Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por LANDOALDO ARMELIN Sex 30 Set 2016 - 13:51



Olá, recentemente levei minha C-280 - 97 no mecânico para solucionar problema de vazamento de óleo de câmbio. Foram trocados algumas juntas, anéis de vedação e retentores.
O mecânico observou que a Placa Eletrônica da solenóide já está apresentando algum problema e que acha melhor trocar preventivamente. Tenho encontrado no mercado umas placas mais em conta (em torno de R$1.000), porém de origem da China. 
Pergunto:
- Vocês acham que procede fazer a troca da peça?
- Peças de origem chinesa são confiáveis?
- Vou trocar o óleo do cambio. Me indicaram o óleo "Pentosin". Alguém pode me informar se é indicado?
Desde já, muuito obrigado!

Landoaldo


Última edição por Antônio Elias em Sáb 1 Out 2016 - 14:26, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título para identificar do que se trata o tópico (estava somente "Câmbio 722.6"))
LANDOALDO ARMELIN
LANDOALDO ARMELIN
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2016
Interesses : MODELO C280 1997
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por W204 Sex 30 Set 2016 - 22:14



Landoaldo,

Quanto ao óleo podes dar uma olhada no tópico abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraço.

_________________
Das Beste oder nichts.
W204
W204
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3318
Data de inscrição : 01/05/2016
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Convidado 9 Sáb 1 Out 2016 - 14:26



Caro Landoaldo, 

Vamos direcionar o foco deste tópico somente para a questão da troca de placa eletrônica e opiniões sobre a alternativa de placas aftermarket paralelas para não ter que fundir o tópico a outros em andamento.

A manutenção preventiva da caixa 5G dentre outros tópicos já é tratada neste:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E neste geral que trata específicamente para as W202:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A parte da escolha do fluído, outro assunto, oriento o Confrade buscar tópicos sobre a lista de produtos homologados, normas MB 236.10 a 14, Guia de lubrificantes etc e tirar dúvidas na sequência por fineza

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por deusdedit Dom 2 Out 2016 - 22:16



Landoaldo
Já utilizei os serviços desta empresas e recomendo. Comprei com eles inclusive a placa elétrica da minha C180K 2005 à quase dois anos. Ótimo atendimento e produto de qualidade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
deusdedit
deusdedit
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 347
Data de inscrição : 08/08/2013
Interesses : esportes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Convidado 9 Seg 3 Out 2016 - 16:56



O mecânico observou que a Placa Eletrônica da solenóide já está apresentando algum problema e que acha melhor trocar preventivamente.- Vocês acham que procede fazer a troca da peça?

Landoaldo, estou achando esse diagnóstico sem sustentação técnica para se trocar placa, quando o mecânico diz que seria "algum" problema, aparentemente não sabe o que está acontecendo.

Outra coisa que me surpreende: é a primeira vez que ouço falar em troca preventiva desse componente?!?! 

Existe algum relatório seguro feito num Star Diagnózis? O diagnóstico do scanner bate com os sintomas que condenam a placa de comando? Se sim concordo, do contrário trocar por mera prevenção é muito estranho, no mínimo especulação, ou a placa está boa ou não está, não tem meio termo, enfim acho que você não tem que trocar é nada, no seu lugar procuraria diagnóstico de outra oficina. 

Pode nos dizer quem é esse mecânico que está orientando troca preventiva? Descreva os sintomas, o que está acontecendo com a caixa?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por LANDOALDO ARMELIN Ter 4 Out 2016 - 16:49



Boa Tarde Antônio Elias!
Primeiramente agradeço a atenção dada para minhas dúvidas. O que ocorre é o seguinte: 
Quando o câmbio estava removido para tirar vazamento de óleo, o mecânico me chamou e disse que logo seria bom trocar a placa e me apontou uma parte visível dela (que fica dentro da carcaça) que estava com uma pequena trinca, que poderia ter uma infiltração e ela viria a dar defeito. Se isso acontecer ele disse que o câmbio entraria em estado de emergência, travando na terceira marcha. 
Disse também que é comum acontecer isso nessas placas, depois de muito tempo de uso, devido a variações térmicas do câmbio. Foi por isso que decidi procurar a peça para troca, pois quero ter meu carro confiável para não pegar uma estrada e ficar pensando nesse risco.
Pois bem, um pouquinho antes de ler sua opinião, eu acabei comprando a peça, original, de uma importadora de Porto Alegre (seguindo a dica do amigo Deusdedit [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Agora estou pensando seriamente se eu instalo ou guardo, visto que o funcionamento do carro está normal, engates macios e sem apresentar problema algum no diagnóstico do scanner.
Um grande Abraço!

Landoaldo


Última edição por Antônio Elias em Ter 11 Out 2016 - 16:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir link)
LANDOALDO ARMELIN
LANDOALDO ARMELIN
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2016
Interesses : MODELO C280 1997
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Christoph Jaster Ter 11 Out 2016 - 15:33



Boa tarde, com licença pra entrar na conversa. Começo do ano tive um problema na caixa (722.6): estava em modo de emergência (após uma fase de fortes trancos na mudança de marcha). Agora não trocava mais a marcha. Um renomado mecânico em Curitiba me orientou sobre as possíveis causas e me mostrou uma placa já condenada que apresentava um rasgo na borracha que corresponde ao sensor de rotação (segundo ele, por problemas de superaquecimento). De volta em casa, minha caixa foi desmontada e a placa apresentava exatamente o mesmo problema.
Encomendei uma placa de linha paralela que custou menos de 800 reais, mais junta, filtro e conector. O ATF comprei em outro lugar a mais ou menos 90 reais o litro (Febi Bilstein). Tudo foi instalado e voltou a funcionar, sendo que foi necessário rodar algumas dezenas de km para que a coisa ficasse realmente "redonda".
Até agora está tudo certo. Não sei quanto à durabilidade dessa placa chinesa, me alertaram que não seria a mesma de uma peça genuína. Mas resolvi arriscar.

Saudações!
Christoph Jaster
Christoph Jaster
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 07/03/2016
Interesses : náutica, mecânica, ciências ambientais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Convidado 9 Ter 11 Out 2016 - 16:32



Landoaldo, acho que você fez bem comprando OEM, acredito que se for bem armazenado longe principalmente de umidade não haverá danos nos componentes eletrônicos mesmo estando parada sem uso, a questão que olharia para guardar esse tipo de componente seria testar para ver se está funcionando de fato, prudente até mesmo para se ter certeza disto se futuramente vier precisar ou repassar para frente, agora se o câmbio está funcionando perfeito, marchas passando tempo e etc, sinceramente já que você teve o gasto e quer guardar a peça, no seu lugar instalaria essa peça nova e guardaria sim a usada para alguma emergência futura.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Convidado 9 Ter 11 Out 2016 - 16:38



Christoph, interessante o seu relato com esse componente chinês, por ser uma transmissão auto-adaptiva não deveria ter ocorrido esse lapso de tempo para funcionar redondo, imagino que pode ter sido em decorrência de memória armazenada, foi utilizado scanner para fazer reset de avarias armazenadas e conferir parâmetros?

A sua W202 é motor 6 em linha já com caixa eletrônica 722.6 mesmo?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Christoph Jaster Ter 11 Out 2016 - 16:59



Correto, Antonio Elias, meu carro tem o L6 e a placa 722.6. Esse fato já causou estranheza em outras ocasiões aqui no fórum (o chassi é o WDBHA28W1TF479033, onde o número 28 no meio indica justamente a placa 722.6), parece que não é uma coisa muito comum.

Quanto ao pós-operatório, o carro realmente estava um pouco "atrapalhado" nas mudanças no começo, mas a coisa foi melhorando e hoje (uns 500 km rodados depois da troca) está praticamente perfeito. Mas quando retirei o carro da oficina, o mecânico me falou de problemas de solenóide (acusado pelo scanner dele), o que, entretanto, não se confirmou.

Nesse meio tempo adquiri meu próprio scanner (Launch Creader 7+ que, segundo indicações aqui no fórum, lê transmissão de MB). Mas nunca acusou qualquer coisa referente à transmissão, somente MAF, sonda lambda, etc. Então acho que a placa chinesa por enquanto está dando conta do recado.

Saudações
Christoph Jaster
Christoph Jaster
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 07/03/2016
Interesses : náutica, mecânica, ciências ambientais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por J.carvalho (1) Ter 13 Dez 2016 - 18:21



Boa tarde..... minha c-180 não trocava de marcha e não dava partida na chave... passei scanner deu erro 034 e 130. Troquei a placa. Voltou a funcionar na partida. Passei o scanner limpei os erros. Porém não troca as marchas e apareceu os mesmos erros.... 034 e 130..... alguém pode me ajudar....?????
J.carvalho (1)
J.carvalho (1)
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 17/10/2016
Interesses : Veiculos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Karl Fass Qua 14 Dez 2016 - 5:51



Provavelmente oroblemas no corpo de válvulas , gerada por danos nos discos.
Quanto ao desgaste de placas, elas ficam imersas no óleo que se aquece muito , e se esfria toda hora, todo dia todado. Com isso, o óleo se decompõe ou se altera em sua formulação. Como qualquer óleo...
Criam-se diversos subprodutos, alguns bem ácidos, que corroem a camada protetora de verniz que protege a placa.feito isso, os componentes ficam expostos.
Por essas e outras é que se bate na tecla da necessidade de troca de óleo de caixa.
Vale reciocínio equivalente para caixas mecânicas e diferencial, pois a mudança química do óleo altera a capacidade de lubrificacão. Lógico, nesse caso, em intervalo bem maior.
Karl Fass
Karl Fass
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 537
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Raf Dom 30 Abr 2017 - 9:54



Christoph Jaster escreveu:Correto, Antonio Elias, meu carro tem o L6 e a placa 722.6. Esse fato já causou estranheza em outras ocasiões aqui no fórum (o chassi é o WDBHA28W1TF479033, onde o número 28 no meio indica justamente a placa 722.6), parece que não é uma coisa muito comum.

Quanto ao pós-operatório, o carro realmente estava um pouco "atrapalhado" nas mudanças no começo, mas a coisa foi melhorando e hoje (uns 500 km rodados depois da troca) está praticamente perfeito. Mas quando retirei o carro da oficina, o mecânico me falou de problemas de solenóide (acusado pelo scanner dele), o que, entretanto, não se confirmou.

Nesse meio tempo adquiri meu próprio scanner (Launch Creader 7+ que, segundo indicações aqui no fórum, lê transmissão de MB). Mas nunca acusou qualquer coisa referente à transmissão, somente MAF, sonda lambda, etc. Então acho que a placa chinesa por enquanto está dando conta do recado.

Saudações
Olá Confrade Chistoph, será que você poderia detalhar um pouco mais como é o câmbio "atrapalhado"?
Ocorre que acabo de trocar a placa do meu câmbio que estava com o sensor rachado.
A placa utilizada foi original, todavia, ontem e hoje pela manhã, com o carro frio, o câmbio está dando trancos ao engrenar a caixa.
Estou também sentindo mais as trocas de marcha.

SDS
Rafael
Raf
Raf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 160
Data de inscrição : 23/10/2011
Interesses : conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Karl Fass Dom 30 Abr 2017 - 10:15



Voja o nível de óleo
Karl Fass
Karl Fass
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 537
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Raf Seg 1 maio 2017 - 9:49



Confrade Cffj, bom dia.

O nível de óleo está dentro do esperado.

SDS
Rafaael
Raf
Raf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 160
Data de inscrição : 23/10/2011
Interesses : conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Raf Seg 1 maio 2017 - 12:10



Confrades agora o câmbio está em emergência.
Só 2ª e ré.

Sds
Rafael
Raf
Raf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 160
Data de inscrição : 23/10/2011
Interesses : conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Convidado 9 Ter 2 maio 2017 - 3:33



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], na troca da placa de comando dessa caixa foi feita parametrização ou algum reset com outro scanner? 

Pergunto porque tenho o Creader 7+ como um bom equipamento DIY mas não faz esse tipo de "ajuste" nos casos que se faz necessário. 

A questão de não aparecer falhas na varredura da transmissão, se é que há avarias não detectadas, veja por exemplo o meu Icarsoft MBII que é específico para Mercedes quando se abre o diagnóstico exibe o percentual de alcance de leitura para cada módulo/área, não me lembro se o Creader 7+ tem esse recurso no visor (tive um CRP129), se tiver confira se está lendo 100%.

A caixa funcionou bem com a placa nova por quanto tempo ou km? Placa é genérica?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Raf Ter 2 maio 2017 - 10:14



Confrade Antônio Elias, bom dia.

A placa substituída foi original, adquirida com o Valdinei.
Acredito que o Anderson realizou o procedimento determinado pela montadora.

Anteriormente apresentava o erro 147.
Agora à pouco, estive lá e o erro que apareceu foi o 101.
Segundo o erro, há uma falha no solenoide PWM, atuante no conversor de torque.

Tentamos limpar o erro, porém ele persistiu.
O câmbio continua na emergência.
A solução será a substituição do componente, que infelizmente, ficará para a próxima semana.

SDS
Rafael
Raf
Raf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 160
Data de inscrição : 23/10/2011
Interesses : conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Christoph Jaster Ter 2 maio 2017 - 11:02



Olá, Rafael e demais

Quanto ao câmbio "atrapalhado" me referia ao fato dele não trocar a marcha no momento esperado (condizente ao regime de tocada na ocasião, pisada no acelerador, etc.), esticando mais a rotação do que o necessário ou então não trocar com a suavidade desejada. Mas como falei, esses problemas foram sumindo pouco a pouco, depois de rodar normalmente no trânsito urbano. Hoje o câmbio está ok.

Abraços,

Christoph
Christoph Jaster
Christoph Jaster
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 07/03/2016
Interesses : náutica, mecânica, ciências ambientais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Raf Ter 2 maio 2017 - 11:08



Confrade Chistoph,

Grato pelas informações.

SDS
Rafael
Raf
Raf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 160
Data de inscrição : 23/10/2011
Interesses : conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Christoph Jaster Ter 2 maio 2017 - 11:26



Rafael e demais colegas

Quanto ao "estado de emergência" da placa, não seria possível resolver isso com um reset da mesma (claro, desde que não haja nenhum outro problema mais grave). O procedimento se faz com a chave de ignição, pisadas no acelerador, alguns intervalos de espera, etc., mas não lembro exatamente os detalhes. Talvez seja mais rápido vc. buscar isso aqui no fórum (de onde eu também tirei) do que eu encontrar o bilhete onde anotei. Pelo que entendo, isso nesse caso substitui o procedimento através do scanner.

Eu adotei essa forma como "procedimento supletivo", ao retirar o carro da oficina, mas acabei não sabendo se teve alguma influência no resultado final ou não. É como tomar um monte de remédios contra alguma doença, sarar e não saber qual fez efeito.

Saudações
Christoph Jaster
Christoph Jaster
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 07/03/2016
Interesses : náutica, mecânica, ciências ambientais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202) Empty Re: Troca de placa eletrônica do câmbio 722.6 - peças paralelas (W202)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos