Classe A190 com câmbio automático, qual ano comprar???

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Mensagem por camilo matos Qui 21 maio 2015 - 14:54



Gostaria de saber a opinião de vocês do fórum que possuem ou possuíram esse modelo da marca, sobre seus pontos positivos e negativos pois estou tentado a adquirir um automático. E por falar nisso eis aí a principal preocupação, o câmbio automático dos classe A 190. também gostaria de informações sobre onde verificar partes da carroceria que por ventura costumem apresentar problemas entre outros. agradeço desde já é que apesar de conhecer carros nunca tive nenhum contato com esse modelo, porém tenho a impressão que compacto e com motor 1.9 deve se dar muito bem no trânsito...


Última edição por Antônio Elias em Sex 22 maio 2015 - 9:51, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ttulo - para incluir o tipo de câmbio de forma a direcionarmos o foco do tópico!)
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Mensagem por Douglas Barddal Sex 22 maio 2015 - 0:03



Estou na terceira, todas ano 2005, esta ultima deu problema no cambio e tive que trocar, foram 7 mil reais. O problema é que tem que se trocar o óleo do cambio com 40k e pouca gente faz isso afetando os módulos, a engrenagem K1 original também da problema mas a maioria já trocou. O cambio é muito bom, 5 marchas adaptativo conforme o jeito de dirigir do motorista mas aconselho procurar uma com o cambio revisado ou pegar uma mecânica, as outras duas que tive eram assim, boa sorte amigo. Ah o carro é muito bom tanto na cidade quanto se precisar coloca-lo na estrada.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 22 maio 2015 - 10:28



Camilo, realmente há uma diferença no sistema de injeção dos W168 que mudou a partir de 2003.

Até 2002 o sistema veio com sensor de fluxo de ar MAF acoplado à central eletrônica ECU que informa a massa de ar admitida no motor que passa pelo sensor e etc, se porventura vier ocorrer algum eventual defeito em sensor MAF o correto técnicamente considerado seria a troca de toda a central cujo custo é bem oneroso diante da dificuldade de obter a peça única (sensor x ECU) fora de Concessionária. O que muitos tem feito é um reparo, que técnicamente ainda é considerado como paliativo, que seria a aquisição de um sensor paralelo à parte separado da central e ressoldar esse novo sensor nessa mesma central e checar depois os novos parâmetros no Star Diagnózis, o problema é que nem sempre esse tipo de reparo dá certo ou não se encontra reparador com conhecimentos adequados em eletrônica para intervir nessa adaptação.

Nos W168 2003 acima o sistema de injeção saiu de fábrica com novos parâmetros de leitura do ar com sensor MAP (Manifold Absolute Pressure, calcula pressão dentro do coletor) separado de centrais e módulos e não costuma apresentar avarias e de fácil e barata substituição quando necessário.  

Nos modelos 2002/2003 caso não se saiba identificar visualmente e haja preferência com carros com sistema Map, é conveniente confirmar no EPC pelo número chassis. 

Qual é melhor escolha, depende de vários fatores ao meu ver, a começar do estado de conservação do exemplar, do histórico de revisões anteriores, uso e etc, adquirir Classe A com revisões acumuladas por fazer é complicado porque o custo pode superar o valor de mercado do veículo, uma vez que há ítens de W168 como amortecedores Sachs e etc que só se encontra na rede de Concessionários em razão de acordos comerciais entre MB e fornecedores e, por outro lado, as peças paralelas ou aftermarket baratas que surgiram no mercado para tentar preencher essa lacuna não tem a mesma qualidade das genuínas. 
 
Atenção que se deve ter nesse ítem Maf nos W168 anteriores à 2002 ao meu ver é a seguinte: temos visto alguns casos isolados de "gambiarras" feitas por certos reparadores que simplesmente isolam sistema original Maf e deixam o motor funcionando com outros parâmetros, muita atenção com a cor da fumaça que sai pelo escape. 

Te indico para leitura alguns tópicos que podem lhe ser úteis:
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Algumas peças de Classe A automático estão atualmente escassas no mercado, um exemplo é a K1, me informaram na Minasmáquinas (estive por lá aproximadamente 1 mês) que eles tinham acho que as 8 últimas do estoque da MBB.

Independente da escolha recair em modelo com Maf ou Map, é importante histórico de revisões devidamente comprovado e observar se houve troca de óleo do câmbio e se foi aplicado óleo correto homologado e etc, restante creio que são praticamente os mesmos aspectos que se observam nos demais modelos.
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Mensagem por Antonio da Cunha Pinto Ter 16 Jun 2015 - 23:20



Possuo um 190 ELEGANCE 2004/05, ótimo carro que, com 73.000 km acabou de apresentar problema no câmbio: trinca no tambor do K1 ocasionando perda de pressão do óleo. O carro está na autorizada que importou a peça e está em final de montagem. Pelas pesquisas, é um problema recorrente no 190. A peça citada apresenta trinca, devido, provavelmente a defeito de fundição. Costuma apresentar problemas em torno dos 70.000 km. Com aproximadamente 50.000 km o óleo do câmbio havia sido trocado. O conserto é salgado. Aproximadamente R$5.000,00. Estive interessado na troca por um A 2000 - 2006. Há informações que o câmbio (CVT) também não é confiável.
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Mensagem por Douglas Barddal Qua 17 Jun 2015 - 19:20



Antonio a W 169 por ter a mesma mecânica tem os mesmos defeitos cronicos da W 245, o cambio e as ponteiras de eixos.
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