Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Luzes ABS e BAS acesas , falha no motor !!!!

Mensagem por WellingtonBz Seg 28 Set 2015 - 20:07



Boa noite a todos ... bem , tenho uma classe A 160 ano 2000 manual , mês passado coloquei em uma oficina confiável para troca do conjunto de pedais , pois o meu da embreagem estava quebrando , pois bem , depois do troca , ascendeu as luzes BAS e ABS no painel , ja fiz o esquema de virar a direção ate um batente e para o outro, as luzes se apagaram , mas quando eu volto a direção para o centro , elas voltam a ascender , quando estou dirigindo , centralizo o volante , e o carro começa a sair para esquerda , sera que pode ser o sensor de ângulo ?? , e a falha do motor , sempre quando ligo , deixo aquecendo por uns 2 minutos ate para óleo trabalhar melhor , e quando começo a andar , o carro começa a dar uma trepidações na aceleração, ja realizei uma limpeza de bico e continua assim , aceito sugestões ... comprei o carro dezembro do ano passado , e nunca tinha dado problema , e mais uma .. a luz da reserva nao ascende , quando ligo o carro ela ascende normal , mas quando funciono o motor e o ponteiro chega por cima dela a msm nao ascende ...
WellingtonBz
WellingtonBz
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 14/09/2015
Interesses : dúvidas
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por marcus.furquim Ter 23 Fev 2016 - 15:53



Amigos boa tarde sou novo aqui, mas acredito que já me apresentei na área correta se não o fiz me perdoem
Há pouco adquire uma a190 2001   e tenho passado algum aperto.
1* na sombra ela parte normalmente sem problemas mas se deixar no sol com painel exposto direto ela leva uns 10 minutos pra ligar.
*2 as luzes indicativas do painei (ABS,ebd,bas injeção ,bateria não acendem)
Será que os amigos teriam alguma informação útil pra que eu soubesse antes de levar no mecânico?
Desde já agradeço.
marcus.furquim
marcus.furquim
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 18/02/2016
Interesses : tecnico
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por dede8000 Sáb 23 Jul 2016 - 17:07



Olá amigos gostaria de retirar uma pequena duvida com vocês.
Após a troca do axiais do meu classe A,a luz do BAS/ESP ascendeu juntamente com as das pastilhas de freio.O mecânico me disse que,ao fazer o alinhamento das rodas as luzes apagariam.
Fiz o alinhamento,as luzes apagaram,porém o volante não centraliza de jeito nenhum e a luz de BAS/ESP voltaram à ascender.
Alguém aqui do fórum já teve este problema?
dede8000
dede8000
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 02/07/2015
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Convidado 9 Sáb 23 Jul 2016 - 19:23



O alinhamento correto ao meu teria que ser refeito zerando o ângulo do sensor de viragem com o scanner conjugado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 

Se não resolver refazendo o alinhamento geral, acredito que o problema estará em algum sensor, velocidade de rodas por exemplo, Star confirma, ou talvez o interruptor de pedal freio defeituoso.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por dede8000 Dom 24 Jul 2016 - 13:34



Muito obrigado Antônio,irei fazer esse teste,caso dê certo posto o resultado aqui no fórum.
dede8000
dede8000
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 02/07/2015
Interesses : Classe A 160
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty bas esp

Mensagem por marcospolidor Ter 16 Ago 2016 - 22:28



ola pessoal primeiro agradeço por este site nota 10 .meu carro tmb apareçe bas esp vou ate o motor mexo nuns fios e volta ao normal q pode ser?
marcospolidor
marcospolidor
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2016
Interesses : interagir
Sexo : Feminino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por W204 Ter 16 Ago 2016 - 22:29



Marcos,

Por gentileza, faça a sua apresentação na área de novos usuários ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) para que possamos lhe conhecer e ajudar da melhor maneira.

Um abraço.

_________________
Das Beste oder nichts.
W204
W204
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3318
Data de inscrição : 01/05/2016
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por pomj2002 (1) Sex 23 Dez 2016 - 11:21



Não sei se pode ser neste Tópico, as luzes BAS/ESP ABS, não apagam, após escanear o erro é pressão do freio. O que já fiz em mecânicos e  eletricistas: Zerou a configuração, já troquei as sapatas de freio traseiro, os cilindros das rodas traseira, modulo abs (este foi um usado), e verificou tudo de freio, e nada esta errado ao que parece, na parte elétrica, além de scannear e zerar, verificou os fusíveis. Já realizei a manobra do volante, e tudo mais, a unica coisa que vi na internet e não realizei foi a troca ou conferencia de relés, pois não sei qual deveria ver.
A unica especializada perto fica a 50 km, queria umas dicas aqui, caso contrario a solução será fazer 2 viagem para levar e ir buscar depois.
O carro não apresenta nenhum defeito como falhas, que eu possa dizer. São somente as luzes acessas.
pomj2002 (1)
pomj2002 (1)
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 22/09/2016
Interesses : W168
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Carlos Eduardo Capistrano Sex 13 Jan 2017 - 12:20



OLA AMIGOS. Meu classe a 160 tambem esta com problema de BASS ESP, e tem vezer q ele corta a rotação e o carro nao vai mais nao passa de 2000 rpm, JA ESTOU FICANDO LOUCO. Preciso de um concelho de alguem que entenda por que aquela mer** nao vai mais. O pior que eu nem posso tacar fogo nele que eu posso ir em cana ainda...
Carlos Eduardo Capistrano
Carlos Eduardo Capistrano
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 13/01/2017
Interesses : tirar duvidas sobre meu veiculo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Convidado 9 Sex 13 Jan 2017 - 12:52



Carlos Eduardo, não permitimos palavras de baixo calão no fórum, a que você tentou postar o sistema é programado para corrigir, tenha calma, para participar das áreas técnicas a recomendação prévia apresentação para que haja recepção e identificação dos novos usuários, ok?

Não obstante não tenha ocorrido a apresentação, confiando pelos dados de cadastro que não estamos tratando com um fake, spam e etc, adianto o seguinte, o sistema de controle de estabilidade (ESP) da eletrônica de Classe A se vale da leitura de vários sensores interligados ao ABS, BAS e etc, um deles se estiver avariado desativa o sistema de estabilidade e junto o de tração (BAS), por exemplo existe um sensor que fica na coluna do volante, ângulo de viragem, espiral, quando se rompe fita vai desencandear essa desativação e a Ecu vai mandar aviso para o painel, da mesma forma sensores de rotação de velocidade de rodas que enviam dados para centrais, então eletrônica embarcada de Classe A como de outras Mercedes há necessidade de um scanner para identificar corretamente anomalias, de preferência o programa Xentry do Star Diagnózis, nestes casos de aviso no painel é preciso ver o histórico de avarias armazenadas, analisar o que é refletido e conferir o que atual não resetável, afora isso é mero palpite por que sintomas nem sempre batem com a avaria real. 

Esclarecida essa parte, esses problemas chateiam, mas é preciso ter calma para solucionar sem troca de peças desnecessárias, sugiro olhar 2 situações:

Conferir o sensor interruptor do pedal de freio, causa mais comum, se está bambo, defeituoso e etc, há tutoriais de teste no fórum, é o mesmo de um modelo de Sprinter inclusive, se estiver longe de revendas MB acha em qualquer concessionário da linha comercial.

Não resolvendo (interruptor freio), dê uma olhada se está ocorrendo baixa ou excesso de tensão no sistema elétrico, medir num auto elétrico se a bateria está boa (segurando carga) ou você mesmo com um voltímetro meça se o alternador está carregando a bateria entre máximo recomendável 14,40 V (14,50 para mim já está no limite) e mínimo que ao meu ver o ideal se estiver usando bateria na amperagem original na faixa de 13,6 V (baterias maiores como de 75 Amperes pode acontecer do regulador se manter a 13,5 ou pouquinho abaixo momentaneamente para não haver sobrecarga), de qualquer forma a idéia é seguinte, tensão se cair abaixo de 10 a 9 já desativa totalmente esses sistemas e acima do limite torra módulos.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por valderifs Sex 13 Jan 2017 - 16:08



Antonio Elias, meu caro. 
.
Aproveitando as suas palavras, pergunto-lhe o seguinte:
.
Tinha vez, raramente, que acendia a luz BAS-ESP, e sempre acendia quando o carro sofria um grande impacto, por exemplo, ao descer de um meio fio após ter estacionado em uma calçada, fazendo balançar bastante.  Pois bem, isso ocorreu após eu ter mexido na bateria, desconectando os terminais. Após levar o carro num fábrica de baterias aqui em São Paulo, para conferir a sua carga, um dos profissionais apertou e até fixou bem os cabos na bateria, cujo procedimento, confesso, eu não fazia - até apertava as porquinhas com as mãos. 
.
De lá para cá, não mais houve essas luzes BAS ESP ABS. 
.
Então a minha dúvida é que, como os cabos estavam um pouco frouxo, então haveria uma rápida desconexão nos terminais, fazendo as luzes acender, pois são muitos sensíveis, embora eu, na hora, não tenha percebido isso? Obrigado.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Luz BAS/ESP não acendem no segundo estágio da ignição.

Mensagem por tgalarda Sáb 14 Jan 2017 - 21:52



Boa noite confrades, no meu classe A essa luze BAS/ ESP não acendem nem quando desligo no painel o triângulo não pisca quando patina, alguém tem alguma dica antes de eu levar a algum concessionário?
tgalarda
tgalarda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 14/01/2017
Interesses : Troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Luz BAS/ESP não acendem no segundo estágio da ignição.

Mensagem por tgalarda Sáb 14 Jan 2017 - 21:54



Boa noite confrades, no meu classe A essa luze BAS/ ESP não acende nem quando desligo no painel o triângulo não pisca quando patina, alguém tem alguma dica antes de eu levar a algum concessionário?
tgalarda
tgalarda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 14/01/2017
Interesses : Troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por valderifs Sáb 14 Jan 2017 - 22:27



Pelo amor de Deus, tgalarda, está certinho esse sistema. O ideal é nunca piscar. Não mexa em time que está ganhando.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por tgalarda Sáb 14 Jan 2017 - 23:52



Boa noite Valderifs, mas quando o carro patina o triângulo não deveria piscar? E não deixar patinar? Qdo desligo o ASR no painel o triângulo não deveria ficar acesso? Qdo viro a ignição nonsegundo estágio antes da partida o BAS/ESP não deveria acender no painel como verificação e depois da partida apagar? Se for maravilha porque eu já estava preocupado.
tgalarda
tgalarda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 14/01/2017
Interesses : Troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por valderifs Dom 15 Jan 2017 - 4:58



Ah sim, agora está melhor explicado. Então é melhor passar no Star mesmo, embora o meu raramente acende o triângulo quando o carro derrapa.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Kael Gasparin Sáb 18 Mar 2017 - 9:43



bom dia...tenho um classe A 190 elegance e após utilizar o veiculos  frear muito na serra a luz BAS/ESP começou a acender, ligo o veículo e após alguns minutos ja acende, o que pode ser pessoal?
Kael Gasparin
Kael Gasparin
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 14/03/2017
Interesses : CLASSE A 190 Automático
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Djhenrique Sex 21 Abr 2017 - 16:10



Boa tarde,

Mais um novo proprietário A160 ;-)
Tô feliz, mas como estou há apenas três dias com ele...achei melhor vir ler este tópico. Está sendo de grande ajuda, mas pra minha falta de sorte hoje é feriado e não tem nenhuma mecânica aberta aqui na cidade, somente na segunda estarão abertas.
Já de antemão informo que fiz os 3 testes e não adiantou nada, mas tem uma coisa diferente...não tem perda de potência e nem engasgos na aceleração , tampouco morre na marcha lenta...estranho...
Assim que tiver a solução encontrada posto aqui pra futuras visualizações .

Valeu :-)
Djhenrique
Djhenrique
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 21/04/2017
Interesses : Carros, música e tecnologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Renato Scarpelin Sáb 16 Fev 2019 - 18:39



Boa noite confrade.

Solucionou o problema meu amigo?

Se sim, nos informe com detalhes.
Renato Scarpelin
Renato Scarpelin
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 02/02/2018
Interesses : Informação...Muita informação!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Convidado 9 Sáb 16 Fev 2019 - 19:24



Renato Scarpelin escreveu:Boa noite confrade.

Solucionou o problema meu amigo?

Se sim, nos informe com detalhes.
Renato, o post isolado do usuário [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de 28Set2015 foi fundido a este tópico e ficou reposicionado no alto da página, foi juntado a este geral sobre o tema para continuidade.

Está com o mesmo problema ou similar?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por valderifs Seg 8 Abr 2019 - 9:53



Olá amigos. Saudades desse Portal. 
.
Deixem-me fazer uma pergunta. 
.
As luzes BAS ESP aqui passaram a acender. Tenho scanner e tudo e posso assegurar que não é defeito do módulo, uma vez que não há falhas registradas. 
.
Fiz o teste do pedal de freio e também não é esse problema.
.
Só que as luzes acendem somente quando o carro está em linha reta. Se eu ficar fazendo curvas, até mesmo as mais acentuadas, as luzes não acendem. 
.
Será problema de alinhamento?
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty O meu Classe A 160 2005 está com o mesmo problema Luzes acesas e não desenvolve aceleração.

Mensagem por Emiliofgodoi Seg 8 Abr 2019 - 13:26



Caros companheiros do Forum, bom dia.

Minha Baby class apresenta um defeito curioso.
Tenho um amigo que mora numa rua de subida acentuada, quando estou descendo as vezes apaga as luzes do ABS e ESP e funciona o ABS quando volta ao plano acende de novo e eu perco a assistência. Se eu desligar o carro e ligar com o pé no freio ela liga com as luzes apagadas, quando arranco, acende novamete e fico sem assistência eletronica, outro detalhe, o meu carro desde que surgiu este problema não tem potência só tenho andado no bairro em distâncias curtas e mesmo assim parei no faról tenho que desligar e só ligar novamente quando o farol abrir porque se não ao arrancar ela não abre a borboleta e da uma bela cabeçada em vez de desenvolver velocidade. Tenho lido no forum sobre este topico que as luzes em questão servem também para indicar problemas na injeção muito interessente saber disso porque eu trabalhei muitos anos como mecânico e achava estranho todos estes problemas e não acender a luz de avaria na injeção. Cada dia aprendo um pouco com este carrinho. Sobre tudo isso alguém tem um problema parecido e se possivel uma diretriz para me indicar? Desde já agradeço a todos.
Emiliofgodoi
Emiliofgodoi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 08/04/2019
Interesses : Reparo em injeção Eletronica a gasolina
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por joseane benites do nascim Seg 28 Out 2019 - 23:27



passei pela mesma situação com o meu classe a 160, dirigindo normalmente em velocidade estável em via, simplesmente a aceleração sumia, tive que desligar o carro e ligar novamente para voltar ao normal! depois de muita analise no carro, foi descoberto problema no fusível, foi feito a troca do mesmo e o carro voltou a funcionar normalmente! descobrimos que quase tudo de problema de mau funcionamento deste veiculo se refere aos fusíveis! onde foi feito a troca e da caixa que fica debaixo do pe do passageiro dianteiro!
joseane benites do nascim
joseane benites do nascim
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2019
Interesses : preciso do manual do mercedes classe a 160
Sexo : Feminino País : Brasil
Estado : Mato Grosso do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A - Página 10 Empty Re: Luzes ESP / BAS e ABS acesas painel Classe A

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos