Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Daniel W203 em Qua 14 Set - 11:12

amigo joão, não saí por aí perguntando quem tem o atf 238.14 como vc acha rssss , procurei apenas as marcas mais renomadas que atendesem
a norma mb. indepedente serem das marcas fuchs tutela e etc.
já postei logo acima o porque utilizei o 236.10 (dessas que vc transcreve como PODEM SER USADAS) assim como a mb o fez no meu carro no dia que foi fabricado (colocou um fluido que PODE ser usado).
más ,vc está coberto de razão, e nao tenha duvidas e se me permitir,nas proximas trocas de oleo de motor e outros itens lubrificantes vou consulta-lo
agradeço as informações

Daniel W203
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1290

Mensagem por João em Qua 14 Set - 11:24

Daniel

Foi o que voce escreveu que procurou o ATF 236.14 e encontrou em caixas fechadas.

Desculpe mas acho que voce continua nao entendendo o que eu estou escrevendo, existe uma tabela dinamica e atualizada. Com a internet temos essa possibilidade, antigamente somente com a papelada escrita. Agora está bem melhor e bem mais facil se atualizar.

Mas afinal qual o lubrificante que vc colocou no seu carro?

João
Administrador
Administrador

Número de mensagens: 6951

Mensagem por Antônio Elias em Qua 14 Set - 13:36

João, eu tinha uma lista impressa à moda antiga para consultar, mas depois de ler as suas explanações já joguei no lixo !!! rsrsrsrs

Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1874

Mensagem por Daniel W203 em Seg 24 Out - 15:35

boa tarde amigos!! desde que adquirí a minha c180k com cambio 722.6,fiz uso dela praticamente só em estrada.
estes dias tenho utilizado o carro mais em transito urbano e notei que o cambio não é do tipo roda livre ou seja, dependendo da velocidade,uma das marchas fica engatada .
resumindo,se estou a 60km e nao acelero, percebo que o cambio vai reduzindo por sí propio e de uma forma bem suave as marchas,a medida que vou perdendo velocidade.
hoje telefonei para o sr Renato (o mestre dos automaticos MB) e ele me disse que isso é normal,e que de fato houve mudanças de programação nos
722.6 , ou seja uns tem roda livre outros não.
alguem saberia qdo isso foi realizado? a minha é 03/04 .
o Renato tb nao soube me dizer quais os anos com roda livre e quais não.
agradeço quem possa passar alguma informação para,desta forma, aprender algo a mais que eu desconhecia.
abraços

Daniel W203
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por pinetree em Seg 24 Out - 20:32

Que eu saiba todos os câmbios Mercedes vão engatando marchas inferiores ao diminuir a velocidade em nenhum momento
o carro vai perder o efeito de freio motor.
Roda livre era na DKW, saudosa "Deca" a qual fiz minhas primeiras manobras.

pinetree
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens: 871
País / UF: Brasil

Mensagem por Daniel W203 em Seg 24 Out - 21:19

ola pinetre! qdo escreví roda livre quiz dizer que muitos automaticos ,ao tirar o pé do aceledor em baixa velocidade,o carro fica solto ,ou seja o cambio fica praticamente desacoplado e a rotação cai quase ao nivel de marcha lenta , ao pisar no acelerador, vc sente o motor subindo de giros até encontrar uma marcha adequada á velocidade
e o quanto vc apertou o mesmo. ou seja ,existe uma perda mesmo que pequena ,de comunicaçao entre o motor e o cambio.
no meu ex vectra gt era assim, o cambio só reduzia quando entrava em uma descida e dava uma apertadinha no freio,aí sim entrava o freio motor.
qto ao saudoso (ou não ) dkw,em uma descida de serra se vc perde-se os freios ,aí,só jogando o carro em alguma mureta ou o camarada se jogava para fora do carro ,desde que as portas (os mais antigos) não fossem as suicidas rsssss.
más, fico contente que a minha MB , esteja normal!!

Daniel W203
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Alexandre - pr em Sex 4 Nov - 1:43

Confrades,

Apenas relatando o andamento final da troca do ATF da minha W202, tópico criado para me ajudar nesse fim:

Em Outubro, realizei a troca do ATF, Marca Febi, além da junta e filtro. Acompanhei tudo com o mecânico, pessoalmente retirei e troquei o filtro (sim, sou chato mesmo com câmbio automático, rsrsrs).

Antes da troca, eu já havia coletado uma amostra do fluído através de uma mangueira - daquelas de ar, de aquário - dica do confrade Karl Fass - e pude constatar que o ATF já havia sido trocado ao menos 1 vez, pois sua coloração estava muito boa, incompatível com a idade do carro, 1998. Nessa provável troca anterior, não foi trocado o filtro, pois ele possuía até a data de fabricação (98).

Fiz a limpeza de todo o cárter e em toda a área aberta da caixa (nesta, com papel toalha). Interessante: várias áreas da caixa são de aço magnetizado para grudar os microscópicos pedaços de aço que vão gastando dos discos do câmbio. Quando passei o papel, ele saía bem escuro, mas nada assustador ou anormal pois como falei, a cor do fluído estava muito boa!

Enfim, tudo correu bem; estou usando o carro há mais de 1 mês com o fluído novo e nada de anormal, não percebí mudanças de comportamento do câmbio.

Apenas deixo um alerta: no Manual de Manutenção Haynes da W202, eles mencionam que deve-se desligar a bateria (pólo negativo) para a troca do ATF, mas não explica a razão. Com meu humilde conhecimento, eu acredito que seja para que o módulo do câmbio não continue "pensando" que estava com ATF com viscosidade diferente do novo, pois o funcionamento de um óleo de câmbio com 1 ano é diferente (viscosidade etc) de um com 15 anos, o que faz com que o módulo vá "adaptando-se" a viscosidade, ao longo do tempo. Talvez essa seja uma das razões que a MB não menciona no manual que deve-se trocar o ATF, pois ele "se adapta" ao desgaste do óleo.

Tirei algumas fotos. Oportunamente postarei.

Desculpem a extensão do relato, mas deu-se pela complexidade do tema e grande interesse que tenho pelo mesmo.

Abs,

Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens: 1541

Mensagem por brooks em Sex 4 Nov - 11:26

Fotossssss Very Happy

brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens: 734

Mensagem por luciano silva em Sab 10 Dez - 1:35

boa noite a todos estive olhando uma tabela de lubrificantes e estava nela que no cambio 722.6 pode ser usado o oleo pentosin atf1 ou o oleo esso lt 71141 isso procede pois a meu entender seria o mobil ou shell atf 134 ,abraço a todos...

luciano silva
Banido
Banido

Número de mensagens: 591

Mensagem por Epicco em Sab 10 Dez - 7:14

Sempre que houver dúvida sobre qual óleo ou qual fluído deve ser usado, ou que seja recomendado pela MB, consulte aqui?

http://www.portalmercedes.com/t7311-qual-o-oleo-ou-fluido-correto

Eduardo

Epicco
Moderador
Moderador

Número de mensagens: 5124

http://www.drbombas.com.br

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: