Cuidado com a borra de oleo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por gustavo vanesghick Sáb 2 Jun 2012 - 18:22



Mas deve ter aguentado muito desaforo até chegar neste ponto...
gustavo vanesghick
gustavo vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1341
Data de inscrição : 14/09/2010
Interesses : Aprender a cada dia mais sobre Mercedes, Automobilismo, AMG
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Maluhy Dom 3 Jun 2012 - 16:32



A C180 do Bruno estava bem assim qdo abrimos ainda na Prev,ficou perfeita,assusta mas tem solução,só não pode é tentar usar flush numa situação dessa... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por marcelo300e Dom 3 Jun 2012 - 18:54



Maluhy,

Pra chegar nesse estado o dono deve ter feito muiiittttaaa coisa errada.
O que pode fazer isso?
marcelo300e
marcelo300e
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1193
Data de inscrição : 08/09/2009
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidad Dom 3 Jun 2012 - 19:14



Marcelo,
Todos os fatores influenciam para formação de borra,é gasolina adulterada,é aplicar lubrificante fora da especificação,é mistureba de óleo,é trocar o óleo fora do prazo conforme o uso,é PCV entupido,é projeto de motor/carro que não ajuda (encapsulamento do motor atrapalhando a refrigeração do óleo-Classe A, pouca quantidade de óleo para a solicitação do motor- os primeiros MI 16v),pode ser um fator ou a soma de dois ou mais,mas que é interessante monitorar isso não deixa de ser saudável,uma dica é ver um óleo novo escurecendo rapido demais... .
By Maluhy
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidado 9 Seg 4 Jun 2012 - 0:02



Professor, gostei dessa importante dica do Mestre Maluhy ... para nunca mais esquecer; como sempre o Maluhy atento e ajudando:
óleo novo escurecendo rapido demais...
Shocked
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por amvm Sex 6 Jul 2012 - 21:31



Até hoje ainda não entendi a logica do óleo sintético para a nossa realidade.
Tempos atrás participei de uma palestra na petrobras onde o engenheiro palestrante foi categórica ao dizer que o óleo sintético foi desenvolvido para ser utilizado em regiões de clima frio, invernos rigorosos, o que não é nosso caso.
Particularmente só tenho usado óleo mineral, o pulo do gato está nos intervalos das trocas, troco a cada 3.000km, semana passada removi a tampa de válvulas do meu civic onde pude constatar o efeito desta minha pratica, o motor está limpíssimo atualmente está com 78.000Km, creio ser tempo suficiente para dar credibilidade à minha iniciativa.
Com isto não quero aqui induzir ninguém a fazer o mesmo.

Que o nosso maravilhoso combustível têm influencia direta na formação da borra creio não haver duvidas, agora como já fizeram referencia, existem outros fatores que acabam por acelerar esse processo.
- Períodos longos entre a troca de óleo, alguns fabricantes acabaram por rever esses períodos encurtando-os, fico aqui pensando afinal fizeram testes práticos antes de induzirem ao erro?para o usuário não há nada mais sagrado do que o Manual do fabricante.
- Este período deve ser de acordo com as circunstancia em que o veículo roda, perímetro urbano período bem menor que os que rodam em estrada.
- Mistura de óleos , precisamos entender que óleo é uma química misturar químicas com formulas diferentes só pode dar caca.
- Forma de dirigir, 50km/h na quarta marche etc...

Nenhum motor é eficiente em 100% no que diz respeito à vedação dos gases dentro das respectivas câmeras, assim, mesmo os motores zero Km deixam passar alguns pentelhesimos desses gases, via aneis de seguimento direto para o cárter , por esta razão os motores precisam do suspiro para dar vazão aos gases sob pena de pressorizarem o carter .
Quanto maior for o desgaste dos cilindros/aneis mais gases passarão e isso tenderá a entupir com muito mais frequência o sistema de suspiro, além de contaminar muito mais o óleo.

A temperatura ideal do funcionamento dos motores está ali na casa entre 92 Graus e 96 Graus Celcius , não é regra mas é a média geral, assim as peças do motor só atingem seu formato ( medida) ideal a essa temperatura, os motores quando frios tendem a deixar passar mais gases para o cárter, sem contar que a mistura enquanto o motor está frio é muito mais rica ( mais combustível menos ar ) por outro lado os motores atuais não pipocam mais quando frios e quase ninguém mais deixa o motor chegar à sua temperatura ideal de trabalho para depois saírem rodando, uma coisa é o motor aquecer em marcha lenta outra é aquecer e já ir recebendo carga.

Agora pensem no seguinte, o indivíduo dá à partida e numa só tocada roda 500km, enquanto que um outro roda esses mesmos 500km aos picadinhos, a tíulo de exempo 10km por vez, este ultimo indivíduo dará 50 vezes à partida ou seja 50 vezes que o motor passará da condição de frio a quente, qual deles o óleo será mais contaminado? será que este exemplo ilustra a razão pela qual o período das trocas deve ser mais curto para os que rodam na cidade?

abs,

amvm

amvm
amvm
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 27/06/2012
Interesses : C 180 CGI
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidado 9 Seg 9 Jul 2012 - 14:29



amvm: concordo contigo em alguns aspectos, mas essa parte sinceramente não entendi:
os motores atuais não pipocam mais quando frios e quase ninguém mais deixa o motor chegar à sua temperatura ideal de trabalho para depois saírem rodando...


O que seria não pipocar mais? Teria sido esse engenheiro da Petrobrás que disse que precisa esperar motores modernos atingirem temperatura de serviço para só depois movimentar?!?! What a Face

Com todo respeito às colocações do colega, há muito mais mitos do que verdades que são colocadas como notícias na mídia, há pessoas que ainda acreditam que só devem abastecer pela manhã para economizar achando piamente que gasolina nessa hora está mais fria e menos densa, fazer o quê para convencê-las!

Essa questão do óleo, acho estranha a afirmação desse engenheiro da Petrobrás, porque não seria seguro usar o óleo especificado por quem fabricou o motor?!?!

Até onde tenho conhecimento como leigo em mecânica o óleo sintético manufaturado em laboratório resiste mais às variações de temperatura tanto alta quanto baixas, porisso é recomendado para muitos dos melhores motores modernos em linha de produção atual; agora período mais curto de troca de óleo é sabido que é proporcional às condições uso, quanto mais severo o uso mais cedo a troca, o problema é que percebo que muitas pessoas não conseguem entender o que é severo ou não, ou então entender o que realmente força ou não um motor. Quanto à não rodar após a partida na ignição acho isso estranho, porque tenho que mesmo no INVERNO rigoroso de certas regiões brasileiras, há épocas do ano que a temperatura na minha região é tão baixa quanto no Sul do país, não vejo necessidade de deixar motor ficar aquecendo na marcha lenta por muito tempo, a própria eletrônica embarcada no caso de nossas Mercedes se encarrega perfeitamente de adaptar as condições da mistura ar/combustível com a temperatura ambiente, creio que só se deva aguardar alguns segundos até baixar o giro após bater na chave e acho, ainda, que basta dirigir em seguida com suavidade nos primeiros minutos, penso assim porque acredito que a tempertura de serviço é atingida muito mais facilmente com o veículo em movimento.

Quanto a formação de resíduos no depósito e as temidas borras, confio nesse tipo de informação técnica:
Vários mecânicos associam o uso do óleo sintético com o aparecimento de borra no motor. Na verdade, o principal culpado pelo acúmulo dos resíduos é a gasolina adulterada, além do uso de óleos de especificações abaixo das recomendadas e das trocas retardadas, esclarece o engenheiro Pedro Aguiar Junior. Como alguns proprietários aumentam o intervalo de troca quando usam óleos sintéticos, seus motores tendem a acumular mais borra caso usem combustíveis de má qualidade. O mecânico associa as borras com o óleo sintético e o condena por isso, o que não é certo.
Fonte e matéria completa: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=1819


Última edição por Antônio Elias em Seg 9 Jul 2012 - 14:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar link da reportagem do site Oficina Brasil!)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Maluhy Seg 9 Jul 2012 - 15:41



E vcs não acham que numa faculdade A o B não tem lá uma anta que repassa paradigmas?Aí esse cidadão da Petrobrás fala isso sobre óleo sintético e o engenheiro químico da mesma Petrobrás me fala outra coisa e que é confirmada nas palestras da mesma,quem está certo?Eu,kkkk,ouço tudo,pesquiso,jogo no liquidificador,passo na peneira e vomito aqui,kkkkk Twisted Evil
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidado 9 Seg 9 Jul 2012 - 15:51



Mestre, eu só acredito em palestrante que põe a "mão na massa" e assina o que fala!
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Karl Fass. Seg 9 Jul 2012 - 15:55



Eu também...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por amvm Seg 9 Jul 2012 - 16:26



Antonio.

A questão do pipocar ( engasgar, ratear ) quis dizer com isso que nos velhos tempos época do velho carburador, tínhamos a necessidade muitas das vezes de acionar o afogador, coisa que atualmente a eletrónica o faz de outra forma interferindo no tempo de injeção, nos velhos tempos por vezes eramos meio que obrigados a aquecer o motor do contrario saia pipocando rsrrs
Atualmente não mais "pipocam " independentemente da temperatura agora na minha modesta opinião uma coisa é aquecer o motor com carga e aoutra sem , esta observação é minha não têm nada a ver com o tal engenheiro.

Quanto ao uso do oleo sintetico aí sim o engenheiro palestrante é quem falou, sobre o uso deste oleo ter sido desenvolvido para regiões de clima rigoroso, seja como for continuarei usando oleos normais ( mineral ) e encurto de forma acentuada os períodos de troca, ainda neste sabado pude comprovar mais uma vez o resultado disso, resolvi regular as valvulas da fiorino da empresa e para tal há que remover a tampa não só pude ver o quanto motor esta limpo, assimm como removi um dos mancais do comando afim de avaliar possíveis desgastes, zerado, zerado.

Creio que o amigo Beto tambem tenha confiado nesse tipo de informação técnica que o amigo postou, assim como centenas de usuarios acreditaram/acreditam no que o manual informa a respeito desse assunto oleo, e a prática têm mostrado que não é bem assim, pois se fosse as fotos postadas mostrariam outro resultado, no caso especifico do Beto, oleo correto, gasolina de posto confiavel troca com 5000km o que explica então essa borra? 5000km para um oleo dito de primeira e ainda mais sendo sintético como isso é possível???????????

abs,

amvm





amvm
amvm
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Data de inscrição : 27/06/2012
Interesses : C 180 CGI
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por AUSR444BRA Seg 9 Jul 2012 - 21:13



primeira coisa trocaria a marca de oleo usada.
AUSR444BRA
AUSR444BRA
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 143
Data de inscrição : 08/10/2010
Interesses : carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Daniel W203 Seg 9 Jul 2012 - 21:30



Na minha modesta opinião de leigo,se temos um carro que sempre usou oleo sintético e que sempre foi abastecido com combustivel confiavel e ,mesmo assim formou essa tal de borra ,seria facil aos fabricantes desses produtos,analizarem na real de quais componentes essa borra é constituida ou seja de derivados de petroleo ou materiais sintéticos. Ou será que estou engandado? ou quem ninguem quer mexer nessa cumbuca?
Daniel W203
Daniel W203
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1312
Data de inscrição : 25/06/2011
Interesses : troca de informações e novas amizades
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidad 4 Seg 9 Jul 2012 - 22:38



Eu respeito a opinião do amvm, mas discordo. Nos meus carros continuarei a usar os oleos recomendados pelo fabricante, alias meu carro tem motor turbo de alta pressão e não acho que sirva de base para comparação com um Civic. A intenção do post foi apenas alertar os demais quanto a necessidade de checar se existe ou não borra. Usar uma opinião pessoal como regra acho um pouco complicado. Eu pelo menos não tenho capacidade para fazer esse tipo de julgamento e nem quero correr risco por conta de uma economia desse tipo. Troca de oleo pra mim é o menor dos custos de manutenção de um carro importado.

Já que o amvm possui uma C180 CGI, sugiro usar tambem o oleo mineral, e veja o que acontece, quem sabe depois de uns 5 anos eu possa mudar de opinião...
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Maluhy Ter 10 Jul 2012 - 0:02



Não se esqueçam de um detalhe,o Betones rodou 5000km em 1 ano com o mesmo óleo,então como ele rodou muito pouco nese prazo houve oxidação do óleo, e no caso do motor turbinado as exigencias são maiores,pode ser a causa da borra precoce,em tempos, quem fala que óleo sintético = maior prazo de troca está enganado,continua a máxima,prazo de troca=condições de uso,óleo sintético se aplica em motores de alto desempenho ,é um óleo que aguenta pancadaria,tem que ser aplicado conforme as especificações do fabricante, qdo não tem essa pancadaria toda o semi-sintético dá conta do recado e para motor de Fiorino como foi citado até azeite composto serve,kkkkkk Twisted Evil
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Douglas Barddal Ter 10 Jul 2012 - 7:35



Credo Maluhy azeite, rsrsrs.
Douglas Barddal
Douglas Barddal
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 387
Data de inscrição : 03/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Advetência

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidad Ter 10 Jul 2012 - 8:43



O problema da borra tem vários lados:

Predisposição técnica (projeto do motor) + Óleo oxidado (fica muito tempo no cárter) + Gasolina adulterada = Borra

Claro que podem entrar outros fatores, como óleo adulterado ou de má qualidade (em um país onde remédios são falsificados, por que um óleo para motores não seria?).

E temos outro problema grave: distâncias curtas (o motor não esquenta) e/ou trânsito congestionado (condições adversas).

Esse negócio de borra na atualidade é igual colesterol. Antigamente todo mundo comia gordura de porco e quase ninguém infartava. Por quê? O stress era menor e a raiva do mundo também. Antigamente quase não tinha borra. Por quê? O óleo era trocado de 2.500 em 2.500 km (ou menos), tinha gasolina azul, a gente esquentava o motor antes de sair e esperava um pouco antes de desligar, e não havia engarrafamentos como os de hoje. E tb. ninguém ficava economizando com troca de óleo. :pale:

O que está errado é o modelo atual. :affraid:
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por generalbol Ter 10 Jul 2012 - 23:40



Gostei da comparação Professor.
generalbol
generalbol
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 578
Data de inscrição : 02/10/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidad Qua 11 Jul 2012 - 0:00



Gracias, General!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por TZero Qua 11 Jul 2012 - 1:06




Gostei da comparação Professor
x 2

_________________
Tolerância 0
O sucesso não é medido pelo dinheiro que se tem, e sim, pelos "nãos" que se pode dizer.

Gastei metade do meu dinheiro com Carros, Mulheres e Bebida........a outra metade eu desperdicei.
TZero
TZero
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4755
Data de inscrição : 09/08/2011
Interesses : Escusos, Dúbios ou Conflitantes ?
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Lbeims Qua 11 Jul 2012 - 9:46



Gostei da comparação Professor
x 3

Mas eu adicionaria como fatores modernos o aumento de potência em motores cada vez menores (aumento de taxa de compressão, turbo, compressor).
Lbeims
Lbeims
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1204
Data de inscrição : 11/03/2012
Interesses : Carros, motos, eletrônica e software.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Nelson Molina Qua 11 Jul 2012 - 11:13



Sou do tempo que os carros nem filtro de oleo tinham e nunca tive problemas de 'borra'. O segredo eh trocar o oleo dentro das especificacoes do fabricante, principalmente quanto a quilometragem. Outro ponto importante eh trocar o filtro sempre que trocar o oleo. Nada de duas trocas de oleo para uma troca do filtro, tendencia normal nas oficinas 'especializadas' de troca de oleo. Se o fabricante recomenda oleo mineral, eh ele que eu uso pensando o meu bolso. Contudo, nada de errado em usar oleos semi ou sinteticos em motores em que o fabricante recomenda mineral. Questao apenas de $$$$. Outro ponto levantado aqui foi o aparecimento, como o tempo, de 'laca' nas pecas em contato com o oleo. Nenhum problema, pois serve de protecao da superficie.
Nelson Molina
Nelson Molina
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 402
Data de inscrição : 28/04/2008
Interesses : C 280
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Alexandre - pr Qua 11 Jul 2012 - 12:07



Boas colocações, Professor.

Abs,
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Convidad Qui 12 Jul 2012 - 3:29



Eu sou a favor de sempre se seguir a indicação do fabricante do carro, mesmo que em algum momento seja conflitante com a do fabricante do óleo ou do aditivo. Se um departamento de engenharia avalia que tal produto é o correto para o motor que eles desenharam e constroem não tem porque questionar. Ah teve um caso que erraram isso ou aquilo, mas tiveram centenas de casos que acertaram, porque não aconteceu nada de errado.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Maluhy Qui 12 Jul 2012 - 8:25



Exatamente,João, tb o que o Molina falou procede,antigamente a tx de compressão dos motores era 7:1, temperatura de trabalho em torno de 80 graus,cofre do motor enorme e arejado, a sofisticação do óleo era mínima e nada de borra, agora tem motor a gasolina com 12:1 de taxa,trabalha entre 98 e 104 graus e um motor 1.0 gera 70cv ,é só pancadaria ,tudo na ponta da faca,relaxou com o óleo a casa cai... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidado com a borra de oleo - Página 3 Empty Re: Cuidado com a borra de oleo

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos