Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Daniel W203 Seg 24 Out 2011 - 21:19



ola pinetre! qdo escreví roda livre quiz dizer que muitos automaticos ,ao tirar o pé do aceledor em baixa velocidade,o carro fica solto ,ou seja o cambio fica praticamente desacoplado e a rotação cai quase ao nivel de marcha lenta , ao pisar no acelerador, vc sente o motor subindo de giros até encontrar uma marcha adequada á velocidade
e o quanto vc apertou o mesmo. ou seja ,existe uma perda mesmo que pequena ,de comunicaçao entre o motor e o cambio.
no meu ex vectra gt era assim, o cambio só reduzia quando entrava em uma descida e dava uma apertadinha no freio,aí sim entrava o freio motor.
qto ao saudoso (ou não ) dkw,em uma descida de serra se vc perde-se os freios ,aí,só jogando o carro em alguma mureta ou o camarada se jogava para fora do carro ,desde que as portas (os mais antigos) não fossem as suicidas rsssss.
más, fico contente que a minha MB , esteja normal!!
Daniel W203
Daniel W203
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1312
Data de inscrição : 25/06/2011
Interesses : troca de informações e novas amizades
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Alexandre - pr Sex 4 Nov 2011 - 1:43



Confrades,

Apenas relatando o andamento final da troca do ATF da minha W202, tópico criado para me ajudar nesse fim:

Em Outubro, realizei a troca do ATF, Marca Febi, além da junta e filtro. Acompanhei tudo com o mecânico, pessoalmente retirei e troquei o filtro (sim, sou chato mesmo com câmbio automático, rsrsrs).

Antes da troca, eu já havia coletado uma amostra do fluído através de uma mangueira - daquelas de ar, de aquário - dica do confrade Karl Fass - e pude constatar que o ATF já havia sido trocado ao menos 1 vez, pois sua coloração estava muito boa, incompatível com a idade do carro, 1998. Nessa provável troca anterior, não foi trocado o filtro, pois ele possuía até a data de fabricação (98).

Fiz a limpeza de todo o cárter e em toda a área aberta da caixa (nesta, com papel toalha). Interessante: várias áreas da caixa são de aço magnetizado para grudar os microscópicos pedaços de aço que vão gastando dos discos do câmbio. Quando passei o papel, ele saía bem escuro, mas nada assustador ou anormal pois como falei, a cor do fluído estava muito boa!

Enfim, tudo correu bem; estou usando o carro há mais de 1 mês com o fluído novo e nada de anormal, não percebí mudanças de comportamento do câmbio.

Apenas deixo um alerta: no Manual de Manutenção Haynes da W202, eles mencionam que deve-se desligar a bateria (pólo negativo) para a troca do ATF, mas não explica a razão. Com meu humilde conhecimento, eu acredito que seja para que o módulo do câmbio não continue "pensando" que estava com ATF com viscosidade diferente do novo, pois o funcionamento de um óleo de câmbio com 1 ano é diferente (viscosidade etc) de um com 15 anos, o que faz com que o módulo vá "adaptando-se" a viscosidade, ao longo do tempo. Talvez essa seja uma das razões que a MB não menciona no manual que deve-se trocar o ATF, pois ele "se adapta" ao desgaste do óleo.

Tirei algumas fotos. Oportunamente postarei.

Desculpem a extensão do relato, mas deu-se pela complexidade do tema e grande interesse que tenho pelo mesmo.

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por brooks Sex 4 Nov 2011 - 11:26



Fotossssss :D
brooks
brooks
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 763
Data de inscrição : 16/02/2009
Interesses : Modelos mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por luciano silva Sáb 10 Dez 2011 - 1:35



boa noite a todos estive olhando uma tabela de lubrificantes e estava nela que no cambio 722.6 pode ser usado o oleo pentosin atf1 ou o oleo esso lt 71141 isso procede pois a meu entender seria o mobil ou shell atf 134 ,abraço a todos...
luciano silva
luciano silva
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 588
Data de inscrição : 26/05/2011
Interesses : informaçoes
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Convidad Sáb 10 Dez 2011 - 7:14



Sempre que houver dúvida sobre qual óleo ou qual fluído deve ser usado, ou que seja recomendado pela MB, consulte aqui?

https://www.portalmercedes.com/t7311-qual-o-oleo-ou-fluido-correto
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Convidado 9 Sáb 18 Out 2014 - 18:26



Confrades, estamos atualizando as informações sobre busca de óleos homologados para manutenção do 722.6 e orientamos para utilizar também o Guia de Lubrificantes atualizado da Mercedes-Benz Brasil.

O Guia da MBB é constantemente atualizado por Norma MB, praticamente mesmo conteúdo do site alemão, só que mais prático e objetivo com rol adequado à realidade do mercado de auto-peças brasileiro:
http://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/servicos-e-acessorios/guia-de-lubrificantes
http://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/servicos-e-acessorios/oleos-para-caixas-de-mudancas-automaticas

Debates e dúvidas sobre o Guia, neste tópico:
https://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Luís Xavier Qui 4 Dez 2014 - 0:45



Caros confrades, saudações a todos.
acompanhei o tópico desde o início e pude adquirir mais conhecimento sobre o 722.6, porém gostaria de deixar uma observação no intuito de ajudar algum confrade que igualmente a mim  comprou recentemente uma MB e não tem conhecimento a fundo das transmissões automáticas. O que gostaria de dizer é que alguns câmbios antigos também tem como tirar praticamente todo o fluído, inclusive pelo conversor de torque. Minha caixa é uma 722.3 recentemente troquei todo o fluído e filtro  sem usar a máquina de diálise e saíram quase 8 Lts. Estou postando este comentário devido a alguns proprietários não dispor de oficinas especializadas em suas localidades e muitas vezes ficam sem realizar a troca por falta da diálise e acabam diminuindo a vida útil do câmbio. Minha MB é uma E 320 Elegance fabricada no final de janeiro de 1996  Abraços.
Luís Xavier
Luís Xavier
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 25/10/2014
Interesses : , MERCEDES ANTIGOMOBILISMO,ESPORTES AQUÁTICOS
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por mercor Qui 4 Dez 2014 - 6:05



Achei essa literatura sobre câmbio 722.6 e achei interessante.
Talvez já tenha sido até postada, mas ....

http://www.brasilautomatico.com.br/downloads/722-6_br56.pdf

mercor
mercor
mercor
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 161
Data de inscrição : 04/11/2007
Interesses : Viver a vida....
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Luís Xavier Sáb 6 Dez 2014 - 23:00



Caro confrade, muito boa a literatura, bem explicada inclusive com o VIN do chassi, certamente será de grande utilidade para todos,só faço uma observação quanto ao VIN do chassi JF55 que no caso é a minha. Nem todas as E320 de 1996 utilizam a 722.6 um exemplo disto é o meu carro que tem chassi com JF55 e a caixa é uma 722.4.
Faço este comentário pois o litro de fluído da 722.6 custa em torno de uns R$110,00 enquanto o da 722.4 custa R$29,00 ou seja antes de realizar a troca e bom verificar no manual ou na própria caixa(isto no caso das E320 ano 1996), afim de se ter uma certa economia,  pois seguindo esta literatura(tabela do VIN do chassi) na troca da minha ia gastar mais de R$1.000,00  e com a ajuda dos confrades PedroAlexrj e Antônio Elias  tive um gasto de pouco mais de R$ 350,00
já incluído junta e filtro  

Abraço Luís Xavier
Luís Xavier
Luís Xavier
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 25/10/2014
Interesses : , MERCEDES ANTIGOMOBILISMO,ESPORTES AQUÁTICOS
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Luís Xavier Dom 7 Dez 2014 - 1:09



Apenas uma correção meu cambio é um 722.3 e não 722.4 como postei acima.
Luís Xavier
Luís Xavier
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 25/10/2014
Interesses : , MERCEDES ANTIGOMOBILISMO,ESPORTES AQUÁTICOS
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Guilherme Galante Dom 8 Fev 2015 - 15:50



Posso concluir então que:

236.10
236.12
236.14

São possíveis serem utilizados no 722.6

Segue dois links de óleo que tanto seja compatível e também mais em conta $$$

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620938428-oleo-pcambio-automatico-febi-atf-4134-ssangyongmb-23614-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624272935-oleo-pcambio-automatico-febi-atf-3353-mb-23612-_JM

Se escrevi algo errado me desculpem.

Grande abraço a todos.
Guilherme Galante
Guilherme Galante
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Coronel Dom 8 Fev 2015 - 18:08



Guilherme,
A MB usa peças fabricadas pela Febi. O óleo e fluidos devem ser de boa qualidade também. Alguém já usou?


Última edição por Coronel em Seg 9 Fev 2015 - 20:51, editado 1 vez(es)

_________________
equipe@portalmercedes.com
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Guilherme Galante Seg 9 Fev 2015 - 18:58



Pessoal, achei outro óleo que é mais barato.

Segue link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613631825-motul-multi-atf-oleo-cambio-automatico-frete-mais-barato-_JM

Espero ter ajudado.
Guilherme Galante
Guilherme Galante
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Manutenção Preventiva Câmbio C280 96/97

Mensagem por Camilo A. Manfrin Qua 18 Fev 2015 - 11:54



Saudações Senhores,

Sou novo no fórum e preciso de algumas informações ... 

Acabo de adquirir uma C280 Sport 96/97, com câmbio automático 5 velocidades (pelo que estudei acredito que seja o 722.6) ...

O carro encontra-se com 95.600 Km originais, e o câmbio funciona perfeitamente, engates suaves, não patina, não trepida, não dá trancos ... inclusive no modo "s" ... utilizo o veículo apenas nos finais de semana para passeios curtos.

Este modelo não possui vareta, portanto não sei como está o aspecto do óleo ... e como não sei se o antigo dono já trocou o óleo, estou preocupado com a manutenção preventiva !!!

Alguns mecânicos recomendaram não trocar o óleo, devido ao bom funcionamento da caixa ... alertaram que com a troca, poderá apresentar defeitos ....

Portanto, conto com a experiência dos senhores para me orientar nas seguintes dúvidas:

_ Qual o período de troca de óleo de câmbio deste modelo  :?:
_ Na MB, existe Câmbio Autom. que não pede troca  :?:
_ Com base na situação do meu carro, devo ou não trocar  :?:

Conto com a experiencia dos senhores !

Abraço . . .
Camilo A. Manfrin
Camilo A. Manfrin
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 18/02/2015
Interesses : Troca de informações
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Paulo Kropsch Qua 18 Fev 2015 - 14:02



Ola Camilo:

Sugiro fugir destes mecânicos que dizem que trocar o óleo  pode apresentar defeitos. Certamente eles não são os recomendados para este serviço.
Apesar de durante algum tempo a Mercedes ter dito que o óleo não precisa ser trocado, a recomendação atual é trocar a cada 60.000 km.
Troque também o filtro de óleo e a gaxeta da caixa automática.
Verifique se existe algum pequeno vazamento na tomada elétrica da caixa. Se existir , troque  esta tomada também.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Pedroalexrj Qua 18 Fev 2015 - 20:34



É meu caro Camilo...de fato o confrade Paulo disse tudo...
Perfeita colocação meu caro Paulo.
Siga os conselhos e seja feliz com o câmbio eternamente...
Forte abs.

_________________
Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Convidado 9 Qua 18 Fev 2015 - 20:40



Camilo, a orientação atual da MBB é trocar a cada 4 anos ou 60.000Km, o que vencer primeiro. O tópico será fundido a esse outro em andamento no fórum sobre o mesmo tema/câmbio:
https://www.portalmercedes.com/t15920p15-manutencao-preventiva-cambio-722-6

Antes de fundirmos os tópicos, já confirmou no Datacard se o câmbio é mesmo 722.6 eletrônico? Qual o chassis dela?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Convidado 9 Qua 18 Fev 2015 - 21:12



Foi feita a fusão de tópicos para continuidade do apoio ao Confrade Camilo Manfrin.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Guilherme Galante Qua 18 Fev 2015 - 22:28



Só uma dúvida.

O que é a Gaxeta do câmbio que o Sr Paulo informou ser necessário a troca??
Guilherme Galante
Guilherme Galante
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Convidado 9 Qua 18 Fev 2015 - 22:50



Acredito que gaxeta seja a junta de borracha do cárter.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Guilherme Galante Qua 18 Fev 2015 - 22:54



Maravilha.

Obrigado Sr Antônio. :D
Guilherme Galante
Guilherme Galante
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Rodrigo18 Qui 16 Mar 2017 - 11:21



Oi pessoal,

Vou fazer pela segunda vez a troca do fluido da transmissao automatica. Porem desta vez irei eu mesmo comprar as peças e levar apenas para troca.

Da outra vez comprei apenas filtro e junta. Vi aqui que sugerem a troca tambem da "gaxeta" e "tomada". Quais seriam estas peças?

Obrigado.
Rodrigo18
Rodrigo18
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 21/02/2017
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por coshimo Qua 24 maio 2017 - 23:07



Rodrigo18 escreveu:Oi pessoal,

Vou fazer pela segunda vez a troca do fluido da transmissao automatica. Porem desta vez irei eu mesmo comprar as peças e levar apenas para troca.

Da outra vez comprei apenas filtro e junta. Vi aqui que sugerem a troca tambem da "gaxeta" e "tomada". Quais seriam estas peças?

Obrigado.

A "gaxeta", NMO, seria - conforme menciona o Antonio Elias, a junta de borracha do cárter da transmissão.

A "tomada" presumo ser o conector da placa eletrônica do câmbio (vide link, abaixo, da peça).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870919040-conector-tomada-do-cmbio-mercedes-7226-original-mercedes-_JM

[ ]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva - câmbio 722.6 - Página 6 Empty Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos