Problemas Ar Condicionado de CLK - perde eficiência à medida carro esquenta!

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Mensagem por rogeriotokens Seg 16 Jul 2012 - 16:21



Caros amigos,  venho pelejando com o ar condicionado da minha CLK desde que comprei ela em agosto do ano passado.  Já até postei outro tópico aqui onde comparava com meu ex New Civic,  e já havia levado aos 2 mecânicos que me foram recomendados aqui em Goiânia,  e por último,  semana passada levei novamente ao Natal que já tinha olhado da outra vez,  e dessa vez eu pedi par ele imprimir o diagnóstico para eu postar aqui.
E o que acontece é o seguinte,  quando ligo o carro ele gela o ar,  mas à medida que o carro esquenta ele passa a não ficar mais eficiente daí o ar que sai é mais frio que o ar da temperatura ambiente,  mas não o suficiente para ficar agradável dentro do habitáculo.....já futriquei no site dbenzworld etc etc e não achei nada que possa sinalizar alguma solução... O compressor é novinho,  o gás idem....já até coloquei insul filme (bem à contra gosto pois tira a originalidade do carro) mas ainda assim não está sendo suficiente para ajudar no resfriamento.  Se alguem souber ,  por favor me ajudem.
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Mensagem por rogeriotokens Seg 16 Jul 2012 - 16:34



https://2img.net/r/ihimizer/img705/8931/arcondicionado.jpg

Problemas Ar Condicionado de CLK - perde eficiência à medida carro esquenta! Arcondicionado
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Mensagem por Karl Fass. Seg 16 Jul 2012 - 16:47



Veja se ele não está desligando por excesso de pressão.. No limite pode haver intermitência...
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Mensagem por Paulo Kropsch Seg 16 Jul 2012 - 16:49



Possivelmente colocaram gas demais no sistema. Funciona bem com sistema frio mas a pressão do gas vai subindo ate atingir o limite e um sensor desliga o compressor para proteger o sistema. Você pode comprovar essa possibilidade colocando a regulagem em frio maximo e verificando se o compressor não desengatou quando o ar parar de esfriar. No meu caso bastou tirar um pouco de gas para o sistema ficar bom.

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Mensagem por rogeriotokens Seg 16 Jul 2012 - 17:25



Não Amigos, o gás está no limite correto, nem a mais e nem a menos....posso afirmar isso, no entanto, qual seria o teste que eu teria que fazer para que ele desengate se for esse o problema. ..... obrigado pelas dicas até o momento amigos...
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Mensagem por Alexandre - pr Seg 16 Jul 2012 - 18:14



Teria que ver se o radiador do gás do A/C está livre, desimpedido e refrigerando bem (a ventoinha deve ser elétrica e não viscosa nesse modelo).

Se o gás não é resfriado corretamente, acontece isso também. O mesmo ocorreu já em outro carro meu há alguns anos atrás. Fiz o reparo da ventoinha e voltou a funcionar perfeitamente o A/C.

Normalmente há 1 ventoinha específica para refrigerar o radiador do gás do A/C. É ela que deve estar funcionando bem para refrigerar à contento o habitáculo.

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Mensagem por Guest Seg 16 Jul 2012 - 19:24



Olha Rogerio,

So sendo mandrake para advinhar remotamente, mas eu chutaria que tambem poderia ser o sensor de temperatura do evaporador e sao mais 3 sensores de temperatura espalhados pelo carro. Este topico pode te elucidar:
http://mbworld.org/forums/e-class-w210/112283-evaporator-temperature-sensor-location.html

Agora, se eu fosse voce, o que eu faria? Levaria na autorizada ai em Brasilia, pagaria 1,2 horas de mao de obra para que eles dessem um diagnostico certeiro com o carro ligado,quente, com o star ligado e procuraria por erros que aparecerao. Lembre-se que somente o star atualizado e original pode te afirmar 100% quais sao os erros. Ja sei!!!!!!!!!! Depois dos meus posts sempre aparece alguem que ate agora nao apareceu para dizer que o star generico da rebimboca da parafuseta le tudo isso e muito mais e facil na oficina generica, mas...contudo...todavia....vejo que estas a 2 anos indo de oficina em oficina com tua CLK500, que nao eh exatamente uma bastiã da representaçao de um modelo MB antigo e defasado e que nao encontre mais ninguem na concessionaria que nao conheca o carro. Teu carro eh bem recente deve ter gente em concessionaria que ainda seja treinada no teu carro. Ate porque acho que o sistema do teu carro e os atuais eh o mesmo.

Fica ai a dica.....
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Mensagem por Coupé Seg 16 Jul 2012 - 21:15



Meu CLK tem uma chateação dessas no Ar condicionado também. No meu caso as saídas do meio ventilam ar geladinho, mas as do canto soltam vento quente. obrigando a deixá-las fechadas, diminuindo a eficiência de todo o sistema. Ainda não mandei ninguém olhar... alguém aqui se arrisca em dar um palpite?
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Mensagem por Paulo Kropsch Seg 16 Jul 2012 - 21:24



Ola Rogerio:

Se a sua CLK é 208, você pode testar todas as temperaturas e pressão do gas no proprio painel do seu carro. Não sei se na 209 isto pode ser feito.
Entre no benzworld e veja como fazer o teste. Provavelmente o mbworld que o John te sugeriu tambem tem o mesmo teste.

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Mensagem por Lbeims Seg 16 Jul 2012 - 23:01



Se quando liga está ok e depois fica ruim, então a ventilação no condensador (o radiador que fica junto com o do motor) não está funcionando adequadamente. Tive esse problema em uma Audi A4 e o problema era a embreagem da helice do motor, troquei essa embreagem e resolveu. Ela tem um gel dentro que ficava ruim com o tempo.

Também, tem alguns carros que tem "macete" na hora de carregar o gás. Tive um Passat VR6 que se colocasse o gás de uma só vez não ficava bom, tinha que tirar tudo, colocar um pouco, fechar, esperar, mais um pouco e assim ia. Qualquer coisa diferente disso ficava ruim e nunca ninguém me explicou o porque (não era frescura do meu carro, era do modelo do carro) pois nos outros carro se carrega de uma vez só. Mas neste caso, sempre ficava ruim, então voltando a hipotese anterior, veja se em uma estrada com muito vento ele volta a gelar, se voltar, então é problema de ventilação no radiador externo (condensador).
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Mensagem por Maluhy Seg 16 Jul 2012 - 23:32



Coupé,carga de gás baixa no seu caso faz isso.... Shocked
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Mensagem por Norton Gontijo Ter 17 Jul 2012 - 0:41



Estou com um problema parecido em meu japa, o diagnostico foi o filtro secador.
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 17 Jul 2012 - 3:12



Lbeims,

O "gel" que você comentou é o fluído viscoso. Na verdade é silicone, densidade entre 7000 e 10000.

Mas essa MB do confrade é bem mais recente, não utiliza esse sistema. Ele era usado nas W202 fase I, W124, GM/Omega e Vectra 1a geração, além de vários outros carros, normalmente até 95/96...

O sistema da MB do confrade é elétrico... não termo-viscoso...

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Mensagem por alberto kildare Ter 17 Jul 2012 - 6:54



caro amigo da uma olhada no sistema de ar quente pode ta misturando, para fazer um teste e so isolar a entrada e saida de agua do arefecimento para o cistema de ar quente.
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Mensagem por rogeriotokens Ter 17 Jul 2012 - 7:04



Pois é, vou ser sincero, futriquei a noite inteira no benzworld, e concomitantemente futriquei no controle do AC, e agora é que eu acho que a coisa #(*&(*&(.. de vez, segui um roteiro para resetar o AC, e tals mas não alterou muita coisa, mas daí eu fiz uma combinação de apertos nos botoes, e começou a aparecer números no display do AC a cada vez que eu apertava o botão AUTO os valores no display mudavam....e não adiantou nada,,,, Ó meu Deus, o que será que eu fiz....porque não melhorou nem piorou.....que mistério.
Ah só para esclarecer, o Star diagnosis do Natal é original MB, não é cópia. eu ví. Será que eu vou ter que ir na porta da esperança do sr. Silvio Santos para achar a solução do meu problema rsrsrs....
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Mensagem por rogeriotokens Ter 17 Jul 2012 - 7:06



Amigo Alberto, eu sugeri isso e ele(o mecanico) disse que esse tipo de gambiarra ele não faz....se no star não mostrou nada, a valvula que regula o ar quente e frio não está engripada....palavras dele....
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Mensagem por Lbeims Ter 17 Jul 2012 - 8:30



Alexandre, eu havia imaginado que não usava o eixo do motor na ventilação, pois a minha W203 já não é assim, mas quis exemplificar que um problema de ventilação no condensador afeta e bastante na rendimento do ar condicionado, alias, esquenta no condensador para poder gelar do evaporador, se não resfriar lá, não gela do outro lado.

Naquele meu Audi, como o sistema de ventilação estava ineficiente, a pressão do sistema de ar subia muito e o ar perdia o rendimento, alias uma vez chegou a estourar uma válvula de segurança que havia no compressor. Alias, essa é outra opção, testar a pressão quando o ar perde o rendimento, pois testar com o motor desligado ou quando ele ainda funciona bem é uma coisa, porém testar no momento que perdeu o rendimento é outra.
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Mensagem por Paulo Kropsch Ter 17 Jul 2012 - 15:34



Ola Rogerio:

Você ja chegou no lugar certo do benzworld. Cada vez que aperta o botão AUTO aparece um indicador de temperatura ou pressão nos varios locais do sistema do ar. Ví pela fotografia que seu carro é um 209, diferente do meu 208, mas parece que o ar condicionado é o mesmo. Procure no benzworld uma lista do significado dos números. Pode mexer a vontade que voce não consegue mudar nada. Saindo volta tudo ao normal. O mais importante é deixar o ar ligado e andar com o carro indicando a pressão do gas. Se estou lembrado é o indicador 7. Se ela passar de uns 15 e cair de repente para menos de 10, é que está desarmando por pressão . Veja tambem no benzworld como verificar os codigos de avarias no sistema do ar condicionado. Isto te indica se tem algum componente com defeito.

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Mensagem por rogeriotokens Ter 17 Jul 2012 - 15:39



Paulo amigo, vou fazer os testes e filmar tudo e postar no youtube e conseguentemente aqui para que quem sabe, alguem possa dar uma luz...
abração e muito obrigado.
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Mensagem por Alexandre - pr Ter 17 Jul 2012 - 17:05



Lbeims,

O seu A4 provavelmente usava a termo-viscosa. Era bem comum em carros alemães.

O problema do confrade parece estar no arrefecimento do radiador do A/C.

Rogério,

Já tentou usar o medidor de temperatura infravermelho no radiador do gás do A/C para ver se ele está na temperatura normal? Um aumento de 10oC ali já é suficiente para não resfriar bem o ar do habitáculo.

Alguns mecânicos tem esse aparelho....

Problemas Ar Condicionado de CLK - perde eficiência à medida carro esquenta! Termometro_infravermelho_09

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Mensagem por grandricardo Qua 18 Jul 2012 - 23:09



Caro Rogério,
Estou com o mesmo problema na minha w203. Só que do lado do carona ele gela na parte de baixo..e do lado esquerdo fica saindo ar meio quente.
Já está com carga de gás nova e não tem vazamentos. Não sei se é algum problema no automático. Tentei resetar..e aparece 24º do lado do direito e 20 do lado esquerdo.
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Mensagem por Lobo Sex 27 Jul 2012 - 16:28



Minha W124 aas vezes apresenta uma situacao semelhante aa CLK do Coupe, soh que no meu caso continua gelando normal na metade esquerda do carro e passa a soltar vento quente na metade direita (imaginem a encrenca quando isso acontece com a patroa a bordo ...).

Mestre Maluhy, a hipotese tambem seria gas baixo ou outra(s) ?
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Mensagem por Guest Sex 27 Jul 2012 - 16:32



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Se o teyu a/c for o automatico dos botoes pode ser o proprio controle de vacuo que esta com problema.
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Mensagem por Lobo Sex 27 Jul 2012 - 16:38



Nao eh o automatico, eh o manual.
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Mensagem por Guest Sex 27 Jul 2012 - 16:46



Voce ja experimentou virar para o controle do lado do passageiro ficar no frio? :D
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