Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Mensagem por Ademir Guimarães em Sab 4 Jul 2015 - 8:37

Prezados confrades, gostaria que me tirassem uma dúvida, pois, a minha nova estrela possui o sistema "ECO", e, acredito que com uso contínuo, isto é, com o sistema "ECO" permanecendo sempre ativado durante o deslocamento do carro, principalmente no pára-anda do trânsito na cidade, a bateria e o motor de arranque certamente terão a sua vida útil diminuída. No caso do motor de arranque o desgaste das buchas (mancais) do eixo será mais acentuado, o que irá forçar a substituição "precoce" das mesmas, porém, não consegui encontrar nenhuma recomendação para inspeção dessas buchas no Manual, da Mercedes Benz, durante as manutenções preventivas. Ou o Manual é omisso, ou ainda não foi relatado o problema para a fabricante, ou eu estou redondamente enganado. 
Me esclareçam, por favor. Desde já, muito obrigado.
Um fraterno abraço, do tamanho da minha Amazônia!

Ademir Guimarães
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 348
Estado : Pará

Re: Dúvidas sobre manutenção preventiva motor arranque no sistema ECO Start Stop

Mensagem por Antônio Elias em Qui 30 Jul 2015 - 0:22

Ademir, boa dúvida essa.

Verificando nos arquivos, temos no Fórum pelo menos 2 tópicos voltados para a discussão desse tema, contudo nenhum para debater especificamente essa questão da manutenção do sistema de arranque.

Os tópicos em andamento, um com a visão geral do sistema:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Outro voltado para o modelo W205:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Vamos ouvir opiniões à respeito, creio que no Wis MB deva ter procedimentos relacionados ao arranque, o Confrade Pedroalexrj por exemplo tem acesso ao Wis, de repente pode conferir para nós se há algum tutorial e etc. 

Aqui no Fórum não me lembro de alguém ter relatado intervenção nesse ítem, mas certamente deve ser novidade para muitos reparadores em função da eletrônica e das particularidades do funcionamento geral do sistema, como por exemplo o papel do sensor de virabraquim que identifica qual pistão está na posição ideal para reiniciar a partida, tensão adequada e etc, ou seja há uma sequência de "protocolos" a serem reconhecidos para o sistema entrar em ação.

Veja no tópico geral (link acima) que se não houver tensão adequada o sistema não entra em ação, creio que já projetaram isso pensando talvez no desgaste prematuro dos componentes.

Agora, como e quando intervir preventivamente nesse tipo de arranque, vamos ouvir as opiniões e experiências dos Confrades.

Forte abraço.

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11782
Estado : Minas Gerais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: