Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop Empty Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Mensagem por Ademir Guimarães Sáb 4 Jul 2015 - 8:37



Prezados confrades, gostaria que me tirassem uma dúvida, pois, a minha nova estrela possui o sistema "ECO", e, acredito que com uso contínuo, isto é, com o sistema "ECO" permanecendo sempre ativado durante o deslocamento do carro, principalmente no pára-anda do trânsito na cidade, a bateria e o motor de arranque certamente terão a sua vida útil diminuída. No caso do motor de arranque o desgaste das buchas (mancais) do eixo será mais acentuado, o que irá forçar a substituição "precoce" das mesmas, porém, não consegui encontrar nenhuma recomendação para inspeção dessas buchas no Manual, da Mercedes Benz, durante as manutenções preventivas. Ou o Manual é omisso, ou ainda não foi relatado o problema para a fabricante, ou eu estou redondamente enganado. 
Me esclareçam, por favor. Desde já, muito obrigado.
Um fraterno abraço, do tamanho da minha Amazônia!
Ademir Guimarães
Ademir Guimarães
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 474
Data de inscrição : 11/06/2015
Interesses : Automóveis Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Pará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop Empty Re: Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Mensagem por Convidado 9 Qui 30 Jul 2015 - 0:22



Ademir, boa dúvida essa.

Verificando nos arquivos, temos no Fórum pelo menos 2 tópicos voltados para a discussão desse tema, contudo nenhum para debater especificamente essa questão da manutenção do sistema de arranque.

Os tópicos em andamento, um com a visão geral do sistema:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Outro voltado para o modelo W205:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vamos ouvir opiniões à respeito, creio que no Wis MB deva ter procedimentos relacionados ao arranque, o Confrade Pedroalexrj por exemplo tem acesso ao Wis, de repente pode conferir para nós se há algum tutorial e etc. 

Aqui no Fórum não me lembro de alguém ter relatado intervenção nesse ítem, mas certamente deve ser novidade para muitos reparadores em função da eletrônica e das particularidades do funcionamento geral do sistema, como por exemplo o papel do sensor de virabraquim que identifica qual pistão está na posição ideal para reiniciar a partida, tensão adequada e etc, ou seja há uma sequência de "protocolos" a serem reconhecidos para o sistema entrar em ação.

Veja no tópico geral (link acima) que se não houver tensão adequada o sistema não entra em ação, creio que já projetaram isso pensando talvez no desgaste prematuro dos componentes.

Agora, como e quando intervir preventivamente nesse tipo de arranque, vamos ouvir as opiniões e experiências dos Confrades.

Forte abraço.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos