Uso de pneus direcionais em ML320 W163?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uso de pneus direcionais em ML320 W163?

Mensagem por Guilherme Galante em Sex 8 Maio 2015 - 10:29



Bom dia pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.

Essa semana larguei o jipe na Savarauto pra fazer geometria e fui informado que não se deve utilizar pneus direcionais neste tipo de carro. Podendo acarretar em certo ruído ao rodar e um deixando ela um pouco mais dura.

O correto seria utilizar pneus com desenho reto.

Alguém tem algum conhecimento quanto a este relato?

Outra dúvida seria quanto a caixa de direção que achei mais um vendedor que me vende ela por $2000,00. O que acham deste valor?

Pela minha alegria o chefe da Oficina veio me dizer que passaram o Scan nela e que havia um erro no rádio apenas Hehehe, fiquei feliz em saber que não tinha nada de errado.

Grande abraço.
avatar
Guilherme Galante
Desativado - Registro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?

Mensagem por Antônio Elias em Sab 9 Maio 2015 - 1:44



Guilherme, pneus direcionais são antigos no mercado mas tem algumas vantagens sim, antes de surgir os assimétricos atuais a maioria dos carros esportivos até alguns anos atrás saiam de fábrica com pneus direcionais que dão excelente aderência em pista seca e molhada.

Quais especificações, medidas e etc desses pneus que a Savarauto "condenou"? 

Não entendi bem isso não, desde quando se escolhe pneu de SUV Off-road e etc pelo nível de ruído?!?!? 

Os pneus que estão dentro da conformidade técnica de nível de ruído consta no próprio produto e o Manual de fábrica alerta para não usar pneus recauchutados em função de segurança e riscos, agora os direcionais normalmente tem perfil baixo esportivo, tem melhor aderência em pista molhada que os simétricos (mais baratos) e o assimétricos (mais caros), concordo que direcionais podem até deixar o rodar de um jipão de 2,5 toneladas mais endurecido mas se estiver rodando com perfil baixo fora do padrão ML comum (Amg é outro caso), ruído cada desenho tem uma característica diferente de um pneu para outro conforme a finalidade de uso que o dono pretende para um utilitário esportivo, agora todo pneu 100% asfalto pelo desenho é mais silencioso mas não se presta para uso em estrada de terra, os meio termo 50% terra/asfalto fazem mais ruído mas são adequados ao uso misto, os 100% terra outra situação e por aí vai, a escolha depende no meu modo de ver é puramente da finalidade uso que o dono decide, não do ruído que um pneu apresenta conforme falaram, principalmente se tratando de SUV off-road e etc, enfim não entendi muito bem essa da Savarauto não viu!!! 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13645
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?

Mensagem por Guilherme Galante em Seg 11 Maio 2015 - 19:22



Obrigado pela organização do tópico Sr. Antônio.

Realmente não entendi esta afirmação do pessoal da concessionária.

Abraços.
avatar
Guilherme Galante
Desativado - Registro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 217
Data de inscrição : 13/07/2013
Interesses : ML 320
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uso de pneus direcionais em ML320 W163?

Mensagem por Antônio Elias em Seg 11 Maio 2015 - 19:42



Por nada Guilherme, separei o tema para centrarmos mais o foco. Qual medida está usando na sua ML?

Francamente, achei estranha a afirmação deles em se tratando de um Jipe SUV e preparado para uso off-road, que é uma função que requer no mínimo pneus A/T que todos sabemos são mais ruidosos ou apresentam barulho característico no rodar, ou seja característica do pneu x finalidade de uso!!!

Outro ponto, pneu direcional pode não ter a durabilidade e eficiência de alguns assimétricos atuais de 1a. linha, mas em compensação o preço do primeiro (antigos direcionais) normalmente é menor comparativamente em relação ao segundo, entra também aí a questão do custo x benefício na decisão do dono, porque afinal utilizar um pneu de performance silencioso que não atende às necessidades???

Só curiosidade, uma descrição de um pneu direcional para facilitar o entendimento sobre aquilo que estamos tratando:

Direcional
Não tão recente no mercado, este pneu pode ser identificado mais facilmente. Se você olhar 
na banda de rodagem você vai notar que o desenho aponte em uma direção e se você dividir o pneu no meio, ambos os lados são iguais (simétrico). Outro jeito é olhando na parede do
pneu e procurado uma flecha ou algum símbolo que indica direção, tem vários tipos de
símbolos, e sempre é bem fácil perceber a direção em qual o pneu tem que rodar. O mesmo
tem que rodar nesta direção, caso contrário perde suas vantagens. Antes de o pneu
assimétrico ser fabricado maioria dos veículos esportivos vinha original com pneu direcional.

Vantagens:
Pista molhada:
Excelente na pista molhada (melhor de todos os três tipos);
Desempenho:
Excelente desempenho na pista seca e molhada.

Desvantagens:
Preço:
Geralmente mais caro que o pneu simétrico, mas mais barato que o pneu assimétrico;
Barulho:
Geralmente faz mais barulho que pneu assimétrico e simétrico;
Gama:
Geralmente só fabricado para medidas esportivas (perfil baixo);
Rodízio:
Rodízio limitado, mesmo que pneu assimétrico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Antônio Elias em Seg 11 Maio 2015 - 21:06, editado 1 vez(es) (Razão : incluir citação)

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13645
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum