DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

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DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Diogo Lisboa em Dom 13 Maio 2012 - 22:19



Então vamos começar pelo diferencial que é mais simples 8)

Parte do material que é necessário e claro dar uma volta de pelo menos 10km e depois parar o carro e esperar uns 10 min Wink


O diferencial. Convem limpar bem a zona dos bujões com um limpa travões a fim de retirar terras e sujidades por ali acumuladas Wink



Antes de vazarmos o óleo temos que abrir o bujão de enchimento ou não vá acontecer o azar de retirar o óleo todo do interior e depois o bujão de cima não sair



Desaperta-se então o bujão de vazamento


E deixa-se escorrer todo o óleo


Os bujões estavam cheios de terra como é natural e por isso deixei de molho em benzina e depois com uma escova limpei-os, claro que com petróleo também serve mas já tinha acabado lol


Já limpos e com massa de cobre para depois não ficarem calcionados Wink


Aperta-se então o bujão de vazamento Wink


O óleo recomendado para o diferencial dos W211 é o 75W-85 Wink


Com a ajuda de uma bomba manual começa-se por encher então o diferencial com óleo novo Wink


Ao todo gastei menos de 1.5l


E depois é só apertar o bujão de enchimento e com spray dos travões limpar ambos os dois bujões para retirar os restos de óleo Wink

Depois do diferencial passamos à caixa de velocidades e claro uma vez que já tinha feito vários km e o processo de mudança de óleo do diferencial tenha sido rápido não foi necessário dar uma volta com o carro novamente pois a caixa ainda estava quente Wink

Motor OM646 do 220Cdi


Bocal de enchimento do óleo da caixa


Retirar as 2 foras para ter acesso à caixa
" />

Fiquei sempre na dúvida se o conversor girava mas agora já está esclarecido Wink

Tive foi pena de não achar o bujon mas não faz mal Wink



No entanto alguém andou aqui a mexer antes e deixou as tampas da cloche do motor e do conversor estragadas pelas quais tive de comprar novas para evitar a entrada de lixo para o compartimento do conversor de binário




Começamos então por desapertar o bujão do cárter Wink



O cárter deve-se limpar incluindo o íman para retirar toda a sujidade entranhada Wink



Como queria retirar a placa electrónica para verificar se tinha muita sujidade ou não, começa-se por retirar esta ficha

Basta desenroscar a ficha macho, desapertar o parafuso de 7 que fixa a fêma e puxar para fora Wink



Tira-se o filtro de óleo velho


Desaperta-se todos os parafusos que fixam a placa


E temos a placa cá fora 8)


Claro que não estava assim muito suja pois já tinha feito uma limpeza anterior ao circuito da caixa o que ajudou imenso :P

No entanto para aquelas placas que estão com muita sujidade é recomendado a limpeza dos solenóides afim de melhor as prestações da caixa Wink


Monta-se de novo a placa electrónica com muito cuidado tendo atenção no aperto dos parafusos e claro mete-se o filtro novo Wink


Monta-se a ficha nova



Montar o cárter que levou um vedante novo e uma anilha de cobre nova Wink


Depois é só meter a quantidade que se retirou anteriormente


Uma vez que não existe bujão do conversor de binário o sangramento teve de ser feito através do tubo que liga o conversor ao radiador onde existe uma união, cuja é necessária para sangrar o conversor forçando o óleo velho a sair com a entrada do novo Wink


Desaperta-se então a união e coloca-se um tubo de cristal na ponta flexível que é por aí que vem o óleo Wink


Depois liga-se o motor e após sair 1l de oleo velho desliga-se, mete-se 1l novo e assim sucessivamente até sair óleo novo pelo tubo Wink


Depois é só medir o nível do óleo com a vareta apropriada de acordo com a temperatura a que se encontra o óleo, com ajuda de um multímetro que tenha termómetro consegue-se facilmente descobrir Wink

Depois dar uma volta de 20km com o carro, ao chegar antes de parar meter a manete em cada posição e deixar durante 10s e meter em parque deixando o motor a trabalhar e aí sim fazer a medição e caso seja preciso é só acrescentar Wink

Também fiz o reset à caixa que já da última vez que fiz resultou e notaram-se melhorias 8)

"Entre no carro e feche a porta.
Gire a chave até à posição ON de ignição, SEM DAR AO MOTOR DE ARRANQUE
Certifique-se que a caixa está em “S” - standard
Carregue no pedal acelerador a fundo durante 15 segundos (pode ser mais)
Com o pedal a fundo, rode a chave para a posição OFF sem tirar a chave
Largue o pedal e NÃO TIRE A CHAVE
Espere 3 minutos

Espero que este tópico seja útil a todos os que tinham duvidas na mudança do óleo da caixa automática :D
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por C-220 em Seg 14 Maio 2012 - 8:18



Muito bacana suas informações e o passo a passo.
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Convidad 1 em Seg 14 Maio 2012 - 9:24



Boa Diogo,

ficou bem didático. Uma dúvida: esse câmbio é o 722.6 ?

Abraço!

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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Diogo Lisboa em Seg 14 Maio 2012 - 11:04



Sim, é uma 722.699 Wink
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Convidad 1 em Seg 14 Maio 2012 - 11:51



Legal, obrigado!

Abraço!

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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Alexandre - pr em Seg 14 Maio 2012 - 15:55



Diogo,

Muito bom esse tutorial. Parabéns!

Em qual periodicidade você tem trocado esse óleo do câmbio e do diferencial?

Abs,
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Diogo Lisboa em Seg 14 Maio 2012 - 16:17



Obrigado! Wink

É a primeira vez que mudo o óleo da caixa/diferencial desde que tenho o carro mas o intervalo é de 50.000km Wink
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por EfBauru em Seg 14 Maio 2012 - 19:44



Tutorial excelente. Muito bem explicado.
Parabéns Diogo!!
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DIY - Mudança de Óleo Caixa Automática e Diferencial (W211)

Mensagem por José Torrado em Dom 29 Jun 2014 - 7:43



Diogo,
Muito obrigado, esta informação foi muito útil para mim, uma vez que também necessito de efetuar a mudança do óleo da caixa automática/diferencial a um MB E220 W211 de 10/2006. Podias informar-me, qual o diâmetro do tubo de cristal para a drenagem da caixa e onde comprás-te o óleo e o kit com o filto. Eu também sou de Lisboa, normalmente compro na AMG peças, os óleos do motor compro no "Continente", quando em promoção, ou então mando vir do "Texoleo.com".
Agradecia a informação.
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por schutt em Sab 10 Jan 2015 - 21:23



na minha E320 não tinha o conversor de torque, porém consegui realizar a troca, muito obrigado!
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Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial

Mensagem por Lobo em Sex 20 Maio 2016 - 15:05



Este reset da caixa se aplica somente a 722.6 ?
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