Custo de manutenção MB x AMG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Custo de manutenção MB x AMG

Mensagem por Carlos Guilherme em Seg 1 Dez 2014 - 16:22

Como estou tendo ataques do virus mercedal AMG, gostaria de tirar uma dúvida com os confrades. Qual é a diferença de custo das peças e mão de obra para manutenção de motores AMG, comparadas com equivalentes MB "normais"? Abraço à todos.

Carlos Guilherme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 236
Data de inscrição : 19/07/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Custo de manutenção MB x AMG

Mensagem por Antônio Elias em Seg 1 Dez 2014 - 21:28

Carlos, qual motor AMG e em relação a qual versão sem preparação esportiva?

De um modo geral, se tentarmos estabelecer comparativos teríamos que considerar no caso de AMG a forma de uso, com ou sem blindagem ambas versões comparadas, separar quadros comparativos por modelos e por geração, separadamente os custos das revisões "A" das de nível "B" mais pesadas e considerar de preferencia apenas versões originais, sem as modificações de blindagens, presentes em várias AMGs que resultam em manutenção mais ainda diferenciada da preparação x blindagem.

Falando apenas de "motores" conforme colocado na sua pergunta, veja que a manutenção rotineira nível "A" dos motores das primeiras Amgs 6 cilindros difere dos V6 da série seguinte C32Kompressor já carroceria W203 que tem um considerável pacote eletrônico e linha Canbus completamente diferente, outro projeto, o que resulta em custos diferenciados entre si, mas não tão distantes de outras "normais" da mesma época/geração; nas W202 por exemplo, acho difícil estabelecer parâmetros de comparação do V8 4.3 aspirado da C43 com outros V8 sem preparação da E430 ou E420 por exemplo, entram fatores de diferença de carrocerias, peso, eletrônica e etc, mas se consideramos apenas custos de manutenção do "motor" nível "A", revisões normais de óleo e filtro de motor, fluídos de arrefecimento e etc não haverá muita diferença em relação a versões da mesma época sem preparação, as AMG normalmente utilizam óleo Mobil 1 0W40 ou similar, custo de R$ 63,00 o litro em CCS, no caso de 5.5 vão 9 litros.

Enfim, creio que a diferenciação de custos gerais (motor, suspensão, freios e etc) caminha na mesma medida e proporção em foram introduzidos novos módulos e sensores na eletrônica embarcada principalmente a partir dos primeiros motores 5.5 aspirados que equiparam ML, C, CLK e SLK, exceto e E55 com compressor, depois o 6.2 e após o atuais 5.5 com turbos que entraram no lugar do 6.2 e receberam novos elementos no gerenciamento do motor, amortecedores diferentes de uma versão para outra e etc, no geral pode-se dizer que as revisões de rotina de óleo e filtro do motor, fluídos de arrefecimentos e fluídos de freios por exemplo a diferença é mínima em relação às "normais" mais por conta de diferença de projetos, o restante  ... filtros de ar, sensores que atuam no gerenciamento de cada motor, depende da versão, se considerar uma análise de custos comparativa à parte suspensão, pastilhas de freios e etc muda de modelo para modelo, troca do óleo do câmbio não vejo diferença.

De W203 C55 AMG caso haja interesse posso detalhar ítem por ítem x custos de Concessionárias desde zero Km aos atuais 62.000 Km, mais 3 manutenções extras (fora da programação do Assyst) feitas em Oficina independente Especializada Mercedes, foi troca da bomba de gasolina em 2012 importador trouxe uma original dos EUA por R$ 1.500,00 (a MBB não tinha a bomba em estoque no Brasil e custava R$ 4.200,00 na época) e em 2013 a troca do sensor espiral de contato do volante que paguei R$1.000,00 de Importadora (contra salvo engano R$ 2.800,00 na CCS) e R$ 200,00 reais de MO em especializada (em CCs pagaria 2 horas de MO, o triplo - CCS o valor depende, se fizer tudo dentro de um pacote de revisão os custos caem bem), então tudo depende do caminho e canal de compra de peças e onde será feita a manutenção, se no dealer ou fora dele.    

Para que os Confrades possam responder sua pergunta com mais exatidão, mais prático adiantar qual a geração de motor AMG em relação a qual versão sem preparação.

_________________
equipe@portalmercedes.com

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11782
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Custo de manutenção MB x AMG

Mensagem por Carlos Guilherme em Ter 2 Dez 2014 - 0:19

Antonio Elias, obrigado pelo tempo dispendido na resposta, muito esclarecedora por sinal. Aliás, não poderia ser pra menos, já que vem de um proprietário de uma C55 AMG.
Como você solicitou, vou ser mais específico. Estou interessado em uma SLK55 AMG 2005 (R171), e o pedido de esclarecimentos quanto à custos de manutenção se deve ao fato de que, quando comentei isso com o consultor técnico da concessionária, ele me passou a impressão que a simples menção do nome AMG já teria um custo!
Em outras palavras ele me deixou com a impressão que carros AMG pertencem à outro mundo no quesito desembolso para peças e mão de obra, quando comparados com automóveis MB.
Quanto à comparação "taco a taco", acredito que não exista SLK V8 da geração R171 que não seja AMG, me corrijam se estiver errado.
Bem amigo Antonio Elias, como vê estou tentando me por a par dos detalhes, e já sei há bastante tempo, que o nosso fórum é o melhor lugar para isso.
Abração.

Carlos Guilherme
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 236
Data de inscrição : 19/07/2011
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Custo de manutenção MB x AMG

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 0:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum