300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

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300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

Mensagem por Elifas em Sab 30 Jan 2016 - 22:00

Há algum tempo o meu carro vem apresentando dificuldade para dar a partida com o motor frio. Às vezes é necessário realizar cerca de 10 a 15 tentativas para dar início ao funcionamento do motor. Com o motor quente, dá a partida na primeira tentativa. Após algumas verificações constatei que o injetor de combustível está funcionando corretamente. Estou pesquisando o relé da bomba de combustível, responsável pela injeção de combustível para a partida a frio. Acredito que o defeito está neste componente, embora a  bomba de combustível esteja funcionamento corretamente, pois, o motor, após funcionar, não apresenta problema. Já fiz a resoldagem de todos os componentes do circuito impresso desse relé, sem sucesso. Acredito que o sensor da temperatura da água esteja funcionando corretamente, pois, ele varia o valor da resistência interna ao sofrer a alteração da temperatura do bulbo. Os valores da resistência variam da ordem de 12 quiloohm (KΩ) para a temperatura de 8 ºC a 0,6 quiloohm (KΩ) para a temperatura de 60 ºC. Há uma particularidade nesta pesquisa que pode ajudar na determinação da fonte do problema. Quando os 2 terminais estão inseridos (conectados) no sensor de temperatura não há injeção, entretanto, quando os 2 terminais estão desconectados, há injeção de combustível normalmente pelo injetor quando da tentativa de fazer o motor funcionar. Em outro experimento, constatei que há injeção quando um dos fios está conectado no sensor de temperatura, mas quando apenas o outro fio do circuito elétrico do carro é conectado no sensor, não há injeção. 
 
O número do chassi do carro é: WDB1240301A119219.


Assim, consulto no sentido de obter algumas informações para a resolução do problema.

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Re: 300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

Mensagem por Cffj em Dom 31 Jan 2016 - 4:07

Na lateral do motor tem um termistor de dois pinos. A função é fazer com que o bico de partida a frio funcione com temperaturas do motor abaixo de 28 graus salvo engano. Essa peça costuma das defeito interno por desgaste de contatos. E não é recuperavel.

Ja que está mexendo, desconecte os terminais do bico de partida a frio, sem ter virado o carro antes, preferencialmente pela manhã que é mais frio. Com um multímetro nas escala 20 V--- coloque as duas ponteiras nos fios de chegada e peça para alguem dar a partida. Deve aparecer algo próximo de 12V. Se der valor abaixo de 9, pode trocar a peça ( considerando a bateria boa) se der normal, teste o bico.

Outra coisa, verifique a pressão de linha.

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Re: 300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

Mensagem por Antônio Elias em Dom 31 Jan 2016 - 13:41

Elifas, nesse seu primeiro post cabe orientá-lo para apresentar-se para que possamos saber de quem se trata e recepcioná-lo, o tópico foi movido para a área do modelo.

Checou o acumulador de pressão combustível? M103 falha na lenta?
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Re: 300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

Mensagem por Cffj em Dom 31 Jan 2016 - 14:43

No caso dele, com o carto quente,mpega de primeira, o que praticamente elimina o acumulador.
O wue vai encher a linha é exatamente pegar por outro tipo de bico.

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Re: 300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

Mensagem por Elifas em Dom 31 Jan 2016 - 23:45

Prezados,

       Agradeço as mensagens.

       Antônio Elias, conforme a sua solicitação, me apresento. Meu nome é Elifas Chaves Gurgel do Amaral sou militar da reserva do Exército (Coronel) e Engenheiro de Computação. Adquiri este carro há cerca de 13 anos. Tenho enfrentado alguns problemas de manutenção com ele, mas este especificamente, tem me tomado mais tempo para resolver. Por isso recorri ao distinto grupo.

      Pelos restes que realizei, acredito que o injetor e o termistor estejam funcionando perfeitamente. Estimo que o problema esteja no controle do injetor. O acumulador de pressão foi substituído por sugestão do mecânico para resolver este problema, mas, infelizmente, não resolveu. O motor não está falhando na lenta.

Abraços,

Elifas
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Re: 300 E - 1985/1986 - Problema no sistema de partida a frio.

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