM Shocked

A idéia do óleo é não trocar 100% dele para justamente não ficar "fino" o suficiente para dar problema em folgas mas também, parcialmente "renovado" para dar um sangue novo, mesmo que parcialmente, ao óleo já antigo.... é inegável que alguma vantagem trará.... basta entender até onde..... :scratch:

Já me falaram que esse câmbio 722.6 aliado ao motor "frio" da C180 por ser 4 cilindros, ajuda muito, pois o óleo não trabalha tão quente.... no Omega, esse foi o problema, o ATF suporta até 120oC no máximo, próximo disso ele já começa a não ter bom rendimento.... o 6cc trabalha em aprox 100oC ou seja, o câmbio trabalha com o ATF "próximo ao limite" :affraid: , o que não acontece na C180, em que o motor costuma ficar em 80oC.... Laughing
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Mensagem por Maurouts Sáb 16 Jul 2011 - 3:21



Quando comprei meu carro ele tinha 119.000, o dono anterior dela a usava muito em viagens, pois era representante comercial. Uma das primeiras coisas que fiz em 2008 depois de tê-la comprado foi subtituir o fluido do cambio e o filtro por um novo, nem hesitei...por sorte deu e esta dando tudo certo ate hoje!
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Mensagem por Alexandre - pr Sáb 16 Jul 2011 - 12:12



Pois é, mas quero agir com cautela pois os primeiros proprietários da minha w202 podem ter usado mais na cidade aí já viu né.... desgaste maior no anda-e-pára.... por isso não quero arriscar muito.... trocar só uma parte para minimizar qualquer risco....

Na verdade, vou saber mesmo o estado do ATF após chegar a vareta que o Confrade Brooks encomendou... a coloração do fluído "falará" seu estado....
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Mensagem por regwolf Sáb 16 Jul 2011 - 12:55



Alexandre, a coisa vai além disso... Eu comprei minha c280 e a primeira coisa que fiz, sem nenhum receio foi trocar o óleo da caixa. Parte do princípio que, se a viscosidade do óleo não eh mais a mesma (você está assumindo que ele estaria supostamente com a viscosidade maior), as propriedades básicas de lubrificação e refrigeração necessárias também não devem estar estas coisas.... Até onde eu sei, óleo novo não estraga nada, óleo velho ou fora da especificação sim.

Daqui a pouco o Maluhy vai se indignar com está discussão e dará o ar da graça aqui no tópico.

De qualquer forma, também te sugiro uma pesquisa aqui no fórum, pois este tema já foi discutido.

Abraço.
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Mensagem por PAIZÃO Sáb 16 Jul 2011 - 13:02



Tenho uma c280 97 elegance e como nosso confrade Regwolf , peguei em um dia e no dia seguinte já estava no Maluhy ,para trocar fluidos ,pastilhas e etc ... ,

Ernani.
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Mensagem por Alexandre - pr Sáb 16 Jul 2011 - 13:25



regwolf,

Eu sei que a coisa vai além e que o ideal é trocar tudo. Porém, analise comigo: faço a troca de todo o fluído, filtro, etc hoje. É um investimento razoável para ter que mecher tudo de novo possivelmente logo mais afinal, se for necessária manutenção, terei que retirar todo o ATF (que era novo), jogar fora, fazer a manutenção e depois, colocar outra remessa de ATF novo.... isso porquê o ATF desse câmbio 722.6 custa quase 2X os demais, pelo fato da especificação (câmbio já eletrônico)..... o da sua w202, salvo improvável engano, foi feito antes do 722.6 e não é tão "sensível" quanto a esse......

Como falei, seria uma medida "paliativa" apenas para ganhar algum tempo e não correr risco de causar grandes danos em curto prazo, pois não sei se nesses 120.000km já houve alguma troca..........

Não encontrei nenhum tópico no Fórum sobre a ausência de troca do ATF em uma KM aproximada ao da minha w202...... lembrando ainda, que o Manual, extraordinariamente, é OMISSO quanto à troca desse fluído, isso que folheei todo ele.....
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Mensagem por iveiga Sáb 16 Jul 2011 - 17:41



alexandrepr,

O ideal seria analisar o estado do oleo do seu cambio, se estiver ok, eu trocaria sem duvida nenhuma.
Minha ultima opcao seria misturar oleo novo com velho.
Seu maior problema, seria onde analisar o fluido atual e lembrando, caso a opcao seja pela troca, todo oleo deve ser esgotado, tanto "carter" como do conversor de torque. Alem de usar o oleo recomendado pela MB.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Jul 2011 - 22:11



Alexandre e Confrades,

Todo câmbio deve ser trocado o óleo com filtro a cada 60.000 Km, essa é a orientação de técnicos aqui no Fórum.

As CCS da região Norte e no Sul fazem a troca normalmente nessa Km, contudo algumas da região Sudeste não recomendam por receio de ampliar problemas com o câmbio. Neste tópico há orientações importantes do técnicos Maluhy e do Confrade Jorge Martins da Oficina Sinal Verde/SP, alertam para a análise do óleo, ampliam explicando como examinar esse fluído, o que fazer se encontrar vestígio de partículas metálicas no óleo, teste contra a luz após percurso e etc:
https://www.portalmercedes.com/t13215-oleo-de-cambio-com-100-mil-kilometros-troco-ou-nao?highlight=quando+trocar+%F3leo+do+c%E2mbio

Espero que a informação seja útil e tire parte das dúvidas.
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Jul 2011 - 22:21



Iveiga,

Não entendi sua última opção, porque misturar óleo de câmbio novo com velho?
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Mensagem por brooks Dom 17 Jul 2011 - 0:15



Caro Alexandre fiz o motor completo do meu omega 3.0, gastei exatos R$8.000.00 na gm em Curitiba :affraid: !!!Tem fotos do seu?


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Mensagem por brooks Dom 17 Jul 2011 - 0:17



Alexandre + ou - uns 10 a 15 dias pra vareta chegar ok!!!Dae tiramos a duvida sobre o óleo da sua caixa!!!Falando nisso qual deveria ser a cloração certa do fluido de câmbio?
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Mensagem por Alexandre - pr Dom 17 Jul 2011 - 1:41



Brooks,

Tenho fotos sim, vou ver se encontro e tentarei postar...... inclusive, hoje fiz uma curta viagem à uma cidade próxima e tirei fotos da w202 com umas paisagens interessantes... tentarei postar amanhã no tópico adequado.......

Sobre a coloração, o fluído desse câmbio da MB deve ser muito parecida a com o ATF do Omega........ rosado bem claro.......... embora a especificação deste último seja DEXRON III....

Abs,

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Mensagem por regwolf Dom 17 Jul 2011 - 1:58



Sim, o fluido novo é avermelhado.
Alexandre, veja, estou longe de ser um especialista em MB. Sou apenas um usuário, mas pesquisei bastante (como você está fazendo, acredito) logo que comprei o carro...
Minha opinião é simples, ou troca tudo, ou seja, óleo, filtro e junta, ou não troca. Eu jamais misturaria pro peita mente óleo velho com novo... Creio que isso não iria rejuvenescer o óleo velho, mas sim um desperdício de óleo novo.

De qualquer forma, se seu câmbio troca as marchas corretamente, se não apresenta nenhum tranço, nem nada de estranho no comportamento, deve estar tudo OK.

Abraço e nos conte sobre sua decisão e os resultados!
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Mensagem por Alexandre - pr Dom 17 Jul 2011 - 2:12



Eu vou aguardar a vareta do câmbio que o Confrade Brooks encomendou para mim comprar e após análise da coloração/características do fluído, vou decidir o que fazer......

O meu único receio de trocar todo o óleo é que, os detergentes e agentes de limpeza do ATF novo, poderão desprender toda sujeira que se acumulou no câmbio, o que pode ocasionar algum "travamento"..... embora hoje ele esteja funcionando perfeitamente..... o único detalhe, mas acredito que seja normal, é o funcionamento no frio. Quando a temperatura está abaixo de 12oC (aproximadamente), ela faz as trocas em rotação do motor um pouco superior (algo em 3.000 ou 4.000 rpm).....
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Mensagem por regwolf Dom 17 Jul 2011 - 2:22



Até o carro esquentar, o meu troca as marchas em um giro um pouco mais alto... Mas isso só por uns 2 ou 3 minutos... Depois normal.

Fundamental é você trocar, junto com o óleo, o filtro... E, para ficar 100%, troca a junta também. Se fores extremamente detalhista, pode aproveitar e trocar o lacre vermelho. Aliás, acaba de me ocorrer... um indicativo para você saber se ao manos alguém já tocou ali seria a ausência deste lacre... Digo, caso ele não esteja lá, alguém já verificou o nível ou completou / trocou o alguma vez...
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Mensagem por Karl Fass. Dom 17 Jul 2011 - 7:03



Alexandre, para ver o óleo, compre uma mangueira transparente, e fina.Coloque-a pelo tubo da vareta e faça uma pipetagem. Tire só um pouquinho pois o equivalente a um copinho de café fá faz uma diferença do desempenho e troca de marchas, por incrível que pareça. Não se esqueça também que com o MAF novo, o comportamento do câmbio deve mudar...
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Mensagem por frances Dom 17 Jul 2011 - 13:04



Qdo comprei o w202 com cambio 722.6 tinha programado trocar todos os fluidos no primeiro mês, mesmo o antigo proprietário ter dado o histórico do carro ,então deixaria o fluido do cambio para segundo mês por este, a manutenção mais pesado gira em torno de R$ 800, só de fluido, porém no primeiro mês acabei tendo problemas com a placa do cambio, dai resolvido dar uma geral, troquei o filtro, a placa e a borracha, o carro tá ótimo, e eu sossegado sem precisar pensar em trocar qualquer fluido ou se vai dar problemas.

Neste tipo de câmbio (722.6) conforme o mecânico me falou é fácil o acesso e escorre TODO o fluido, sem ter o problema de contaminação e ter deixado o fluido velho que pode contaminar o fluido novo.

Em câmbios mais antigos, é DIFICIL escorrer todo o fluido, e SEM tirar todo o fluido, pode ocorrer a contaminação com o fluido novo e assim dar problemas com o cambio, para tirar todo o fluido é necessário neste casos um aparelho especial, foi isso que foi me dito um mecânico especializado em câmbio, aos experts em cambio pode me confirmar ou não.
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Mensagem por Alexandre - pr Dom 17 Jul 2011 - 15:37



Esse equipamento para retirar todo o ATF, não seria aquele "aspirador" usado para retirar o óleo de motor por cima do carro, sem precisar levantar?

(sem querer desvirtuar mas para comentar: acho um risco enorme trocar o óleo de motor por cima, pois ficam partículas de sujeira embaixo)....
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Mensagem por frances Dom 17 Jul 2011 - 17:04



Equipamento é a maquina de Dialise, porém o CAMBIO 722.6 não necessita desta maquina para fazer a troca só anteriores a este cambio.

No caso do cambio 722.6, a troca é simples !
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Mensagem por pinetree Dom 17 Jul 2011 - 18:01



Recomenda-se a troca de óleo e filtro deste câmbio a cada 60.000 km.
Creio que o risco maior que se corre é não trocá-los.
Lembrando que também tem que trocar o óleo do conversor de torque.
Não há necessidade de diálise pois todo óleo pode ser drenado.
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Mensagem por brooks Dom 17 Jul 2011 - 22:16



Então o cãmbio 722.6 não precisa de maquina de dialise?Interessante isso :D !!!Quer dizer que é só soltar o parafuso, esgotar e por óleo e filtros novos?
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Mensagem por pinetree Dom 17 Jul 2011 - 22:23



O conversor de torque também tem um parafuso. Para drená-lo, é só retirará-lo.
Recomendável que se troque a junta também.
Se você não conhece o histórico de manutenção do câmbio é mais seguro fazer a troca
e não arriscar. Um exemplo, um carro com 120.000 km já deveria estar na segunda troca.
Não acredito que óleo novo que siga a MB 236.10 vá fazer mal ao câmbio.
O que faz mal é óleo velho, filtro sujo/entupido e óleo fora da especificação.

====Não tenho certeza mas parece que até modelo 2002 tem parafuso no conversor de torque.


Última edição por pinetree em Dom 17 Jul 2011 - 22:37, editado 1 vez(es)
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