Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Qua 21 Dez 2011 - 10:04

Confrades, ando pesquisando bastante aqui no portal sobre as MBs antigas, porém existem questões que não achei resposta e gostaria de saber, para boiar menos em alguns assuntos, como por exemplo:
-Como chegavam aqui as MBs até a decada de 90 (período pre-liberação das importações). So por meio de consulados ou de outra forma também?????
-Qual a real diferença entre os modelos US-Specs e os Euro-Specs?????
-Aquele modelo (acho que é uma 190-E 2.5 16v) que o Senna pilotou é uma 4cc ou 6cc??? o que faz ela ser tão rapida para o Senna ter corrido com uma?????
-Os motores M104 que são muito falados são melhores ou piores que seu sucessor?????

Acredito que mais confrades também tenham estas duvidas, seria legal aprender mais sobre a historia da MB no Brasil!!!!!

Abração à todos

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad em Qua 21 Dez 2011 - 10:17

Pablo,

Ate 1976 a importação era liberada no Brasil, os carros entravam normalmente. Entre 1976 e 1991 a importação foi proibida, somente permitida para carros de embaixada ou de consulados. Isso já foi bem debatido no portal e tem varios posts explicando os cuidados ao se comprar um carro dessa época.

Depende da época, mas normalmente os carros US SPECS tem menos potencia que os europeus por causa das normas anti poluição e normalmente são completos e com motorização top.

Essa foi uma prova na época do lançamento do carro, todos os pilotos da F1 participaram com carros iguais e o Senna ganhou após uma longa batalha com o Lauda. O interessante é que era a 4ª corrida do Senna na F1.

São motores em linha, um projeto mais antigo que os em V. Eu acho que são excelentes motores e os problemas que existem são simples de serem resolvidos.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Qua 21 Dez 2011 - 10:26

Obrigado João

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Sidsports em Qua 21 Dez 2011 - 13:32

Pablo,

Acrescentando as informações já postadas pelo Mestre João, sobre a MB pilotada pelo Senna, era um modelo 190E 2.3-16 de 4 cilindros. A corrida foi promovida pela Mercedes-Benz com pilotos convidados, e marcou a reinauguração do autódromo de Nurbürgring. Sugiro que vc olhe o post:

http://www.portalmercedes.com/t9075-190e-23-16-ayrton-senna-ao-volante

Acrescento ainda:
- O carro em que o Senna correu e venceu está hoje exposto no museu da Mercedes-Benz.
- Por ter vencido a prova, a Mercedes-Benz lhe presenteou com um modelo 2.3-16 na cor preto. Como residia na Inglaterra naquela ocasião, este carro tinha volante a direita. Senna o usou durante um bom tempo, e depois deve ter vendido por lá, não sei o paradeiro deste carro, uma pena.

Temos mais informações sobre este carro e a corrida aqui no fórum, pesquise lá na seção "Classe C", depois "W201".

santa


Sidsports
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por António Júlio em Qua 21 Dez 2011 - 14:17

Fotos e video!





Video muito show onde o Senna faz um mega teste no carro, vale a pena!

António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Qua 21 Dez 2011 - 14:34

Demais!!!!!!!!!!!!
Quanto ta valendo uma 190E-2.3 16v??????
Difícil encontrar???

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por JNeeto em Qua 21 Dez 2011 - 14:35

É dificil... mas, não sei quanto vale.

JNeeto
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 479
Data de inscrição : 19/12/2011
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por marcelo300e em Qua 21 Dez 2011 - 15:09

Pablo,

É muito, mas muito mesmo, achar uma em ótimo estado.
Nos anuncios vc acha esse carro em preços bem em conta...mas o estado.....faz dó.

marcelo300e
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1193
Data de inscrição : 08/09/2009
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por JNeeto em Qua 21 Dez 2011 - 15:20

Os 190E 2.3 6V são "normais" de se encontrar.

Mas, como o marcelo300e falou, achar uma 190E 2.3 16V é muito difícil, ainda mais em ótimo estado.

JNeeto
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 479
Data de inscrição : 19/12/2011
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad em Qua 21 Dez 2011 - 15:38

Acho que na faixa dos 50.000 seria uma pedida para um carro em ótimo estado, mas é pouco para um em estado de graça como está a do nosso colega Valente.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Qua 21 Dez 2011 - 15:46

A traseira da 190E é, para mim, a típica Mercedes, talvez porque era a Mercedes que eu via quando criança!!! Na minha opinião, é a traseira mais bonita de todas as sedãs da MB!!!!

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Sidsports em Qua 21 Dez 2011 - 16:39

A.J. Obrigado pela ajuda na postagem dos vídeos e fotos!

J.Neeto, a versão normal seria 2.3 8V ao invés de 6V.

Só p comparação, a versão 2.3 8V tem 136 Hp's, enquanto que a 2.3-16 tem 185 Hp's. Já a 2.5-16 tem 204 Hp's, chegando a 235 Hp's na versão Evo II.

As versões 16V tem bastante diferenças em relação as 8V. Encontrar uma em bom estado não está nada fácil, e os valores para recuperar um carro desse podem assustar, eu sei bem o que é isso, mas acredito que vai valer a pena!

Sidsports
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad 1 em Qui 22 Dez 2011 - 13:02

Pablo,

só para complementar a resposta do João sobre as US Specs:

- a menor potência devia-se à tralha anti-poluição que era adicionada aos carros;
- os faróis e lanternas também eram diferentes. Os faróis eram sealed-beam e as lanternas tanto dianteiras como traseiras precisavam ter refletores nas laterais do carro. Além disso, as lanternas dianteiras acendiam nas setas e não nos faróis e eram de cor laranja;
- havia uma gravação do número do chassi na base do parabrisa, lado esquerdo, por dentro do mesmo com uma "janelinha" para visualização;
- sob o painel havia uma barra de proteção para colisões;
- o velocímetro era em milhas por hora (com indicação de km/h no meio);
- os para-choques, até meados dos anos 80, eram diferentes (geralmente maiores e com aparência "pesada") pois precisavam de "amortecedores" para resisitir a pequenas colisões sem se deformar

Que eu me lembre é isso, talves o John (que adora esses carros) lembre de mais alguma coisa.

Abraço!

Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Qui 22 Dez 2011 - 16:51

Obrigado Ulysses!!!!!!
Mas geralmente vejo que os modelos preferidos são os europeus correto?????

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por NOX em Qui 22 Dez 2011 - 16:57

No caso do farol da minha é!
SLR McLaren

NOX
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 667
Data de inscrição : 11/11/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad 1 em Qui 22 Dez 2011 - 23:14

Pablo,

essa preferencia surgiu na década de 70 quando os parachoques especiais tornaram-se obrigatórios. A solução encontrada pela MB não foi das mais felizes e os carros ficaram realmente feios.

Sem falar, é claro, nos faróis das 107 e das SEC... affraid Já outros reclamam da potência dos motores mas a diferença não é tão grande a ponto de prejudicar o desempenho dos carros. Em meados da década de 90 quase tudo isso foi unificado para o padrão Euro e aí as diferenças ficaram apenas em detalhes, como por exemplo o espaço da placa traseira menor.

Por outro lado, como o João disse, as versões USA são geralmente completas de opcionais, ao contrário das euro que saiam somente com o que o comprador pedia. Ou seja, você acha carros sem DH, sem ar-condicionado, sem vidros elétricos e por aí vai.

Ou então combinações esdrúxulas tipo com ar mas sem DH, ou com tudo menos vidros elétricos, ou modelos/versões top com calotas ao invés de rodas de liga, etc.

Abraço!

Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Cássio Vitor em Qui 22 Dez 2011 - 23:59

JNeeto, existe uma branca anunciada aqui no portal de um confrade aí dos seus lados. Trata-se de uma 2.3 8V igual a minha, porém um modelo um pouco mais básico e pode-se dizer raro tbm. Ela possui o teto solar manual, mas fora isso está linda e com preço bastante sugestivo. Não sei se o dono suspendeu a venda ou já tenha vendido. O Karl Fass pode te dar melhores informações. A minha é modelo 93 ultima série e em 1 ano que estou com ela gastei por volta de 10mil. Posso dizer que somente agora ela está apta a andar sem preocupações . Só está me faltando o jogo de ferramentas que vinha na época e que ainda não o encontrei. Se vc tiver interesse na compra, podemos conversar.
Tbm sou apaixonado pelo modelo W201 e assim como a maioria ainda sonho em possuir uma 2.3 16V e depreferencia negra..rsrs

Um grande abraço !!!

Cássio Vitor
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1353
Data de inscrição : 27/10/2009
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Sex 23 Dez 2011 - 9:09

Grato Novamente Ulysses!!!!!

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad em Sex 23 Dez 2011 - 9:48

Lembrando ainda que os carros anteriores a 1973 eram praticamente iguais as versões EURO.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por pablo gomes em Sex 23 Dez 2011 - 10:25

então de 1973 à 1990 é que existem muitas diferenças certo??????
isto diminui muito o valor do carro no mercado???pois a FIPE não serve de parâmetro!!!!!
Abs

pablo gomes
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 575
Data de inscrição : 02/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Convidad 1 em Sex 23 Dez 2011 - 10:36

Isso, exatamente.

Acredito que não diminua, é coisa de preferência pessoal. Mesmo nesses casos o que manda é o estado de conservação. Entre dois modelos semelhantes, um versão USA em excelente estado e outro versão Euro meia-boca, o melhor será sempre mais valorizado.

Se ambos estiverem idênticos, vale a preferência de quem está comprando. Quem gosta dá valor, quem não gosta deprecia.

Abraço!

Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Historia da Mercedes-Benz no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:51


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum