Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

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Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por hassam em Dom 8 Jun - 17:55

Olá amigos.

Hoje, domingão, estava passeando com o Classe A 160 (1999) quando de repente a direção ficou pesada. Continuei andando até chegar ao destino.

Ao parar, observei o sistema hidráulico e não achei vazamentos. O óleo está no nível correto.

Liguei para um mecanico amigo meu e perguntei o que poderia ser. Ele disse que talvez o motor elétrico possa ter queimado.

Após umas 4 horas liguei o carro e para minha surpresa a direção está normal.

O que poderia ser ? Este circuito utiliza fusível ? Talvez mau contato nos terminais ? O motor elétrico esquentou ?

Alguém tem alguma dica ?

PS.: Esta semana levei o Classe A no mecanico para trocar o filtro de gasolina e de óleo. Aproveitei para passar a "leitura" e não acusou nenhum erro. Tudo dentro dos parâmetros, embora tenha notado que a bateria está "pesada", parecendo no fim de sua vida util pois já tem 3 anos de uso (é uma Durex selada). Será que influi em algo ?

Agradeço os palpites...

Abraços.

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Dom 8 Jun - 18:18

Ligou a luz da bateria? A direção precisa do alternador funcionando, apesar que quem envia o sinal para ela ligar e desligar é o módulo do ESP.
O nível do fluído da bomba é responsável por boa parte dos motores ferrados, a galera tem o costume de completar o fluído até o máximo quando na verdade ele deveria ficar entre o |20c|aqui|60c| o problema que a galera enche até o fim dos 60c. No

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por hassam em Dom 8 Jun - 18:39



Olá André.

Não ligou a luz da bateria.

Acabei de medir com precisão o nível do óleo (repeti 4 vezes, com o motor frio, piso plano) e constatei que está bem acima do máximo, na linha vermelha acima.

O que recomenda ?


Última edição por hassam em Dom 8 Jun - 18:49, editado 2 vez(es)

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Dom 8 Jun - 18:42

Hummm, mas pode ser a bateria sim uma coisa que se deve fazer (essa dica eu peguei com o Jorge da Sinal Verde) é vedar a bomba para não entrar água.

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por hassam em Dom 8 Jun - 18:51

Entendi. Vedar com silicone ? Quais seriam os pontos a vedar ? Reparei que na entrada dos chicote na bomba pode ser um ponto vulnerável.


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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Dom 8 Jun - 20:38

A vedação é ali e no encaixe do módulo.
Quando ao nível é facil pega uma seringa e vai tirando até ficar na linha verde.
Imagina a pressão que a bomba estava trabalhando. affraid
Chega todos os níveis dos fluídos, se esse estava errado os outros também vão estar.
Provavelmente a sua bomba está toda suja de fluído já que quando ele esquenta, expande e chega a forçar a tampa.
Quando eu falo que 99% dos carros andam com fluído TUDO errado o pessoal acha que eu estou exagerando. No

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun - 20:07

Hassan antes que eu esqueça, esse nível deve ser acertado com o carro frio. :pos: Abaixa isso o quanto antes que com esse volume a mais a sua bomba deve estar gritanto por socorro, não está fazendo barulho quando você vira o volante não?

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Rafael Olinto em Ter 10 Jun - 0:47

Qual a quantidade de óleo que vai neste reservatório da DH? Estou querendo comprar aqui o fluido p/ trocar mas não encontrei em canto nenhum a quantidade certa... nem no manual! Só sei que é Pentosin CHF 11s
Falaí Homem Fluido! : vl :

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Ter 10 Jun - 6:32

Só serve o Pentosin CHF 11S, vão em torno de 800ml porém para trocar esse fluído não é só tirar o que fica ali no recipiente tem que drenar o sistema todo.
O mais importante é fazer a troca, andar com o carro e no outro dinha de manhã com ele frio ver se o nível ficou na marca verde, ele deve fica entre as duas marcas.
Use o Pentosin CHF 11S sua bomba agradece.

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por hassam em Qua 11 Jun - 8:15

Tirei o excesso de óleo, porém agora de manhã, ao dar partida no motor, a direção funcionou apenas alguns instantes e está pesada novamente.

Levarei o carro hoje à oficina. Será que limpar a bomba resolveria ?

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Andre Buss em Qua 11 Jun - 12:25

Eu acredito que vai precisar reparar o motor, já que ela ficou um bom tempo rodando sob pressão execessiva.
Peça para fazer a vedação dela também, e não esqueça do Pentosin CHF 11S é o único fluído que pode ir nessa bomba. :pos:

http://www.taligentx.com/passat/info/fluids/Pentosin_CHF_11s.pdf


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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Brant em Qui 12 Jun - 0:27

Chegou a acontecer a mesma coisa na minha, estava com nível de óleo muito alto, depois de deixar no ponto correto, deu umas duas vezes falha na direção do nada ela parava de funcionar. Pegando o manual do carro e verificando os fusíveis, descobri que o fusível estava mau encaixado, depois que retirei e encaixei ele volto a funcionar e não deu mais problema.
Já a de um conhecido meu chegou a dar problema de a direção não desligar nem com o carro desligado, tinha entrada água e dado pau na bomba, ai só foi outra.

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por hassam em Qui 12 Jun - 8:30

Olá Brant.

Eu também pensei em fusível, porém não consegui identificá-lo, pois naquele compartimento ao lado da bateria/caixa de fusíveis não tem mais o livrete com a distribuição dos mesmos, portanto, não sei qual é o fusível.

Você saberia me dizer qual é o fusível da bomba ?

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por Jorge Martins em Qui 12 Jun - 11:13

Não é no local por onde entra a fiação elétrica que tem que ser vedado e sim na tampa de plástico do módulo eletrônico.
Antes de vedar é necessario limpar a placa do circuito eletrônico com álcool isopropilico para eliminar a umidade.
Após a recolocacão da bomba tem que trocar o fluido e fazer sangria do sistema.

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Re: Tópico Sobre a Direção Eletro-Hidráulica.

Mensagem por betocastro em Qui 12 Jun - 11:15

Jorge,

Essa sangria tem q ser feita "à 2", certo? Já que, creio eu, é necessário que alguém pressione o pedal da embreagem. Ou eu tô errado?

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