Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por R Regis Sáb 30 Nov 2013 - 23:28



Prezados Confrades,
Por não achar tópico semelhante ou equivalente, sugiro colocarmos aqui dicas para quem precisa guardar sua MB por longos períodos (férias, viagens prolongadas, etc).


Estou na iminência de ser transferido para uma região de muita umidade e pouca estrada (meio do mato!) onde devo permanecer por pelo menos um ano.
Devido a falta de oficina especializada, de estradas em condições mínimas de trafegabilidade e ainda, pela completa inviabilidade de levá-la comigo, pretendo guardar minha CLK320 em um lugar fechado, coberto e lacrado durante todo esse período (aproximadamente um ano e seis meses).
Não tenho a menor ideia se é uma decisão inteligente ou recomendável...
Assim, peço a valiosa colaboração de todos com dicas de como preservar a querida estrela.

Já pensei em colocá-la em cavaletes, coberta...
Retirar todo o combustível do tanque...
Obviamente, retirar a bateria...
passar alguma cera para proteger a pintura...
Cobrir os bancos com capas...
Enfim, estou completamente desorientado!

Algum dos senhores já guardou um carro por período tão longo?

Desde já agradeço imensamente a ajuda e apoio!!!
Atenciosamente,
RRegis
R Regis
R Regis
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 27/08/2013
Interesses : MB Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Roraima
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Lelis Dom 1 Dez 2013 - 0:48



Regis,  A  melhor  solução e  deixa-la  comigo. Cuido direitinho, e ainda pago o IPVA-Nossa  só agora vi que  vc  esta  em Goiânia.
Lelis
Lelis
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 43
Data de inscrição : 28/03/2012
Interesses : Pesquisa /troca de informação
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por GR Dom 1 Dez 2013 - 6:00



Aprenda como evitar surpresas e problemas ao ligar um carro parado a muito tempo
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Cover

Deixar um carro parado por muito tempo pode acarretar mais problemas do que se imagina. E acredite, há muita dúvida sobre o procedimento correto. Devo deixar o freio de mão puxado? A bateria deve ser desligada? E o combustível? Conversamos com Fernando Satkunas, engenheiro da SAE Brasil, sobre a forma correta para deixar um automóvel guardado por muito tempo na garagem.
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Tanque_1
 
Esvazie o tanque
A gasolina parada por muito tempo tende a formar um tipo de gosma que obstrui os filtros e entope os injetores e, no caso dos mais antigos, carburadores. O ideal é deixar vazio, mas se for deixar com combustível, coloque gasolina aditivada, pois ela tem maior durabilidade.
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Oleo
 
Troque o óleo
O óleo lubrificante e o filtro de óleo do motor devem ser substituídos antes de deixar o carro parado. Assim, será evitado que resíduos do óleo antigo decantem ou impregnem o interior do motor. Tenha certeza de que a tampa do reservatório do óleo de freio está bem fechada, para não entrar umidade.
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Pneu_1
 
Encha os pneus
Se for se ausentar por até 90 dias, aumente a pressão dos pneus até 50 libras. Acima de 90 dias, é melhor que coloque o carro sobre cavaletes, senão o pneu pode deformar e ficar achatado devido ao peso do veículo.
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Bateria
 
Desconecte a bateria
Bateria de carro é como balão (bexiga) de festa. Sempre tende a murchar. O ideal é ligar o motor uma vez por semana. Se não for possível, desligue a bateria mantendo os faróis ligados, para eliminar correntes parasíticas. Mantenha a janela abaixada e não feche a porta pelo controle remoto.
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Ebrake
 
Solte o freio de mão
A lona do freio de mão pode grudar na panela do freio em algumas situações, então o ideal é deixá-lo desativado.
 
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Embreagem
 
Engatado ou desengatado?
Coloque um peso sobre o pedal da embreagem e deixe a marcha ré engatada, para impedir que o platô e o disco colem. No caso dos automáticos, deixa o câmbio no P.
 
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Disco_freio
 
Lubrifique os freios
Os freios não pedem tanta atenção como se imagina. Aplique um jato de WD40 ou spray equivalente para preservar os discos de freio. A ferrugem dos freios causada pela umidade relativa é, na maioria das vezes, superficial.
 
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Carro_capa
 
Limpo e protegido
Lave o carro antes de colocá-lo na garagem, para tirar a poeira acumulada. Quando tiver feito todos os passos acima, cubra o veículo com um pano de algodão macio. O plástico pode provocar riscos, pois sempre sobra um pouco de pó, enquanto o algodão é menos agressivo. Capas de boa qualidade já vem forradas com algodão. A escolha do local é muito importante, para evitar que animais possam danificar o veículo - ratos, por exemplo, podem roer chicotes elétricos, mangueiras e fios.
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Alexandre M C F Dom 1 Dez 2013 - 6:26



Valeu pelas dicas Gr,que aula completa.
Alexandre M C F
Alexandre M C F
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 805
Data de inscrição : 08/07/2013
Interesses : Noticias
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por GR Dom 1 Dez 2013 - 9:09



De nadinha, hehehe.... Abs
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por R Regis Dom 1 Dez 2013 - 9:39



GR,
Muito esclarecedor seu post. As coisas estão clareando!

TKS.
R Regis
R Regis
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 27/08/2013
Interesses : MB Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Roraima
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por R Regis Dom 1 Dez 2013 - 10:09



Com relação ao couro dos bancos pensei em fazer uma hidratação e em seguida cobrir com capas.
As borrachas das portas, limpador do parabrisas e o sistema do teto solar (tenho medo que trave/emperre) são outras preocupações...
R Regis
R Regis
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 27/08/2013
Interesses : MB Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Roraima
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Pedroalexrj Dom 1 Dez 2013 - 12:25



Meu caro, se eu fosse vc, até deixaria o carro guardado nessas condições acima, mas deixaria as chaves com algum outro confrade ou alguém para que pudesse abri-la de vez em quando, inclusive o porta-malas e afins...Pois já soube de um caso (Freddy - C43) que ele deixou a dele parada por mais de um ano, nessas mesmas condições acima, mas qdo retornou, teve um problemão para abrir a tampa da mala, que selou de uma forma que não abria de jeito nenhum...nem sei como ele conseguiu mas...abriu depois...
De certa forma, tomando essas precauções, a sua estrela "estragará" bem menos do que iria estragar...
Enfim, eu acho que deixá-la numa garagem normal e, deixar as chaves com algum confrade para andar nela uma vez por mês, É BEM MAIS SAUDÁVEL do que selar ela nos termos do post...
Bem, eu faria isso...
Forte abs.

_________________
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por GR Dom 1 Dez 2013 - 14:15



Faça uma boa hidratação no couro e deixe dentro do carro um sachê de desumidificador dentro do carro, vai ficar 10.....cheers
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por R Regis Dom 1 Dez 2013 - 15:08



Pedroalexrj,
Bem lembrado quanto as engrenagens e borrachas do porta mala...
Quanto a deixar as chaves com confrades merece um alerta que pode servir para todos...
Não obstante a confiança e amizade existente entre duas pessoas amigas (confrades). A responsabilidade civil por danos causados em um eventual acidente com sua estrela será sempre sua... (Deus nos livre!!!). Explico: por mais que vc demonstre que não teve culpa, qualquer juiz de direito irá se servir de seu patrimônio para indenizar uma família de um acidentado (morto ou incapacitado).
Entende o problema de deixar a chave com amigos? 
Mas de fato ter quem ligue e rode com ela uma vez por semana, realmente é o ideal. Aliás, a minha sai religiosamente de quatro em quatro dias e roda 30km pelas ruas de Goiânia (que por sinal tem um trânsito digno de Sampa em dia de chuva).

GR,
Esse sache desumidificador é aquele usado em armários e closets??? Ou tem algum de uso automotivo???

Pedro e CR,
Mais uma vez muito obrigado!!!
R Regis
R Regis
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 27/08/2013
Interesses : MB Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Roraima
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por GR Dom 1 Dez 2013 - 17:51



Este mesmo, aquele que é branco/azul e fica rosa com o tempo... Não conheço esta marca, só estou mostrando um modelo, ok?

http://www.utilplast.com.br/desumidificador-de-ar-pingi-sache-250-g-0030074-8/p
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Pedroalexrj Dom 1 Dez 2013 - 19:33



Então meu caro,
Acho que ter alguém para dar uma volta, civilizada com a CLK...nada ou mto pouco custa pra alguém...
A chance/risco de acontecer um sinistro é bem pequena...de modo que ainda acho que deixar as chaves com alguém, como o confrade acima, é melhor opção...digo, creio que 'estragaria' bem menos...digo, ligando, rodando um pouco, botando SOMENTE PODIUM, abrindo as portas e porta-mala, capô, dando uma lavada até quem sabe...enfim, coisas de confrade amigo mesmo...e que temos aos montes por aqui...
forte abs.

_________________
Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por GR Dom 1 Dez 2013 - 19:59



Ou então vende o carro.... Depois compra outro....
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por SLAMON Dom 1 Dez 2013 - 20:11



Boas dicas!!!
SLAMON
SLAMON
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 127
Data de inscrição : 07/10/2013
Interesses : carros mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Convidado 9 Dom 1 Dez 2013 - 23:58



Dr GR, como sempre excelentes as suas dicas meu caro!!!:D 

Régis, minha opinião se permite, sem ninguém para olhar o carro mesmo com todas essas precauções muito bem colocadas pelo GR, eu concordo com o amigo Pedroalex e acho 1 ano e meio muito tempo para deixar uma Mercedes ano 98 imobilizada em cima de cavaletes.
Para deixar engarajada (e não abandonada) num galpão ou qualquer outro local fechado e mesmo se seguir à riscas as ótimas dicas do GR, pelo que sei do clima de Goiás mesmo no verão é úmido, então no final desse longo período de "hibernação" creio que será tranquilo o retorno à vida das partes mecânicas, freios, o motor trocando o óleo de novo e etc, mas o problema creio que serão os imprevistos com as pragas urbanas, ratos, baratas, formigas, cupins e etc, probabilidade de ocorrer ressecamento de mangueiras na linha combustível vazia, acho muito difícil evitar môfo numa "hibernação" dessas e ainda há a questão da peças da eletrônica embarcada paradas, as partes internas de enrolamento elétricos de relés e placas eletrônicas paradas por exemplo vão tender a iniciar processo de degradação, detalhes que poderão te trazer dor de cabeça, um amigo meu daqui de BQ deixou uma E420 97 parada por quase 3 meses desligando as conexões da bateria, desprogramou chave, travou bomba de gasolina, problema com bicos injetores e mais alguns pepinos.
Sinceramente, no seu lugar se não tivesse alguém de confiança para olhar o carro, analisaria a possibilidade de vendê-la e comprar outra depois que voltar, só não faria isso se se tratar uma CLK ímpar que não acharia outra no mesmo estado.


De todo modo, sucessos com o carro e nas suas atividades profissionais!
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por R Regis Seg 2 Dez 2013 - 10:28



Antônio Elias,
Além dos problemas citados por GR e Pedroalexrj, realmente não tinha pensado nas pragas urbanas e nos problemas elétricos... 
Mais uma vez obrigado, essas informações são muito valiosas.
Boa semana para todos.
R Regis
R Regis
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 92
Data de inscrição : 27/08/2013
Interesses : MB Antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Roraima
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade. Empty Re: Dicas de como preservar a estrela em período prolongado de inatividade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos