Indicador de Temperatura do motor na Classe A (W168)

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Indicador de Temperatura do motor na Classe A (W168)

Mensagem por Andre Buss em Sab 21 Mar 2009 - 11:55

Eu sou mais passar o star a cada revisão. O Star pode inclusive abrir e fechar a válvula.
Eu faço isso quando vou trocar a água do carro.
Se é para ler o carro não seria melhor aquele kitzinho que passa todas as infos da ECU em tempo real?

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697

Mensagem por erocha em Sab 21 Mar 2009 - 12:24

eu vou passar o Star esta semana, mas estou apostando que ele não vai descobrir a causa do meu consumo elevado.

Estou procurando um destes faz tempo...só falta ver se este aí seria compatível com a mb.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

erocha
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 898

http://www.eduardo.med.br

Mensagem por oldboy em Sab 21 Mar 2009 - 13:17

Vamos lá, indicador de temperatura da água tem duas cores conforme o André já informou corretamente (vermelha e amarela) só nos modelos depois de 2001 quando os painéis feitos pela Magneti Marelli passaram a ter a iluminação das luzes espias feitos por LED.
São aqueles paineis que tem poucos soquetes para lâmpadas pela parte de trás. Portanto, os 1999 até 2000 (como o meu) só informam temperatura no vermelho (lampâda simples) quando todo o motor já deve ter ido ao espaço. Praticamente é uma indicação de "sifu, chame o reboque!".

Quanto ao local correto de se colocar mais um termistor da leitura de temperatura de água é na mesma câmara que abriga termistor original (pitoco da VDO de cima e à direita na foto) que já existe para a leitura da ECU e fica na válvula termostática.
O corpo de ABS desta válvula permite a colocação de mais um termistor, de preferência no ponto assinalado na foto. Desta maneira a indicação de temperatura será exatamente daquela da água que corre por dentro do motor e não pelo radiador. Normalmente, no motor do Classe-A, a água circulante no motor está a cravados 90°C (com a termostática em bom estado) e aquela que passa pelo radiador com o carro em movimento é aproximadamente 70°C +- 10°C.
Por curiosidade, no molde original alemão, existia alí um furo rosqueado M12 e seguia para a linha de montagem fechado com um tampão azul. Rolling Eyes
Refizeram o molde em 1998 removendo tal rosca.

A válvula pode ser retirada e recolocada facilmente pois em vez de junta tem um largo "O-ring" que normalmente aceita montagens e desmontagens sem perder a estanqueidade. Aproveitem e troquem o líquido do arrefecimento lembrando que ele é extremamente tóxico, cuidado com animais e crianças nas proximidades - o mono-etileno-glicol é adocicado, já matou crianças e cachorros nos USA pois lá também é usado em sistemas de calefação doméstica.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Uma alternativa chingling é a de se colocar um adaptador de sensor de água na mangueira que volta do radiador mas, como disse acima, será a temperatura na circulação do radiador e não a do motor. Estes adaptadores de alumínio anodizados em diversas cores existem aos baldes no eBay e talvez até no ML. São basicamente para tuning.

Quem quiser aproveitar e testar se o termistor original da ECU está bom é só medi-lo com um ohmiter. Se apresentar 2550 +- 100 ohms @ 25ºC estará bom.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 627
Estado : Rio de Janeiro

Mensagem por DP em Sab 21 Mar 2009 - 14:51

A grande maioria dos carros usam a ECU para contralar a temperatura da água, isso já tem alguns anos. Os Ford com motores zetec rocam já utilizam até válvula termostática é eletrônica, enquanto os outros usam mecânicas.
Quanto a diferença do que marca o painel e o real, isso ocorre com todos os carros, todos tem uma margem de erro, como ocorre com velocímetro dos carros, todos tem uma margem de erro, seja eletrônica ou a cabo.
Queria saber do André como o Star consegue abrir e fecha a termotática do Classe A se a mesma é mecânica, essa sua informação não tem lógica, explica isso melhor.

DP
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12

Mensagem por Andre Buss em Sab 21 Mar 2009 - 15:19

DP, quando eu troco a água o pessoal abre a válvula pelo star.
Eu já ví isso 3x, quando eu trocar novamente eu vejo como eles fazem, se a válvula der problema eu sei que a ventoinha arma no máximo como se o módulo de arrefecimento estivesse com problema.

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por DP em Sab 21 Mar 2009 - 15:25

André, todo carro quando dá problema na termostática o ventilador do radiador fica funcionando no máximo, sendo que não adianta de nada pois a água não circular e o carro esquenta.

DP
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por oldboy em Sab 21 Mar 2009 - 16:59

A válvula termostática de todos Classe-A fabricados no Brasil é totalmente mecânica e usa o mesmo processo da expansão da cera por aquecimento contra uma mola, para abrir e fechar.
Não há modo de operá-la remotamente pelo Star.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por erocha em Sab 21 Mar 2009 - 17:02

oldboy, qual o método de saber se ela está funcionando?

erocha
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 898

http://www.eduardo.med.br

Mensagem por Elizeu PAI em Sab 21 Mar 2009 - 17:12

erocha, ligue o motor, com o capô aberto, e verifique a mangueira que entra na parte de cima do radiador( ela liga a bomba dagua ao radiador ). Ela deve permanecer fria por um tempo ( válvula fechada ) e depois de uns minutos aquecer rápidamente ( a válvula abriu ). Se tivesse marcador de temperatura seria só acompanhar o movimento do ponteiro.

Elizeu PAI
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 448

Mensagem por oldboy em Sab 21 Mar 2009 - 17:21

qual o método de saber se ela está funcionando?

Eduardo, o método da mão na mangueira funciona mas o certo é remove-la, colocá-la num recipiente com água fervendo (99ºC) e verificar visualmente se ela abre totalmente.
Com o uso e a idade da peça, a cera expansora se perde nas inúmeras operações e ela passa a abrir parcialmente o que também não é bom. E abrindo parcialmente ela enganaria o mecânico usando o método de por a mão na mangueira do radiador para ver se aqueceu.
Isto consta na maioria dos livros de reparo automobilísticos.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por Elizeu PAI em Sab 21 Mar 2009 - 17:56

erocha, o oldboy tem toda razão, o certo é como ele diz. O método de colocar a mão na mangueira é rudimentar, mas se voce for retirar a válvula muito cuidado com o anel de vedação, se houver.

Elizeu PAI
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 448

Mensagem por Andre Buss em Sab 21 Mar 2009 - 18:01

Eu acredito que até 00 seja mecânico, nos 01 para frente quando mudou o sistema de radiador eles devem ter mudado o sensor.

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por oldboy em Sab 21 Mar 2009 - 19:02

André o que você esta mostrando é só o sensor de temperatura que fica no corpo de ABS da válvula.

Não pense que é ruim ter o termostato desta maneira e nem desqualifica a engenharia da MB. A precisão do sistema é suficientemente alta para que não se ocupe a ECU para tratar de um parâmetro que é sempre fixo.

Na próxima visita a um concessionário vá ao balcão e peça para que te mostrem uma fora da caixa. O código dela é A166 203 02 75.

Abaixo outra foto com o detalhe da mola da válvula, do casulo de cera dentro da mola e nenhuma ligação elétrica a nada exceto o sensor NTC (thermistor) da temperatura circulante para a ECU enriquecer a mistura caso o motor esteja frio.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por Andre Buss em Sab 21 Mar 2009 - 19:43

É essa peça aqui?

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por DP em Sab 21 Mar 2009 - 21:06

Então é isso mesmo como falei e também o oldboy, não tem como usar o Star para abrir e fechar a válvula, pois ela é totalmente mecânica.
Com relação oa sistema de radiador o que mudou foi o reservátorio de expansão da água que nos modelos 99 eram acoplados no próprio radiador e nos modelos 2000 em diante passou a ter o reservátorio fora do radiador.

DP
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Convidad em Sab 21 Mar 2009 - 21:31

Alguem tem noção de quanto custa essa válvula termostática?
Segunda feira vou ligar para a concessionária, ver o custo dessa válvula e vou mandar trocar logo. A minha já tem 8 anos.

Oldboy, para instalar o thermistor (nunca ouvi falar esse termo!) estou entendendo que deve ser feito um furo rosqueado M12 ali no local que vc indica, eu pergunto: não há como aproveitar o thermistor lá instalado da VDO que manda o dado para a ECU?

Preciso encontrar um cabra aqui em Sampa que entenda disso. O povo que mexe com painél é tudo "tunador".

Abraços,

Eduardo

Convidad
Convidado

Mensagem por Eugenio Chiti em Sab 21 Mar 2009 - 21:39

Oldboy, outra pergunta: o que é aquele orifício que se vê na porção direita superior do corpo da válvula?

Eugenio Chiti
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 117

Mensagem por Andre Buss em Dom 22 Mar 2009 - 6:31

Vou ver pq o pessoal engata o star quando e troco a água do radiador.

Eduardo, pq vc não compra quele leitor de ECU? Vai ler todos os sensores até a sonda lambda.

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por oldboy em Dom 22 Mar 2009 - 8:42

@ André: Sim, o que você aponta é o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento só para a ECU. O fato dele estar no corpo da válvula não quer dizer que seja parte operativa da mesma. É só o ponto ideal de fazer a medição pois é exatamente esta temperatura que faz operar a válvula mecanicamente.

@ Eduardo: a rosca que vinha é M12 porque o sensor que pensaram em colocar e depois desistiram por medida econômica tinha esta rosca. Primeiro compre o instrumento mais o seu sensor (cada um é cada um) e depois de medir qual rosca o sensor comprado usa, faça-a igual.
Termistor (ou thermistor, em inglês) é o nome eletrônico de um resistor que reduz o seu valor com a temperatura, mais detalhes veja a Wikipedia [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] . E usem o Google, ele é vosso amigo...
É o componente universal usado por todos os fabricantes de carros e instrumentos elétricos adicionais de temperatura de óleo e/ou água. O termistor fica dentro de um tubo fechado metálico (usualmente latão) mas em contato com o mesmo assim ao circular líquido de arrefecimento em volta ao tubo, o aquece, por sua vez ele aquece o termistor e a variação resistiva dele faz o ponteiro do medidor atuar e apontando para a temperatura da água.
E a MB o usa no Classe-A para informar a temperatura da água (veja na foto abaixo ele retirado do seu local).

@ Eugenio: é uma saída quente para a calefação interna do carro, verifique que tem lá uma mangueira em direção à parede corta-fogo.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por oldboy em Dom 22 Mar 2009 - 9:00

Esqueci de responder uma pergunta do Eduardo sobre usar o mesmo sensor para ambas medições (ECU e mais um medidor).
Até que poderia se o microprocessador Motorola do painel de instrumentos tivesse uma rotina em firmware para isso, mas não tem.
Então, para não prejudicar a leitura da ECU é conveniente fazer o furo e adicionar o novo sensor exclusivamente para o medidor extra de temperatura.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por Convidad em Dom 22 Mar 2009 - 10:13

Oldboy, muito obrigado.

Quando lí "thermistor" a primeira coisa que fiz foi ir ao "São" google para ver e conhecer a figura, a referencia que fiz foi de fato nunca ter lido ou visto o termo! Very Happy

O que vou fazer é o seguinte: comprarei nova válvula termostática e um marcador de temperatura e respectivo sensor, e aí é só se divertir. Vou instalar também o marcador de pressão do óleo. Acho que esses instrumentos com 52 mm de diametro cabem alí no porta trecos abaixo do rádio/cd, mas ai vai ser problema para o cara da instalação, mas vai ser ali que vou por.

Abraços e novamente, agradecido.

Eduardo

Convidad
Convidado

Mensagem por oldboy em Dom 22 Mar 2009 - 13:37

Eduardo, tem um painelzinho no eBay com o tamanho de um DIN que cabe direitinho no vão embaixo do rádio do carro e além do medidor de pressão do óleo e da temperatura da água vem também com um voltímetro.
Se interessar só o painel sem os instrumentos (com três furos de 2") eu tenho um sobrando e poderia cedê-lo pelo preço de custo mais frete e taxas que paguei para trazê-lo. Só mandar uma MP.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por Convidad em Dom 22 Mar 2009 - 13:59

Anotado aqui Oldboy, deixa somente eu me organizar em termos de tempo para que eu veja como isso vai evoluir.

Grato,

Eduardo

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Seg 17 Ago 2009 - 11:29

Oldboy por favor me de um help aqui, para trocar essa válvula termostática foi baixado o motor ou não precisa?

Sábado último desmontei até retirar a caixa do filtro de ar e ainda assim achei o acesso bem complicado para quem, em casa, não tem todas as ferramentas do mundo. Fiquei com receio e devo mandar para um mecânico fazer a troca. Só que antes de falar com o mecânico preciso saber se baixa o motor ou não...

Grato,

Eduardo

Convidad
Convidado

Mensagem por oldboy em Seg 17 Ago 2009 - 14:13

Caro Eduardo,

A válvula termostática do Classe-A sai fácil por trás da caixa do filtro.
Não precisa baixar o motor e se o mecânico exigir isto, procure outro.

São só três parafusos TorX, dois por trás escondidos e só um visível.
Com uma chave catraca e tateando você os acha fácil.
Cuidado com o sensor de temperatura de água para a ECU - desligue o plug antes de remover a válvula.

Logicamente baixe inicialmente o líquido refrigerante do radiador primeiro retirando a mangueira de baixo.
Tem alguns que o captam com um recipiente por baixo para re-utilizá-lo mas sugiro trocá-lo também com o percentual adequado de monoetileno-glicol.

oldboy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:55

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: