Carro afogado (oscilando marcha lenta motor quente - dificuldade partida - W116)

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Mensagem por f_zechetti Sex 16 Out 2015 - 16:31



Percebi que meu carro (280SE, injeção eletronica, 1973) esta bebendo demais, em torno de 2,8km/l e conforme vai esquentando a marcha lenta vai oscilando, chegando ao ponto do carro morrer quando preciso esterçar bem o volante para fazer uma baliza. Quando vou ligar ele, independente se morreu ou nao, ele ta afogado e só pega se eu pisar fundo no acelerador, mesmo assim com dificuldade. 
Apesar dessa oscilação na lenta carro responde bem assim que se pisa no acelerador.

Alguem ja viu isso? Será um sensor de temperatura defeituoso que faz o modulo mandar gasolina como se o carro estivesse frio ou o próprio modulo que pode estar com problema?
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Mensagem por Rafael M. Sex 16 Out 2015 - 21:47



f_zechetti,

Não sou especialista em injetadas, mas peço que faça (se é que já não fez) uma inspeção em todas as mangueiras de vácuo no entorno do motor, inclusive próximos a parede de fogo. Verifique se não há nenhuma mangueira ou conector frouxo, ou até mesmo desencaixado. Com o tempo algumas dessas mangueirinhas ressecam e/ou dilatam e perdem a pressão de encaixe, causando vazamentos e deixando o sistema maluco. Vácuo é o que mais tem nesses motores.

Isso é uma coisa simples, um ponto de partida, mas que pode ajudar. Uma coisa que requer ajuste com uma certa regularidade nesses motores é o dosificador. Outros confrades mais íntimos com o sistema certamente lhe darão coordenadas melhores, mas pra começar...
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Mensagem por f_zechetti Dom 18 Out 2015 - 15:48



Obrigado, Rafael
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Mensagem por f_zechetti Seg 19 Out 2015 - 16:12



Esse fim de semana andei com mais atenção e percebi que o carro não precisa esquentar para a lenta oscilar. O problema esta mais relacionado com o tempo de uso. Talvez esteja indo muita gasolina e com o tempo acaba afogando. 
As mangueiras aparentemente estão boas e bem fixadas.
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Mensagem por f_zechetti Seg 19 Out 2015 - 19:48



Posso estar falando bobagem, mas dosificador é da injecao mecanica, certo? A minha é eletronica. Pode ser regulagem no regulador de pressão do combustivel. Vou dar uma olhada
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Mensagem por Convidado 9 Seg 19 Out 2015 - 21:23



Zechetti, de fato a injeção na sua W116 pelo ano dela é DJetronic usado até 74 sem o dosificador das Kjet, os proprietários comentam que o consumo nas Djet é mais elevado mas dizem também que por ser um primeiro sistema eletrônico que poucos reparadores sabem afinar, você deve ter lido no Fórum que Djet usa pressão no coletor para controlar a quantidade de combustível e a Ecu analógica recebe dados de temperatura mais velocidade e pressão do ar, foi por isso que perguntou sobre algum sensor de temperatura?

Acho o seguinte, pelo que você relatou começa falhar na marcha lenta à medida que o motor aquece (deduzo quando alcança temperatura de serviço) e pelo que já li à respeito desse sistema analógico o problema pode estar na mistura do ar, se fosse regulação da pressão de combustível acredito que o motor não funcionaria tão bem acelerando em rotações mais elevadas, enfim posso estar enganado apesar de que nas Djet o controle da quantidade de gasolina injetada na câmara é feito pelo tempo de abertura desses mesmo injetores que são específicos dela ... dificuldade na partida ... bicos não seria outra possibilidade?


por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em Sex 23 Abr 2010, 22:08
Só para fechar o causo,D-jet adora prender o bico de partida a frio aberto, fica mijando o tempo todo,qdo pegarem esses carros com mistura rica elimine ele antes de mais nada.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por Karl Fass Ter 20 Out 2015 - 20:32



Pressao de trabalho  próximo a 1.8 BAR. O Maluhy está certíssimo. Comece isolando a mangueira que alimenta o injetor auxiliar de partida a frio. Veja a performance .
Se resolver , ótimo, se nao, tem que medir pressao da flauta. 
Depois tem que ver a famosa dentadura pous ela determina o tempo de cada bico aberto. Ja tens um começo.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 20 Out 2015 - 21:18



Zechetti, aproveita as dicas do Cffj, é experiente com Djet.
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Mensagem por Convidado 9 Ter 20 Out 2015 - 22:31



Cffj, aproveitando o assunto, li sobre essa "dentadura" no outro tópico, esse mecanismo só tem nas DJet?
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Mensagem por Karl Fass Ter 20 Out 2015 - 23:57



Sim somente nelas... Graças a Deus rsrsrs
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Mensagem por f_zechetti Qua 21 Out 2015 - 10:31



Obrigado a todos pela ajuda. 
Vou começar por isolar a mangueira do bico de partida a frio e ver como fica. 
Esse fim de semana andei com o carro prestando bastante atenção ao problema e vi que não precisa estar quente para começar a ficar gordo. Parece estar relacionado ao tempo de uso. As vezes demora mais, as vezes menos, para manifestar o defeito. 
Abraço!
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Mensagem por f_zechetti Qua 28 Out 2015 - 22:56



Boa noite, amigos

Hoje fechei a mangueira que abastece o bico da partida a frio e fui andar com o carro. Rodei uns 30km e melhorou muito, porém o cheiro da fumaça ainda esta bem carregado e ele não esta com a aceleração tão lisa. 
O carro estava parado desde sábado passado. Isso poderia influenciar nessa melhora?
As velas foram trocadas em agosto, segundo a nota fiscal que o antigo dono me deu. Cabos de vela nao aparentam serem velhos. 
Vou revisar os bicos pra ver se nao tem algum travado.
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Mensagem por f_zechetti Qua 28 Out 2015 - 23:36



Com o carro engatado, a pressao do oleo ficou proxima a 1 e a aceleraçao estava mais firme (antes de isolar a mangueira a aceleraçao estaria muito mais irregular com o ponteiro nessa posição), porem noto que a luz da bateria fica oscilando. Isso é normal?
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Com o carro no neutro, a pressao fica em torno de 1,5 e a luz da bateria se apaga
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Mensagem por Rafael M. Qui 29 Out 2015 - 11:04



A luz da bateria está acesa pois o alternador (assim como o motor) está em rotação muito baixa. O mesmo motivo da baixa pressão de óleo. Isso (a baixa rotação) não é normal, e pode ser desde a regulagem da mistura (certamente, pois você ainda sente odores no andar do veículo) até o ajuste de algum atuador de marcha lenta (quando se engata o D, é para um atuador ou o próprio sistema de injeção compensar com uma leve aceleração). A lenta dele fica entre 700 e 800rpm. Abaixo de 600 já pode acender esta luz.

A pressão de óleo também está ligada à viscosidade do óleo. Se você usa um óleo 20W50, geralmente com o motor quente e na lenta, ele se mantém entre 1,5 e 2 bar. Com seu carro em neutro, pelo visto está ok. Se você usasse um óleo 15W40, a mesma rotação de marcha lenta, a pressão ficaria entre 1 e 1,5 bar.

E isso não significa que o motor está com deficiência em sua lubrificação. Em fóruns no exterior, tem gente que usa óleos ainda mais finos como 0W30 e a pressão mal chega a 1 bar na lenta. O problema é se ela baixar enquanto o motor está em aceleração.

E o M110 gosta de um óleo mais "grosso", como 20W50. Ele saía de fábrica com 20W40, mas até mesmo na Alemanha, com seu clima mais frio, a maioria indica hoje (também por conta da km mais alta desses motores) o 20W50.

Abraços
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