Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Alexandre - pr em Sex 15 Jul - 20:55

Confrades, gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte situação:

Adquiri há algumas semanas uma w202, 98, C180 Classic, câmbio 722.6 com 123.000km hoje. O vendedor, Confrade nosso, me entregou todo o histórico de manutenção dos últimos anos, exceto pelo câmbio, que é um mistério, embora ele esteja funcionando com grande perfeição. Comprei perfeitamente ciente dessa condição pelo qual, vendedor foi bem honesto comigo.

Todavia, confesso que tenho medo com o câmbio porque tive péssimas experiências com meu outro veículo GM/Omega 3.0 (dotado de um câmbio robusto que equipou até as BMW 328) que hoje está quase "aposentado" em minha garagem.

Considerando que não tenho o histórico do câmbio e por ouvir experiências de outros Confrades, não pretendo trocar todo o fluído ATF neste instante, por medo de ter que desembolsar quantia superior a R$ 5K pois com a troca, o fluído ATF novo (mais fino), pode acarretar problemas com eventuais folgas que tenham criado nas peças do câmbio. Isso sem contar o enorme contratempo: em minha Cidade, não há nenhuma oficina especializada em câmbio automático. Portanto, em uma visão pessimista, o veículo teria de ser levado até outra Cidade para o reparo. Isso envolve $ e principalmente tempo, contratempos e desgaste, o que em minha opinião, pode custar mais que o $.

Não pretendo vender o veículo pelos próximos 5 ou 10 anos. Portanto, para "adiar" e minimizar um possível problema que pode surgir em 1 ou 6 meses, pensei em esgotar parcialmente o fluído ATF do reservatório (algo entre 20% a 50%) e colocar fluído novo que por óbvio, acabará misturando com o antigo. Logo, não ficará nem "tão fino" que possa desencadear um problema em folgas e nem tão desgastado que poderá antecipar um "fim de vida" dos componentes.

Pretendo permanecer assim por mais 1 ou 1,5 ano para "preparar o bolso", eis que no próximo ano mandarei abrir o câmbio para ver o estado geral dele pois como sabemos, um serviço bem feito nesse câmbio pode ultrapassar facilmente os R$ 5K...

O uso dessa w202 é preponderante na Cidade e não tenho dirigibilidade agressiva. Portanto, o câmbio não sofre com arrancadas, freadas ou trocas de marchas bruscas.

O que acham a respeito da idéia?

Abs,

Alexandre

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1541

Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por brooks em Sex 15 Jul - 23:50

Poxa Alexandre estou no mesmo barco que vc!!! Very Happy Tenho todo o histórico do carro menos o do câmbio...Esses dias atras mandei ver o óleo e o mecanico disse que estava tudo ok...Eu mesmo chequei tbm, para testar a minha nova "vareta" hehehe... e tudo esta ok...Mas fica aquela duvida no ar...Sera que esta bom?O meu mecânico falou que era para eu parar de me preocupar pois esses câmbios são praticamente indestrutiveis!!!Vamos esperar a galera que entende de câmbios se manifestar sobre essa sua idéia do óleo!!! Twisted Evil

Última edição por brooks em Sex 15 Jul - 23:54, editado 1 vez(es)

brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens: 734

Mensagem por brooks em Sex 15 Jul - 23:53

Cara tbm tenho um 3.0 na garagem só que manual, showww de carro esta com 1400km Twisted Evil

brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alexandre - pr em Sab 16 Jul - 2:10

O meu Omega 3.0 tem 103.000 km..... o motor do seu foi refeito? É que é inacreditável essa KM Shocked

A idéia do óleo é não trocar 100% dele para justamente não ficar "fino" o suficiente para dar problema em folgas mas também, parcialmente "renovado" para dar um sangue novo, mesmo que parcialmente, ao óleo já antigo.... é inegável que alguma vantagem trará.... basta entender até onde..... scratch

Já me falaram que esse câmbio 722.6 aliado ao motor "frio" da C180 por ser 4 cilindros, ajuda muito, pois o óleo não trabalha tão quente.... no Omega, esse foi o problema, o ATF suporta até 120oC no máximo, próximo disso ele já começa a não ter bom rendimento.... o 6cc trabalha em aprox 100oC ou seja, o câmbio trabalha com o ATF "próximo ao limite" affraid , o que não acontece na C180, em que o motor costuma ficar em 80oC.... Laughing

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Maurouts em Sab 16 Jul - 3:21

Quando comprei meu carro ele tinha 119.000, o dono anterior dela a usava muito em viagens, pois era representante comercial. Uma das primeiras coisas que fiz em 2008 depois de tê-la comprado foi subtituir o fluido do cambio e o filtro por um novo, nem hesitei...por sorte deu e esta dando tudo certo ate hoje!

Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1893

Mensagem por Alexandre - pr em Sab 16 Jul - 12:12

Pois é, mas quero agir com cautela pois os primeiros proprietários da minha w202 podem ter usado mais na cidade aí já viu né.... desgaste maior no anda-e-pára.... por isso não quero arriscar muito.... trocar só uma parte para minimizar qualquer risco....

Na verdade, vou saber mesmo o estado do ATF após chegar a vareta que o Confrade Brooks encomendou... a coloração do fluído "falará" seu estado....

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por regwolf em Sab 16 Jul - 12:55

Alexandre, a coisa vai além disso... Eu comprei minha c280 e a primeira coisa que fiz, sem nenhum receio foi trocar o óleo da caixa. Parte do princípio que, se a viscosidade do óleo não eh mais a mesma (você está assumindo que ele estaria supostamente com a viscosidade maior), as propriedades básicas de lubrificação e refrigeração necessárias também não devem estar estas coisas.... Até onde eu sei, óleo novo não estraga nada, óleo velho ou fora da especificação sim.

Daqui a pouco o Maluhy vai se indignar com está discussão e dará o ar da graça aqui no tópico.

De qualquer forma, também te sugiro uma pesquisa aqui no fórum, pois este tema já foi discutido.

Abraço.

regwolf
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens: 766

Mensagem por PAIZÃO em Sab 16 Jul - 13:02

Tenho uma c280 97 elegance e como nosso confrade Regwolf , peguei em um dia e no dia seguinte já estava no Maluhy ,para trocar fluidos ,pastilhas e etc ... ,

Ernani.

PAIZÃO
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens: 263

Mensagem por Alexandre - pr em Sab 16 Jul - 13:25

regwolf,

Eu sei que a coisa vai além e que o ideal é trocar tudo. Porém, analise comigo: faço a troca de todo o fluído, filtro, etc hoje. É um investimento razoável para ter que mecher tudo de novo possivelmente logo mais afinal, se for necessária manutenção, terei que retirar todo o ATF (que era novo), jogar fora, fazer a manutenção e depois, colocar outra remessa de ATF novo.... isso porquê o ATF desse câmbio 722.6 custa quase 2X os demais, pelo fato da especificação (câmbio já eletrônico)..... o da sua w202, salvo improvável engano, foi feito antes do 722.6 e não é tão "sensível" quanto a esse......

Como falei, seria uma medida "paliativa" apenas para ganhar algum tempo e não correr risco de causar grandes danos em curto prazo, pois não sei se nesses 120.000km já houve alguma troca..........

Não encontrei nenhum tópico no Fórum sobre a ausência de troca do ATF em uma KM aproximada ao da minha w202...... lembrando ainda, que o Manual, extraordinariamente, é OMISSO quanto à troca desse fluído, isso que folheei todo ele.....

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por iveiga em Sab 16 Jul - 17:41

alexandrepr,

O ideal seria analisar o estado do oleo do seu cambio, se estiver ok, eu trocaria sem duvida nenhuma.
Minha ultima opcao seria misturar oleo novo com velho.
Seu maior problema, seria onde analisar o fluido atual e lembrando, caso a opcao seja pela troca, todo oleo deve ser esgotado, tanto "carter" como do conversor de torque. Alem de usar o oleo recomendado pela MB.

iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens: 416

Mensagem por Antônio Elias em Sab 16 Jul - 22:11

Alexandre e Confrades,

Todo câmbio deve ser trocado o óleo com filtro a cada 60.000 Km, essa é a orientação de técnicos aqui no Fórum.

As CCS da região Norte e no Sul fazem a troca normalmente nessa Km, contudo algumas da região Sudeste não recomendam por receio de ampliar problemas com o câmbio. Neste tópico há orientações importantes do técnicos Maluhy e do Confrade Jorge Martins da Oficina Sinal Verde/SP, alertam para a análise do óleo, ampliam explicando como examinar esse fluído, o que fazer se encontrar vestígio de partículas metálicas no óleo, teste contra a luz após percurso e etc:
http://www.portalmercedes.com/t13215-oleo-de-cambio-com-100-mil-kilometros-troco-ou-nao?highlight=quando+trocar+%F3leo+do+c%E2mbio

Espero que a informação seja útil e tire parte das dúvidas.

Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1874

Mensagem por Antônio Elias em Sab 16 Jul - 22:21

Iveiga,

Não entendi sua última opção, porque misturar óleo de câmbio novo com velho?

Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1874

Mensagem por brooks em Dom 17 Jul - 0:15

Caro Alexandre fiz o motor completo do meu omega 3.0, gastei exatos R$8.000.00 na gm em Curitiba affraid !!!Tem fotos do seu?

Uploaded with ImageShack.us

brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por brooks em Dom 17 Jul - 0:17

Alexandre + ou - uns 10 a 15 dias pra vareta chegar ok!!!Dae tiramos a duvida sobre o óleo da sua caixa!!!Falando nisso qual deveria ser a cloração certa do fluido de câmbio?

brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Alexandre - pr em Dom 17 Jul - 1:41

Brooks,

Tenho fotos sim, vou ver se encontro e tentarei postar...... inclusive, hoje fiz uma curta viagem à uma cidade próxima e tirei fotos da w202 com umas paisagens interessantes... tentarei postar amanhã no tópico adequado.......

Sobre a coloração, o fluído desse câmbio da MB deve ser muito parecida a com o ATF do Omega........ rosado bem claro.......... embora a especificação deste último seja DEXRON III....

Abs,

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: