Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 1:33

Amigos,

Após alguns meses de ensaio resolvi conversar com o staff do fórum e pedir o apoio dele para realizar através do FMBB o nosso primeiro evento em Interlagos. Para realizar esse projeto, entrei em contato com a escola de pilotagem Roberto Manzini. O Roberto tem algumas décadas em escolas de pilotagens, tendo sido diretor da Escola de Pilotagem Interlagos e já há alguns anos abriu a sua própria Escola. Acho que melhor do que ficar falando é dar o endereço do site e cada um dá uma olhada para ver o time que já passou por lá e quem são os instrutores atualmente da escola. http://www.centropilotagem.com.br/

Eu já tive a oportunidade de participar do curso de piloto de competição ainda bem jovem nos anos 80, e ter realizado recentemente o curso da BMW, ministrado pelo Ingo Hoffman e também o curso oficial da Mercedes Benz, que é dado por um pequeno grupo de instrutores alemães que viajam o mundo inteiro. Apesar de ser uma forma de divulgação dos produtos, o curso é fantástico. Depois de freqüentar esses curso, normalmente mudamos desde a postura dentro do carro até a forma de se comportar numa estrada ou no dia a dia.

De maneira geral, a proposta apresentada pela Escola é bem próxima desses cursos, com um plus a mais, será dirigido para carros com o perfil das nossas Mercedes. De maneira geral, temos carros com 200 HPs ou mais, tração traseira, muitas vezes sem controle de tração e algumas vezes ABS. São carros com um potencial muito bom de desempenho com segurança, se bem conduzidos.

Infelizmente não usaremos a pista de Interlagos, mas uma área dentro do autódromo. O aluguel da pista por um dia custa na faixa dos R$ 24.000,00 e as datas para fim de semanas são muito difíceis. O ideal é a gente conseguir realizar esse primeiro curso, ver a receptividade do pessoal e depois tentar reunir um grupo bem maior, com bastante antecedência e aí reservar todo o autódromo como a Porsche faz.

O curso teórico é dado na escola que fica em frente ao autódromo e depois do almoço é realizada a parte pratica. Com o uso de cones, água e outros artifícios, eles simulam as várias condições que a gente encontra no dia a dia.

O curso custará R$ 11.404,00, o que significa um custo unitário de R$ 570,20, incluindo almoço e café da manhã.

Segue abaixo um resumo do curso. Caso alguém não queira ir com a própria Mercedes, a escola dispõe de alguns Renaults ( com tração dianteira) que custam R$ 250,00 por dia e podem atender até dois alunos.

Estou propondo a data de 9/8. Precisamos no mínimo de 20 alunos. Eu logicamente vou participar. Não sei qual será a receptividade do grupo, mas vamos aguardar até o fim do mês de Junho para ver se conseguimos os 20 participantes para então confirmar a data.

Pedi ajuda para o Hiro, que será o tesoureiro desse projeto e todo depósito e arrecadação será de responsabilidade dele.

Esse é um evento do PORTAL MERCEDES BENZ BRASIL para o pessoal que freqüenta o Fórum. Caso os sócios do MBCCOC queiram participar também serão muito bem vindos. O pessoal do Classe A, também será muito bem vindo, logicamente que algumas posturas de direção mudam, mas normalmente as instruções já prevêem os diferentes tipos de carro/tração.

Segue abaixo cópia do orçamento recebido e sinceramente espero que represente uma nova fase de eventos com foco mais técnico, que também o Paladini começou a tentar promover.

Espero que vocês gostem.


João




CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA



Objetivo

Prevenção de acidentes viários.

Otimização condutor/equipamento.


Descrição

Curso ministrado em 01 dia.

Aula teórica e prática.

Início 08h30m com término previsto 16h00m.


Parte Teórica

Itens abrangidos:


1. Importância da direção veicular na atualidade:

1.1 O homem contemporâneo e sua necessidade de locomoção através de veículos automotores.

2. Conhecimento dos equipamentos veiculares atuais:

2.1. ABS – freio anti-blocante, princípios de funcionamento e utilização correta.

2.2. Controle de tração.

2.3. Câmbio automático com opção de escalonamento e outros.


3. Manutenção preventiva:

3.1. A importância do check-list constante e da interpretação dos sinais característicos de cada equipamento.


4. Técnicas de contorno de curvas:

4.1. Forças atuantes no veículo, influência da velocidade na “força centrífuga”.

4.2. Importância da aproximação de curva.


5. Check-list dos componentes básicos veículo:

5.1. Pneus - importância da calibragem: dirigibilidade, cortes, superaquecimento, consumo de combustível, aquaplanagem e inspeção visual.

5.2. Iluminação - faróis e lanternas.

5.3. Sistema de limpador de pára-brisa.

5.4. Fluídos em geral.


6. Conceitos e técnicas de uma direção veicular segura:

6.1. Identificando possíveis riscos e como evitá-los (tempo, distância, capacidade e competência para evitar acidentes).

6.2. Mecanismos da reação do condutor: diferença ato reflexo, reação, e tempo de reação.

6.3. Fatores que podem reduzir a capacidade do condutor: fadiga, sono, alimentação, álcool, deficiência na acuidade visual, medicamentos, vestimenta.


7. Uso correto do veículo no quotidiano (cidade ou estrada):

7.1. Distância de segurança (definição, objetivo e como utilizar).

7.2. ultrapassagens: cuidados ao ultrapassar, ao ser ultrapassado e ao avistar ultrapassagens no sentido contrário.

7.3. Condições ambientais: iluminação, crepúsculo, dirigindo à noite, diferença de velocidade, neblina, chuva (redução da visibilidade e aquaplanagem).

7.4 Visão ampla na direção preventiva (como utilizar).


8. Posicionamento ergonômico do motorista e do passageiro:

8.1. Uso e cuidados com cinto de segurança.

8.2. Utilização adequada dos componentes presentes nos veículos modernos: regulagem de altura, distância e inclinação do assento do condutor como também as diferentes regulagens do volante de direção.

8.3. Posição de mãos, pés e apoio de cabeça.


9. Uso correto do motor, freios, câmbio e sistemas de segurança:

9.1. Cuidados em descidas e subidas, adequação da marcha e freio.

9.2. Torque x Potência.

9.3. Relação consumo combustíveis.


10. Como interpretar e solucionar problemas no veículo:

10.1. Diversos “sintomas” apresentados e como interpretá-los.

10.2. A importância em entender os sinais demonstrados no painel de instrumentos.


11. Frenagem:

11.1. Distância de observação, reação e parada.

11.2. Fatores que influenciam na distância de reação.

11.3. Fatores que influenciam na distância de frenagem.

11.4. Influência do pavimento na capacidade de frenagem: piso seco e molhado, mesmo com ABS.

11.5. Frenagem emergencial (conceito, aplicação e correções possíveis).


12. Discussão de situações adversas que ocorrem com freqüência no trânsito

brasileiro.

12.1 Conscientização de riscos e abordagem teórica de procedimentos preventivos para segurança pessoal (roubo, seqüestro relâmpago e outros).*



Parte Prática

Itens abrangidos:

1. Desvio de obstáculos;

2. Uso correto potencia motor;

3. Slalon sob condições adversas*;

4. Frenagem com pedestres em piso seco;

5. Simulações de roubo e seqüestro relâmpago*;

6. Frenagem com sistema A B S e sem A B S;

7. Frenagem com pedestres em piso molhado;

8. T.T.S. (Tomada, Tangencia e Saída de curvas).
* Específicas para usuários de veículos não blindados.



Local

Aula teórica: poderá ser ministrada nas instalações da empresa ou no Centro Pilotagem, Avenida Senador Teotônio Vilela, 328 - Interlagos.

Aula prática: autódromo José Carlos Pace (Interlagos) ou nas instalações do cliente.



Incluso

Material didático prático (pista de treinamento, equipamento de paintball, cones, radares, sistema de irrigação, tenda, cadeiras, quadro branco e veículo para demonstração dos exercícios).

Material didático teórico (apostilas).

Alimentação (café da manhã e almoço).

Certificado de participação / conclusão.

Avaliação individual.



Necessidades

Mínimo de 01 veículo (*) para cada 2 participantes.

(*) semelhantes aos utilizados pelos participantes em seu quotidiano, para assim capacitar condutor em equipamento que possui/utiliza.


Investimento para 20 participantes:

Custo: R$ 11.404,00






Av. Senador Teotonio Vilela nº328 Interlagos São Paulo - SP Cep 04801-000
Tel - Fax 0xx 11 5667-4343 / 5667-5353 / 5667-4408
e-mail curso@centropilotagem.com.br http://www.centropilotagem.com.br

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun 2008 - 7:23

Gostei disso, bounce. Se eu levar meu carro, somente eu vou dirigir ele né? Não vai ter instrutor dando volta primeiro para eu ir depois?

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Sexo : Masculino País : Estados Unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun 2008 - 7:32

João, se parar e analisar daria para alugar interlagos com a participação de todos.

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Sexo : Masculino País : Estados Unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Daniel AMG em Seg 9 Jun 2008 - 8:46

João realmente incrivel
parabenz pela pesquiza
acho que o sonho de muitos
com a palavra os membros que decidem

Daniel AMG
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por rom em Seg 9 Jun 2008 - 9:46

João,

Muito legal esta idéia. Infelizmente, neste dia eu estarei viajando a trabalho. Mas é algo pela qual eu me interesso bastante. Parabenz pela iniciativa! :pos:

Um abraço,
Rodrigo.

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 10:00

André,

Vamos colocar uma pedra de cada vez, mesmo porque seria interessante um curso desses antes de soltar a turma no autódromo. Se a gente conseguir realizar esse estaremos construindo o nosso futuro. Não, ninguem vai andar no seu carro, fique tranquilo, mesmo porque eles tem uns 10 carros com a preparação básica e todos os itens de segurança de um carro de pista, além de uns 02 ou 3 bem bravos.

Rodrigo, isso é que é ter agenda cheia, com 60 dias de antecedencia já saber o que vai fazer hehehehe NSI se a gente mudar a data voce vem.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 10:01

Acho que a gente deve usar o tópico para confirmar a presença. O primeiro lugar é o meu. Conforme a turma for confirmando, fica valendo a ordem de postagem das mensagens no tópico.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por rom em Seg 9 Jun 2008 - 10:07

João,

Agência de viagens é assim! É que temos grupos programados para o resto do ano e, em agosto, temos dois: um no dia 4, outro no dia 24. O do dia 4 eu já sei que eu tenho que ir junto - já até arrumei para a Milena e a Manuela irem junto. Se mudar a data, eu vou sim. Eu volto no dia 15.

Um abraço,
Rodrigo.

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 11:00

Eu estou dentro:

1 - João
2 - Bodó

Concordo que devemos ajustar uma data para que todos que tenham intenção possam participar, mas dia 09/08 para mim está muito bom.

Estou mesmo precisando gastar meus pneus para trocar todos por Michelin... Twisted Evil

Parabéns João pela iniciativa! :pos:

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 11:36

Grande Bodó.

Valeu mesmo obrigado!!! : pl : : pl : : pl :

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Hiro em Seg 9 Jun 2008 - 11:41

Eu tbm estou dentro!

3 - Hiro

Mas os pneus Continental da SL estão tão novinhos...não queria gastar

Só se eu for de blindet... Laughing

_________________
Abraço,

Hiro

Hiro
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2640
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

http://hirowai.spaces.live.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Fresser em Seg 9 Jun 2008 - 11:42

João, conte comigo:
1 - João
2 - Bodó
3 - Hiro
4 - Fresser

Vou aproveitar e pegar informações sobre o curso de piloto de competição.

Abraços

Fresser
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 967
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 13:44

Hiro e Fresser Obrigado!

Também tou com vontade de fazer esse curso de piloto de competição, depois a gente pode combinar.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Xenon em Seg 9 Jun 2008 - 13:56

ue...cade meu nome......XENON please..... Very Happy Very Happy Very Happy

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 13:58

Grande Xenon!!!! : pl : : pl : : pl :

Então até agora estamos com:

1.JOÃO
2.BODÓ
3.HIRO
4.FRESSER
5.XENON

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun 2008 - 14:43

Eu vo eu vo, só que se eu não puder usar o meu carro precisa ser um automático. bounce bounce

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Sexo : Masculino País : Estados Unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 15:40

Legal André. Vai com o seu carro, o objetivo é esse mesmo, ver como o proprio carro se comporta em situações limites. Se voce quiser eu troco com voce em algum exercício. Voce experimenta a minha banheira velha e eu o seu Mercedes cheio de módulos hehehhe seria divertido.

1.JOÃO
2.BODÓ
3.HIRO
4.FRESSER
5.XENON
6.ANDRÉ

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad 4 em Seg 9 Jun 2008 - 17:11

Pessoal

Gostaria de lembrar que o gasto com os pneus é bem alto, devido a abrasividade do asfalto de competição. Eu entrei uma vez na pista de Interlagos antiga com o carro da minha mãe. Meu pai quase me matou, acabou com os pneus dianteiros. Ainda não sei se poderei ir.

Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun 2008 - 17:30

Vou levar os meus BSColWay HAHAAHAHAHHAHA.

João, vamos ver no dia. Garanto que os seus carros vao ter mais estabilidade que o Classe A, o que vai mudar é quando precisar do ESP.
O ClasseA vai precisar do ESP em todos os testes o seu carro só se colocarem água na pista.

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Sexo : Masculino País : Estados Unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Borba em Seg 9 Jun 2008 - 17:31

Pessoal,

so lembrando .... pelo que entendi do Joao este evento nao sera diretamente na pista e sim em uma area separada para simular trechos com cones e parte molhada , etc...
eu ja fiz este tipo de curso e nao detona os pneus a nao ser que com a empolgacao de alguns a coisa extrapole ..mas nao e' o intuito do curso ...as manobras sao feitas em velocidades baixas e razoaveis para que se consiga sentir a reacao do carro e ter tempo de corrigi-las sem danificar os bolidos....hehehehe

abracao,

Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Andre Buss em Seg 9 Jun 2008 - 17:41

Meu record no slalom é 75km/h heheehhehehe viva o ESP. :d+:

Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Sexo : Masculino País : Estados Unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 18:26

Exatamente Borba,Como eu expliquei não é na pista de Interlagos, mas dentro do autodromo na área da antiga curva da Ferradura. Os exercícios são feitos com vários cones e a velocidade não é alta, inclusive o piso muitas vezes é molhado para facilitar as manobras e derrapagens. Não tem nada a ver com andar na pista que realmente pode acabar com os pneus.

André,

Vai ser muito divertido comparar o comportamento de dois carros com conceitos tão diferentes.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Borba em Seg 9 Jun 2008 - 18:31

alem da calibragem a regulagem da suspensao , principalmente cambagem e convergencia tem que ser alterados para melhorar o apoio em curvas e detonar menos os pneus ...que com a regulagem " de rua" tendem a dobrar e se deformar excessivamente causando danos no mesmo.

abracao,

Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Convidad em Seg 9 Jun 2008 - 18:34

Exatamente, acho que a calibragem para andar de verdade na pista gira em torno das 50libras.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Borba em Seg 9 Jun 2008 - 18:37

exatamente Joao,

a calibragem depende diretamente do peso e dimensoes dos pneus ...eu ando de camaro em interlagos com 40 na traseira ( pneu 275/50R15) e 45 na dianteira (pneu 215/60R15) se utilizar pneus mais baixos ( perfis 45 , 40 etc) a pressao deve subir ligeiramente.......

abracao

Borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curso de Pilotagem Defensiva em Interlagos / SP

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:21


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum