Solução problemas câmbios 722.X não eletrônicos (3, 4 e 5) - sintomas x o que fazer

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Mensagem por Antônio Elias em Dom 13 Set 2015 - 20:49



Confrades, 

Este tópico contém um guia resumido para solução de problemas comumente relatados nos câmbios da série 722 (722.3, 722.4 e 722.5), obtido da compilação de pesquisas feitas pelo Confrade Pedroalexrj junto à MBUSA e sites especializados com tradução de textos originais.  

Ao final, complementei o conteúdo repassado pelo Confrade com as vistas expandidas de cada um desses câmbios para facilitar a visualização de todos os componentes, de modo a facilitar a compreensão do texto técnico, muitos dos problemas mencionados são comuns aos 3 câmbios citados.

O 722.5 de 5 velocidades lançado em 1990 foi baseado no 722.3, quase idêntico a este, acrescentaram uma engrenagem e 5a. marcha comando elétrico.

Quase todas as peças de 722.3 e 722.4 são intercambiáveis.

Problema comum a todos dessa série na unidade hidráulica: sujeira acumulada entope os canais, todas estas caixas citadas costuma ocorrer problemas relacionados unicamente com a falta de óleo, principalmente o óleo sujo com óleo superaquecido do radiador entupido. Se o óleo for alterado no tempo, o do radiador é mais ou menos limpo por dentro e por fora, consta que essas caixas podem alcançar sem uma grande revisão por de mais de 300Km.

Este tópico complementa este outro, ou melhor se complementam entre si:
http://www.portalmercedes.com/t26490-manual-e-tutoriais-ajuste-de-vacuo-manutencao-cambios-da-serie-722-722-3-722-4-e-722-5#420048

Ao instigante conteúdo do Guia Técnico, as fontes com conteúdo completo estão no fim do texto!!!


TRANSMISSÃO PATINANDO EM TODAS AS VELOCIDADES

Verificar:
Modulação da pressão incorreta. 
A modulação de controle de pressão da válvula de alívio ou está sujo ou há atrito. 
Linha de vácuo para cápsula de vácuo transmissão entupida ou fugas. 
Pressão no trabalho válvula de controle sujo ou degola. Baixa pressão de trabalho. Defeituoso
bomba primária.
Transmissão desliza quando começando Em 1º ou 2º (Reverse esta bem)
Banda B-2 degola válvula turno. Banda B-2 pistão gasto ou
danificado. 
Banda B-2 ajustado de forma incorreta ou gastos ou danificados. 
Ajustar banda travão B-2 através da instalação de um pino de impulso mais longa (se necessário). 
E se transmissão opera corretamente com selector de velocidades em "2", mas não em
Posição "3" ou "D", pode estar entrando embreagem unidirecional.
Deslizamentos de transmissão em segunda engrenagem ou turnos de 1ª a 3ª marcha
A válvula de retenção de controle B-1 para facilidade de operação. 
Substituir a válvula corpo (se necessário). Remover e instalar freio banda pistão B-1, cheque
e substitua o anel de vedação (se necessário). Substitua banda freio B-1 e
empurrou o corpo para B-1. Válvula de comando de ligação.
Transmissão desliza durante troca de marcha 2-3 ou deslizamentos inicialmente, e agarra;
Verifique a pressão e ajuste a modulação (se necessário). Verificar para a instalação do acelerador de temperatura (se equipado). 
Corpo da válvula desgastado ou danificado. Substituir corpo de válvula (se necessário). Substituir placas interiores de embreagem K-1 ou recondicionar embreagem (se necessário). 
Verifique tampa frontal do Anel de Teflon.

TRANSMISSÃO PATINANDO DURANTE TROCA DE MARCHAS 3-4 

Verifique e ajuste a modulação da pressão. Comando danificado ou pressão de funcionamento incorreta. Corpo da válvula gastos ou danificados. substituir a válvula corpo (se necessário). Verifique anéis de teflon de apoio embreagem K-2. substituir placas interiores de embreagem K-2 ou recondicionamento da embreagem (se necessário).

5ª VELOCIDADE INTERMITENTE
Verifique as conexões soltas no interruptor da válvula do acelerador. Verificar se há
mal contato nas conexões de fiação ou soltos entre TCM e transmissão. Veja
Esquemas elétricos. Assegurar a correta TCM está instalado.

NÃO ENTRA 5ª MARCHA OU TRANSMISSÃO MUDA PARA 5ª FORÇADA/SOB CARGA
Verificar e reparar linha de vácuo entre coletor de admissão e unidade de controle de ignição.

NENHUMA AÇÃO POSITIVA EM MARCHA-A-RÉ
Verifique as placas e anéis de vedação no freio B-3 pistão. substituir se necessário.

ACOPLAMENTO ÁSPERO AO MUDAR DE MARCHAS
Pressão de funcionamento incorreto. Verifique e ajuste a modulação pressão. Verifique a linha de vácuo e vazamentos nas conexões. Em veículos equipados com motores diesel, válvula de retenção de controle de vácuo. 

Líquido refrigerante entrando radiador de óleo de transmissão com contaminação do fluido da transmissão: substituir radiador. Se necessário, substituir todos os revestimentos de fricção e / ou substituir transmissão.

ACOPLAMENTO DURO AO SELECIONAR  "D" ou "R"
Velocidade da marcha lenta demasiado elevado. Checar pressão de entrada pistão no corpo da válvula para facilitar a operação e instalação correta.
Substituir corpo de válvula (se necessário).
NOTA: Retomada Pressão requer um período de execução de aproximadamente 2 segundos. Acoplamento/engenagem dura pode ocorrer durante os turnos repetidos entre o "n" e "D". Se dureza ocorre dentro de 2 segundos, a condição é considerada normal.
Velocidade/regime da marcha lenta demasiado elevado. Verificação de pressão (retomar) pistão no corpo da válvula para facilitar a operação e instalação correta.

REDUÇÃO DE MARCHA FORÇADA DE 4-3
Anel de vedação no final liberação de banda B-2 desgastadas ou danificadas. banda B-2 pistão gastos ou danificados. Banda corpo impulso B-2 danificado.

Vibração durante troca de marcha
Corpo da válvula avariado. Verificar e reparar ou substituir a válvula corpo.

NÃO AUMENTA/SOBE MARCHA
Pressão incorreta. Montagem governador defeito.
Verifique se solenóide kickdown preso ou para a tensão constante ao solenóide causada por um relé da bomba de combustível com defeito ou interruptor kickdown defeituoso.
Corpo da válvula sujo ou válvulas coladas. Reparar ou substituir corpo da válvula.

MUDANÇAS OCORRENDO EM VELOCIDADES MAIS ALTAS QUE O ESPECIFICADO
Verificar condição e ajustamento do cabo de controle de pressão de seleção, condição e ajustamento. Verifique se solenóide kickdown preso ou para a tensão constante para solenóide causada por um relé da bomba de combustível com defeito ou interruptor kickdown. Verifique a pressão do sistema. Se a pressão do regulador é muito baixo, substituir regulador centrífugo. Assegurar se o controle válvula reguladora de pressão é operável.

MUDANÇAS EM VELOCIDADES MAIS BAIXAS QUE O ESPECIFICADO

Verificar condição e ajustamento do acoplamento do cabo de controle de pressão de seleção. Verifique parada plena aceleração pela aceleração do motor e se válvula do acelerador fica encostada parada plena aceleração. reajustar paragem do acelerador (caso seja necessário). Verifique a pressão do regulador, se pressão é demasiadamente alta, substituir regulador centrífugo. Reparar ou substituir corpo da válvula se necessário.

KICKDOWN NÃO FUNCIONA
Verifique o controle do acelerador e controle de pressão Acoplamento cabo, condição e ajuste. Conecte kickdown solenóide a bateria e vá para a operação adequada. Substituir solenóide (se necessário). Verificar válvula kickdown no corpo da válvula. Substituir corpo de válvula (se necessário).
(PN do cabo original A124-270-16-73-M22)

NÃO REDUZ DE 4-3 OU 3-2 
Cabo de pressão de controle fora de ajuste. vazamento de vácuo nas mangueiras e / ou conexões. Certifique-se se pistão eixo freio está operável.
Substituir corpo de válvula (se necessário).

REDUÇÃO DE MARCHA DESCONTROLADA - CHAVE KICKDOWN FORA DE FAIXA
Remover solenoide do kickdown. Verifique danos no anel "O" do solenoide do kickdown. Verifique a chave kickdown está emperrada.
Substituir o interruptor (se necessário). Verifique para solenóide kickdown preso em posição aberta. Substituir kickdown solenóide (se necessário).

ACELERAÇÃO FRACA POSIÇÃO PARADA/PARTIDA
Verifique a velocidade de estol. Se a velocidade de estol é 400-700 RPM menos de especificada valor, embreagem de uma via no conversor de torque está deslizando.
Substituir conversor de binário (se necessário).

NÃO ENTRA POSIÇÃO ESTACIONAMENTO 
Verifique motor traseiro de montagem. Substituir montagem do motor (se necessário).
Verifique o ajuste da haste seletora. Ajuste haste de selecção (caso necessário).

SELETOR DA ALAVANCA NÃO ENTRA "R" ou "P"
Com o motor funcionando, governador centrífuga limpo e garantir a operação correta. Com motor desligado, verifique o funcionamento do retentor pistão na tampa inferior.

MOTOR NÃO DÁ PARTIDA EM "P" OU POSIÇÃO "N"
Ajuste haste de mudança e interruptor de bloqueio de arranque. Substitua o interruptor de arranque lock-out (se necessário).

FUMAÇA NO ESCAPE (PERDA FLUIDO)
Diafragma na unidade de controle de vácuo com defeito. óleo da transmissão está a ser elaborado a partir do motor através de linha de vácuo. Substitua a unidade de controle de vácuo (se necessário).

PERDA DE FLUIDO ENTRE O CONVERSOR DE TOQUE E BOMBA PRIMÁRIA
Selar dreno de óleo do conversor de torque. Se o vazamento persistir, substituir anel de vedação radial e anel "O" na bomba primária. Verificar bomba porosidade sulco anel primário "O". Substituir a bomba primária (se necessário).

RUÍDO FORTE URRANDO QUANDO MUDAR DE VELOCIDADE (A PLENA CARGA)
Substituir o filtro de óleo da transmissão.

RUÍDO FORTE AUMENTA Á MEDIDA QUE AUMENTA A ROTAÇÃO DO MOTOR 
Verifique a bomba primária e substitua se necessário.

1ª MARCHA E RÉ MUITO BARULHO
Substitua frente conjunto de engrenagens planetárias. Reversa e 1 engrenagem são mais alto do que para a frente (de condução) engrenagens devido a redução de engrenagem. Se o ruído parece muito alto, ou em caso de dúvida, um veículo similar deve ser usado para comparação.

3ª MARCHA RUÍDO DEMASIADO ALTO 
Substitua conjunto de engrenagens planetárias traseira.

RUÍDO CHOCALHO A 1500 RPM EM TODAS AS POSIÇÕES, EXCETO "R"
Brake B-3 placas estão vibrando na caixa de transmissão.
Substitua as placas do travão B-3, instale a mola do amortecedor e de lançamento definida
apuramento para o valor mínimo.

RUÍDO DE MOAGEM LUZ NAS POSIÇÕES "P" e "N" 
Esta condição é normal se um "rolling" ruído de frente, conjunto de engrenagens planetárias é ouvido. Se o ruído parece muito alto, ou em caso de dúvida, um veículo similar deve ser utilizado para efeitos de comparação.

BARULHOS ROLAMENTO CONDUÇÃO SENTIDO INVERSO
Freio a disco B-3 de apuramento lançamento muito grande. Ajuste liberação folga para 0,06-0,08 "(1,5-2,0 mm) ou substituir placas de freio a disco.
Fora suporte para placas de embreagem K-1 contatos pistão.
Bucha bomba primária afrouxa após um período de baixo funcionamento.
Cavilhas de centragem transmissão ao motor não estão no lugar.
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DESENHOS ESQUEMÁTICOS E VISTAS EXPANDIDAS DOS CAMBIOS

Caixas de Transmissão 722.3 e 722.4
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Caixa de Transmissão 722.5 
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Fontes:
Mbusa
http://www.manualesdemecanica.com/images/files/discussion/237/beba8906e3326fbce68d48f446cccf76.pdf
http://www.vermelhoscar.com.br/cambio-automatico/index.php/esquematicos/mercedes-benz/1335-7223-7224-7225


Última edição por Antônio Elias em Seg 21 Set 2015 - 20:34, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Pedroalexrj em Seg 14 Set 2015 - 7:32



Boa meu caro Antônio Elias e Krycek...ficou show de bola...
Graças a esse material, solucionei o problema do "câmbio" da minha...que por sua vez, não era do câmbio...
No mais, consegui essa literatura depois de muita pesquisa...tem MTA coisa boa por aí...e achei que esse material, DÁ O CAMINHO DAS PEDRAS pra TUDO, ou quase 100% dos possíveis problemas desses câmbios...
No mais, tive a oportunidade de ler por DIVERSAS vezes que QUASE NUNCA O PROBLEMA ESTÁ DENTRO DO CÂMBIO, leia-se, NÃO ABRIR O CÂMBIO POR QQ MOTIVO...
Logo, foi o que eu fiz...apesar da indicação de um mecânico daqui de BSB pra abrir o câmbio pra verificar o que estava ocorrendo...
Não fiz somente pelo.que tinha lido nesse material, e resolvo checar o resto todo...bingo...achei o problema...era o sensor kickdown preso...
Aliás, já comprei outro sensor lah nos EUA, bem como comprei outra válvula de vácuo, de modo que meu câmbio possa ficar com trocas mais suaves...já que se trata de uma válvula... E que perde a eficácia com o tempo...naum tem.jeito...além de ser mto barato e fácil de substituí-la...
Ressalto a todos que os Câmbios 722.3 e 722.4 são extremamente robustos, e tem que NEGLIGENCIAR muito...mas mto mesmo nas trocas do óleo do câmbio ou filtros...pra estragar de vez um desses, a ponto de ter que abri-lo...
Portanto, OLHO na manutenção...e sejamos felizes.
ParaBENZ pelos posta relacionados a isso....ficou show 
Forte abs a todos...

PS: Creio que o espírito do Fórum seja esse...ajuda mútua....pena que nem todo mundo pense e aja assim...mas....é assim mesmo...vida que segue...


Última edição por pedroalexrj em Seg 14 Set 2015 - 7:39, editado 2 vez(es) (Razão : Erros de digitação)

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Mensagem por Antônio Elias em Seg 14 Set 2015 - 13:54



Pedrão, muito bom mesmo o material, muito objetivo esse guia, nós apenas complementamos o seu levantamento com imagens e acrescentamos alguns dados gerais na abertura do tópico extraídos de outros links para facilitar a visualização dos componentes, você é quem está de parabéns pela disposição e empenho fraternal, é nossa obrigação apoiar iniciativas como essa no Fórum!!!

E achei importantíssimas as suas dicas acima, práticas, elucidativas, desmistificam e descomplicam o entendimento do que é feito na manutenção além de demonstrar a durabilidade desses câmbios.

Forte abraço.

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