Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Coronel Sex 18 Jul 2014 - 0:22



Apenas como parâmetro, e para conhecimento dos confrades, listo abaixo comparativo de preços praticados por aqui:
Listo apenas o Móbil 1 por ser o mais utilizado nas MB e Smart:
-CSS : R$ 90,00 o litro + R$ 200,00 a hora da mão de obra, lembrando que será trocado também o filtro de óleo e devem ser verificados (e talvez substituídos os demais filtros);
-postos de gasolina, R$ 75,00 o litro,mão de obra "gratuita", inclusive para os filtros (ar, pólen, óleo);
-lojas especializadas em troca de óleo: R$ 53,00 o litro; e 
-preço de custo:  R$ 30,00 o litro.
Por aí dá para se ter uma idéia de quanto cada um está ganhando.
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por marcelpb Seg 21 Jul 2014 - 21:49



A grande vantagem de fazer na css é a possibilidade de garantia extendida.
Na semana passada consegui um sensor de ABS (R$ 1300,00) porque tinha as revisões
feitas.
P.S: é claro que também conseguiria sem as revisões (o problema parece ser crônico), porém
iria passar um bom tempo andando com o carro sem ABS e sistemas eletrônicos (ABS, controles de tração e estabilidade, etc).
marcelpb
marcelpb
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 36
Data de inscrição : 03/07/2012
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Coronel Seg 21 Jul 2014 - 21:55



marcel,
Legal o seu avatar. Também tenho um 1513, 1987, como irmão maior na minha garagem. Como eu, ele também já está aposentado.
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por marcelpb Seg 21 Jul 2014 - 23:07



Coronel,
este avatar é uma homenagem ao meu sogro caminhoneiro que sustentou mulher e 5 filhos trabalhando em sua 1513 comprada 0km em 1978.
A 1513 é cuidada como se fosse o filho mais novo.
marcelpb
marcelpb
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 36
Data de inscrição : 03/07/2012
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Murilo07 (1) Ter 26 Ago 2014 - 19:38



Confrades,

              Sou iniciante aqui... Comprei minha C180-2012/2012 há alguns dias. No manual constava a última revisão feita em Jan/2014 com 30.000km. Antes de comprá-la, liguei na CSS que fez as revisões e as informações(data/km) bateram com o constante do manual. Hoje ela está com 33.000 e fui surpreendido durante uma viagem no final de semana com aviso para verificar o nível do óleo do motor. Verifiquei e o óleo está bem baixo, no mínimo indicado na vareta. Fiquei preocupado pois a revisão foi feita há 3.000km atrás.

              Fui num Auto-Center de um amigo meu e me disseram para colocar o óleo Selenia 5W40, e para trocar o "elemento filtrante" (disseram que nestes carros não costumam trocar o filtro inteiro).

              Optei por trocar na minha cidade(onde não tem css) por ter ficado preocupado com o nível do óleo.

              Pergunto:

- Vocês conhecem/indicam este óleo?
- Essa conversa do "elemento filtrante" é verídica?
- Aconselham a levar na CSS por conta da baixa do óleo ou é melhor monitorar após a troca?

              Agradeço desde já..!

              Abraços..!!
Murilo07 (1)
Murilo07 (1)
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por anigrof Ter 26 Ago 2014 - 20:41



Murilo07,

Se vc comprou o carro há poucos dias, a 1a providencia é a troca do óleo, independentemente do que está escrito no manual.
Não confio em nada escrito ali, aproveite checa pastilhas de freio, e o nível dos outros óleos, ok?
abs
Antonio
anigrof
anigrof
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 623
Data de inscrição : 16/05/2010
Interesses : CARROS, principalmente MB!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Ter 26 Ago 2014 - 23:19



Esse Selênia tem aprovação MB? Aconselho só óleo aprovado na lista atualizada da norma MB dessa versão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por TAVEIRA Qua 27 Ago 2014 - 0:09



Eu nunca usei Selênia nas minhas trocas. Salvo engano essa marca é homologada nas css Fiat.
A partir de agora, acho recomendado um acompanhamento do nível.
Abraços,
TAVEIRA
TAVEIRA
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 25
Data de inscrição : 16/08/2014
Interesses : figurar eternamente na FORBES
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por duduteo Qua 27 Ago 2014 - 11:23



O confrade Taveira tem razão. O selênia é homologado para Fiat. Tem-se que tomar cuidado com óleo pois embora todo óleo seja óleo, cada óleo é diferente na composição e comportamento, e o que eu mais ouço por aí é "coloca Selenia que é bom". Selenia pode ser bom pra Fiat, mas em carros Ford já tive problemas de formação de borra com menos de 3 mil km.

Em seu lugar, eu faria um escoamento total, e colocaria um óleo homologado pela MB, na viscosidade correta para nossa temperatura e monitoriaria o nível.
duduteo
duduteo
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 73
Data de inscrição : 15/05/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Pedro Eduardo Sáb 27 Jun 2015 - 14:29



Prezados Senhores, segundo a norma da MB encontrada no site , poderá ser usado o Shell Helix Ultra 5W-40 que sai na faixa de 30 reais. Como nunca troquei óleo da w204, são quantos litros?
Pedro Eduardo
Pedro Eduardo
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 27/06/2015
Interesses : cerveja
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por NMoro Dom 28 Jun 2015 - 15:26



Na minha c200k foram utilizados 6 litros de Mobil 0w-40 trocando tbm o filtro de óleo.
NMoro
NMoro
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 421
Data de inscrição : 23/11/2014
Interesses : Viagem, MB, Informática, Cerveja e Amizade
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Óleo librificante motor C180 1.6 turbo 2012

Mensagem por gpmadke Ter 28 Jul 2015 - 14:45



Boa tarde Pessoal.

Sou novo por aqui. Recentemente adquiri uma C180 1,6 turbo 2012, vou trocar o óleo, qual devo usar?
Pretendo usar castrol, pois tenho contato direto com o distribuidor.

Obrigado.
gpmadke
gpmadke
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 28/07/2015
Interesses : C180 2012
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por VABF Ter 28 Jul 2015 - 17:37



Caríssimo GP (e qual seria seu nome mesmo??? rsrsrs...),
Fazendo as vezes da moderação (Antonio e outros confrades), seria bom se você se apresentasse no tópico específico, assim fica mais fácil receber as boas vindas e todos conhecerem a estrela da garagem.

Dê uma olhada nesses tópicos, pois acho que poderão lhe ajudar:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Abs,
Vasco
VABF
VABF
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 203
Data de inscrição : 24/06/2015
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Ter 28 Jul 2015 - 22:07



Vasco, grato pelo apoio, a apresentação é sempre importante até mesmo para conhecermos quem estaremos recepcionando! 

Confrade gp (?), além dos tópicos já muito bem recomendados pelo Confrade Vasco, dê uma olhada por fineza nos posts deste outro tópico sobre o mesmo tema a qual faremos a fusão a ele para aproveitarmos o conteúdo existente e darmos continuidade ao debate:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mercedes aconselhamos sempre conferir os produtos homologados pela Fábrica, pode fazê-lo na Bevo List (Matriz) ou no Guia de Lubrificantes da MBB atualizado para a realidade do que encontra no mercado nacional, os links de acesso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Coronel Ter 28 Jul 2015 - 22:33



Uma ajudinha para o confrade gpmadike:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Ter 28 Jul 2015 - 23:18



Não vi Castrol homologado na lista nacional.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Coronel Ter 28 Jul 2015 - 23:27



Não tem mesmo. O Castrol só aparece na folha 229.1 para uso no antigo Classe A.

_________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Ter 28 Jul 2015 - 23:54



Se o Confrade tiver facilidade de importação ou adquirir de importador, na lista internacional da Matriz aparecem alguns produtos Castrol homologados: 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Dessa lista da MBB, aprecio muito o Mobil 1 0W40.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por mrkalvin Qua 29 Jul 2015 - 18:48



Vou dar uma opinião particular, apenas reflitam.

Nos tempos atuais onde tudo é descartável onde as pessoas trocam de veículos a cada 2 ou 3 anos, ou rodam no máximo 30.000 km com um mesmo carro. No meu ponto de vista fica incoerente essa preocupação toda com qual óleo usar, será que uso marca A ou marca B? Será que uso um óleo genuíno comprado na css ou uso um óleo comprado no balcão de uma casa de óleo?



Vejam bem como é um tanto irracional. As pessoas quando muito fazem 4 trocas de óleo num carro e depois já se desfazem do veículo. Muitos não chegam a rodar 20.000 km com um veículo, basta ver o KM dos "semi-novos vendidos nas css". Será que tem tanta importância assim saber qual a marca ou modelo de óleo que será usado? Será que vai quebrar o motor se usar um óleo de qualidade,porém não homologado, em um período tão curto de tempo? Hoje em dia a tecnologia e a auto-afirmação social e economica tornaram os veículos ultrapassados com 5 anos de uso.



Se a pessoa me disser: "Eu vou rodar 300.000 km com o motor do carro" ou "Eu vou ficar com o mesmo carro por 10 a 20 anos". Aí sim eu justifica esse cuidado e atenção exacerbada com o motor do veículo. Caso contrário soa estranho pra mim tal preocupação. Deve sim existir o cuidado com o carro. Mas lembrem-se que se trata de uma máquina e deve ser tratada como tal.


Porque vcs acham que um óleo é homologado por montadora X ou Y nos dias atuais? Será que é porque o oleo é ruim/bom ou será porque existem normas "politicas" a serem respeitadas? A legislação europeia contra a emissão de poluentes é muito rígida então a maior preocupação é quanto a emissão e não quanto a longevidade do motor. Lógico nenhuma montadora quer um motor quebrando com 10.000km, mas também nehuma vai dar garantia em veículos com alta km. A maioria dos óleos vai cumprir as funções de lubrificação, então o que vai mesmo fazer diferença para receber o selo de homologado são os índices de poluentes que atendam a lei vigente.


No que tange a lubrificação de motor, qualquer óleo 100% sintético vai atender as necessidades de 99% dos usuários aqui do forum. Basta usar oléo com API SM ou preferencialmente SN. Nos dias de inverno o recomendado seria SAE 5w-30 e nos dias de verão SAE 15w-40. Mesmo porque o que estraga o óleo é o tempo prolongado de uso no motor e/ou a baixa qualidade da gasolina (quantidade de enxofre, honestidade do posto...).


Quer seguir usando um óleo homologado, sim o faça. Mas faça com conciência e não apenas por modismo ou pra fazer um bonito do tipo ("só uso produto homologado" "só faço revisão em css" "só uso peça genuína com símbolo da mercedes"). Sim, frequente oficinas capacitadas que usam peças de qualidade e faça as manutenções que atentadam as necessidades de uso de cada pessoa individualmente. E não se esqueçam o carro é uma MÁQUINA. Será que todos que tem essa preocupação exagerada com os veículos tem uma preocupação exagerada com seus familiares? Será que se vcs forem comprar uma dipirona pra seus filhos, vocês vão pedir uma dipirona marca específica "XYZ turbo Omega Delta Fodona" ou será que vc vai pedir uma dipirona genérica a mais em conta da farmácia. Cuidado com a inversão de valores.
avatar
mrkalvin
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 148
Data de inscrição : 09/12/2014
Interesses : carenagem[204.049]motor[271.820]transmissão[722.997]
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Produtos homologados sempre

Mensagem por VABF Qua 29 Jul 2015 - 19:56



Caríssimo mr?,

Concordo em parte com sua postagem. Concordo com o conceito de que se trata de uma máquina e, como tal, deve ser tratada e nunca em detrimento dos cuidados que devemos ter com a família e saúde daqueles que amamos.
Com relação ao tempo de uso da "máquina", também é de considerar sim a hipótese de ficamos pouco tempo com elas (nos últimos 25 anos que possuo CNH e tive carros, rodei no máximo 40 mil Km com qualquer um deles). No entanto estamos falando de "MÁQUINAS" um pouco diferentes daquelas tradicionais (Fusca, Kadett, Gol, Corsa, Palio, Brava, Polo, S10, Fiesta, Clio, Fit, City, Cruze, ufaaaaa...) que tem custo de manutenção elevado para correr o risco e usar produtos "não homologados".
É importante lembrar que as manutenções feitas com produtos homologados, originais e em oficinas especializadas (ou CCS), refletem muito bem no valor de revenda, bem como contribuímos com os novos proprietários das nossas "MÁQUINAS", que merecem usá-las por mais 40 mil Km não é?
Eu agradeço o antigo proprietário na minha "MÁQUINA", pois mesmo tendo rodado apenas 23 mil Km em 4 anos, fez as manutenções em CCS, dispensando qualquer preocupação minha com relação a segurança e qualidade.
De qualquer forma vale a reflexão... mas não abro mão da manutenção com produtos de primeira linha e homologados sim pela montadora. Da mesma forma que escolherei carros com esse histórico positivo, prefiro fazer isso com os futuros proprietários das minhas "MÁQUINAS".

Abração,

Vasco
VABF
VABF
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 203
Data de inscrição : 24/06/2015
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Qua 29 Jul 2015 - 20:34



Se a pessoa me disser: "Eu vou rodar 300.000 km com o motor do carro" ou "Eu vou ficar com o mesmo carro por 10 a 20 anos". Aí sim eu justifica esse cuidado e atenção exacerbada com o motor do veículo. Caso contrário soa estranho pra mim tal preocupação.
Alvin, me desculpe mas essa parte sinceramente não entendi: atenção exacerbada com manutenção do motor só se for ficar com a Mb por mais tempo?! Se não for ficar com o carro não justifica?!

Pelo que você colocou, dá a entender que está aconselhando as pessoas fazerem a manutenção sem critérios técnicos quando adiante se pretende passar/vender o carro para frente para outra pessoa cuidar, é isso??? Shocked

No restante, penso da mesma forma manifestada pelo Confrade Vasco.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por mrkalvin Qua 29 Jul 2015 - 21:09



O que eu quiz expor é o seguinte:



Hoje tudo é descartável. A maioria das pessoas não usa um carro por mais de 2 anos. A maioria não roda mais de 30.000 Km. Na prática um veículo hoje tem vida util media de uns 5 anos no máximo (questão de status o carro é dispensado).



Fica contraditório as pessoas se aterem a detalhes mínimos na escolha por exemplo de óleos para os veículos terem uma vida util de anos e anos, sendo que na prática a maioria se desfaz do carro sem ao menos usar de fato o bem material.



Por exemplo: vou usar o óleo ultra mega power que custa R$100 o litro, pro motor do meu veículo durar "300.000 Km" ou "10 a 20 anos". Mas na prática eu vou usar o carro por dois anos e depois vender o veículo. Será que um oléo de boa qualidade que custe uns R$30,00 o litro não seria mais indicado?


O que realmente estraga o motor não é a marca do óleo em si, o que estraga é não obedecer o tempo de troca de óleo e usar gasolina ruim.

Não estou falando pra usar óleo mineral, nem semi-sintético e nem base sintético. Estou dizendo pra usar óleo 100% sintético e fazer as trocas no km adequado, qualquer marca e modelo irá atender as necessidades de um usuário normal.


É mais importante fazer as trocas no momento correto, do que se ater a qual marca e modelo!

Será que as pessas têm esse cuidado todo com a saúde por exemplo? Será que no momento de comprar um medicamento alguém já perguntou qual o laboratório produz tal medicamento? Na verdade nós compramos o mais em conta. Mas pra comprar o oleo do motor as pessoas ficam com esse preciosismo todo e depois acabam se desfazendo dos veículos rapidamente. Essa é a grande inversão de valores que eu quis dizer. A maioria se preocupa mais com uma máquina do que com um ser humano...
avatar
mrkalvin
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 148
Data de inscrição : 09/12/2014
Interesses : carenagem[204.049]motor[271.820]transmissão[722.997]
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por A.Carneiro Qua 29 Jul 2015 - 21:40



MRkalvin!!!

Normalmente não utilizo remédios genéricos, da mesma forma entendo que tal comparação não é pertinente, uma vez que não conhecemos a vida dos confrades neste sentido.

Vamos lá!!! A MB do Brasil entende que a garantia de 2 anos do W205 é válida ser a troca do óleo for realizada na CSS e for utilizado o Pentosin especifico para o novo motor.

Genericamente falando qualquer óleo sintético atenderia as normas, mas devemos observar a formação de boras, evaporação, compatibilidade técnica, enfim vale muito a pena observar a norma dos fabricantes.

A base da manutenção dos meus carros é a troca de óleo, e é muito barato fazer a troca dentro da norma.

Abs.
A.Carneiro
A.Carneiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3103
Data de inscrição : 12/05/2010
Interesses : Mercedez-Bens das Auto
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Convidado 9 Qua 29 Jul 2015 - 23:31



Alvin, entendi sua explanação, concordo contigo em parte em alguns pontos, mas a dúvida digamos "eterna" de todo proprietário independentemente da marca, modelo, ano de seu veículo, se antigo ou moderno, com ou sem preparação e etc sempre foi e sempre será qual óleo utilizar.

Contudo não vejo como fugir da especificações de viscosidade SAE e desempenho API de quem projetou o motor, pois são resultados de testes relacionados ao projeto do trem de força, não tem nada a ver com fabricantes de óleos.

Observe que todos, todos os fabricantes de óleos acho que sem exceção tem óleos homologados em alguma norma MB. 

Basta examinar a Bevo List internacional que se percebe isso, ou seja, não consigo visualizar nas listas situação isolada da Mercedes ter "conchavo" ou algum acordo comercial ou algo que o valha para isolar esta ou aquela marca de óleo x ou y, concorda?

Outro exemplo, um óleo recomendado para um motor Mercedes aspirado nem sempre é o mesmo recomendado para uso em motores turbo da nova geração, isso quer dizer se deve usar qualquer óleo de qualquer marca num motor turbo? Eu entendo que não. 

Vejo exceções por exemplo no Mobil 1 0W40 e alguns Pentosyn que se adequam a uma enorme gama de motores.

Os motores de Mercedes mais antigas já é outra situação, veja os óleos especificados em manual da época da fabricação para um motor de W201 por exemplo e compare com a listas de homologações atuais, verá que há uma enorme lista de opções para escolher desde uma marca mais barata a uma mais cara, nem por isso é necessário fugir daquilo que é homologado para não gastar tanto.

Esse caso da pergunta do Confrade do RS (ainda não sabemos o nome dele) sobre óleos Castrol por exemplo, veja na Bevo List que há óleos da marca Castrol recomendados para o M271 Evo, se são encontráveis no mercado nacional é outra questão, mas mesmo assim há opções homologadas no mercado nacional bem em conta e outras da mesma forma compatíveis com o valor a se preservar numa C180 CGI semi-nova, veja os custos de eventuais intervenções pesadas nesse motor Evo. 

Enfim, pelo que leio à respeito essas homologações Mercedes são voltadas para resultados de testes sem excluir nenhum fabricante, volte ao exemplo do Castrol, há óleos dessa marca homologados para algumas versões e para outras não, eu confio nessas características porque levam conta os componentes utilizados na montagem de cada máquina, taxa de compressão dos motores e etc, deduzo pela leitura das listas que as recomendações não tem nada a ver com mercado ou competição entre fabricantes de óleos, nesse aspecto acho a Mercedes-Benz uma empresa muito séria nessas homologações, há produtos de praticamente todos os fabricantes com homologação.

Escolher óleo pelo preço pode ser algo complicado, no meu modo de analisar a questão, se projetarmos no tempo, a manutenção mais barata em um carro acabará sendo o óleo, ele para mim ainda é o principal responsável pela longevidade da máquina. 

Questão do combustível o problema sabemos que se resumem em adulteração e as constantes mudanças na mistura de álcool desrespeitando os projetos dos motores que já estão em circulação, problema político e só o futuro mostrará quais serão os prejuízos para nossas MB.  

Agora se a pessoa opta por ignorar lubrificantes testados pelo fabricante do motor, acho mais do que justo na hora de vender o carro alertar o futuro comprador e dizer ... olha, usei o óleo X mais barato dentro da KM Y ... não é especificado e nem homologado para uso em motor Turbo ... a pessoa que aceitar essas condições de compra do carro então que assuma a situação futura ciente de que não poderá reclamar de algum eventual reflexo ou desgaste prematuro, acho até que dependendo da forma de uso e de uma série de outros fatores pode ser que nada aconteça, mas ...

Lubrificar todo óleo lubrifica realmente, mas resta saber com que qualidade e eficiência óleo x ou y não homologado age dentro de um M271 Evo ou num Amg ou noutros motores taxados de modelos com alguma preparação esportiva básica, principalmente em cada uma das 3 versões L4.

Os próprios fabricantes de lubrificantes orientam os proprietários para seguir o que recomenda o Manual de cada veículo, por conseguinte o que é homologado, o correto.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por mrkalvin Sex 31 Jul 2015 - 21:29



Mais uma consideração sobre o óleo do motor: Qual o trajeto em que você mais utiliza seu veículo?

Em trajetos muito curtos o óleo do motor e o próprio motor em si não atingem a temperatura ideal de trabalho. Isso sim é um veneno pro motor, vc pode usar o óleo mais top de todos que mesmo assim seu motor ficará impregnado de borra.

Se seu veículo é usado pra ir "logo alí", como por exemplo uma padaria proxima ou ir levar o filho/neto na escola, principalmente em cidades com pouco congestionamento. Seu motor estará fadado a quebra mais rapidamente por falta de lubrificação mesmo fazendo a troca de oleo no tempo recomendado pelo manual e mesmo usando o óleo recomendado. Pois essa condição gera a formação de borra que entope as galerias do motor.

Isso ocorre basicamente por duas situações:

1) Temperatura de trabalho do óleo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Voltando à questão do uso do carro, quando você percorre um trajeto curto demais, o óleo do motor não chega à sua temperatura ideal, o que significa que ele ainda não tem a fluidez nem a viscosidade ideais para uma lubrificação plenamente eficiente. É por isso que não é recomendável usar o carro em trajetos curtos: você vai ligar o motor e desligá-lo com o óleo ainda “frio” e sem fluidez. A repetição diária dessa utilização pode fazer com que o óleo viscoso demais se acumule nos orifícios e passagens menores do motor.

É por isso que, se quiser preservar seu motor da melhor maneira possível, você não deve se prender apenas à manutenção básica disposta no manual ou recomendada pela concessionária. Geralmente os lubrificantes, além da especificação, são aprovados por normas dos fabricantes. Você pode variar a viscosidade do lubrificante desde que ele esteja de acordo com essa norma. A maioria dos carros traz essa informação no manual. Por isso, se você fizer um trajeto curto diariamente, basta procurar um óleo “mais fino” quando frio (0W30 em vez de 15W30, por exemplo) e que esteja dentro das especificações da norma técnica do fabricante aprovada para seu carro. O mesmo vale se você mora em um lugar frio — você não usaria o mesmo óleo no verão de Natal/RN e no inverno de Porto Alegre/RS, não é mesmo?


2) Tipo de mistura ar / combustível na câmara de combustão e lógico associado a qualidade de combustível também:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Como ocorre – ciclo – carbonização?

A carbonização começa na fase de aquecimento do motor, neste momento a ECU através dos sinais do sensor de temperatura comanda o tempo de aberturas das válvulas injetoras (bicos injetores.) privilegiando a mistura rica. É aí que está o problema, grande parte do combustível é queimada apenas superficialmente e o combustível parcialmente não queimado deixa grandes depósitos de carvão, essa fuligem contamina toda câmara de combustão e a sonda lambda. A sonda lambda por sua vez detecta mistura rica, envia sinal a ECU que passa a trabalhar com mistura pobre. Além disso, os vapores dessa combustão em fase fria são ácidos extremamente prejudiciais ao óleo, que ao se misturarem ao óleo, formam a conhecida borra.

Com o óleo formando borra e a sonda lambda informando mistura rica incorretamente, a carbonização contamina a parte de força do motor, mas como ela chega ao cabeçote? Através do Blow – By. O Blow – By é um sistema que aproveita os vapores do óleo contido no Cárter, esses vapores passam ao coletor de admissão para serem aproveitados no motor, porém, esses vapores contaminam o próprio coletor, corpo de borboleta, motor de passo (caso o veículo o possua.), bicos injetores e as válvulas de admissão. Essa fuligem entra na câmara e chega novamente à sonda lambda e alcançando também o catalisador.

Devido à informação incorreta da sonda, a ECU comanda o empobrecimento da mistura ar/combustível, com a quantidade menor de combustível a refrigeração da câmara de combustão fica comprometida, superaquecendo o cabeçote. A borra que se forma da mistura do óleo com o combustível em excesso da partida a frio passa pela bomba e se espalha pelo motor chegando ao cabeçote e contaminando – o. Com o superaquecimento do cabeçote, a borra vira uma espécie de goma, que ao atingir o Carter pode entupir o “pescador de óleo” e/ou obstruir a bomba de óleo, já comprometendo o sistema de lubrificação do motor.

O sistema de alimentação também sofre com a carbonização, pois os bicos injetores e flauta ficam próximos ao cabeçote (geralmente no final do coletor de admissão.) que quando superaquece prejudica também o combustível contido na flauta, a gasolina contida na flauta forma uma goma no sistema de alimentação que passa as tubulações através do retorno, contaminando o tanque, e também obstruindo a linha, com isso prejudicando a bomba de combustível.

Com o motor todo contaminado pela goma da carbonização, as altas temperaturas atingidas pelo mesmo fazem com que a goma vire carvão, então o motor estará literalmente carbonizado.


Então é isso..., não é porque um veículo está com baixa km e com as revisões todas em dia conforme o manual do fabricante, que o motor por dentro estará em bom estado. Muito pelo contrário carros que rodam trexos muito curtos são motores que fatalmente terão uma vida útil menor. Independente do tipo de óleo que é usado.
avatar
mrkalvin
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 148
Data de inscrição : 09/12/2014
Interesses : carenagem[204.049]motor[271.820]transmissão[722.997]
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI - Página 2 Empty Re: Óleos recomendados para motor M271 Evo - W204 CGI

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos