Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Dom 20 Out 2013 - 14:37



Confrades,

Um dos vários riscos que corremos ao adquirir um carro antigo é o de ter que lidar com as conseqüências de hábitos e crenças errôneas tanto quanto ao uso, quanto à manutenção. Ao adquirir a minha W126 de um familiar que estava com ela há 15 anos, mandei realizar uma revisão e o radiador foi trocado, junto de uma limpeza no sistema ainda em SP, porém não colocaram aditivo. Segundo ele mesmo, "carro dessa época não precisa de aditivo" (!!!). Não discuti pois naquela hora isso de nada adiantaria, o erro já estava consumado e o carro, vendido. Olhei a água e junto do radiador, estavam límpidos, menos mal. Havia marcado na minha "to do list" uma limpeza mais profunda e uso de aditivo especificado, o qual inclusive já foi adquirido e já tinha "adiantado" uma limpeza fazendo a sangria de 2 litros de água e colocando 2 litros de aditivo. Minha ideia era esvaziar o circuito e ir recolocando água desmineralizada em proporções maiores de aditivo até a proporção de 40 ou 50%.

Porém, há coisa de uma semana vi uma poça de água embaixo do carro, próximo à parede de fogo. Levei a oficina, colocamos o carro no elevador e vejam só a origem do vazamento:

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  H3kz

Horrível, não? :pale: O vazamento se dá até o momento por gotas de água, em frequência baixa. Mas não acontece sempre. Já aconteceu dela ficar uns dois dias parada e o chão seco. No terceiro, poça de água formada. Não mexi na mangueira ainda pois não sei a que ponto está a corrosão e se o cano de ferro desmancharia nisso.

Minha dúvida é: Qual a melhor maneira de se proceder, neste caso? Analisando bem a base deste cano, parece que ele é removível. Será mesmo? Já revirei a internet e não encontrei nada sobre isso, nem um part number nem nada (ainda não possuo o EPC, se algum confrade puder ajudar, ficarei muito grato!)

Me foi informado as duas possibilidades de reparo:

1- Retirar a mangueira, medir o diâmetro do cano com um paquímetro e pedir a um torneiro um cano de cobre de medida levemente superior, de forma a ser encaixado e colado. Com que produto? Como confiar?

2- Simplesmente afrouxar a mangueira e empurrá-la mais pra dentro, mas isso pra mim é adiar uma catástrofe.

Me disseram que a culpa foi do aditivo, que foi limpando e abrindo mais a corrosão, mas água pura só ia piorar esta situação. Me sugeriram o uso de água desmineralizada somente, outros uma combinação de água desmineralizada com óleo solúvel em pouquíssima proporção (de 1 a 3%), água desmineralizada + anticorrosivo de motores a Diesel... Tudo menos aditivo.

Enfim, não sei se estou fazendo uma tempestade num copo d'água mas estou bem chateado com isso, ainda mais na proximidade de eventos na região. Algum confrade já passou por isso? Alguma dica? Toda ajuda é bem vinda, pois tenho medo de acabar fazendo uma emenda pior que o soneto...

Obrigado pela atenção e desculpem o tamanho do tópico! Tento ser o mais específico e detalhista possível.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Paulo Kropsch Dom 20 Out 2013 - 16:15



Ola Rafael:

Na idade que o carro tem, é normal isto acontecer. Já tive este problema em 201 e 126. Quem comprou e trocou a peça foi o Vieira (Daimler). Acredito que algum dos confrades que vendem peças resolva esta compra para você. Pode usar água normal, se quiser, colocando aditivo.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Convidado 12 Dom 20 Out 2013 - 16:37



Rafael, primeiro, calma!

Segundo, fica ligado por que quando o carro está quente a partícula da água fica mais fina e o vazamento pode acontecer da forma de vapor.

Me de a impressão de ser uma peça que é presa por duas porcas, estou enganado?
avatar
Convidado 12
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Dom 20 Out 2013 - 17:00



Obrigado, Paulo! Entrarei em contato com ele!

Paschoal, as porcas que eu vi na foto são da abraçadeira. Parece que esse cano é rosqueado no bloco, pelo menos é o que parece pelo círculo perfeito formado entre ele e o bloco...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Maluhy Dom 20 Out 2013 - 17:03



Na foto não consigo identificar daonde é isso,ajuda ae!:affraid:
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Dom 20 Out 2013 - 18:13



Maluhy, mais abaixo na foto tem aquele sensor de pressão de óleo, que vai em cima do filtro. Essa mangueira é a única de água que fica entre ele e o coletor de admissão...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Convidado 11 Dom 20 Out 2013 - 21:29



Rafael, muito simples de resolver, basta uma visita na quitanda! Você esta em JF, é bem perto... Não é Maluhy?
avatar
Convidado 11
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11011
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Paulo Kropsch Dom 20 Out 2013 - 22:14



Ola Maluhy e Rafael:

Para mim parece ser o cano de agua para aquecer o o sistema de aquecimento interno da cabine do carro. 

Abç   Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Convidado 12 Dom 20 Out 2013 - 22:16



...basta uma visita na quitanda!
Rafael, eu concordo, melhor do que ficar com esse peso na consciência!
avatar
Convidado 12
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Seg 21 Out 2013 - 7:42



Está nos meus planos deixá-la na quitanda pra regular carburador e tal, mas como garantir que isso não vá abrir o bico até chegar lá? Não é longe mas também não é tão perto assim... E por enquanto, por conta de trabalho não daria pra ficar fora da cidade durante a semana. Se não fosse por isso, já tava na mão do tio Maluhy faz tempo...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Paulo Kropsch Seg 21 Out 2013 - 9:36



Ola Rafael:

Confirme se realmente o tubo furado é para levar água do radiador para o sistema de aquecimento da cabine. Se for, solte a mangueira do tubo, encaixe um toquinho de madeira e coloque a braçadeira para ele não pular fora. IMPORTANTE: precisa procurar a mangueira de retorno , que sai do sistema de aquecimento e volta para o motor, e também tampá-la, para não perder água no retorno. Se você não tem habito de mexer em carro, sugiro ir a algum mecânico ai perto que faça isso para você. Se bem feito, o toco de madeira dura alguns anos, e certamente te permitiria vir ao Maluhy logo que for possível.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 668
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Seg 21 Out 2013 - 10:22



Paulo, muito obrigado pela dica! Já estou na oficina de um amigo e mais tarde veremos isso.

Atualizarei o tópico conforme houver progresso no reparo.

Mais uma vez, agradeço a atenção! :)
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Maluhy Seg 21 Out 2013 - 12:50



Arranca esse tubo fora e manda recuperar, qq coisa compra um tubo dágua do motor AP e transplanta o que precisar para esse,qq jeitoso resolve isso...Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Rafael M. Qua 23 Out 2013 - 20:22



Confrades, desculpem o sumiço.

Terminamos o carro ontem. Aproveitei pra dar uma geral em todas as mangueiras e aproveitei pra dar uma geral, checando aperto de toda a suspensão, níveis de fluídos e etc.

Somente a ponta do cano estava danificada. Não deu pra retirar ele inteiro do bloco e pelo resto estar bem íntegro o mecânico removeu a ponta, deu acabamento e montou a mangueira novamente. Dei 5 "flushes" de água no radiador, tirando inclusive o parafuso de drenagem e escoando a água quando quente, até quando parou de sair "barro". Abasteci o sistema (9 litros. Li em vários lugares que são 12...) com água e aditivo especificado pra Mercedes (aquele verde da Petrobras) na proporção de 40%, temporariamente. Estou pra comprar a válvula termostática dela, para em breve realizar a troca e abastecer o sistema não só com o aditivo certo, mas com água desmineralizada também. Aí verei se houve aumento da corrosão e/ou qual a viabilidade de refazer o cano, pois o local é de difícil acesso e demandaria a retirada do carburador e coletor de admissão... Uma trabalheira boa.

Vamos ver se tem mais alguma sujeira ou surpresa pra aparecer. Espero que não!

No mais, agradeço MUITO toda a atenção dos confrades em apontar profissionais e soluções para essa situação. Fiquei muito preocupado, por bobeira, talvez. Mas é que é meu primeiro antigo, aí já viu...

Abraços e obrigado mais uma vez!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Hiro Qui 24 Out 2013 - 19:22



Muito legal o update, valeu!!!

_________________
Compre um Lexus e seja feliz! Não sou mais ADM faz tempo, mas meu nick permanece azul.
Hiro
Hiro
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 2642
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : -
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Convidado 12 Qui 24 Out 2013 - 23:39



Rafael,

O mínimo que você ganhou foi a experiência e tenho certeza de que você deve ter se divertido bastante em cuidar da sua estrela, pois vejo que gosta desse tipo de manutenção "Faça você mesmo", claro que melhor ainda foi com a ajuda do mecânico.

O seu retorno é importante porque amanhã pode haver um Confrade com o mesmo problema que o seu e certamente esse tópico irá clarear a ideia dele.

Agora é curtir a estrela sem moderação e sem preocupação.
avatar
Convidado 12
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4695
Data de inscrição : 30/10/2011
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?  Empty Re: Corrosão em cano de água na lateral do bloco motor M110 - E agora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos