Manutenção preventiva 190 E 2.6

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por latorre em Sab 18 Jan 2014 - 13:39



Prezados, acabei de adquirir uma 190E 2.6 1991 e gostaria de saber quais seriam os principais itens para se olhar fazendo uma manutenção preventiva , lembrando que o carro possui 39mil KM. Gostaria também de saber se existe como limpar o farol por dentro , pois se encontra escuro e amarelado. Desde já agradeço.
avatar
latorre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Mercedes 190E
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Antônio Elias em Seg 20 Jan 2014 - 1:29



Caro Latorre, seja bem vindo o Fórum!

Creio eu que pela baixa KM da sua W201, a definição do que revisar de imediato dependerá muito do histórico das manutenções feitas anteriormente, principalmente no sistema de injeção caso haja algum sintoma irregular no funcionamento geral do motor.

Na minha 2.6, como já peguei o carro com um ótimo histórico de revisões, fiz revisões preventivas na suspensão (amortecedores e buchas da barra estabilizadora que estavam começando apresentar sinais de ressecamento) e corretiva no sistema de injeção com a troca do acumulador de pressão de combustível que de uma hora para outra começou a prejudicar as partidas em qualquer situação. 

Na suspensão, sugiro observar a pressão dos amortecedores e o estado das partes de borracha para definir onde intervir, no meu caso observei diferença de pressão entre os amortecedores (um mais "cansado" que outro do mesmo lado) o que me levou optar pela troca de todo o conjunto, agora nesse sistema de injeção pelo que tenho observado, depende como está o funcionamento geral do dosificador e os "períféricos", nesse ítem (injeção x alimentação), acho interessante medir como anda o pressão das 2 bombas e do regulador, creio eu que pelo funcionamento geral dá para definir se há algo por fazer, preventivamente só compensaria trocar acumulador, regulador de pressão e etc se for detectado alguma deficiência na alimentação, desempenho e etc; no restante, como se trata de carro recém adquirido, faria uma revisão normal de velas, faria também uma boa limpeza preventiva no sistema de arrefecimento com troca de fluídos e verificaria se está na hora de trocar os fluídos Dot.4 dos freios (máximo cada 2 anos). 

Quanto à possibilidade de limpeza interna do farol, sugiro aguardar opiniões mais experientes à respeito.


Abraços,
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13390
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Cffj em Seg 20 Jan 2014 - 6:31



Por favor, me permitam um pitaco. A maioria desses carros tem uma bomba só. No mais o post acima está perfeito. Quanto aos faróis, terá mesmo que desmontar. Aquela parte amarelada fica assim por perda do cromo. Ou troca ou procure quem faz pintura especial. E minha sugestão.
avatar
Cffj
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 520
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Reuthmann em Seg 20 Jan 2014 - 11:48



CF, além das dicas passadas pelo Antonio Elias, acrescente trocar a válvula termostática, um ítem básico más que irá trazer tranquilidade no sistema de arrefecimento, ademais a 190 é um carro sem grandes problemas com manutenção, abraços e curta sua nova MB.
avatar
Reuthmann
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1351
Data de inscrição : 28/11/2007
Interesses : Automóveis Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Marcelo Loureiro em Seg 20 Jan 2014 - 13:07



Confrade cffj
Este carro possui duas bombas com certeza e como a do confrade Antonio Elias já foi minha atesto que troquei as duas preventivamente.
Abraço.


Confrade latorre
Os faróis normalmente nos modelos euro, pode se retirar os vidros e limpar sim a parte interna. Mas na versão americana acredito que não, por serem selados.
Abraço.
avatar
Marcelo Loureiro
Relações Públicas e Eventos
Relações Públicas e Eventos

Número de mensagens : 1220
Data de inscrição : 29/06/2009
Interesses : automobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Cffj em Seg 20 Jan 2014 - 14:11



Não disse que  esse carro não tinha, disse que não e comum ter. A maioria só tem um bomba.
avatar
Cffj
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 520
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Maluhy em Seg 20 Jan 2014 - 20:00



Cffj,difícil falar em maioria em termos de MB, todas as 124 6c são duas bombas,todas as 190E 6c são duas bombas,todas as 560 são duas bombas,prefiro não falar nada,hehehee...... :D

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL ZAP
21-980304994 TIM 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
avatar
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10499
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Cffj em Seg 20 Jan 2014 - 21:28



Bom, olhei hoje uma 300E 86 e só tinha uma bomba. Ja num 420, tinham duas realmente. :D
avatar
Cffj
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 520
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Maluhy em Seg 20 Jan 2014 - 21:37



50/50,ganhei,kakakaka Twisted Evil Mas se tem uma coisa que ninguém explica é essa variação,uns tem 2 finas e outros uma grossa, e não tem a ver com o tamanho do motor,uma 500SEC come mais que uma 300E..... Suspect

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL ZAP
21-980304994 TIM 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
avatar
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10499
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Maluhy em Seg 20 Jan 2014 - 21:40



Em relação ao farol ele aceita desmontagem qdo é Euro, o bloco ótico pode ser remetalizado, se cromar depois ele amarela com a temperatura da lampada,algumas firmas fazem isso, a carcaça interna de plástico aceita pintura,já restaurei vários... :D

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL ZAP
21-980304994 TIM 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
avatar
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10499
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Maluhy em Seg 20 Jan 2014 - 21:47



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL ZAP
21-980304994 TIM 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mercedes mit knapp über 4 Meter ...
avatar
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10499
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por rdpateo em Seg 20 Jan 2014 - 23:40



Os fabricantes de automóveis optam, sempre que possível, pela instalação de uma única bomba. É sempre a melhor opção.

Se existem modelos/motorizações semelhantes, usando em alguns carros uma bomba, em outros, duas, isso deve-se provavelmente ou por falta da bomba com vazão/pressão adequada durante toda a produção, ou no caso de uma das bombas serem imersas dentro do tanque, não couber a de vazão/pressão adequada.
 
As bombas que vocês dizem são em série ou em paralelo?

Se forem em série, somam-se as pressões. Se forem em paralelo, somam-se as vazões.

Mas fiquem atentos: Apenas somam-se, caso uma delas forneça mais pressão/vazão do que a outra. Em alguns casos, se forem iguais, chegam a restringir...
avatar
rdpateo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 24
Data de inscrição : 05/12/2013
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por latorre em Ter 21 Jan 2014 - 1:32



Gostaria de agradecer a consideração e ajuda dada pelos novos amigos do Fórum!
Obrigado!
avatar
latorre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Mercedes 190E
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por nyssio em Qua 25 Fev 2015 - 9:36



Prezados, possuo uma 190E. 2.6 1992 modelo americano, com 42 mil milhas. Tenho observado a dificuldade na partida. Já troquei velas, injetores e verifiquei o dosificador. Poderiam me esclarecer um pouco sobre as bombas? grato,
avatar
nyssio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 21/03/2012
Interesses : MB 190-E
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Marcelo Loureiro em Qua 25 Fev 2015 - 9:56



Caro confrade
Esse carro da muito problema no acumulador de pressão. 
Abraço.
avatar
Marcelo Loureiro
Relações Públicas e Eventos
Relações Públicas e Eventos

Número de mensagens : 1220
Data de inscrição : 29/06/2009
Interesses : automobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Antônio Elias em Qua 25 Fev 2015 - 19:40



Nysio, você ter observado que o sistema na 2.6, protegido por aquela tampa na traseira, funciona basicamente com 2 bombas de alta pressão, cada bomba tem uma válvula de retenção na saída de combustível, filtro e o acumulador de pressão.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Tanto o filtro principal quanto a acumulador de pressão também causam dificuldade na partida, a diferença de sintomas que observei no meu caso é havendo dificuldade na partida com o motor quente é grande possibilidade de ser o acumulador de pressão conforme o Marcelo Loureiro comentou, inclusive na época o Mestre Maluhy me orientou na correção do problema e como no meu caso só ocorria com o motor quente, estava em dúvida entre válvulas de retenção da bomba ou acumulador, contudo fui no acumulador pelos sintomas; observe o funcionamento do motor, quando o acumulador está com defeito, aumenta o barulho vindo das bombas trabalhando forçadas, detectei que era isso, nem precisou realizar outros testes de pressão, instalei um Febi de fácil substituição inclusive, final do problema.

Se a dificuldade acontece em qualquer situação inclusive na partida a frio, te sugiro trocar o filtro principal que é ítem rotineiro de manutenção, persistindo o problema checar as válvulas de retenção das bombas, nesse link da foto acima há uma explicação de excelente conteúdo sobre esse sistema que utilizei, aliada à sempre excelente e confiável orientação do Maluhy.

Abraços,

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13390
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Antônio Elias em Qua 25 Fev 2015 - 22:03



Complementando, acho que vale a pena conferir as dicas desse tópico destinado a DIY:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13390
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Cássio Vitor em Qui 26 Fev 2015 - 0:40



Nysio, troca o acumulador de pressão e acabou o problema.
avatar
Cássio Vitor
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1354
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Tudo sobre Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Manutenção preventiva 190 E 2.6

Mensagem por Cássio Vitor em Qui 26 Fev 2015 - 0:42



Latorre, por curiosidade, onde conseguiu achar esse carro com 39mil km? 
Coloque umas fotos para nós !!!

Parabéns pela bela aquisição!!

Abs
avatar
Cássio Vitor
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1354
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Tudo sobre Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum