Problemas inversão de marchas Caixa de Cambio 722.5 (E320 Elegance 1996 JF55W)

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Mensagem por Man0Luke Ter 18 Ago 2015 - 10:47



Ola bom dia a todos, tudo bem com voces ?
Pessoal me tornei proprietario de uma linda Mercedes e320 pela primeira vez e o carro possui uma qualidade sem comparacoes (desculpe pelas faltas de sinais nas palavras meu teclado ta maluco kkk), porem veio a apresentar uns problemas relacionados a caixa de cambio.

Percebi que ao longo do tempo as marchas demoravam muito tempo para efetuar a troca (caixa com 4 marchas) cada vez demorando mais, resolvi nao andar mais com ela, e entao foi entao que apareceu outros sintomas estranhos.
Quando ligava o carro tudo funcionava normal, porem quando ligava o carro ficava forcado (quando tentamos sair com um cambio manual e esquecemos o freio de estacionamento e o carro fica forcado mas nao sai do lugar, entao... seria esse mesmo aspecto) dai para verificar o restante das marchas, coloquei na posicao D (forcado), 3(forcado), 2(forcado), R(normal) e o mais curioso quando engatei a N o carro desandou para tras como se estivesse engatado a Re... depois engatei a R novamente e andei uns 50m para ver se voltava ao normal, o problema persiste ate hoje, troquei o oleo e verifiquei o mesmo para ver se nao possuia residuos, tudo estava normal e inclusive troquei por um novo (Dexron III) mas continua do mesmo jeito, troquei o filtro e nada, acho que possa ser conversor de torque, ha muitos topicos que indicam fazer limpeza de tbi ou corpo de borboleta mas acredito que nao va ajudar em nada, como onde moro e bem afastado de grandes centros o unico lugar de assistencia da mercedes deve ficar ha uns 600km e ja deixei ela parada durante varios meses pra impedir que esse problema acarrete outros, afinal quem nao tem 30 tipos de medo diferentes quando se trata de uma estrela ? hehehehehe.
Gostaria de alguem que tem conhecimentos mais avancados e pudesse estar me informando oque poderia ser.
Muito agradecido, grande abraco.
:D


Última edição por Antônio Elias em Ter 25 Ago 2015 - 11:24, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título - mencionar o câmbio 722.5 facilitar consultas futuras)
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Mensagem por Pedroalexrj Ter 18 Ago 2015 - 12:44



Opa meu caro, tudo bem?
Então cara...tenho FARTA DOCUMENTACAO sobre o assunto câmbio quatro marchas...mto provável que seja semelhante ao seu...
Pelo que pude constatar, PODE SER UMA INFINIDADE de coisas bobas...peças bem baratas, ou NÃO...mas eh provável que seja...
Pra começar, tem q saber o numero exato do modelo do cambio....pelo DATACARD do carro...vc sabe...ou posta o chassis aqui, que vejo pra vc...sem problemas...
No mais, a quilometragem TB eh importante...e principalmente, se a manutenção foi feita corretamente pelos antigos donos...ou se VC eh único dono...melhor ainda...
Seguindo, pelo que VC estah relatando....pode ser de fato MTA coisa...
A literatura que possuo são DOCS em PDF...mas tudo em inglês...espero que VC consiga LER e ENTENDER...pois tenho uma lista enorme de sintomas e possíveis defeitos/soluções...vale a pena ler...
A partir daí VC tem uma vaga ideia ou um passo 1 pra chegar no problema, ANTES DE MANDAR ABRIR o dito cujo...
Ressalto que os câmbios 722.3 e 722.4 são mto conhecidos.pela ROBUSTEZ...logo...mto difícil de quebrar peças DENTRO DELE, a naum ser q naum tenham feito NENHUMA MANUTENÇÃO...
aguardo seu email ou pega o meu tel q conversamos melhor sobre o assunto.
Forte abs.


Última edição por Pedroalexrj em Qua 26 Abr 2023 - 10:59, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : editar telefones particulares postados em tópico técnico.)

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Mensagem por mmbouhid Ter 18 Ago 2015 - 13:27



Se o câmbio do seu carro for o 722.6, assista aos 6 vídeos que começam por esse:
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Boa sorte.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 18 Ago 2015 - 14:28



Pedrão, solicito do prezado amigo a especial fineza de compartilhar informações técnicas com todos no tópico. Só permitirmos postar números de telefones particulares de contatos em anúncios, na área técnica só mesmo em casos de extrema urgência/emergência e assim que copiado editamos.

O câmbio de E320 1996 normalmente é um 722.5, câmbio mecânico com solenoides e cintas como o .4 anterior mais a 5a. elétrica.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 18 Ago 2015 - 15:27



Adriano, se quiser esteja à vontade para postar no tópico o chassis da sua E320 para que o Pedro Alex e os demais Confrades te ajudem confirmar se o câmbio dela é mesmo é um 722.5.

Abraços,
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Mensagem por Man0Luke Ter 18 Ago 2015 - 15:33



Entao pedro, não estou sendo o primeiro dono dela, teve vários, mas a quilometragem quando peguei estava em 89mil km agora em 108... e ai surge aquela duvida se foi ou nao feito alguma manutenção em alguma peça do veículo, tenho os registros apenas das trocas de óleo do motor...mas como nosso confrade Antônio disse, tambem acredito ser 722.5
Obrigado confradr mmbouhid caso for mesmo 722.6 vou assistir todos os videos
Grande abraço a todos e obrigado por enquanto.
O numero de Chassis é este : WDBJF55WXTA209692
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Mensagem por Pedroalexrj Ter 18 Ago 2015 - 16:59



Valeu grande Antônio Elias...nem me lembrei desse detalhe...
No mais, vou checar no EPCnet o modelo do câmbio...pra postar aqui....aliás...esse lance de câmbio...naum sei mesmo qual o critério utilizado pela MB...pq tem C280 com câmbio 722.4...ano 1995...a minha eh 722.328 ano 1996...eh uma miscelânea... Dos diabos...
Jah tentei descobrir alguma lógica mas naum encontrei...deve ter uma razão técnica por trás disso...mas...vai saber...enfim...
Qdo chegar em casa eu vejo direito.
Forte abs.

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Mensagem por Pedroalexrj Qua 19 Ago 2015 - 10:22



De fato, é um 722.5...daí a coisa muda de figura...desse...não me arrisco falar.
Melhor procurar alguém que conheça desse câmbio.
forte abs.

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Mensagem por Pedroalexrj Qui 20 Ago 2015 - 9:02



Opa meu caro Antônio Elias...
Gostaria de poder criar um POST com link pra download desses material...que considero muito esclarecedor em termos dos câmbios 722.3 e 722.4...
Mas naum sei como fazer pra disponibilizar isso pra download...aqui...de forma organizada ou indexada...ora que todos possam encontrar...
Alguém tem alguma ideia?
Forte abs a todos.

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Mensagem por Convidado 9 Sex 21 Ago 2015 - 2:06



Pedro, teria que escanear todo o material e hospedar, o Krycek te orienta melhor nisso.

Eu também não conheço bem esse 722.5 que antecedeu à caixa eletrônica, sei que no exterior há vários relatos de "reverse gear" ou engata a marcha ré na posição N, alguns falam que é problema no corpo de válvulas: 
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Mensagem por Man0Luke Ter 25 Ago 2015 - 11:08



Olá, bom dia.
Pedro e Antônio, muito obrigado pelo suporte, estou verificando diariamente sobre como resolver os problemas hehe, inclusive esse link que me enviou Antônio sobre o reverse Gear eu nunca tinha ouvido falar, foi de grande ajuda, assim facilita muito, mas sobre as peças vou ter de levar mesmo pra alguém bem especializado no assunto porque como nós da região aqui não sabemos muito sobre câmbio automático ainda mais de um MB (rsrs) é melhor que mesmo com experiência no assunto não vamos tentar concertar, a minha opinião é que se alguém trabalha disso a anos é bem melhor que arriscar e dar o dobro (se possível) prejuízo mais tarde, e como disse ainda mais se é um carro que você tanto zela como a minha zóuida hehehe. Bom pessoal muito obrigado pela ajuda imensa de vocês, parabéns pelo ótimo e rápido atendimento hehe. O quanto antes conseguir consertar estarei postando para vocês.
Grande abraço á todos.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 25 Ago 2015 - 12:32



Adriano, pesquisando um pouco à respeito desse problema, até mesmo para me atualizar pois possuo W201 com câmbio anterior, consta que esse 722.5 é baseado no projeto do 722.3 (equipa inclusive o Porsche 928) com várias peças intercambiáveis do 722.4, creio que peças não será o problema, me lembrei que quando estive no início do ano na GPR Motors de BHte, o Weydner me mostrou um 722.5 desmontado na banca com o mesmo problema, se for o caso dê uma ligada lá para te orientar, de repente conhece algum especialista na sua região que possa te ajudar, enfim veja esses links:
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Esse 722.5 equipa várias versões, alguns relatos no exterior resolveram trocando o óleo e filtro da caixa ou fazendo ajustes no modulador de vácuo ou substituindo apenas as buchas do trambulador da caixa, me pareceu haver bastante incidência de relatos, de repente no seu caso pode não ser algo tão complicado que tenha que abrir a caixa e mexer no corpo de válvulas para resolver.
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Olhou o nível de óleo dessa caixa?
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Mensagem por Man0Luke Ter 25 Ago 2015 - 19:17



Ok vou verificar os links, muito grato. Sim verifiquei não faz um mês, inclusive troquei por 4 litros de Dexron III... e quando retirei o óleo antigo ele estava em coloração normal e não apresentava resíduos, porem notei depois de um tempo começou a apresentar um cheiro de algo queimado penso que possa ser algum componente eletrônico. Um colega daqui disse que a central eletrônica pode ter queimado...
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Mensagem por Convidado 9 Ter 25 Ago 2015 - 23:26



notei depois de um tempo começou a apresentar um cheiro de algo queimado 

Opa, óleo limpo é bom sinal, mas cheiro de queimado tem que olhar com cautela, descreva melhor que tipo de cheiro é esse, chegou esgotar o óleo da caixa ou retirar parte dele (creio que no 722.5 também é possível pelo bujão por baixo) para ver se o cheiro vem realmente do fluído?  Abasteceu o cárter dessa caixa com quantos litros de Dexron III? Só 4 litros? Essa caixa pega 7,2 litros!!! Shocked
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Mensagem por Man0Luke Qua 26 Ago 2015 - 8:42



Bom diaa confrades, assim o óleo nao apresenta cheiro... eu retirei o cárter da caixa dai deixei esgotar e coloquei em um recipiente logo apos peguei com uma lanterna para verificar se havia algo visível pra estar verificando e depois de um tempo comecei a sentir esse certo cheiro de queimado, muito similar a quando queima uma placa de circuitos por exemplo de uma Tv... Agora fiquei confuso porque verifiquei o oleo com motor ligado e constava na vareta, vou verificar novamente eu possa ter me equivocado, desculpem o trastorno...
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Mensagem por Man0Luke Qua 26 Ago 2015 - 9:33



Desculpem pelo erro anterior, para não ficar equivocado...eu retirei todo o óleo e depois o cárter, e logo após verifiquei com a lanterna, demorou um bom tempo pois tive de ir ao trabalho e no momento não percebi mas quando voltei o cheiro estava bem impregnado , como disse muito similar de algum componente eletrônico queimado. 

já ia me esquecendo meu alarme, travas da portas, botão de abaixar os encostos da cabeça traseiros não funcionam, pelo que pesquisei tem a ver com  o módulo de conforto (que fica ao lado da bateria do lado direito no banco dos passageiros, inclusive negociei um e me enviaram o mesmo modulo porém do ano 2003 e o meu é 96 ), vocês saberiam me indicar um site de confiança para adquirir tal módulo ?
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Mensagem por Convidado 9 Qua 26 Ago 2015 - 10:48



A conferência de nível é feita com o motor ligado mesmo, deixar a alavanca por alguns segundos em cada posição antes de fazer a medição em P, nesse link tem o tutorial:
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A vista expandida do 722.5: 
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" ...Há uma bomba que funciona como primária estando o motor em funcionamento e ela quem fornece óleo pressurizado para todo o sistema hidráulico, Unidade de bomba secundária é desligada por cut-off do êmbolo, por meio de pressão da bomba principal.o corpo da válvula recebe entradas de posição da alavanca seletora, o modo chave seletora, posição do pedal do acelerador (pressão de controlo), o consumo de aspiração, função kickdown (se ativado) e velocidade do veículo, dependendo das condições de operação, fluxo do óleo é controlado de várias pontos de pressão. O 722.5 foi concebido como uma bomba de engrenagem externa e está posicionado na seção traseira da transmissão. Se necessário, a bomba secundária é conduzido por centrífuga eixo governador. Bomba secundária só funciona se o motor não está em execução e se o veículo está rolando (procedimento de tow-partida), enquanto banda de freio B-2 envolve lentamente. A bomba pára operacional quando o veículo vem a uma paragem ou se a transmissão mudou em 4ª ou 5ª engrenagem (motor execução). "
Fonte (tradução Google) - Manual - matéria completa contendo vista expandida e descrição dos câmbios da série 722: 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Adriano, observei também que a banda de freio B-2 que aparece na figura 18 é mencionada por vários proprietários como uma das causadoras dessa inversão de marchas que costuma acontecer no 722.5, mas como esse câmbio tem uma embreagem K1 (fig. 2), outra embreagem freio B3 (fígura 3) e mais 3 embreagens overdriver (fig. 7, 8 e 9), só um profissional mesmo para avaliar e dizer o que ocorre nesse mecanismo que causa essas inversões de marchas. 

A parte relacionada a módulo de conforto e questões não relacionadas ao tópico, fineza tratar desses assuntos noutros tópicos para não misturarmos os temas.

Abraços,
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Mensagem por Man0Luke Qua 26 Ago 2015 - 20:48



Boa noite pessoal.
Acabei de voltar de um test drive com a zoiúda hehehe, acho que esses dados podem ajudar.
Liguei normal e verifiquei o oleo inclusive comprei alguns litros pois estava um pouco baixo, completei o que faltava e ela diminuiu o "arranque" para trás quando mudo para N... resolvi dar uma volta, coloquei em 4D e ele trocou as marchas normal, porém quando ia da primeira para a segunda e a segunda para a terceira ele dava um solavanco (tranco), oque não acontecia antes nas trocas, acredito que excesso de óleo na caixa possa dar esse tranco (alguém confirme isso para mim se for verdade) na hora das marchas trocarem,  acelerei até os 130km\h na BR para ver as marchas tudo funcionando normal e elas atuaram perfeitamente, logo após parei o carro coloquei em P, em R e em N (inclusive parou de ir para trás), e para finalizar testei o 3 e o 2 eles funcionaram normal, achei que teria normalizado, coloquei em 4D para ir embora e a marcha não queria sair da primeira tive de ir  40km\h pra casa kkkkkk. Quando cheguei em casa no terreno plano da garagem coloquei em N e ele começou aquele problema antigo de voltar par trás, mas menos que antes e agora elas não voltam a sair da Primeira marcha quando coloco em 4D... vi que o confrade Pedro alex diz em um tópico que passou Limpa Contato no sistema de KickDown e normalizou as trocas de marcha, porém acredito que se passar esse limpa contato e normalizar as trocas, os tais solavancos não tem ligação com esse sistema mas posso estar errado, esses dados ajudam Antônio ?  Amanhã como o carro vai estar frio vou dar mais uma volta, se ele não efetuar as trocas vou parar ele de vez e entrar pro conserto mesmo.
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Mensagem por Convidado 9 Qui 27 Ago 2015 - 15:47



Essa caixa pega 7,2 lts, rodou muito tempo só com 4 lts?
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Mensagem por Man0Luke Qui 27 Ago 2015 - 16:52



Na verdade não mas também sim, ele rodou normal com o óleo que tinha mas como desmontei o cárter percebi que a borracha estava avariada e tinha um pequeno vazamento por alí (já corrigi esse problema) mas como se trata de pressão creio que deva ter vazado de pouco em pouco tempo até ficar nos 3,8L.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 28 Ago 2015 - 15:42



Pode ser que completando o nível do fluído, de repente as embreagens ou os mecanismos internos que causam o problema voltem funcionar corretamente, continue por fineza nos dando retorno à respeito para que os Confrades acompanhem o desfecho do problema. Shocked
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Mensagem por Man0Luke Sex 28 Ago 2015 - 16:06



Galera já ta ficando bizarro esse problema kkkkkkk  liguei o carro hoje e ele parece que ficou mais "solto" não ficou amarrado quando eu saio na 4D e para nossa alegria ele não anda para trás quando coloco em N...  Eu já tava confuso antes agora então nem se fala....dei partida andei e desliguei várias vezes para ter certeza e ele normalizou (espero que permaneça assim, possa ter sido com certeza a falta de óleo que você mencionou Antônio e agora se normalizou) o que eu sinceramente não sei é que com esses 3,8L que tinha ele constava na vareta  Shocked então para mim estava tudo certo. Agora o único problema é o fato de ele chegar á um alto giro e não efetuar as trocas das marchas em 4D (o que antes efetuava mas parou) Alguém poderia me dizer os mecanismos que atuam nessa parte ?  acredito que possa ser o corpo de válvulas...alguma sugestão ?
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Mensagem por Man0Luke Sex 28 Ago 2015 - 16:13



Para corrigir melhor, em qualquer giro ele mantém a primeira e não efetua para as demais marchas...
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Mensagem por Convidado 9 Dom 30 Ago 2015 - 21:00



Depois que você completou o nível da caixa, o problema que restou agora seria para entrar a 5a. marcha?

À guiza de informação quanto às funções dos mecanismos dessa transmissão, conforme figura que postei acima: 
....

 4a. marcha:
Na quarta engrenagem, embreagem K-1 e embreagem K-2 são aplicadas. Ambos conjuntos de engrenagens planetárias giram como uma unidade fechada.
5a. marcha:
Nos modelos da série 722,5, embreagem K-1, embreagem K-2 e Overdrive freio são aplicadas em 5ª velocidade. Embreagem Overdrive e segunda embreagem unidireccional também são aplicadas em todas as marchas para frente.
Marcha ré: Em sentido inverso, freio é aplicado B-3, one-way embreagem do conversor é trancada, e embreagem K-2 está envolvido. 
Ambos os conjuntos de engrenagens planetárias são envolvidos na redução de engrenagem.

(Texto traduzido)
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por Man0Luke Dom 30 Ago 2015 - 23:01



Vou desmontar o câmbio e verificar tais mecanismos e possíveis outros problemas. As informações que postou foi de muita ajuda Antônio, creio que estou cada vez mais perto da solução e muito agradecido pela sua ajuda e dos confrades. Estarei atualizando o tópico com novidades em breve... Forte abraço
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