Ar Condicionado W168 não gela - falhas compressor, ventilador interno- alternativas, soluções!

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ar Condicionado W168 não gela - falhas compressor, ventilador interno- alternativas, soluções!

Mensagem por machadosl em Sex 16 Set 2016 - 21:17

Olá Pedro, sim, as escovas gastas podem fazer isso, mas pode ser mesmo a resistência. O meu carro fazia isso que relatou até que um dia, do nada parou.
Teste que eu fiz, desliguei a tomada que alimentava o ventilador e liguei 12V direto no ventilador, vi que ele ventilava bem e com força total, logo, com ajuda do menu que tem no display de controle do ar, e depois de um multímetro vi que não chegava corrente até ele.
Troquei o resistor e está tudo bem agora.
Abraços,
Sergio

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Estado : Rio de Janeiro

Re: Ar Condicionado W168 não gela - falhas compressor, ventilador interno- alternativas, soluções!

Mensagem por Antônio Elias em Sab 17 Set 2016 - 17:07

Pedro, você só roda com o A/C na função recirculação? 

Na recirculação o módulo modifica a velocidade ventilação, fecha a captação do ar de fora e se adapta a esse comando para utilizar só o ar que está dentro da cabine, o uso contínuo dessa função traz muitas limitações principalmente debaixo sol muito forte em locais tráfego lento urbano.

Existe um solenoide no cabeçote do compressor que faz a compensação de fluxo, mas é difícil dar defeito, veja se alternando recirculação para modo normal de uso se nota alguma melhora, se a ventoinha funciona normalmente não vejo indício de problema com o módulo, mais provável seja falha do resistor.

Última edição por Antônio Elias em Sab 17 Set 2016 - 18:05, editado 1 vez(es) (Razão : texto)

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11813
Estado : Minas Gerais

Mensagem por jorge luiz lima em Sab 17 Set 2016 - 19:22

boa noite confrades,
ja que estão perguntando sobre como ele circula co o A/C ....
queria aproveitar e puxar uma pergunta ...qual seria a melhora opção pra rodar com ele ...usar o circular ou o EC? 
levando em consideração que a temp fica entre o 22 e o 18  e a ventilação fica entre os dois mais potentes.
muito obrigado desde ja!!
jorge luiz

jorge luiz lima
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 63
Estado : Espírito Santo

Mensagem por Antônio Elias em Sab 17 Set 2016 - 19:45

A melhor opção creio que vai depender do clima e da necessidade de refrigeração na cabine, vejo 2 maneiras de fazer o ajustes.

Veja bem, deixar só no modo econômico EC não vai refrigerar e nem vai ocorrer a chamada secagem de ar.

Já no modo de recirculação (simbolo de cabine com seta invertida) aí o correto de acontecer é o módulo desligar automaticamente depois de 1/2 hora salvo engano.

Se estiverem ativados os interruptores EC e o de secagem de ar (aquele simbolo com 2 estrias), aí o sistema ativa automaticamente a recirculação do ar conforme a temperatura do lado de fora estiver mais alta e a cada 1/2 hora abre e fecha a entrada de ar vindo de fora para arejar a cabine, enfim nessas condições colocadas (usar o ar condicionado trabalhando nas condições mínimas, se é que entendi a sua pergunta), ao meu ver se o sistema estiver funcionando perfeitamente esse último ajuste traz maior conforto.

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11813

Mensagem por jorge luiz lima em Sab 17 Set 2016 - 19:49

no caso deixar o EC e as "estrias" ligados ? 
aqui no ES sempre é qiente ....queria deixar realmente gelado dentro do carro

jorge luiz lima
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por pedrocampelojr em Dom 18 Set 2016 - 14:37

Antônio, com a recirculação o fluxo de ar fica bem pouca coisa maior. Eu citei este fato (de andar mais com a recirculação ligada) pois, dessa forma, mesmo se o filtro estivesse muito sujo, o fluxo não deveria diminuir.

Esse fim de semana resolvi colocar a mão na massa. Desmontei até chegar no ventilador e o retirei para inspeção.
A recirculação está funcionando perfeitamente; quando aciono, está fechando os ductos que puxam o ar de fora.
O ventilador estava meio "emperrado"... Não estava girando livre, quando o girava com a mão, ele estando desligado, mas sem outros problemas, está balanceado e não raspa em nada.... Acho que este deve ser o problema da pouca velocidade - "soprando pouco" - como eu havia dito. Sei que não é a solução, mas coloquei DW40 nos rolamentos, o que fez com que ele ficasse beeemm mais solto, o que resultou, após a montagem, pelo menos a princípio, em maior velocidade e mais vento - resolvendo temporária e parcialmente o problema.
Não desmontei para chegar até a resistência - atrás do porta-luvas - como citou o Antônio, uma vez que entendi que se o problema fosse ali só resolveria com a troca da peça, e ainda tenho que compra-la (pela internet, não está a mão).

Mas uma coisa me deixou intrigado: prestando atenção, vi que a velocidade que sai no difusores da direita (lateral e central) está menor que a velocidade que sai a esquerda. Os da esquerda (tanto central como lateral) saem mais forte, em qualquer velocidade. Como isso é possível?

Obs: não há ducto obstruído, pelo menos na captação - próximo ao ventilador, como observei na desmontagem/ montagem. e essa diferença de velocidade ocorre tanto na recirculação como com ele aberto, e em qualquer velocidade.

pedrocampelojr
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 69

Mensagem por pedrocampelojr em Dom 18 Set 2016 - 14:41

Jorge, com o EC ligado o ar-condicionado está desligado. No w168, quando vira a chave do ventilador automaticamente liga o ar-condicionado. Para desliga-lo e deixar só o ventilador, aperta-se a tecla EC.

pedrocampelojr
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por jorge luiz lima em Dom 18 Set 2016 - 16:04

pedro, pelo que entendi o melhor seria o circular entao?

jorge luiz lima
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por pedrocampelojr em Dom 18 Set 2016 - 21:09

Eu considero que sim, Jorge. Eu sempre ando com o ar ligado e quase sempre com a recirculação ligada. Principalmente porque evita de entrar cheiro - fumaça de caminhão, ônibus. Agora, quando está muito quente, no momento que entro no carro - por exemplo, carro parado no sol - aí ligo puxando o ar de fora e abro um pouco o vidro para "refrescar" a cabine mais rápido. Refrescou um pouco, eu já ponho na recirculação. Ao meu ver, em dias muito quentes, na recirculação o ar é otimizado - na cabine como vai ficando menos calor, o ar-condicionado vai gelar o ar que já está mais fresco da cabine - se puxar o ar de fora e estiver muito quente lá fora, resfria menos. Essa é minha opinião.
Só lembrando que a recirculação após algum tempo - não sei ao certo, uns 30 minutos? - ela desarma e começa a puxar ar de fora.

pedrocampelojr
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por jorge luiz lima em Seg 19 Set 2016 - 9:01

entendi pedro, muito obrigado novamente. 
entao no caso ligo a recirculação, depois de 30 minutos ela desliga? e ligo o ec?

jorge luiz lima
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:09

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: