Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

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Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Daniel AMG em Qui 1 Maio 2008 - 11:07

Embora mais comum em países onde há neve, o controle eletrônico de tração equipa também alguns carros nacionais, como Vectra CD, Focus Ghia e Mercedes Classe A. Sua finalidade é permitir a transmissão do máximo de potência para o solo sem que haja deslizamento dos pneus. Além das vantagens de segurança (a perda de aderência pode gerar reações no volante) e do menor desgaste dos pneus nessas condições, há [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]um benefício ao desempenho: é nessa condição que se obtém a melhor aceleração -- a perda de aderência, que faz "cantar" os pneus, representa um retardo na aceleração.

O controle pode atuar de duas formas: aplicando o freio individual de uma das rodas motrizes, quando apenas ela perder aderência, ou atuando na central eletrônica do motor, caso a perda se verifique em ambas as rodas de tração. No segundo caso, porém, ocorre uma redução de potência que prejudica o desempenho por instantes, prejudicando uma hipotética prova de aceleração. De acordo com as condições de piso, desligar o sistema pode ser benéfico com esse fim, mas não há nenhum problema em mantê-lo ativo por toda a vida útil do veículo.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança. Parece incrível, mas o manual de instruções do Vectra traz a informação incorreta de que se deve ligá-lo pelo botão. A Ford publicou a mesma falha no manual do Focus, mas efetuou recall rapidamente corrigindo a informação.
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controle de tração

Mensagem por marcelo.cmendes em Dom 18 Maio 2008 - 17:10

Sou novato neste forum e possuo MB a apenas 6 meses.
Gostei muito da matéria. Como muitos, também acreditava que seria preciso acionar o botão para que o sistema de controle de tração funcionasse.
Continuem a nos manter informados.

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Daniel AMG em Dom 18 Maio 2008 - 18:23

obrigado amigo
estamos aqui com esse objetivo

o mais importante que o brasileiro ainda nao tem o costume é

LEIA O MANUAL

isso e quando vc compra um carro usado e tem manual né

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por morphews em Ter 20 Maio 2008 - 20:00

Eu li o manual todo e não entendi qual é a utilidade de desligado hehe.

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por morphews em Sab 14 Jun 2008 - 14:48

Alguem sabe quando se deve desliga-lo?

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Andre Buss em Sab 14 Jun 2008 - 18:48

Só se as rodas patinarem muito, quando você quer sair de um gramado ou aloreiro por exemplo.
Esse botão na verdade é para quem não pegou a manha de usar o ASR poser sair de aclives e cia.

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Vamos ilustrar o funcionamento:

Mensagem por Andre Buss em Dom 29 Jun 2008 - 7:51

ASR
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ESP
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BAS
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FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE TRAÇÃO - ASR

Mensagem por Jorge Martins em Ter 8 Jul 2008 - 22:23

Em Função da velocidade, o ASR controla a tendência das rodas de tração em deslizar.
Enquanto o veiculo esta em movimento, os sensores de rotação das rodas geram sinais que são transmitidos para a unidade de comando ASR.
Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador, aumenta o torque do motor e conseqüentemente o torque de tração. Se este aumento de torque pode ser totalmente transferido dos pneus para o solo, o veículo pode ser livremente acelerado. Mas se o torque ultrapassa o valor máximo que pode ser transferido dos pneus para o solo, então a roda desliza. Isto reduz a força de tração que pode ser transferida e o veículo pode tornar-se instável. É nesta situação que o ASR entra em ação e controla o torque de tração e/ou a aplicação dos freios impedindo o seu deslizamento e, conseqüentemente, a perda de estabilidade.
Quando a unidade de comando reconhece um desvio significativo da velocidade nominal das rodas com base nos sinais enviados pelos sensores, a roda tendendo a deslizar é freada sem a necessidade de intervenção do motorista. Paralelamente, a unidade de comando do motor intervém na borboleta, reduzindo o torque do motor.
Para que o ASR possa atuar no controle do acelerador independentemente do comando do motorista, é necessário que o veículo seja equipado com acelerador eletrônico. O acelerador eletrônico da prioridade aos sinais de comando do ASR.
O ASR é complementado com um controle adicional do torque do freio motor, o MSR. Na redução de marchas ou quando se tira o pé do acelerador sobre pista escorregadia, as rodas de tração podem ser excessivamente freadas pelo motor. O MSR aumenta, um pouco, a aceleração do motor, reduzindo a ação do freio motor para um valor ainda compatível com a manutenção da estabilidade do veículo.

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ASR x Drive by Wire

Mensagem por Maluhy em Ter 8 Jul 2008 - 23:33

Jorjão,nem sempre o ASR depende de um corpo eletronico, os Vectra B CD 16v tinham o ASR (TC) com o acelerador a cabo, ele atuava cortando os bicos 1 e 3 ,se não me engano ..... Very Happy

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Manutenção

Mensagem por Marcus Fausto em Ter 19 Ago 2008 - 15:45

Sou novo no assunto adquirir uma Classe A 160 2003 Mec essa semana e me informaram que voce e um expert no assunto poderia estar me passando seu contato para que possa estar marcando uma revisão com você? o vendedor disse que está tudo revisado mais prefiro ter certeza.

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Jorge Martins em Ter 19 Ago 2008 - 20:55

Oi Marcus, Se precisar me ligue caso voce resida em São Paulo 011- 2236-0713.
Se voce for do Rio de Janeiro, consulte meu amigo Maluhy que voce será muito bem atendido.
Um Abraço.

Jorge Martins
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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por fabinho01 em Qua 27 Ago 2008 - 15:11

sou novo na casa , gostei muito do tutorial , aprendi bastante hoje , o manuel nem sempre explica muito o que queremos saber .

abraço

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por erocha em Qui 13 Nov 2008 - 19:57

achei um videozinho bacana da 4 patas mostrando
ABS
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ESP / ASR
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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por geilsonrm em Dom 25 Jan 2009 - 17:46

Galera na casa do meu sogro tem uma ladeira inregular de estrada de chão que o meu baby tem muita dificuldade pra subir, as roas patinam um pouco e ele sobe quase parando...

Sera que devo deixar essa função desligada pra ele subir com mais força?

Tabem sinto um cheiro estranho, como se forçasse "alguns discos", é normal esse cheiro? lembrando que meu baby é semiautomatico.

Valeu!

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Andre Buss em Dom 25 Jan 2009 - 21:19

Para subir existem duas maneiras.

Vc acelera devagar e deixa o ASR fazer o papel dele.

Desliga o ASR e suba do seu jeito.

O cheio que vc sente muito provavelmente é da embreagem e do câmbio deslisando.

Óleo do câmbio manual também se troca.

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por RODRIGO GOMES em Sex 6 Fev 2009 - 9:04

Quando desliga o ASR acende alguma luz de indicação?
Na minha não acende, seria um problema? Question

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Mbreed06 em Sex 6 Fev 2009 - 9:47

Olá Rodrigo

Ao desligar o ASR no botão do console, deve aparecer um triângulo amarelo com uma exclamação dentro, alertando que o sistema está inativo. Assim que comprei minha Classe A reparei no mesmo problema e, ao passar o carro no scaner por um profissional que entende de mercedes, ficou constatado que essa luz não acendia pois as luzes de instrumento do meu painel haviam sido "jumpeads"... ou seja, apagaram manualmente as luzes através de gambiarras no painel para que o carro não indicasse outros problemas que ele tinha... no meu caso, foram apagadas as luzes BAS/ESP e ABS, pois havia uma falha no interruptor do pedal de freio.

É bom levar em um profissional de confiança e que entenda do carro para que seja feito um diagnóstico, pois seu painel pode ter sido adulterado também.

Mad

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por erocha em Sex 6 Fev 2009 - 9:53

é medonho o que fazem para esconder problemas em carros, principalmente nos babyes. Este pessoal, em vez de utilizar esta inteligência para encontrar o defeito....

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por walter paiva em Sex 6 Fev 2009 - 9:58

Só complementando, quando desligado o ASR após ultrapassar 60 Km/h ele é ativado automaticamente.
Em Curitiba esta fácil leve no Rubens Klassen para ele verificar.

Atte,
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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por RODRIGO GOMES em Dom 8 Fev 2009 - 18:35

Ok, vou levar no Rubéns para ele dar uma olhada.
Já estou achando que o ex dono da minha baby só botava gasosa e andava, rsrsrsr, mas devegar vou colocando tudo em ordem.
Abraço.

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por RODRIGO GOMES em Seg 16 Fev 2009 - 18:03

Mas se ela acende de vez em quando conforme o asfalto, então não tem problemas em relação ao ASR? Question

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Erica Asquino em Ter 17 Fev 2009 - 20:55

Amei os vídeos!!!!!!!!!Nada como ver a diferença!!!!!

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por Maurouts em Ter 17 Fev 2009 - 21:55

Achei este vídeo bem legal e apropriado para o assunto abordado:



Há quem diga os donos de W168...rs!

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por RODRIGO GOMES em Qui 26 Fev 2009 - 9:42

O meu problema foi resolvido.
O sensor de freio estava com problemas, troquei e o ABS/BAS e o ASR voltaram a funcionar corretamente.
Sensor em Curitiba R$ 105,00.

Abç. à todos

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

Mensagem por walter paiva em Qui 26 Fev 2009 - 11:26

Hoje "testei" o ASR em uma rua com um grande vazamento de água....é show a atuação do ASR /!\ /!\ /!\ bounce bounce bounce

Atte,
Walter

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Re: Funcionamento integrado do Controle de Tração (ASR), Controle de Estabilidade (ESP) e o BAS no W168

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