W124 300TE (KE-Jetronic) afogando?

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Mensagem por Daniel Toledo Seg 30 Jan 2012 - 11:22



Prezados Confrades

Desde antes do natal, por razões de compromissos e viagens de férias, meus brinquedos estão "abandonados"! Neste último final de semana resolvi dar-lhes a atenção que merecem. Todavia, notei um estranho comportamento do motor da minha 300TE, com motor M103 e injeção Bosch KE-Jetronic.

Apesar da dificuldade da partida a frio, funcionou normalmente, mantendo os 1100/1200 rpm no princípio e depois caindo para os 600rpm da lenta. Depois de andar umas 10 quadras, percebi que ao arrancar, dos 600 aos 2000rpm ela começou a "tossir", motor trepidando e dificuldade em subir a rotação. Quando a rotação passava dos 2000/2500rpm, o motor girava tranquilo.

Ao andar mais um pouco ela simplesmente apagou e, ao tentar dar a partida, não pegava nem com reza braba. Como já havia chegado em meu destino, deixei o motor repousando. Logo após, com dificuldade pegou e, no caminho de volta à minha casa, começou a apresentar os mesmos sintomas.

Peço ajuda para resolver esta situação e agradeço desde já!
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Mensagem por Karl Fass. Seg 30 Jan 2012 - 13:09



Quanto à primeira parte do problema, sugiro andar bastante com o carro, e quanto a não pegar quente, se continuar acontecendo, melhor ver o acumulador.
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Mensagem por Daniel Toledo Seg 30 Jan 2012 - 15:49



Pois é nobre Karl... acabei de dar umas voltas com ela... a princípio quando está fria ela roda normalmente mas, quando o motor aquece e eu acelero, ela dá umas tossidas até subir o giro do motor...

Quanto ao acumulador, o nobre confrade saberia me dizer se existe algum post com relação a esse tema, ou, como faço para revisá-lo?

Um abraço!
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Mensagem por Daniel Toledo Seg 30 Jan 2012 - 15:51



Ah, saliento que apesar da minha profissão tenho algumas boas noções de mecânica...

Os carburados, pelo menos, eu mesmo reviso e regulo...
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Mensagem por Maluhy Seg 30 Jan 2012 - 18:53



Para fazer diagnóstico na KE é meio complicado,descobrir defeito pelo teclado pior ainda,mas começando do começo qdo vc imobilizou o carro ele estava perfeito? Shocked
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Mensagem por Daniel Toledo Seg 30 Jan 2012 - 20:14



Pois é Maluhy... à distância nem namoro dá certo, quem dirá diagnóstico de injeção KE! Hehehe!

Sendo sincero, este veículo quando por eu comprado estava a muito tempo parado, algo em torno de dois anos. Grande parte dos problemas que tinha estavam no distribuidor, cuja membrana havia rompido. Virando a chave na posição II, com as mangueiras de saída para os bicos desconectadas, ele jorrava combustível. Resolvi o problema trazendo um em boas condições (não novo) da Alemanha.

Independentemente, foi feita uma limpeza do tanque, trocados filtro e bomba de combustível, limpeza dos injetores... coisas básicas. Por aqui, ninguém sabe mexer em um regulador de pressão ou acumulador.

O que fiz agora no final da tarde foi pisar até acabar a gasolina que estava no tanque. Coloquei podium e andei mais um pouco. Parece ter melhorado, mas vai saber!!

Teria algum teste básico que pudesse fazer para identificar se tenho problemas no acumulador ou no regulador de pressão? Poderia ser isso?

Quando a imobilizei, estava aparentemente normal.

Obrigado e um abraço!
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Mensagem por Maluhy Seg 30 Jan 2012 - 23:38



Para começar teria que usar manometro e ver as pressões,vc está muito longe de CTBA?
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Mensagem por Daniel Toledo Ter 31 Jan 2012 - 9:05



500km... é bastante pra um carro que está afogando...

De qualquer forma, eu andei bastante com ela ontem e pareceu dar uma melhorada Maluhy... só está ruim a partida, seja a quente ou frio... só pega se pisar fundo no acelerador.
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Mensagem por Alan Ter 31 Jan 2012 - 14:17



se as pressoes estiverem OK, acho que uma chave Allen resolve este problema :scratch:
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Mensagem por Ferrera Ter 31 Jan 2012 - 14:24



Rodo muito pouco com minha W202 e tive alguns problemas quando usava gasolina aditivada.

Depois que passei a usar Gasolina Premium a situaçao melhorou 100%.

Daniel, acredito que não deve ser o seu caso, mas serve de dica para quem roda pouco como eu.

Este tópico da gasolina já foi discutido no site para quem tiver mais interesse.

Um abraço.
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Mensagem por Maluhy Qua 1 Fev 2012 - 0:04



Premium não,Podium da Br,baixo teor de enxofre,dura muito mais estocada...500km é bastante,vc consegue colocar um manometro nesse carro? Shocked
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Mensagem por Ferrera Qua 1 Fev 2012 - 0:08



Grato Maluhy , vou trocar da Ipiranga (premium) para a BR (Podium).
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Mensagem por Daniel Toledo Seg 6 Fev 2012 - 21:48



Pois é Maluhy... andando com ela com mais frequencia percebi que melhorou... mas agora a noite dei uma acelerada e, com a luz do farol do carro que estava atrás, percebi fumaça no escape... que pressões deve medir o manômetro? Conecto ele na entrada do distribuidor de combustível?

Um abraço!
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Mensagem por Maluhy Ter 7 Fev 2012 - 9:18



Para começar pode ser ali,ligou a chave tem que ter pressão imediatamente,como motor funcionando em torno de 5,4bar,desligou tem que manter uns 2/2,5 bar por 10 minutos... Shocked
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Mensagem por Daniel Toledo Ter 7 Fev 2012 - 21:55



Vou fazer o teste... agradeço desde então e lhe passo o resultado assim que tiver.

Interessante que ela só está pegando com o pé no fundo do acelerador... do contrário, ela funciona e morre...
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Mensagem por Daniel Toledo Sáb 11 Fev 2012 - 7:40



Prezado Maluhy

Seguindo suas orientações, e uma vez que minha W126 está numa condição pior de regulagem que a própria W124, fiz primeiramente nesta o teste. (280 SE com motor M110.987)

Ao virar a chave sem ligar o carro, esta mostrou imediatamente uma pressão na entrada do distribuidor de combustível de 5,4bar. Todavia, ao desligar, a pressão simplesmente despenca e não permanece mais de um minuto positiva. Cai a zero.

Significa dizer que pode estar perdendo pressão tanto pelo regulador quanto pelo próprio distribuidor, certo? Como o sintoma é de um carro com excesso (fumaça preta ao acelerar) seria o distribuidor de combustível o problema? Qual seria o próximo passo?

Muito obrigado! Tenha um excelente final de semana!

Saludos
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Mensagem por Maluhy Sáb 11 Fev 2012 - 12:40



Sim, mas temos que saber se é os dois ou um só, coloque o manometro na linha que vem do tanque e ao atingir pelo menos 4 bar desligue a chave e ao mesmo tempo feche o registro entre o manometro e o dosificador,se cair a zero o acumulador está furado... Shocked
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Mensagem por Alan Sáb 11 Fev 2012 - 12:50



Daniel,

regulador de pressão não segura a pressão, regula...

O acumulador tem esta função, de manter alguma pressão no sistema para a proxima partida.

Esta peça é a que mais sofre com os nossos solventes carburantes
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Mensagem por Daniel Toledo Ter 14 Fev 2012 - 13:26



Prezados

Ainda não consegui dar continuidade nos testes que venho fazendo, por excesso de demandas (judiciais também) Heheh!

Lia algo aqui no fórum sobre o consumo excessivo de uma W201 190e e alguém comentou sobre a injeção estar em "modo de emergência", algo notável quando, na partida a frio, há uma queda brusca na rotação. Isto acontece com a minha 300TE.

Como faço para resetar a ECU da 300TE ou mesmo identificar qual a razão do funcionamento em modo de emergência??

Muito obrigado (mesmo!)
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Mensagem por Karl Fass. Ter 14 Fev 2012 - 15:19



Provavelmente algum sensor está com problemas. Arrumando o sensor( depois de descobrir qual) o módulo volta sozinho.
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Mensagem por Maluhy Ter 14 Fev 2012 - 15:42



Mas não atropele etapas,vai diagnosticando uma coisa de cada vez,daqui a pouco vc vai ler que se regular a tampa da mala ela pega mais rápido e pronto,angu de caroço.... Evil or Very Mad
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Mensagem por Alan Ter 14 Fev 2012 - 17:19



tem que começar pelo fusível do rele de proteção, e depois existem mais uns 6 ou 7 atuadores que devem estar em ordem, incluindo as respectivas fiações.

Como eu digo sempre, tarefa para gente grande
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Mensagem por Daniel Toledo Qua 15 Fev 2012 - 8:56



Puxa Maluhy... agora você acabou com as minhas esperanças... estava separando umas chaves L pra mexer na tampa do porta malas... hahaha!

Vou dar sequência aos testes de pressão pra depois verificar as questões que envolvem elétrica... algo que percebo, além do sensor do reservatório de água estar pifado (luz acesa no painel) a temperatura do motor NUNCA atinge mais que 70 graus... sensação clara de estar medindo a menos.

Estou indo para o paraguai hj a tarde buscar os amortecedores traseiros dela e o sensor do nível de água... acho que trago também o da temperatura.

Por fim, é claro que, antes de levar em consideração qualquer informação encontrada na internet deve-se levar em consideração um princípio básico da sapiência chinesa... "se você acredita em tudo o que lê, melhor não ler." Ao menos aqui, tudo me parece muito diferente de outros foruns que já participei, principalmente o dos Passat e Opala... Eu já li cada coisa...

Obrigado Confrades, mais uma vez!

Saludos
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Mensagem por Fabiok Qua 15 Fev 2012 - 11:13



Putz, como deve ser bom dar "um pulinho" no Paraguai pra buscar umas peças e voltar pro jantar....
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Mensagem por Daniel Toledo Qui 29 Mar 2012 - 21:07



Como dito anteriormente, fiz algumas medições na minha 280SE (M110) com K-Jetronic e os resultados foram esses...

Pressão combustível na entrada do dosificador, imediatamente ao virar a chave: 5,4 bar (que se mantém com o veículo funcionando):

Pressão na linha dosificador-injetor (nos 6 injetores) Sobe até 3,3 bar (pressão de abertura dos injetores) depois cai para 2,1bar, subindo até chegar aos 3,3 novamente.

Ao desligar a chave, pressão na entrada do dosificador despenca para quase 0bar.

Lenta está oscilando um pouco, sobe e desce a rotação do motor constantemente.

Alguém aí está disposto a visitar Foz do Iguaçu e passar por aqui, para visitar a minha garagem? Hehhehe! Prometo que levo na Condor e em tantas outras...
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