O que checar antes da compra?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que checar antes da compra?

Mensagem por Ramud Faraj em Sex 6 Dez 2013 - 1:14



Fala pessoal. 

É um prazer fazer parte de um portal tão unido como esse. 
Sou do interior de SP, e estou querendo adquirir minha primeira estrela, mas estou com muitas dúvidas. O modelo que estou em vista é uma C240 2001, vou olhar esse final de semana, uma em SP , e gostaria de dicas o que devo checar, tem algo no computador de bordo que de para verificar avarias ou algo do género, tem como saber se adulterarão a KM, e por ai vai. Entre as w203 qual é a mais apropriada para uso rotineiro, e qual é +- o valor do seguro. 
Atenciosamente Ramud Faraj. 
avatar
Ramud Faraj
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 23/11/2013
Interesses : Dicas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que checar antes da compra?

Mensagem por Alexandre - pr em Sex 6 Dez 2013 - 2:27



Ramud,

Há relatos de alguns problemas eletrônicos nas primeiras W203, como essa que você citou é 2001,convém verificar.....

Adulteração da KM é possível sim, embora não seja tão fácil. Solicite ao proprietário as notas de manutenções dos últimos anos, normalmente consta a KM do carro, inclusive veja as datas/km das revisões carimbadas no Manual. Se houver muita discrepância entre km/rodado por ano, desconfie!

Tenha atenção especial à suspensão (rangidos,etc) e o câmbio automático. Neste último, quando eu estou interessado no carro, costumo coletar uma amostra do óleo e passar em uma folha limpa de papel para verificar a cor/cheiro do óleo. Se estiver muito sujo, descarto a compra. Normalmente o câmbio com óleo velho é uma "bomba relógio" prestes a explodir na mão do próximo proprietário.

Esse carro não tem vareta de óleo então há duas maneiras de ver; com a vareta de medição (vendida avulsa - a minha eu comprei do exterior e paguei menos de R$ 60,00) ou introduzindo um daqueles canos de oxigênio de aquário no duto de entrada do óleo do câmbio e "sugando" uma amostra (menos de 15ml) e colocando em uma folha de papel. Isso leva menos de 1 minuto para ver e previne uma grande dor de cabeça depois.

No mais é um excelente veículo!

Abs,
avatar
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2326
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O que checar antes da compra?

Mensagem por Itamar em Sex 6 Dez 2013 - 19:00



Confrade Ramud,

Segue uma compilação de orientações que colhi no forum, de diversos confrades:

"Um jogo de pneus originais deve ser avaliado. Se teu carro está com outros, verifique  a marca do estepe e a dimensao do estepe, é muito comum o brasileiro ao trocar pneus do carro trocar 4 e o estepe sempre fica de fora...

Note o desgaste dos pedais do carro

Bancos de couro. eles dizem meio que tudo...dah pra saber se o carro foi usado ou "usaaado".

Escape. entre embaixo do carro e veja se o silencioso traseiro ainda eh MB. o silencioso deve durar no minimo uns 80 mil km e eh bem caro o original...se nao for original dai é outro indicio

Uma dica a mais na hora da compra: verifiquem (de preferência num elevador) a travessa de suporte que vai sob o radiador, bem lá no bico do carro.

Isso porque se você passar direto em lombadas a frente vai bater no chão bem nessa travessa, empurrando-a para trás e para cima. Com isso o radiador vai junto, sendo prensado contra o painel dianteiro.

Os danos mais comuns são a rachadura do radiador, contato da hélice com ele ou tudo junto, dependendo da lombada. Ainda lá na frente, vejam se não está faltando uma tampa inferior (bem na frente do protetor de cárter), se estiver faltando é quase certo que a travessa vai estar torta.

Segundo o João Bosco, o conserto é simples (retirada do radiador, desempeno da travessa e/ou solda nela se estiver trincada) e não deve ser deixado para depois.

Stardiagnosis é condição 'sine qua non', o segundo passo de ver é importantíssimo para evitar surpresas desagradáveis no pós-compra, conferir realmente como está a relação "consumo elétrico x eletrônica".

3 centrais SAM (compartimento do motor, lateral interna esquerda do painel e outro no porta-malas) e muitos módulos distribuidos no carro, da maior importância checar se há FUGA DE CORRENTE através de algum módulo, pois pode ocorrer de um módulo estar ativo, mas não entra em stand by e o Star não consegue detectar esse tipo de anomalia que dá muita dor de cabeça; fazer essa verificação com um alicate eletrônico (corrente contínua), que é o modo mais seguro para apoiar o scanner!

O consumo elétrico simulando o carro trancado no alarme deve estar em torno de 0,35 mAh no máximo medido com a garra do alicate no negativo da bateria, desprezando os primeiros 10 minutos de medição, em cada ponto. Se o consumo estiver acima, deve checar módulo por módulo, há relatos de fuga de corrente mais frequentes: módulos dos bancos, SAM traseiro e luminária de teto (controle do teto solar). Na C320 o módulo de teto (luminária próxima ao parabrisa) não entrava em stand by, desprogramava o teto solar sozinho e consumia quase 1 ah/hora, às vezes mais, bateria descarregava em 2 a 3 dias e o Stardiagnosis não consegue detectar.

Na suspensão dianteira, verificar principalmente o estado dos braços oscilantes e tensores que costumam apresentar folgas e estalos dependendo do uso."

Boa sorte,

Itamar.
avatar
Itamar
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 335
Data de inscrição : 10/06/2011
Interesses : filhos
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum