Pilotando no molhado! ACELERADOS

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Mensagem por Krycek Sex 18 Dez 2015 - 20:27



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Mensagem por joao victorio pareto Sáb 19 Dez 2015 - 18:17



Esse A45  anda mais que o 130i...mas o BM tem mais cara de mau..
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Mensagem por TZero Qua 30 Dez 2015 - 5:41



Claro que é ótimo um curso desse, principalmente para aprender a desobedecer o cérebro numa situação de derrapagem.

Daí, sem nenhum controle eletrônico, a 40-60km/h e preparado psicologicamente e emocionalmente para "drifar" é fácil.

Mas.......a grande dúvida é: Se a sopa de letrinhas que os carros têm hoje justamente para auxiliar numa situação dessa interfere no momento de susto???? Certamente vai dar cáca.......vc quer fazer uma coisa e o carro outra. E isso já aconteceu algumas vezes comigo, a ponto de ter um pneu dianteiro estourado numa curva, sobre-estercei e acelerei para compensar......a droga do Jaguar acendeu todas as letrinhas que podia, não acelerou e me empurrou reto até o barranco.

Conclusão: ou VOCÊ dirige ou o CARRO dirige.......e a tendência é piorar com o advento dos sistemas anti-atropelamento, anti-mudança de faixa, anti-buraco, anti........

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Gastei metade do meu dinheiro com Carros, Mulheres e Bebida........a outra metade eu desperdicei.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 30 Dez 2015 - 13:40



Esse A45  anda mais que o 130i...

Caro Victório, você já deu olhada na ficha técnica de um Mercedes-Benz A45 AMG? Shocked

O A45 é o automóvel 4 cilindros mais potente fabricado atualmente, tração integral e a potência agora subiu de 365 para 381 Cv, creio que o A45 se compara mais com Audi RS3.
http://www.campograndenews.com.br/veiculos/classe-a45-amg-tem-o-motor-quatro-cilindros-mais-potente-do-mundo
http://autoestrada.uol.com.br/noticia/1-noticias/938-a45-amg-retoma-o-posto-de-hatch-mais-potente-com-381-cv


Última edição por Antônio Elias em Qui 31 Dez 2015 - 1:42, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção no texto - me confundi na comparação do BMW feita corretamente pelo Confrade Victório Pareto.)
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Mensagem por joao victorio pareto Qua 30 Dez 2015 - 20:30



Ola, Antonio, minha comparação foi somente estética, pois são dois hatch-backs, e o 130i tem quase 270 hp :D , 110 a menos que o A45...o A45 anda mais...

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Mensagem por joao victorio pareto Qua 30 Dez 2015 - 20:31



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Mensagem por joao victorio pareto Qua 30 Dez 2015 - 20:35



o que chega mais perto do A45 é o 135iM, que tem 320 hp...
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Mensagem por Convidado 9 Qui 31 Dez 2015 - 2:10



Victório, me desculpe, me equivoquei com o modelo que você citou inicialmente (130i) que é um BMW, corrigi o meu post anterior para não gerar dúvidas na leitura.:D 

Ao meu ver esteticamente não dá para comparar os conjuntos e respectivas preparações, nesta carroceria hatch, dentre os citados premium, o que mais se aproxima em desempenho da preparação esportiva do A45 é realmente o Audi RS3 cujo motor 5 cilindros veio este ano com 372 Cv, o BMW 135i mesmo com motor 3.0 de 320 Hp creio que chega um pouco mais perto seria do Audi RS3, mesmo se olharmos pela relação peso/potência comparando o BM e o Audi, o Audi leva larga vantagem e o BM 135i ainda fica distante tanto do A45 quanto do RS3. rsrsrs
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Mensagem por joao victorio pareto Qui 31 Dez 2015 - 12:09



ahahahahha, isso eu sei, Cel Elias, mas audi não é carro, nem merece letra maiuscula, prefiro ate um bmw 320i aspirado do que um audi GTB-1000-Pinifarina ( ou o mais potente )...aqui voces estao acostumados com pareceres tecnicos, mas eu olho os carros com olhar de amador ( que tb tem valor, valor menor, mas continua tendo, rsrs 8) ), se é Hatch de uma marca e da outra marca tb é hatch então eu comparo...minha namorada compara pelo numero de portas...
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Mensagem por Convidado 9 Qui 31 Dez 2015 - 12:21



Os dados técnicos são inevitáveis principalmente com relação à preparação esportiva, a comparação no Fórum somente entre premiuns é a correta e concordo plenamente com a sua visão com relação à carroceria x valores, hatch e etc. rsrsrs Afinal, o BM 130i com certeza não deixa de ser um brinquedo bem interessante. 

Agora esse treinamento em pista escorregadia com Amgs é interessante mesmo, pura adrenalina, haja visto o pequeno "susto" que o piloto tomou com a SLK. rsrsrsrs
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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 11:09



TZERO escreveu:aprender a desobedecer o cérebro

I'll be back. Understeer and oversteer.

O que é a resistência ao rolamento?
Em cada rotação, a zona do pneu que trabalha e entra em contacto com o solo (banda de rolamento, flanco, talões, etc.), abate, deforma-se e aquece, consumindo energia em forma de calor. Este fenómeno chama-se histerese e é a origem de 90% da "resistência ao rolamento" dos pneus. Essa relação é estática, e é por este motivo que o TZero foi comer grama, ou seja, a dinâmica da tecnologia anti-tudo não foi capaz de mudar a estática da trajetória.

A CLS63 no video está realizando Oversteer, em função da tração traseira. O carro com tração dianteira faz o Understeer. E o A45 4Matic? Naturalmente pelo fenômeno da histerese o ângulo de deriva, formado entre a trajetória que eles apontam e aquela que realmente percorrem em uma curva veloz, o 4Matic em aceleração vai conduzir o carro nas 4 quatro para fora da curva, ou seja, ganho de velocidade lateral, através do acelerador é possível angular o carro corretamente na curva realizando o Oversteer.

Se a velocidade lateral é maior que do que a força centrípeta, aquela que traz o carro para a curva, é porque os pneus ganharam outra trajetória, e somente a habilidade do pé no acelerador e torque pode restaurar a trajetória. Este seria o controle de tração próximo da perfeição: interferência nos níveis de aceleração, no torque (mudança de marcha) e na frenagem das rodas.
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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 11:24



Meu caro AE!!! Saudações.

O A45 não deve ser nem de perto avaliado pela potência do motor. O A45 possui ajustes de carro de pista. A tradução de texto de análise técnica é sempre muito ruim, quando o Moers fala "very high cornering speeds" é pra entender que não se trata de um Dogde com blower com 700cv, mas de técnica apuradíssima na relação entre pneu e asfalto. Mas não se enganem, a BMW foi quem começou a levar isto a sério.

Back at the Hockenheim track, Moers is tossing the compact Mercedes A45 AMG through tight corners, demonstrating its sharp steering, crisp throttle response, and neutral balance even at very high cornering speeds. Hard braking, turning the car into the corner, and downshifting all at the same time do nothing to upset the car—or Moers’s smile, for that matter. The A45 is the smallest car ever tuned to an AMG fare-thee-well.
(Tradução google: "De volta à pista de Hockenheim, Moers está jogando o compacto Mercedes A45 AMG em curvas apertadas, demonstrando a sua direção afiada, a resposta do acelerador crisp, e equilíbrio neutro, mesmo em velocidades muito altas em curva. Travagens bruscas, virando o carro para o canto, e redução de marchas, tudo ao mesmo tempo não fazer nada para perturbar a-car ou Moers do sorriso, para essa matéria. A A45 é o menor carro sempre atento a um AMG tarifa-thee-bem".)


2nd place: BMW M135i xDrive (236/300 points, 78,7%)
The BMW is the more civilized car in this comparison, it's less sporty but more comfortable.
(Also: official Launch Control-function in the M135i? This is news to me.)
Weight: 1591 kg
Weight distribution (front/rear): 54/46%
0-100 km/h: 4,9 s
0-200 km/h: 18,3 s
Braking (100-0 km/h), warm: 34,4 m
Contidrom laptime: 1:38.87 min
Noise level @ 130 km/h: 71 dB(A)
Average fuel consumption: 10,3 l/100 km

(Tradução: 
2º lugar: BMW M135i xDrive (236/300 pontos, 78,7%)
A BMW é o carro mais civilizado nessa comparação, é menos esportivo, mas mais confortável.
(Também: Lançamento oficial-função de controle no M135i Isso é novidade para mim.)
Peso: 1591 kg
Distribuição de peso (frente / traseira): 54/46%
0-100 km / h: 4,9 s
0-200 km / h: 18,3 s
Travagem (100-0 km / h), quente: 34,4 m
Laptime Contidrom: 1: 38.87 min
Nível de ruído @ 130 kmh: 71 dB (A)
O consumo médio de combustível: 10,3 l / 100 km)

1st place: Mercedes-Benz A45 AMG (239/300 points, 79,7%)
The A45 goes very well and sounds like a racing car. It also corners better thanks to its sport-suspension. The downside: less comfort, higher price.
Weight: 1573 kg
Weight distribution (front/rear): 62/38%
0-100 km/h: 5,1 s
0-200 km/h: 17,1 s
Braking (100-0 km/h), warm: 34,0 m
Contidrom laptime: 1:36.62 min
Noise level @ 130 km/h: 72 dB(A)
Average fuel consumption: 9,5 l/100 km

(1º lugar: Mercedes-Benz A45 AMG (239/300 pontos, 79,7%)
A A45 vai muito bem e soa como um carro de corrida. Também cantos melhor graças a seu esporte-suspensão. A desvantagem: menos conforto, preço mais elevado.
Peso: 1573 kg
Distribuição de peso (frente / traseira): 62/38%
0-100 km / h: 5,1 s
0-200 km / h: 17,1 s
Travagem (100-0 km / h), quente: 34,0 m
Laptime Contidrom: 1: 36.62 min
Nível de ruído @ 130 kmh: 72 dB (A)
O consumo médio de combustível: 9,5 l / 100 km)

http://www.germancarforum.com/threads/autobild-bmw-m135i-xdrive-vs-mercedes-benz-a45-amg.49672/


Última edição por Antônio Elias em Sáb 2 Jan 2016 - 14:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : tradução de textos via google)
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Mensagem por oldboy Sex 1 Jan 2016 - 13:03



Ser tração dianteira ou traseira não são condicoes para o carro sair de frente ou de traseira.

Bem mais importante do que isso é a geometria de suspensão em geral.

Em tempo, a maioria esmagadora, se não todos os carros AWD saem de frente.
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Mensagem por joao victorio pareto Sex 1 Jan 2016 - 16:48



olha, pra mim, a 135iM vence a A45 pelo fator arrancada de 0 a 100 e pelo fator equilibrio, o resto ta empatado, conforme mostra a tabela do confrade Carneiro...a velocidade final, no meu caso, não interessa, quase nunca passo de 110 mesmo, acho que esse é o unico item do A45 que "seria" superior ao BM...

Portanto esses 61 HPs a mais do A45 é como se colocasse dinheiro na mão da Dilma, é desperdicio de dinheiro para ter um ganho infimo...o carro tem 61 HPs a mais e so faz 2 segundos a menos no 0 a 200, e no 0 a 100 toma pau do BM que tem 61 HPs a menos ...ai parece propaganda eleitoral do PT, embuste, rsrsrs
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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 17:20



A nossa opinião é combustível do nosso fórum, mas a questão técnica não deve ser superada:

1) Performance automativa é a capacidade de transferir potência para o Asfalto;
2) Carro com tração dianteira não faz Oversteer;
3) Sair na dianteira ou na traseira é função da aceleração sobre a trajetória do pneus ou ângulo de deriva, independente da vontade do motorista;
4) A suspensão define a configuração da trajetória;
5) O 4Matic sempre sai nas 4 rodas, sair de dianteira ou permitir o Oversteer depende do ângulo da curva, isto se configurado para mais tração na traseira, que é o caso da GLK.

Aumento de 100cv no Jetta, o pneu patina até 4a. marcha, perdeu aderência pelo excesso de torque, excesso de calor do pneu dianteiro (histerese) levou o carro a desgarrar na curva na BR-153 na minha frente e teve um encontro com guardrail. Normalmente a C200 Sport faz esta curva em 190km/h. A C200 Sort com suspensão mais aberta e freios de cerâmica passa facilmente o Jetta com chip por dentro nas curvas, o Jetta, freguês, sempre abre nas curvas.


O A45 AMG dá muito trabalho para a C63 AMG, em pista úmida é quase imbatível. O BMW exige menor técnica de pilotagem, o A45 é um verdadeiro "racing".
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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 18:20



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Mensagem por oldboy Sex 1 Jan 2016 - 19:19



A questão técnica diz que carro tração dianteira pode sim fazer oversteer, tanto via geometria de suspensão quanto induzido via tecnica de pilotagem.
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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 20:59



Oldboy !!! O oversteer (sobresterço)  é uma característica natural do RWD. Existe uma simulação chamada "Lift-Off" Oversteer em FWD, somente é possível em curva de grandes ângulos em alta velocidade.

O termo sobresterço significa que a extremidade traseira (downforce) desliza enquanto a extremidade frontal do carro vira para o canto (meio-fio) mais do que é normal. A subviragem, a extremidade dianteira do carro não está se voltando para o canto suficiente.





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Mensagem por A.Carneiro Sex 1 Jan 2016 - 21:15




Sobresterço e subviragem é uma propriedade dos pneus, estudo da aderência e da física envolvida no processo. A geometria da suspensão define como podemos atacar uma curva enquanto reduz o rebote aumentando histerese. Quanto mais rebote, menos histerese.

A física da elasticidade diz que ao lançar a força ela volta na mesma intensidade. Assim é possível entender que despejar potência e não usa-la pode causar isto pela dinâmica dos pneus, a suspensão apenas manteve os pneus no chão, excesso de torque, rodou e bateu.

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Mensagem por oldboy Sex 1 Jan 2016 - 22:41



TENDE a ser uma caracteristica natural de RWD... Diferente do que você disse anteriormente onde não existia oversteer em FWD.

Se possui tanto conhecimento no assunto sabe que não deve generalizar. Na internet estamos escrevendo e eternizando conhecimento para todos. Portanto, todo cuidado é pouco. Teu texto possui erros conceituais graves e induz quem le ao erro.

Abs.
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Mensagem por A.Carneiro Sáb 2 Jan 2016 - 2:49



Oldboy !!! Não me chame a atenção desta forma.

Se no meu texto tem erros graves, favor especificar!!!

No autodromo de Goiânia ninguém consegue fazer oversteer com FWD, e na verdade é um Lift-off, uma mera adaptação sem sentido algum, e tem muito piloto bom, os Tray Day são profissionais, com preparadores de São Paulo, que também cometem erros.

Gente com opinião é o senso comum, performance em pista exige ciência.

Porque o Bugatti Veryon só funciona com uma Marca/Tipo especifico de pneu?
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Mensagem por joao victorio pareto Sáb 2 Jan 2016 - 13:39



esse oversteer so funciona se desligar o comando de tração das rodas...tentei fazer no padrão e o carro acendeu aquele triangulo no painel e morreu...
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 2 Jan 2016 - 14:33



Calma Carneiro, noutras palavras o Oldboy está dizendo apenas que não se deve generalizar a questão, não sou técnico no assunto mas concordo com ele por que é possível o sobresterço nas trações dianteiras FWD (acho que seria interessante vocês abordarem quais são as diferença entre AWD e FWD para enriquecer os debates de modo que leigos como eu no tema entendam melhor o que está sendo debatido) e a literatura diz que carros com tração traseira RWD estão mais sujeitos a sobresterço, tendem, não que isso seja uma característica exclusiva, apenas isso. rsrsrs

 Sobresterço (português brasileiro) ou sobreviragem (português europeu) (em inglês conhecido como "oversteering", "loose" ou ainda "tail happy") é um fenômeno que pode ocorrer quando um automóvel descreve uma curva. Diz-se que um veículo sobrevira quando a traseira do veículo se move para a parte de fora da curva, as rodas traseiras do veículo excedem os limites da sua tracção lateral durante a curva antes das rodas dianteiras o fazerem, ou seja, o ângulo de escorregamento das rodas de trás excede o ângulo das rodas da frente. 
......
A sobreviragem está relacionada com o comportamento natural do veículo quando este descreve uma curva e não deve ser confundida com a sobreviragem radical ou sobreviragem crítica que consiste na derrapagem acidental ou intencional de modo à traseira do veículo ir em direcção ao exterior da curva com um ângulo muito acentuado (este ângulo designa-se de ângulo de derrapagem, não deve ser confundido com o ângulo de escorregamento). A sobreviragem radical pode induzir um automóvel a fazer peões.
......
A tendência de um automóvel para sobrevirar é afectada por varios factores, entre eles: a tracção mecânica, a aerodinâmica, o sistema de suspensão e o controlo do condutor/piloto. Automóveis com tracção traseira (RWD) estão mais sujeitos a sobrevirar, em particular, quando aceleram numa curva apertada. Isto ocorre porque os pneus traseiros ficam sujeitos ao torque do motor e tendem a seguir em frente e não ao longo da curva como os pneus da frente, movendo a traseira do carro para a parte de fora da curva - ligeiramente e o veículo sobrevira - ou acentuadamente e o veículo sobrevira radicalmente.
.......
Automóveis com tendência para sobrevirar têm associado um modo de instabilidade designado de velocidade crítica (geralmente uma velocidade elevada). À medida que o automóvel se aproxima desta velocidade a condução torna-se progressivamente mais sensível e quando chega a esta velocidade o automóvel vira mesmo com a direcção neutra, pelo que é necessário contrariar este efeito com pequenos ajustes no volante. Por outro lado, automóveis com tendência para subvirar não possuem este modo de instabilidade, sendo esta uma das razões que levam os construtores de veículos de alta velocidade a projectá-los para subvirarem naturalmente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sobreviragem


Subviragem
Subviragem
 e sobreviragem são dinâmica do veículo termos usados ​​para descrever a sensibilidade de um veículo a direcção. Simplificando, sobreviragem é o que ocorre quando um voltas de carro (bois) por mais de (sobre) a quantidade comandado pelo condutor.  ....


Engenheiros automotivos definem subviragem baseado em mudanças no ângulo de direcção associadas com as mudanças na aceleração lateral mais de uma seqüência de testes de viragem circular em estado estacionário. Os entusiastas do carro e automobilismo muitas vezes usam a terminologia mais geralmente em revistas e blogs para descrever a resposta do veículo para condução em todos os tipos de manobras.
.......
https://en.wikipedia.org/wiki/Understeer_and_oversteer

(textos traduzidos via tradutor google, grifos nossos em vermelho )

E bem colocadas pelo Carneiro a questão dos ajustes de pista do A45 AMG.
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Pilotando no molhado! ACELERADOS  Empty Re: Pilotando no molhado! ACELERADOS

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