190E - A história (texto traduzido)

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190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Cássio Vitor em Seg 16 Set 2013 - 1:20



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 190 E - 16V A história 


Novembro 1982 Mercedes 190 introdução
Entusiasmo entre os especialistas automotivos em 29 de novembro de 1982: o terceiro Mercedes-Benz modelo de série - na forma do muito aguardado compacto Mercedes-Benz 190/190 E - apareceu no palco mundo automotivo. A sensação, como viria, porque em termos de design, suspensão, motor e materiais leves, este Mercedes distintamente diferente de seus irmãos de marca. No total, 1.879.629 Mercedes construir 190 é de que 1,4% 16v modelos.
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Agosto 1983 recorde de velocidade de Nardo 190 E 2.3-16
A introdução da série 190 era algo completamente novo para Mercedes. Foi o primeiro carro "pequeno" para a marca e, portanto, foi chamado bebê Benz. A introdução do modelo 16v desportivo trouxe a marca Mercedes em um mercado onde ele teve que provar a si mesmo como um recém-chegado. Portanto Mercedes organizou uma corrida de registro que visa provar a sua fiabilidade. Para ter sucesso neste prazo recorde Mercedes fez testes exaustivos durante o início de 1983 (fotos abaixo).
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Sul da Itália, 13 de agosto - 21, 1983. No início da manhã de 13 de agosto de 1983 sob a estrita supervisão de 102 FIA esporte commisioners três Mercedes 190 E 2.3-16 's (marcadas de verde, vermelho e branco) começou em alta velocidade teste 50,000 km, exigindo qualquer quantidade de stamina por parte dos carros, motoristas e pessoal do departamento de teste. De acordo com os regulamentos dos carros para as corridas recordes foram apenas ligeiramente modificado em relação aos futuros carros de produção. A carroçaria foi rebaixada em 15 milímetros, o pára-choque dianteiro foi estendido para baixo por 20 milímetros, o ventilador foi removido ea direção hidráulica foi substituída pela direção mecânica. Os carros Nardo também contou com suspensão auto-nivelante no eixo dianteiro para manter a distância ao solo a um nível constante. A caixa de câmbio tinha uma relação de transmissão mais 5 para chegar a 250 kmh a 6000 rpm. Marcha à ré era desnecessária e, portanto, removido, isso teria custado 0,4 km / h velocidade máxima. A pista recorde em Nardo é precisamente 12,64026 km de comprimento, tem um diâmetro de cerca de quatro quilômetros e pistas ligeiramente inclinadas, vem permitindo a condução quase sem forças laterais, mesmo na faixa de velocidade acima de 240 km / h. Segundo os cálculos dos engenheiros, os carros foram para atingir o alvo de 50.000 km na manhã do oitavo dia, desde que não houvesse problemas. Os pit stops foram realizados como previsto e os drivers de 18 (seis por carro) foram até a tensão. Os tempos de volta estavam a ser de três minutos e cinco segundos para atingir a velocidade média alvo de 240 km / h, incluindo os pit stops. Devido ao baixo valor Cw de 0,30 dos carros, que eram esperados para atingir velocidades superiores um pouco mais altas do que as versões de produção. A cada duas horas e meia, os carros vieram para reabastecimento e mudança de driver durante a 20 segundo pit stop. Os reservatórios de combustível tinha uma capacidade de 160 litros, em vez do tanque de 70 litros padrão. O consumo de combustível durante a corrida de registro foi um pouco mais de 20l por 100 km de. Os pneus traseiros muito tensas teve de ser substituído a cada 8.500 km e na frente pneus a cada 17 mil quilômetros. Durante estas pausas de cinco minutos troca de pneus, os filtros de óleo e óleo também foram substituídos ea folga das válvulas foi verificada. No total, 243 paradas foram feitas. A mecânica trocada a cada 14 horas e teve que fazer um pit stop a cada 50 minutos. Para proteger as lentes dos faróis contra sujeira e danos durante o dia, eles foram cobertos por tampas de plástico. A máscara de radiador foi equipado com uma tela de troca rápida de insectos para evitar o entupimento do radiador. Após 201 horas, 39 minutos e 43 segundos, dois dos carros tinha cronometrado até 50.000 km com uma velocidade média de 247 km / he os 190 2.3-16 conseguiu três recordes mundiais e nove registros de classe internacional. As peças de reposição transportadas a bordo, em conformidade com os regulamentos não tinha sido necessário - os carros tinham sido funcionando perfeitamente sem problemas, apesar da tensão extrema. O terceiro carro foi colocado acima por três horas por um distribuidor braço quebrado rotor - um item que custa apenas alguns centavos, que o grupo de poço não foram autorizados a substituir, mas teve de reparar Para os entusiastas, um dos carros que participaram do. corrida de registro ainda pode ser visto no Museu da Mercedes em Stuttgart (Alemanha).
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Setembro 1983 estréia oficial do 190 E 2.3-16

Frankfurt, em setembro de 1983. A versão de alta performance do menor carro da Mercedes-Benz estreou no Salão Automóvel de Frankfurt, em setembro de 1983, após a sua reputação já havia sido estabelecido pelo recorde de velocidade de Nardo. Houve um tempo em que os carros foram concebidos a partir de uma paixão por desportos motorizados. Quando os planejadores de produtos foram conceber a classe 190 e seu modelo top, o 190 E 2.3-16, Mercedes-Benz pensou rali foi a melhor arena para mostrar sua nova linha do modelo, chamado W201, mas o plano rapidamente alterado para corridas de estrada. Esta foi a primeira vez que a Mercedes vendeu um carro relativamente barato. Como resultado, a Mercedes fortemente desejado para promover os atributos do novo modelo e mostrar suas habilidades "em desportos motorizados. Mas Audi desarrumada os planos quando se introduziu o quattro 4WD em ralis, isso fez a Mercedes rwd sem pé uma chance. Nos jornalistas período de testes chamado o carro a 190 sport Mercedes, mas esse nome não era valioso o suficiente de acordo com a Mercedes. Por isso, eles lhe deram o nome 2.3-16. Os números 2,3 para mostrar a capacidade do motor e 16 para as 16 válvulas por cilindro.
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12 de maio. 1984 Nürburgring corrida
Nürburgring, 12 de maio de 1984 foi um momento monumental para a 16V. A nova pista Nurburgring, na Alemanha estava hospedando a sua primeira corrida de F1 e 190 E 2.3 16V ganhou a corrida de apoio que foi ótimo para as relações públicas. Bem, na verdade, todos os carros eram idênticos 16V é impulsionada por vários ex-campeões mundiais, portanto, um 16V estava destinado a vencer, mas quem está contando. Moss, Lauda, ​​Prost e Hill foram todos derrotados por um motorista iniciante jovem chamado Ayrton Senna como alguns de nós fãs de F1 saber passou a ser campeão do mundo 3 vezes. Quando o novo circuito do Grande Prémio de Nürburgring foi inaugurado em maio de 1984, a corrida inaugural foi um caso de celebridades organizado pela Mercedes, que havia lançado o seu 190 E 2.3-16 poucos meses antes. Foi concebido como uma brincadeira light-hearted para gerar publicidade para o novo carro e uma pista, mas nem toda a gente viu dessa maneira. Mercedes desde 20 idênticas perto de 190 estrada-spec para uma corrida de 12 voltas, e reuniu um forte campo de pilotos de Fórmula Um do passado, presente e futuro para fornecer as emoções. Nove deles - Sir Jack Brabham (1959, 1960 e 1966), Phil Hill (1961), John Surtees (1964), Denny Hulme (1967), Niki Lauda (1975 e 1977), Alan Jones (1980) e Keke Rosberg ( 1982) - eram ex-campeões do mundo, enquanto a outra - Stirling Moss - sem dúvida poderia reivindicar ser o maior de todos eles. Do restante - Carlos Reutemann, John Watson, Klaus Ludwig, Manfred Schute, Jacques Laffite, Udo Schutz, Hans Hermann, Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna - todos tinham registros de exemplares em corridas International. Para o inferno-criadores como Hunt e Rosberg, a corrida foi uma oportunidade para se divertir, enquanto Moss, Surtees e Hermann mal tinha corrido durante décadas. Mas para o jovem Senna, praticamente um desconhecido que tinha feito a sua estreia F1 apenas dois meses antes, esta foi uma oportunidade de provar a si mesmo, batendo estrelas estabelecidas de F1. E ganhar o fez, rechaçando as atenções de Niki Lauda, ​​Carlos Reutemann e Keke Rosberg. Em The Hard Edge of Genius por Christopher Hilton, John Watson lembra: 'Ayrton pegou muito, muito a sério. Sua atitude foi que ele tinha que ganhar. Aquele dia foi frio e úmido, e ele fez um bom trabalho sangrento. " A corrida foi também o primeiro encontro de Senna - e primeiro confronto - com seu arqui-rival Alain Prost, que lembrou em uma entrevista com Nigel Roebuck em 1998: "Eu estava vindo de Genebra para Frankfurt em um vôo programado, e Ayrton foi devido a aterrar metade uma hora antes, então Gerd Kremer da Mercedes me perguntou se eu iria levá-lo para a pista. No caminho nós conversamos, e ele foi muito agradável. Então chegamos à pista, e praticado os carros. Eu estava na pole com Ayrton segundo - Depois disso ele não falou mais comigo! Parecia engraçado na época. Então, na corrida, assumiu a liderança - e ele me empurrou para fora da pista depois de meia volta. Assim que foi um bom começo ... " Após a corrida, o Senna disse exultante de sua vitória: "Agora eu sei que posso fazê-lo". Em comparação com os carros producion a transmissão foi ajustado a 4,08:1 3,08:1 em vez de padrão de modo a que eles chegaram à velocidade máxima de 190 kmh. Em comparação, a transmissão do carro ardo tinha 2,65:1 para atingir a velocidade máxima de 260 kmh. Além disso, os carros eram 15 milímetros mais baixa, tinha strutbars mais espessas, uma armação de segurança, pneus de corrida, maiores, pinças de freio dianteiras e escapamentos média foram removidos também. Mas os carros mantiveram o ajuste do assento elétrico.
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Setembro 1983 o início da produção
Embora o carro foi apresentado em setembro de 1983, que durou um ano antes que o carro entrou oficialmente em produção em setembro de 1984. Isto porque levou esse tempo para pegar o carro no padrão de qualidade Mercedes. Para homologação Mercedes precisava vender 5.000 em um ano, eles venderam mais de 8000 em 1985. As únicas duas cores que estavam disponíveis eram Azul-preto e prata Smoke.
Um fato interessante para 190 E 16v entusiastas de saber é que os produzidos em 1984 Mercedes 2,3-16 modelos são um pouco diferentes, então o 's 2.3 16v produzidos após 1984. Você pode ver algumas dessas diferenças para trás no início imprensa fotos. Algumas das diferenças são wiperarm o pára-brisas do lado direito, em vez do lado esquerdo. O braço do limpador inclui duas pequenas brisas em vez de um grande. A parte inferior do pára-choque traseiro tem sulcos que as versões posteriores não têm. O capot é um pouco mais e teve uma borda superior. Algumas peças mecânicas / motor era diferente. Os carros recorde Nardo e os carros de corrida de Nürburgring foram também essas "primeiras versões".
As primeiras fotos da imprensa mostrar também as coisas que foram alteradas antes do início da produção. As jantes são o mesmo projeto, mas os buracos são menores, em seguida, a versão de produção. As primeiras fotos mostram os lugares sem couro. O gearknob não tem números sobre ele. Os três calibres centro são diferentes. O painel de instrumentos tem relógios diferentes. Não há madeira zebrano no console central.
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O coração do 2.3-16 era seu motor. Portanto Mercedes colaborou com motor prédio mestres Cosworth Technology Ltd. Eles ajudaram a desenvolver o cabeçote de 16 válvulas com levantadores de válvulas mecânicas. Eles vieram com 185 cv de apenas 2,3 litros de deslocamento. Ele tinha uma cabeça de cilindro de liga leve, com comando no cabeçote duplo e quatro válvulas por cilindro (total 16 válvulas), dando a versão de desempenho o seu nome. O motor tinha um sistema de injeção de gasolina mecânica / eletronicamente controlada. O 190 E 2.3-16, consequentemente, produziu 72 cv e 55 Nm de torque mais do que o motor único overhead cam básico com apenas 2 válvulas por cilindro. O motor 2.3L (designado o M102) produziu 185 bhp (137 kW) a 6.000 rpm e 235 Nm a 4.500 rpm. O limitador foi fixado em 7.000 rpm. Aceleração 0-100 km / h é de 7,5 segundos ea velocidade máxima foi de 230 km / h. Este motor foi chamado de motor de ECE e usou 98 RON. Em 1986, tornou-se um catalisador de uma opção, no caso, o motor tinha 170 cv. Porque o combustível sem chumbo não estava disponível em todos os lugares havia também um motor RUF chamado com 177 cv. Este motor foi preparado para uma fácil montagem de um conversor catalítico, assim como combustível sem chumbo foi suficiente disponível. Estes dois motores executado em RON 95. Os carros destinados para os EUA tinham uma taxa de compressão ligeiramente reduzida (9.7:1 em vez de 10.5:1), e tinha 167 cv a 5.800 rpm e 220 ​​Nm a 4.750 rpm. O motor também foi equipado com um radiador de óleo para garantir a refrigeração do óleo eficiente.
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O motor foi combinado com uma caixa manual de cinco velocidades caixa de velocidades Getrag de 5 velocidades atento para o desempenho desportivo. Tis era uma caixa chamada "dog-leg", com a primeira marcha para a esquerda e para baixo de neutro. Isso significava que os restantes 2, 3, 4 e 5 engrenagem estavam em um padrão H simples que permite a seleção rápida e fácil. Em contraste com a maioria dos carros da Mercedes quinta engrenagem não foi usado como um overdrive, mas realmente destinado a atingir a velocidade máxima. A relação de transmissão eram de 4,08 / 2,52 / 1,77 / 1,26 / 1,00:1 R 4,40. À primeira transmissão automática não estava disponível para o 2,3-16, mas, em 1985, a Mercedes ofereceu um transmissão automática de 4 velocidades como opção. Um detalhe interessante foi que a caixa de velocidades Getrag é o mesmo do que o utilizado no BMW M3 E30.
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Para uma melhor tração e maior estabilidade da Mercedes 2.3-16 padrão foi equipado com um diferencial de deslizamento limitado de 32%. Contribuir para o fantástico condução dinâmica foi a suspensão traseira multilink. Foi lançado pela primeira vez na série 190 e foi fundamental na prestação de manipulação alegre e competitivo. Além disso suspensão auto-nivelante no eixo traseiro era uma característica padrão. Isso permite que a altura do passeio de trás para permanecer constante, mesmo quando o carro está totalmente carregada. Suspensão autonivelante sobre o ajuste automático de altura da frente e tornou-se uma opção em 1985. Neste caso, o carro pode ser ajustada 30 milímetros e -15 mm de padrão. Outro fator de grande movimentação foi a distribuição de peso de 53/47% entre dianteiros / traseiros. Rodas de liga leve especialmente concebidas de 15 polegadas eram padrão e padrão foram montadas com pneus Pirelli P6. Direcção foi feito mais direto com o giro de 15,27 em vez de 16,66.
A carroçaria foi aerodinamicamente modificado para coincidir com o do carro de alta performance. Avental dianteiro e traseiro estendido ainda mais para baixo e um pequeno spoiler na tampa do porta-malas gerado downforce adicional. Devido a estas adições, a 16v era 10 milímetros e 28 milímetros mais ampla em seguida, o padrão de 190. Estas partes do corpo pesa 24 kg extras em relação ao modelo padrão 190. O 2.3-16 era inferior a 16 milímetros e 12 milímetros da frente mais baixa na parte de trás. O padrão 190 tem um Cw de 0,33, mas as rodas / pneus mais largos aumentam a CW. Mas, com peças especiais destinadas aerodinamicamente corpo a CW baixou com 3% até às 0,32. As rodas de liga leve também tinha um projeto especial para melhor aerodinâmica e melhor refrigeração para os freios.
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O tanque de combustível tem uma capacidade de 70 litros, em vez de a 55 litros da norma Mercedes 190. O carro também foi equipado com uma roda sobressalente completa. O interior do 16v tem padrão atualizado com um, couro steeringwheel menor com 40 cm de diâmetro, conta-rotações, ajuste de altura dos faróis e na consola central 3 medidores de tensão, temperatura, pressão de óleo de óleo e um cronômetro. Na parte de trás havia dois assentos individuais e formados na parte da frente especiais em bancos desportivos reguláveis ​​altíssima. Padrão da 2,3-16 foi equipado com tecido / couro bancos de couro completo era opcional.
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Setembro 1988 Introdução 190 E 2.5-16 (1988-1993)

Paris, setembro de 1988, o cara levantou-190 classe dos compactos foi mostrado no Paris Motor Show. Seis meses após o carro 1.000.000th da série W201 foi produzido em Bremen. O modelo facelift não mostraram diferenças muito para o corpo e interior, a maioria das melhorias estavam sob a pele. Algumas coisas que foram melhoradas para o interior eram melhores do joelho e quarto cabeça nos bancos traseiros e melhor. Juntamente com a face voltada para levantar o novo 190 E 2.5-16 foi apresentada, substituindo a versão 2.3-16 depois de quatro anos. O motor de 2,5 litros, desenvolvido a partir do seu antecessor, aumentando o AVC 87,20 em vez de 80,25. Com a introdução deste motor houve nenhum motor ECE é mais. O novo motor tinha 195 cv na versão de catalisador, um aumento de 25 cv em comparação com a versão 2.3-16 catalisador. O conjugado aumentou com 15 Nm a 235 Nm. Houve também uma versão não-catalisador RUF com 204 cv - um aumento de 27 cv - mas muito poucos destes foram vendidos. Os desenvolvedores gostariam de aumentar o furo também, mas o motor não dispunha de reservas para fazer isso. O aumento de potência foi obtido principalmente por fornecer a potência a rotações mais altas. Portanto, o poder é aprox disponível. 1000 rpm mais tarde em comparação com o motor 2,3-16. Contudo, o 2,5-16 é mais poderoso do que o 2,3-16 eles não acelerar muito mais rápido. Em contraste com a 2.3-16, os cabeçotes foram agora produzido pela Mercedes e não pela Cosworth mais. Com a introdução do modelo limitada Evolution 1, em 1989, houve também um Power Pack AMG disponível para o 190E 2.5-16. O conteúdo deste Power Pack AMG são thesame como descrito na seção 1 Evolution. Não Evolução 2,5-16 modelos com Power Pack são muito, muito raras. Com a introdução das facelifted 190 Mercedes introduziu também o deslizamento limitado (LSD) com um controlado eletronicamente, diferencial hidráulico de bloqueio que é ativado automaticamente quando necessário (ASD). O controle eletrônico permite que os valores variaram de bloqueio do diferencial do padrão de 15% até 100%. Não é um sistema de controle de tração e no entanto só pode maximizar a tração ao invés de evitar a patinagem das rodas como um complemento para as duas únicas cores que estavam disponíveis para o 2,3-16 -. Prata azul-preto e Smoke - havia duas cores extras disponíveis para o 2,5-16. Estes foram Almadin vermelho e prata Astral de que a cor Astralsilber foi substituído pelo prata brilhante em 1990.
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Março 1989 Introdução 190E 2.5-16 Evolução I
Genebra, Março de 1989. A versão mais rápida do em 1988 apresentou 190 séries foi o 190 E 2.5-16, mas não por muito tempo. Como resultado da evolução do grupo de corrida Um carro para a temporada de 1989, o 190 E 2.5-16 Evolution foi apresentado no Geneva Motor Show, em março de 1989. A recém-desenvolvida, alta reving motor de 2,5 litros tinha 195 cv na sua forma padrão (com catalisador), mas estava preparado para mais ajuste. O motor em si diferia muito do motor do padrão 2,5-16 com capacidade diferente, diâmetro e curso. O limitador também foi definida superior a 7250 rpm em relação à 7000 rpm do anterior de 16V. Para se ter uma melhor aceleração a relação do eixo traseiro agora era 3,46:1 3,27:1 em vez de dos modelos 16v padrão. Houve também um 225 cv AMG Power Pack disponível para o modelo de evolução que custou 19.000 DM naquela época. Nesse caso, max. potência aumentada para 225 cv a 7.200 rpm, max. rotações de 7.700 rpm, 240 Nm a 5.500 rpm. Desempenho melhorado com 0-100 km / h em 7,1 segundos. e uma velocidade máxima de 236 kmh.
Com vista a aplicações de corrida planeados os travões já tinham um diâmetro de 300 milímetros a 278 milímetros da frente e na parte de trás (a partir do 500SL) tinham sido modificadas, rodas de 16 polegadas com Conti Desporto contacto pneus 225/50/16 foram já utilizados e um escape desportivo foi montado. Alterações corporais incluiu um grande spoiler traseiro. O carro 19 milímetros também foi inferior ao padrão 2.5-16 e tinha uma faixa mais larga na parte da frente 14 milímetros e uma faixa mais ampla de 24 mm na parte de trás. A Evolução I tem molas 23% mais duras e choques que o padrão 2,5-16. A suspensão é ajustável em altura com uma chave dentro do carro. Isto leva a uma Cw de 32. Dentro de três meses exatamente 502 desses carros foram construídos, todos em metal azul-preto.
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Março 1990 Introdução 190E 2.5-16 Evolution II
Genebra, Março de 1990. Um ano mais tarde, em seguida, a Evolução I, também no Geneva Motor Show, um maior desenvolvimento da Evolução foi-me mostrado, o 190 E 2.5-16 Evolution II. A Evolução I modelo chegou ao máx. sobre o ajuste, menor peso e stifness. As únicas possibilidades de melhorar o carro foram os pneus, freios e aerodynamincs. Mercedes sabia que a aparência do modelo de evolução foi muito incomum para a Mercedes, mas foi pura funcional e desenvolvido no túnel de vento. Como uma reação na apresentação para a introdução do Evolution 2, a pesquisa BMW e desenvolvimento chefe, Wolfgang Reitzle respondeu: "As leis da aerodinâmica deve ser diferente entre Munique e Stuttgart". "Se essa asa traseira funciona, teremos que reconstruir o túnel BMW". E eles fizeram! Mais uma vez, 502 carros foram construídos. Esse motor tinha 235 cv e, correspondentemente, um melhor desempenho. O motor era um desenvolvimento do I motor EVO. A compressão foi alterado, mais curto virabrequim acidente vascular cerebral, cilindros maiores, outra admissão e sistema de escape e um pico rpm levantada. Poderia agora rev até 7800 rpm contra 7250 rpm do EVO I. Suspensão e freios foram ligeiramente alterados, rodas de 17 polegadas foram agora usados, a suspensão foi de 45 milímetros menor do que o padrão de 16V. A suspensão tem três configurações que podem ser escolhidos com um interruptor no interior do veículo para baixo de 15 a 45 mm. Os freios Brembo tem 4 discos de pinça de pistão com o mesmo diâmetro que os freios do modelo I EVO. A única diferença é que os freios EVOII são feitos de uma liga leve. O corpo foi modificado novamente para reduzir a resistência do vento e aumentar o down-força no eixo dianteiro e traseiro. O EVO II só estava disponível na unidade da esquerda e de uma pintura metálica azul-preto como seu antecessor. Fora do número 502 produzidos, dois deles foram pintadas em prata. Os rumores são de que ambos os carros eram uma espécie de carros de teste usados ​​para desenvolver a versão de estrada do EVO II. Mercedes-Benz mantido um, assim como AMG. Todos eles foram vendidos antes mesmo do EVO II foi revelado no Salão Automóvel de Genebra. A fim de sublinhar a exclusividade de cada carro, uma pequena placa contendo a palavra "evolução" foi colocado em ambos os lados da asa dianteira. Dentro do carro, sobre a alavanca de mudanças é o número de identificação do veículo. Números foi efectuada da seguinte forma: 001/500 até 500/500. A maioria dos modelos Evo2 foram equipados com o pacote opcional de conforto que incluiu um interior de couro completo, ar condicionado, teto solar, etc
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Exotics
Os modelos 190E 16v Mercedes foram oficialmente vendidos em muitos países ao redor do mundo. Devido às diferentes preferências e legislação entre os países também houve diferenças entre os modelos 16v ao redor do globo. Eu tento colocar o máximo de diferenças quanto sei neste panorama. Se você sabe mais por favor, compartilhe esta informação comigo.
US-versão
O 190 E 2.3-16 também foi vendido em os EUA. No entanto, oficialmente somente em 1986 e 1987. Estes carros tinham algumas diferenças em relação aos modelos 2,3-16 vendidos na Europa. Maior diferença foi o motor, os carros norte-Especificação teve uma taxa de compressão ligeiramente reduzida (9.7:1 em vez de 10.5:1) e teve 167 hp (125 kW) às 5800 rpm e 220 ​​Nm a 4.750 rpm. US-versões também tinha um redline mais baixa (6800 rpm vs 7200 rpm para os carros da UE). Isto deveu-se a uma bomba de combustível diferente cortada relé. Outra diferença foi a mais baixa relação do eixo traseiro que deu maior velocidade máxima. O escapamento em os EUA parece o mesmo que a versão da UE, mas é menos de fluxo livre.
Até agora, o motor. Houve também diferenças interiores e exteriores. Como a maioria dos carros da UE vs EUA os faróis foram diferent. Os faróis tinha uma forma diferente com o vidro do feixe de alta / baixa montado um pouco mais fundo na unidade de farol. As luzes indicadoras dos farolins traseiros estavam vermelhos em vez de laranja do lado. Versões dos EUA eram o padrão montado com um terceiro brakelight. No interior foram bares extras montados nas portas e sob o painel de instrumentos para proteção extra acidente. Os modelos norte-americanos foram ainda equipados com um acabamento em madeira no painel e console central. Os instrumentos estavam fora do curso em milhas. Além disso, havia opções como controle automático de temperatura e controle de cruzeiro disponíveis que não eram uma opção na Europa.
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RHD-Version
O 2,3-16 e 2,5-16 também foram produzidos como um carro de volante à direita. (Modelos a evolução fosse toda a movimentação da mão esquerda). Isto significava que o interior é diferente do curso. Maior diferença no entanto foi o colector de saída do motor. Devido ao facto de que a direcção estava no lado direito da caixa do carro de direcção estava na forma em que o colector de saída do motor era. Portanto, o colector de escape foi reconstruído. Porque o colector reconstruído não têm uma forma ótimas pessoas dizem que estas variedades têm um pouco menos de potência, 4 cv aproximadamente. Além disso, os limpa pára-brisas são montados no lado direito, em vez do lado esquerdo.
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Swiss-versão
Na Suíça, a entrada de ar a partir dos modelos 16v foram feitas um pouco mais silencioso pela montagem de uma tampa de plástico na frente da entrada de ar. Em segundo lugar, houve um pequeno tubo montado no colector de escape para ensaios de emissões. Além disso, o spoiler traseiro do modelo Evolution 2 não era caminho legal, portanto, o Evolution 2 foi oficialmente vendido com um spoiler traseiro Evolution. No entretanto, no entanto, o Evolution 2 spoiler traseiro tornou-se legítimo.
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Francês-version
Durante a produção do E 16v 190 era obrigatório na França para dirigir com faróis de nevoeiro amarelos e farol alto para evitar blindation a próxima tráfego. Esta "opção" foi montado sob o código 610. Além disso, houve um padrão "france-package 'montado sob o código 629.
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Vídeos
Reuni alguns vídeos mostrando os Mercedes 190 modelos de 16v. Se você clicar sobre a imagem do vídeo será aberto em uma nova tela, aproveite.
Mercedes promoção (D) vídeo sobre o desenvolvimento da série W201.
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Mercedes comercial (EUA) 1986 Mercedes 190E 2.3-16 EUA Televison Publicidade.
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1984 Nürburgring apoio comentários raciais
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Motorvision (D) fez um artigo sobre youngtimers. Este item também contou com o Mercedes 190 E 16v modelos.
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Wheeler Dealers (Reino Unido) é um programa de televisão na rede descoberta. em uma missão para salvar veículos entusiasta reparáveis, por reparar ou melhorar de outra forma um exemplo de uma determinada marca e modelo, em seguida, vendê-lo. Este episódio mostra o 190 E 2.3-16.
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Top Gear (UK) filmou um item sobre futuros carros clássicos. De acordo com eles o Mercedes 190 E 2.5-16 é um deles.
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Fifth Gear (UK) fez um 80 especial e colocar um 190 E 2.5-16 contra um Sierra Cosworth na pista
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Holandês weblog (NL) fez um artigo sobre o 190 E Evolution II. A impressão curta de condução com este carro.
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Húngaro TV (H) programa fez um artigo sobre o E 190 Evolution II.
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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por mpaschoal em Seg 16 Set 2013 - 1:24



Cassio, muito bom esse Tópico, parabéns.
 
Ano passado, eu junto com o Confrade rpsolano, vimos uma W201 em Ipanema com esses bancos da foto e achei muito legal, pena o carro não corresponder as exigências, mas fiquei bem apreciador dessa carroceria.
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Esse seu tópico contando toda a estória, além de esclarecedor é apaixonante.
 
Parabéns pela pesquisa.

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Cássio Vitor em Seg 16 Set 2013 - 1:28



...imagina Paschoal, apenas inserindo informações e enriquecendo o Portal.
Grato pelo elogio e agradecimento.

Abs
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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Carto em Seg 16 Set 2013 - 7:29



Cassio, muito bom esse Tópico, parabéns. X2!!!

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Pedroalexrj em Seg 16 Set 2013 - 8:31



Belíssima reportagem meu caro...eu não sabia nem da terça parte desse passado das W201.
ParaBENZ.
Forte abs.

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por thiagocb em Seg 16 Set 2013 - 13:21



Excelente o post Cássio! As 190e são lindas, acho que foi a sua que eu namorei a uns meses atrás nos anúncios até eu me surpreender com a w116 que achei pertinho de casa.
Não descarto a possibilidade de ter um brinquedo desses futuramente!!!
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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Antônio Elias em Ter 24 Fev 2015 - 0:34



Rebuscando no Fórum a história das EVO dentro da linha do tempo das 190E me deparo com esse tópico!

Cássio, conteúdo realmente excelente meu caro, parabéns ainda em tempo pelo post de 2013, muito agradável a leitura!

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Antônio Elias em Qui 26 Fev 2015 - 23:42



E nas revisões de conteúdo, este tópico foi classificado como fixo/importante na Seção W201.
Abraços,

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por RafaNSP em Dom 4 Out 2015 - 18:31



Belo tópico!!!
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parabens

Mensagem por waldemar rubim em Ter 21 Jun 2016 - 14:30



Cassio, excelente pesquisa, imagino o trabalho que deu compilar esses dados todos, sei disso porque sou rato de internet, vivo pesquisando,e atualmente estou procurando uma Mercedes 190 e 2.3-16 ou uma BMW E30, e me deparei com esse portal, era tudo que eu precisava , parabens.
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dados impofrtantes

Mensagem por waldemar rubim em Dom 26 Jun 2016 - 18:52



Boa Noite Cassio, compilei uns dados sobre a fabricação dos 190E e gostaria de te passar para vc incluir nessa materia que postou, como faço para passar esses dados ?
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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Cássio Vitor em Ter 28 Jun 2016 - 7:44



Pode incluir aqui mesmo em seus comentarios
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Re: 190E - A história (texto traduzido)

Mensagem por Antônio Elias em Seg 18 Jul 2016 - 20:31



Waldemar Rubin, como já adiantou o Cássio fique à vontade para complementar este tópico ou melhor ainda abrir um outro contendo a compilação.

Abraços,

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Re: 190E - A história (texto traduzido)

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