Marchas trocando muito rápido e sem Kickdown

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Mensagem por jocabaptista Ter 25 Out 2011 - 19:57



Preciso de ajuda!

Fiz o serviço da caixa de marchas da minha jóia, da foto do meu avatar, w202, c220 1993/1994.

A pessoa que fez o serviço, de troca de alguns discos e peças de plástico, filtro e óleo é o melhor mecânico de caixa de marchas do Recife.

Fiz o serviço por que na troca da segunda para a terceira dava um tranco. Depois do serviço, O tranco continuou e o carro ficou sem kickdown.

Levei de volta para o mecânico e ele resolveu o problema do tranco, que segundo ele era ocasionado pelo escape de vácuo por uma daquelas mangueirinhas coloridas.

Pois bem, o problema do tranco não era interno e sim de vácuo. Foi feita a troca do filtro, óleo, discos e peças de plástico, que realmente precisavam ser feitos.

Agora o carro está passando as marchas muito macias, mais confortável.

Mas ele não conseguiu resolver a questão do kickdown. O carro está sem retomada alguma, pois as marchas passam muito rápido. Em 50km o carro já está na última marcha, e a redução só é feita pela alavanca.

Me parece que o kickdown é acionado de duas formas: 1) pela aceleração repentina (não total), e 2) pelo acionamento do solenóide, que fica embaixo do acelerador (total).

No meu caso, antes do serviço feito, apenas o kickdown da acelertação funcionava. E muito bem. O solenóide nunca funcionou, desde que comprei a bichinha, há exatos 9 anos.

Sei da existência do solenóide e pra que serve, pois na minha w203 ele funciona.

Pois bem, fuçando o ebay, vi que existe a venda, o solenóide e um relê para o kickdown. Imagino que pode ser ele também.

Ouvi falar aqui no forum de um 'modulador de vacuo' que teria influência no kickdown, mas não sei o que é nem onde fica.

Alguem poderia dar alguma luz? como verificar o tal relê, o solenóide e esse modulador de vácuo.

alguém já enfrentou essa siutuação? toda ajuda é bem vinda!

grande abraço a todos!

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Mensagem por Bremen Ter 25 Out 2011 - 20:06



Prezado João Vicente

O modulador de vácuo é justamente uma peça que interefere no equilíbrio do vácuo no cambio automático e que geralmente é a causadora do "tranco", quando está com o seu diafragma interior furado ou se uma das mangueirinhas que a ligam a admissão estiver solta. Como voce informou que o problema do "tranco" desapareceu, creio que não tenha problemas com o modulador de vácuo.

Abaixo imagem de moduladores de vácuo usados nos Mercedes Benz:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além do relé e solenoide que atuam com o kick down, tambem existe um cabo que participa desta função e que tem a respectiva regulagem. Verifique se este cabo está corretamente instalado e esticado. As vezes o fato do cabo não estar esticado também interfere na função completa do kick down.

Boa sorte e nos conte o que descobrir.



Última edição por Bremen em Ter 25 Out 2011 - 20:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : imagem)
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Mensagem por jocabaptista Ter 25 Out 2011 - 20:16



Grato Bremen.

O cabo que você fala é o do acelerador? o meu está com a parte que estica quebrada, mas já estava antes e o kickdown funcionava perfeitamente (não o acionado pelo relê, mas sim o acionado pela aceleração repentina, que, acredito, é o que guarda relação com o cabo). Então acho que não é o cabo do acelerador.

Existe algum outro cabo?

Alguém sabe onde fica esse relê?
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Mensagem por Bremen Ter 25 Out 2011 - 21:05



João
Realmente existe um cabo no W202 e que pode ser a fonte do problema. No link anexo voce conhecerá um pouco mais sobre o cabo e seu ajuste.

Em Ingles ele é chamado de Bowden Cable e no desenho está com o número 98

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mãos a obra.

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Mensagem por jocabaptista Ter 25 Out 2011 - 21:14



ok amigo Bremen!
Realmente a parte de plástico que faz o ajuste (número 38 do desenhor) está quebrada, mas já estava antes de fazer o serviço e funcionava.
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Mensagem por Bremen Ter 25 Out 2011 - 21:29



Pode ser que quando foram fazer a manutenção no cambio algo tenha perdido o ajuste anterior e que agora isto esteja fazendo a diferença. De qualquer forma faça um teste e veja se faz alguma diferença. Ou fale com o mecanico que fez a transmissão para ver a opinião dele.
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Mensagem por Convidad 3 Ter 25 Out 2011 - 21:52



Se não me engano o cabo do kickdown é o que ajusta a pressão do câmbio. Temos que ver que não é só em aceleração repentina que o carro reduz, se precisarmos dar um pouco mais de pedal numa subida, por exemplo, o câmbio vai reduzir. Essa pressão é dosada rosqueando a "porca" do cabo do kick down lá na frente (98/2 na figura do link). É comum após revisões na transmissão, ser necessário um novo ajuste.

Essa peça poderia estar quebrada antes mas o cabo precisa ser reajustado e faz diferença. Não custa tentar.

Abs e boa sorte.
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Mensagem por Maluhy Ter 25 Out 2011 - 22:28



Concordo! :D
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Mensagem por Convidad Ter 25 Out 2011 - 22:32



No meu carro a função kickdown não funciona com o câmbio na posição "E", mas funciona na "S". Por que?
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Mensagem por Convidad 3 Ter 25 Out 2011 - 23:12



Flavio, quando vc diz "função" kickdown é só quando vc pisa até o fundo (aquele click ao final do curso) ou qualquer tentativa de reduzir pelo pedal?

Se for somente ao final do curso, no click, deve ser o solenóide.

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Mensagem por C-220 Sex 28 Out 2011 - 12:51



No meu carro percebo quando estou acelerando moderadamente ainda em 3ª marcha numa velocidade de 50Km/h e piso fundo no acelerador para reduzir e a mesma não reduz, porem quando a velocidade é mais baixa, na mesma marcha, a redução ocorre.

Perguntas para os mais entendidos no assunto:

1- Onde fica essa solenóide?

2- Onde fica as peças S16/7 e a 38 ?

3- Se a rotação do motor já estiver alta ( algo em torno 3.500rpm em diante ) e for acionado todo o pedal do acelerador o cambio vai reduzir uma marcha?
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Mensagem por jocabaptista Sáb 5 maio 2012 - 2:01



Prezados Bremem, Luiz129, Maluhy e demais amigos do forum,

peguei o carro hoje na oficina.

troquei diversas pecas de direcao e suspensao e fiz revisao geral.
o cabo do acelerador, que estava com o regulador quebrado foi substituido.

estou tendo alguma dificuldade em utilizar as instrucões que o Bremem me mandou, pois muita coisa eu nao consigo traduzir. meu motor é 111, se vcs tiverem algum manual com os parametros de ajuste daqueles cabos eu peco que me enviem, pois o problema continua.

boa noite!
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Mensagem por C-220 Sáb 5 maio 2012 - 2:28



João,

Tu levou em qual oficina?
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Mensagem por PAULO BRITO Sáb 5 maio 2012 - 10:36



No meu carro tem funcionado da seguinte forma: Na posição E, as marchas sobem rapidamente e em rotações mais baixas, e tambem voltam quando a rotação cai, se pisar moderadamente a marcha não reduz, a menos que esteja subindo uma ladeira. Se acionar o solenoide, reduz imediatamente uma marcha.

Já na posição S as trocas ocorrem em rotação um pouco mais alta, para cima e para baixo, se pisar moderadamente dependendo da velocidade, reduz uma marcha, se acionar o solenoide reduz imediatamente 1 ou até duas marchas.

Eu ando sempre na posição S
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Mensagem por Maluhy Dom 6 maio 2012 - 13:46



Em principio, qdo a caixa possui cabo Bolden o ajuste é feito basicamente experimentando o carro,qdo a troca é muito rápida tem que esticar o cabo ,ao mesmo tempo que a troca ascendente vai demorar mais um pouco a ser feita a troca descendente tb vai ser feita ao comprimir o acelerador caso a rotação esteja condizente com essa situação ,o kickdown mais "agressivo" ,tipo estar a 60km/h em quarta e reduzir rapidamente para segunda numa situação emergencial é feito pelo interruptor de final de curso do pedal ,caso ele não seja acionado e digamos vc aperte 3/4 de curso do acelerador nessa mesma condição ele reduz para terceira usando o sinal enviado pelo cabo Bolden,entenderam? Shocked
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Mensagem por C-220 Dom 6 maio 2012 - 15:41



Mestre,

No meu carro apertei um pouco o cabo Bolden e coloquei um sensor novo do kickdown, o carro ficou outro. Nas retomadas basta acionar um pouco mais o pedal e na mesma hora reduz uma marcha, acionando o sensor ocorre outra redução, porém não observo diferença no seletor na posição S ou E. Teria alguma dica sobre isso?
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Mensagem por Maluhy Dom 6 maio 2012 - 16:09



Em relação à posição S ou E o efeito de kickdown não faz diferença,somente qdo vc está de pé leve em E as trocas são em baixo giro..... Shocked
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Mensagem por C-220 Dom 6 maio 2012 - 16:32



Justamente, andando normalmente a impressão que tenho é de não haver diferença entre S ou E.
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Mensagem por Convidad Dom 6 maio 2012 - 17:06



A diferença ocorre exatamente quando voce está andando normalmente. Ao acionar o Kickdow com plenos gases, ou seja, com o acelerador totalmente apertado, tanto faz a posição do cambio, ele vai reduzir o máximo que for possivel. Interessante também confirmar se em todas as marchas, o motor vai até o limite de giros indicado no contagiros, quando mantemos o Kickdow apertado durante todo o processo de aceleração.
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Mensagem por C-220 Dom 6 maio 2012 - 17:59



Só testei o limite de giro da 1ª e 2ª marchas, com o sensor do kickdown acionado a troca é feita no limite de giro.
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