Ar-condicionado MB pré-1994: conversão gás freon R12 para R134 - alternativas manter o A/C original

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Mensagem por cpilz Qua 22 Abr 2015 - 21:59



Antonio,

Pode me falar mais sobre esse gás?
A 190E só usa esse gás?
Há quem ainda trabalhe com ele?

Abs
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Mensagem por Rafael M. Sex 24 Abr 2015 - 12:17



Há a possibilidade de ser tanto R12 (Freon) quanto R134a. Você pode verificar isso facilmente através dos seguintes adesivos no cofre do motor:

R12/Freon de fábrica

Ar-condicionado MB pré-1994: conversão gás freon R12 para R134 - alternativas manter o A/C original  68u82a

Convertido ("Retrofit") para R134a em autorizada Mercedes-Benz ou através de kit original:

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R134a de fábrica

Ar-condicionado MB pré-1994: conversão gás freon R12 para R134 - alternativas manter o A/C original  15gberr

O gás R12/Freon foi descontinuado por questões ambientais, porém a Dupont lançou uma linha de gás de reposição chamado "Isceon", que não agride o meio ambiente e dispensa troca de componentes, mas não é qualquer loja que tem esse tipo. Algumas pessoas preferem converter o sistema pra R134a, mas deve ser feito por um profissional de verdade, pois consiste na limpeza de todo o circuito e troca de alguns componentes, conforme descrito no seguinte site: http://k2arcondicionado.com.br/article/conversao-de-r12-para-r134a.html

===

Quanto a W201 de Ivoti, não conheço o carro mas conheço os donos. Já comprei muitas peças com o Luís e a Hellen e sempre fui bem atendido, mesmo quando sem querer enviaram uma peça errada, trocaram imediatamente e me ressarciram o valor antes mesmo de eu despachar a errada de volta. Ambos são proprietários da Benz Parts, um dos melhores fornecedores de peças de MB do país.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 26 Abr 2015 - 16:34



Ótimas as dicas do Rafael.


Os problemas para manutenção de ar condicionado em carros pré-94 que usam o R12 lubrificado internamente com óleo mineral creio que já começa para encontrar o gás, difícil de achar com alguém devidamente licenciado para tal, caro, além de proibido por lei liberar esse gás R12 direto no ambiente, precisei para fazer manutenção na minha 190E e não tem R12 aqui na minha região.

Avaliando essa questão da conversão, aliás desconhecia a existência desse kit original, tenho algumas dúvidas com relação à como se realizar essa conversão correta do R12 para o atual R134A ecologico que muitos recomendam, pois vejo algumas polêmicas à respeito quanto à maneira correta de realizar essa correção.

Pela matéria do link postado acima pelo Rafael, me pareceram que as etapas consideradas como corretas dessa conversão ficam num valor muito elevado.

Imagino retirar compressor, mangueiras, conexões e etc para limpeza, trocar válvula de expansão, trocar válvulas de enchimento de alta e baixa, trocar filtro secador por outro adequado ao R134 e retirar o óleo mineral do sistema e substituir por sintético antes de aplicarem o novo gás, enfim vale a pena o custo final disso???
http://k2arcondicionado.com.br/article/conversao-de-r12-para-r134a.html

Nessa outra matéria, não falam em troca de tantos componentes, mas se existe o retrofit não sei se dá para confiar nessa matéria:
http://www.ehow.com.br/converter-sistema-r12-r134a-como_81073/

Enfim, na minha W201 foi constatada perda de gás em função de um curto presente numa das ventoinhas, durante a semana vou dar uma conferida na parte elétrica, relés e etc, teste de pressão normal, terei que decidir que rumo tomar, arranjar R12 ou converter. Será que vale a pena realizar essa conversão nos moldes considerado ideal ou bastaria trocar só o condensador e aplicarem o R134a com óleo sintético?
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Mensagem por Lobo Ter 29 Set 2015 - 19:11



Ha algum tempo, aproveitando que foi necessario trocar o compressor de minha 123.193 1983, e na impossibilidade de encontrar o R12, foi feito o procedimento de substituicao pelo R134A. Que eu me lembre consistiu na completa limpeza do sistema, substituicao do filtro secador e utilizacao do oleo apropriado. Ha que se ter em mente que o rendimento "gelante" do R12 eh superior ao do R134A, o que significa que o desempenho gelante serah um pouco menor com a substituicao. Verdade que senti mais o efeito pois, por força das regras da placa preta, fui obrigado a tirar o Insulfilm.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 30 Set 2015 - 0:58



Renato, muito oportuno o seu relato, vou aproveitar para atualizar o que ocorreu na minha 190E em Abril deste ano conforme citei no último post; descobri com apoio e orientação do Mestre Maluhy que a origem da perda de gás era decorrente de uma ligação elétrica refeita equivocadamente por um mecânico que desconectou o chicote da resistência do A/C para realizar serviços de revisão da suspensão 2 meses antes e ao religar colocou os fios num só pólo da resistência e isso provocava queima do fusível das ventoinhas auxiliares, o sistema trabalhando forçado jogava gás para fora, sem ventilação auxiliar perdeu-se a carga toda, só constatamos a situação quando fomos investigar o porquê da perda repentina de gás refrigerante sem que tenha sido encontrado um único vazamento sequer no sistema.

Refeita as ligações elétricas, as ventoinhas voltaram entrar em ação próximo da temperatura de serviço e foi feito justamente o que o Lobo citou, a oficina fez apenas a limpeza do sistema e aplicou carga de R134A sem trocar o secador e ficamos de observar o resultado. 

Abraços,
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 7 Nov 2015 - 1:59



Atualizando o tópico, não deu certo o procedimento de conversão feito pela oficina na minha 190E conforme descrevi anteriormente (sem trocar componentes), no mês passado começou perder a eficiência com R134 sem se detectar vazamentos nos testes.

Desta vez confiei os serviços a um outro técnico especializado em A/C e segundo ele só teria dado certo a conversão se tivesse sido substituídos os componentes citados no tópico; agora foi feita uma "limpeza" geral por sucção retirando-se todo o R134 que ainda restava no sistema, colocou novo óleo mineral e aplicou carga do gás MP 39 (cilindro com embalagem rosa), segundo ele este é o gás mais indicado produzido atualmente para substituir o freon sem necessidade de nenhuma adaptação no sistema original, até agora sem problemas, gelando muito mais que o 134, acredito que teria sido este o melhor caminho que deveria ter seguido anteriormente, adiante volto atualizar resultados definitivos à respeito.

Abraços,
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Mensagem por Lobo Sex 19 Fev 2016 - 11:19



Ao se mudar de um gas para outro eh fundamental a limpeza e o uso do oleo correto pois a incompatibilidade entre oleos pode matar o compressor, que ao morrer lança detritos que podem vir a entupir qualquer parte do sistema, principalmente as passagens estreitas do condensador e do evaporador.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 19 Fev 2016 - 16:37



Lobo, no meu caso há algum vazamento no sistema e o problema persiste, estou agendando com um técnico experiente de BH que me foi recomendado (Ivanilton da MG A/C no bairro Itapoã) para fazer mai uma revisão minuciosa com atenção exatamente nestes 2 ítens que você mencionou, acredito que haja algum furo mínimo no evaporador porque quando se tentou recarga após os 2 testes feitos até agora aqui em Barbacena por uma oficina que trabalha com A/C (Júlio da Aut-Tec, oficina muito boa por sinal e frequentada por importados) eles não acharam vazamentos mesmo utilizando equipamento de detecção e contraste, um detalhe que percebi às vezes nas primeiras semanas um cheiro muito leve na cabine que parece ser de gás, por isso suspeito de evaporador mesmo porque quando revisei o sistema de arrefecimento observei que havia sinais de início de corrosão no tubo onde passa a água que vai da válvula de aquecimento para o mesmo evaporador.   

Essa área de A/C automotivo é muito complicada aqui em MG principalmente interior, infelizmente perdemos no ano passado o Carlinhos "pararaio" de Juiz de Fora que foi um dos maiores especialistas em A/C que já conheci.

Abraços,
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Mensagem por Lobo Sex 19 Fev 2016 - 17:11



Refere-se a W124 mas como ha contemporaneidade e semelhanças com W201 vale olhar :

http://www.mbca.org/forum/2010-11-23/w124-ac-evaporator

Ha anos quando o evaporador da minha W124 precisou ser trocado o sintoma previo de que me recordo foi ver vapor saindo na cabine, como quando se abre um freezer num dia muito quente e umido. Li que se ha vazamento no evaporador aparece contraste na agua do dreno.

Um outro ponto de vazamento de dificil deteccao que me foi mencionado por profissional de oficina exclusiva de a/c foi o selo do eixo do compressor, cuja solucao seria abrir o compressor e trocar o selo e demais itens do kit de reparo.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 19 Fev 2016 - 17:30



O selo do compressor foi a primeira suspeita que o técnico do Júlio levantou, mas não chegaram fazer a desmontagem para troca porque o sistema se mostrava estanque no dia do teste em Outubro passado, o compressor até olhei por baixo esta semana com uma lâmpada fluorescente azul, está sequinho, sem sinais de contraste, de repente pode ser ele também. Estou achando mais provável o evaporador por causa dos sinais que encontrei na tubulação metálico do ar quente ligada ao arrefecimento, ou de repente pode ser ambos, evaporador e selos do compressor, assim que for possível realizar novos testes mais provavelmente no início de Março posto os resultados.

Muito grato pelo link e sugestões.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 1 Jan 2017 - 22:53



Atualizando o tópico, foi feita a troca dos selos e kit de vedação do compressor mas não achei o gás correto para fazer o retrofit correto de substituição do freon, que é o Isceon MO49Plus da Chemours que tem inclusive temperatura de descarga menor que o R12.
https://www.chemours.com/Refrigerants/pt_BR/products/isceon/isceon49_br.html

Foram instalados um filtro secador mais os 2 sensores novos, o sensor de pressão (pressostato) e o de temperatura, foi reaplicado óleo mineral mais carga de 1,0 Kg de gás MP39 e não deu certo, o sistema resfria bem mas o sensor faz leitura de pressão excessiva causada pela expansão desse gás indicado para evaporadores sem chiller e dispara as ventoinhas, não aconselho essa tentativa, mesmo por que para fazer a conversão para o R134 ecológico o gasto é expressivo, pois é necessário trocar compressor, evaporador, válvulas de alta e baixa e etc e os sensores originais não reconhecem bem a pressão do ecológico; enfim, por ora optei por agendar novo flushing no sistema e será colocada nova carga mas esta vez com o gás adequado para retrofit que é o Isceon MO49Plus fabricado pela Chemours, consegui por encomenda na Injet Ar de BH (31-34662962) no bairro Horto .
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Mensagem por Convidado 9 Dom 28 Jun 2020 - 13:57



Atualizando as informações do tópico, fiz nova revisão há 4 meses atrás, tive que substituir o compressor, aguardei um tempo para observar o que foi feito na minha 190E antes de compartilhar informação, no meu caso o compressor travou em Janeiro/2020 função de manutenções feitas com produtos errados fora de especificação para este sistema e optei pela compra de um Denso novo, importado dos EUA pela SJ Parts (Confrade Paulo Samico Jr).

O que deu certo para manter o sistema original gelando muito bem foi o seguinte: na troca do compressor foi feita a limpeza do sistema com o óleo adequado, trocada a válvula de expansão, o filtro secador novo (consegui original MB que está na promoção na Marimport com o Júlio - não é aconselhável reutilizar esse filtro, abriu o sistema troca-se) e aplicada carga do gás atualizado que substitui o antigo R12 que agora chama-se Freon MO49Plus (antigo ISCEON MO49Plus) R437A é mais estável, este gás alguns fornecedores dizem que serve de retrofit para o próprio R134, é compatível com lubrificantes a base de OM, AB e POE, não precisa substituir as mangueiras originais, o sistema gela mais que sistema convertido, consegui as garrafinhas de 0,750 grs no Mercado Livre de um fornecedor de Campinas, foi aplicada a mesma quantidade recomendada de fábrica (conferir plaqueta na travessa do motor - no caso da minha 190 E pede 1,2 kg pesada no equipamento da oficina), com este gás não deu nenhuma incompatibilidade de leitura de pressão e acionamento de ventoinhas em relação ao pressostato original que foi mantido.
 
Sinceramente, parei de deslocar viagem carro de coleção para manutenção de A/C na Capital, os ditos especializados de BH em ar - um se diz de antigos - nunca resolveram o problema que vinha se arrastando desde 2015, pelo contrário demonstraram estarem mal informados em vários aspectos, não seguem recomendações de fabricantes, usam 
produtos errados de limpeza do sistema, aplicam óleo lubrificante incompatível, o último que estive em BH acima citado misturou um aditivo no lubrificante alegando que tiraria ruídos e acabou de ferrar com o compressor.

Enfim, se a informação for de utilidade, na instalação do novo compressor OEM paguei R$ 3 mil confiei os trabalhos a um técnico da minha confiança da minha cidade especializado em importados, eu mesmo pesquisei sobre cada um dos produtos, pressões de trabalho e etc, conferi as aplicações de cada um deles nos 0800, comprei os produtos corretos por minha conta e deu certo.


Última edição por Antônio Elias em Dom 28 Jun 2020 - 15:30, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : dados)
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