Talvez seja a vela errada. Ou não.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Seg 30 Maio 2016 - 11:27

Estou com um problema no Cotó.
.
A primeira partida não pega. Mas isso só se o carro ficar no frio de um dia para o outro. 
Se ligar de manhã, e depois ligar a tarde, pega normalmente.
.
Contudo, o carro antes podia ficar uma semana no relento que, só acionar a ignição, ele pegava. 
.
O que ocorreu nesse espaço de tempo, entre o bom e o ruim, foi, talvez, uma bobeada que eu fiz. 
.
Meu veículo é uma A190, mas quando fui comprar as velas, comprei a do Gol 1.0 16V, pois o vendedor, claro, disse que servia. 
.
Depois disso, ao ver que acontecia esse problema, comprei imediatamente a vela NGK para o 190, mas infelizmente o problema continuou. 
.
Parece que aquele Consultor Técnico do Rio de Janeiro, não lembro o nome, disse certa vez que as velas erradas estragam a bobina. 
.
Se for isso, irei trocar para uma Magnett, pois a que está no Cotó já iria trocar antes, uma paralela de nome desconhecido. 
.
Outra pergunta, mas talvez nada a ver com o acima relatado. Quando o carro está funcionando, ele dá, parece, uma baixada na rotação, depois volta à normalidade. É como se fosse, por exemplo, num monitor cardíaco, onde a linha mantivesse reta e, em um intervalo de 3 segundos, abaixasse essa linha, depois voltando ao normal. 
.
O carro não morre, não fica ruim. Mas gostaria de prevenir algo que acontecesse no futuro. 
.
Última pergunta, o que seria esse sensor de temperatura? Obrigado!!!

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Seg 30 Maio 2016 - 16:07

Valderifs, isso tem mai jeito de ser bomba de combustível com defeito, seria interessante, antes de qualquer intervenção, medir a pressão da linha de combustível e se essa pressão se mantém estável por pelo menos 10 minutos.
Em alguns carros, como o meu recentemente, a bomba simplesmente queima, em outros ela começa assim.
Outro problema, pode ser também o regulador de pressão da linha de combustível, que acho, no classe A, ele é incorporado ao filtro de combustível e aí, voltamos ao teste da pressão da linha que lhe falei.
Só não sei a pressão correta da linha do Classe A, mas fazer o teste eu sei, inclusive tenho o aparelho para isso em casa.
Abraços,
Sergio

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Seg 30 Maio 2016 - 16:50

Machados, no meu caso a bomba e o filtro foram trocados por peças Bosch em dezembro de 2015. Ou seja, não faz nem 6 meses de operação. 
.
O problema ocorreu somente após as velas erradas. 
.
Imediatamente no dia anterior funcionava tudo bem. 
.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Seg 30 Maio 2016 - 16:53

Hmmmmm, nesse caso recomendo levar a quem tenha um osciloscópio portátil para ver o consumo de energia que vem das bobinas, só assim poderá se ter uma ideia se elas estão exigindo muita energia. Foi usando um osciloscópio portátil do meu colega que descobrimos que 2 velas estava ruins.
Abraços,
Sergio

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Seg 30 Maio 2016 - 21:36

As velas com certeza não são. Pois com as do 1.6 e depois com as originais NGK do 1.9 ocorreram o mesmo problema de oscilação. Acho que, com quase certeza, deve ter sido a bobina que avariou com a vela errada. Acho que um consultor disse alguma coisa assim.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Qua 1 Jun 2016 - 23:17

Hoje eu fiz um teste para saber se o problema vem da bomba de combustível, ou não, em que consiste em acionar a ignição até a última posição antes da partida por pelo menos 5 vezes. Na sexta vez, acioná-la por completo. Se der a partida, então é problema da bomba ou filtro que não pressuriza o combustível por completo. Contudo, eu fiz isso, ouvi nitidamente o barulho do acionamento da bomba, mas mesmo assim só pegou na segunda tentativa de ignição. Acho que é a bobina mesmo.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por Antônio Elias em Qui 2 Jun 2016 - 9:50

Valder, acho que essa variação pode ser também da leitura de ar do Maf ou alguma entrada de ar falsa, as velas NGK que você instalou são de 3 eletrodos? Como está o consumo combustível?

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11816
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Qui 2 Jun 2016 - 14:40

Caro Antonio. A variação acho que ficou assim depois que desmontei toda a parte superior do motor e não estou conseguindo achar onde está folga que está entrando ar. Foi passado o Scanner na semana passada na GR-AutoService e não acusou nenhum problema no carro. Nada. Até a embreagem de 110 mil quilômetros ainda faltam alguns bons milímetros para consumir. 
.
As velas são as NGK para o A190 com três eletrodos, mas antes, com as das do Gol 1.6 V, foi onde começou essa dificuldade na primeira tentativa. Antes das velas do Gol 1.6 V, vamos dizer, dois meses atrás, não dava esse problema. Ficava no frio uma semana e na primeira tentativa já virava.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por Antônio Elias em Sex 3 Jun 2016 - 0:22

Se as velas são as especificadas e scanner da especializada MB não leu avarias, acredito que pode ter algo ver com essa desmontagem sim, faria um "pente fino" nas tubulações, mecanismos da caixa do filtro de ar e periféricos.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11816
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por Leon 1.6 em Sex 3 Jun 2016 - 7:25

Quem usou o scanner só viu as falhas armazenadas ou analisou as leituras com o motor em funcionamento? Uma entrada de ar falsa tenderia a provocar uma alteração na leitura da sonda (mistura pobre), situação em que a central procuraria compensar isso com um maior tempo de injeção, p. ex.

Um problema na bobina, em princípio, seria detectável pelo scanner; o uso de velas inapropriadas PODE abreviar a vida útil das bobinas, mas vejo um pouco de exagero na substituição indiscriminada delas, como fazem alguns mecânicos youtubers (ou youtubers mecânicos, não sei o que vem primeiro...).

Já tentou abastecer seu carro noutro posto?

Leon 1.6
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 387
Data de inscrição : 16/06/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Sex 3 Jun 2016 - 9:46

Uma coisa que observei hoje, mas vi escrito num tópico não sai onde. 
.
Ao acionar a ignição, puxei levemente o câmbio em minha direção, e o Cotó pegou de primeira. Mesmo ter ficado o carro no relento e no frio aqui de São Paulo, não necessitou da segunda ignição para dar a partida. Na primeira já pega como carro novo.
.
Parece que a explicação dada é com essa leve puxada no câmbio alguma coisa entre o motor e a embreagem não é acionada, não acarretando uma sobre força à bateria e ao sistema de energização.
.
Oras, se for isso, o filtro de gasolina com certeza não está com problema, pois não depende maior carga de energia. Ficamos com a bomba de combustível e a bobina de ignição. 
.
Se fosse a bomba, então quer dizer que esse equipamento não estaria com energia suficiente para acioná-la corretamente? 
.
Contudo, como disse anteriormente, eu troquei essa bomba na Sinal Verde em dezembro de 2015, ou seja, estou com o filtro e a bomba há menos de 6 meses. Não seria esse o problema. 
.
Ocorre que, como já dito acima, fiquei com esse problema ao colocar velas de Gol 1.6 no Classe A 190, pela indicação do vendedor que, claro, disse que servia, e a minha culpa, que não consultei esse Fórum antes  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.].
.
E parece que o Malury disse que velas erradas podem estragar a bobina. 
.
Já antes disso iria trocá-la, pois é uma genérica que nem nome tem. 
.
Amanhã irei passar o multímetro para verificar a sua integridade.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Sex 3 Jun 2016 - 9:55

Leon, não sei. 
.
Passei o scanner em três locais muito bem referendados por aqui, num período de 6 meses, e me mostraram um diagnóstico de tudo ok. Maf, Injeção, Freio, Embreagem dizendo que não havia nenhuma falha. 
.
Uma vez eu vi pessoalmente e duas foi me mostrado um relatório do scanner. 
.
Se tivesse problema do MAF, COM CERTEZA, teriam me falado para eu consertar e ganhar um dinheiro com o serviço a mais, não?

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Sex 3 Jun 2016 - 10:19

Valder, o cambio da Cotó é automático? Me perdoa a pergunta eu estou com Alzheimer e não lembro se você citou isso. Bem, se for, tem um sensor embaixo da alavanca de câmbio, se ele tiver oxidado, eu suponho que possa causar isso e não aparece erro no scanner, pois para o sistema do carro ele não está apto a dar a partida. O que acho estranho é que seu carro girava o motor de arranque, e quando pegava ficava instável.
Outra coisa, na minha E240 ela tinha o problema de não acender a luz de ré apenas e era essa chave oxidada, desmontei parte do conjunto por debaixo do acabamento da alavanca de câmbio e resolvi o problema.
Bem, enfim, vai que... Não é mesmo?
Abraços,
Sergio

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Sex 3 Jun 2016 - 11:14

É semiautomático. Há um módulo AKS que faz a desembraiagem e embraiagem das marchas. Suponho que, quando puxo a alavanca, ele não é acionado,  conservando a energia para a bobina ou bomba. Contudo, na semana passada foi recondicionado o AKS na GR-Autoservice onde foi trocada a placa, carvão, buchas, em fim, foi muito bem refeito. Até os trancos diminuiram. Mas antes e depois esse problema já ocorria. Não ocorriam antes das velas.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Sex 3 Jun 2016 - 11:32

Ihhhhh, estou sem sugestões. Processando...

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Sex 3 Jun 2016 - 14:28

Não tem problema! Logo, logo o seu Disco Rígido (Memória) voltará com alguma resposta.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Sab 4 Jun 2016 - 20:16

Boas novas! Hoje eu fiz a limpeza completa do sistema. Desmontei tudo, TBI até chegar em suas engrenagens, Maf até alcançar suas lâminas, etc. Taquei CAR80 onde deveria jogar e Limpa Contato em outras partes, como nas lâminas já mencionadas aqui. Peguei algumas presilhas e vedei muito bem a conexão entre o TBI e MAF. Tirei a bobina de ignição e mais limpa contato. Quando fui medir com um multímetro os terminais, vi que as pontinhas não estavam querendo manter a voltagem. Lixei essas extremidades e transmitiram a voltagem numa boa,  7v em ambos os pares. Por fim, troquei o tanque de combustível, cuja rachadura o Superbonder segurou alguns dias, por um tanque bom que comprei na Vila Mariana através do Mercado Livre. O meu pai sofreu junto comigo, mas conseguimos. Surpresa? 
.
Pegou de primeira e a rotação está agora funcionando de forma contínua. 
.
É como o André Buss (cadê ele?) disse, 98% dos problemas do Cotó são ocasionados por falta de limpeza e manutenção.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Seg 13 Jun 2016 - 8:58

Olá, agora está me ocorrendo uma curiosidade. 
.
O Cotó agora está aceitando só combustível aditivado para cima! 
.
Ou seja, colocando gasolina comum ele fica engasgando. Mas com combustível diferenciado ele não chia, desenvolve otimamente.
.
O que será? Embestou?

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Seg 13 Jun 2016 - 10:09

Pergunta, já experimentou abastecer em outro posto? Pode ser combustível adulterado ou vencido ou contaminado com água. as vezes a tampa de abastecimento do reservatório do posto não está vedando direito e entra água lá.

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por valderifs em Seg 13 Jun 2016 - 10:41

Grande Machado, tem todo indício de água na gasosa. E o posto fica numa baixada. Curiosamente, a aditiva desse mesmo posto ele roda que nem uma beleza.

valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 253
Data de inscrição : 08/11/2015
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Seg 13 Jun 2016 - 10:45

Ah, então está com jeito de ser a tampa do reservatório do posto que não está vedando direito e entrou água nele.
Seria até bom você falar isso com o gerente do posto, se ele for uma pessoa honesta vai verificar e corrigir o problema.

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por BrSilveira em Ter 5 Jul 2016 - 0:02

Pouco tempo por aqui e este tópico já me ajudou! Semana passada troquei as velas e o meu A190 estava com sintomas parecidos (falhava na lenta, oscilando as rotações, parecendo que iria morrer). Dei uma olhada pelo fórum e achei este tópico... Olhei as ordens de serviço da mecânica e vi que tinham sido instaladas velas Bosch (o mecanico que cuida das Mercedes estava de férias). Levei novamente ao mecanico porque havíamos combinado de passar o scanner, mas antes comentei com eles sobre as velas NGK. Não deu outra: o carro voltou à normalidade. Foram trocadas as velas Bosch por NGK e resetado algum local (porque o carro teria "gravado" a falha - desculpem a ignorância pelos termos técnicos - hehehe). O mecanico me mostrou que a diferença entre as Bosch e as NGK estaria em uma medida (da rosca?) que na Bosch seria 0,7 e na NGK 0,9 (ou ao contrário, agora me esqueci) e que isso poderia estar dando a falha no sistema. Enfim, valeu pela dica! Já estava pronto para seguir os próximos passos caso não fosse as velas... Hehehe

BrSilveira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por machadosl em Ter 5 Jul 2016 - 7:13

Corrigindo BrSilveira, a diferença entre elas não era a rosca e sim o GAP do eletrodo. Na verdade seu mecânico foi um pouco desonesto com você porque o GAP é e pode ser regulado sem qualquer prejuízo e, apesar de eu considerar a NGK melhores, as Bosch também são boas.
Se fosse a rosca, o cabeçote do seu carro ja não aceitaria corretamente oura vela e ainda precisaria ser usinado.
Aproveitando, troque de mecânico, pelo jeito ele acha que você está nadando em dinheiro.
Abraços,
Sergio

machadosl
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 889
Data de inscrição : 10/04/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por Leon 1.6 em Ter 5 Jul 2016 - 7:37

Bem, eu sou daqueles que odeio peças Bosch, em especial velas (há mais de 30 anos); eu troquei de mecânico recentemente justamente por eu ter insistido na aplicação de velas NGK e o %$%^@ colocou velas Bosch em meu Wcoringa... em menos de 1.000 km rodados, carbonização total da vela e da câmara de combustão. Nessa, eu apoio o seu mecânico.

Só para esclarecer, a vela NGK indicada para o A190 é a BKUR5ET, com gap de 0,9 mm.

Leon 1.6
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 387
Data de inscrição : 16/06/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por BrSilveira em Ter 5 Jul 2016 - 9:03

Isso aí pessoal! A "medida" que eu me referi e ele me falou era mesmo essa: no eletrodo, como vocês disseram. O tal GAP. Quanto ao mecânico, ele assumiu a bronca e apenas realizou a troca das velas.
Abraço

BrSilveira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 24/06/2016
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Talvez seja a vela errada. Ou não.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:02


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum