Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por NMoro em Sab 21 Jan 2017 - 14:02

Confrades, tudo bem?

Encontrei uma mancha de óleo na lataria próximo ao kompressor da minha estrela. Alguém sabe o que pode ser?

O carro está normal sem nenhum barulho diferente. 

Segue algumas fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

NMoro
NMoro
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 421
Interesses : Viagem, MB, Informática, Cerveja e Amizade
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por NMoro em Dom 19 Fev 2017 - 15:12

Apenas informando que o óleo que eu suspeitava ser do Kompressor  nada mais é do óleo que o mecânico deixou vazar quando foi trocado o óleo do motor.
NMoro
NMoro
Usuário Prata
Usuário Prata

Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor  Empty Re: Vazamento de Óleo Suspeita do Kompressor

Mensagem por Ozéas dos Santos em Ter 9 Maio 2017 - 14:12

Boa tarde, Companheiros.

Gentileza, estou iniciando agora com os companheiros.

Comprei uma Mercedes Compressor C 200 ano 2009/2010, executei a substituição do óleo de  motor e filtros e substituição do óleo diferencial.

Peço à fineza aos companheiros me informarem a classificação e intervalo de troca do óleo do compressor e também da transmissão.

Forte Abraço.
Ozéas dos Santos
Ozéas dos Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Interesses : Contatos
Estado : São Paulo

Mensagem por EfBauru em Ter 9 Maio 2017 - 21:30

Olá Confrade Ozéas dos Santos. Como vai?
Para postar nas áreas técnicas do Fórum é necessário que você faça a sua apresentação para que  possamos saber de quem se trata e recepcioná-lo da maneira adequada.
Para facilitar, indico o link abaixo:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seja bem vindo!
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1730
Interesses : Mercedes Benz W203 e W210

Mensagem por NMoro em Qui 15 Jun 2017 - 14:13

Pessoal, tudo bem?

Atualizando o post, o vazamento voltou a ocorrer, e com mais tempo na oficina, foi detectado que embaixo do Kompressor tinha uma pequena mangueira do motor que estava rachada. A mesma foi trocada e o vazamento não ocorreu mais. 

O vazamento não estava relacionado ao Kompressor. 

Abs
NMoro
NMoro
Usuário Prata
Usuário Prata

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Sab 12 Out 2019 - 17:28

Confrades,

Parei pra fazer uma revisão hoje no veículo, retirei a mangueira do supercharger e para minha surpresa havia vestígios de óleo do supercharger nela

Como eu possuia um oleo ACDelco e uma seringa, suguei o óleo velho, e deu apenas 100ml. Ou seja, parece que cerca de 10 ou 20ml do superchaeger "vazaram" na mangueira. Completei com 118ml do ACDelco e um pouco de militec, uma vez que eu nao poderia parar o carro pra retirar o supercharger hoje.

Quais as prováveis causas deste vazamento? O que me orientam a fazer?

Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 135
Interesses : Mecanica

Mensagem por EfBauru em Dom 13 Out 2019 - 22:03

Rafael, mas pra fazer a troca do óleo do compressor precisa remover o charger? Não dá pra fazer usando a mangueirinha e a seringa? Acho que esses 118ml que você colocou é a capacidade total do M62 mesmo. Porque adicionou Militec?
Abs
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Dom 13 Out 2019 - 23:28

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Rafael, mas pra fazer a troca do óleo do compressor precisa remover o charger? Não dá pra fazer usando a mangueirinha e a seringa? Acho que esses 118ml que você colocou é a capacidade total do M62 mesmo. Porque adicionou Militec?
Abs

Sim, confrade ... só precisa retirar a mangueira do filtro de ar e a da saída do supercharger, que já é possivel acessar o bujão, eu retirei o oleo velho e adicionei o novo com uma seringa. Mas acredito que precisarei retirar o supercharger pra analisar este vazamento, não era pra ter óleo ali. Limpei bem o local, vou rodar mais um pouco e voltar a abrir a mangueira pra ver se o vazamento persiste ... existe algum anel de vedação ou "respiro" neste supercharger pra gerar este vazamento? Sobre o militec, sou da turma que acredita nos efeitos positivos dele, então costumo utilizar rs
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Dom 13 Out 2019 - 23:37

Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  crying
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Dom 13 Out 2019 - 23:39

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Pessoal, tudo bem?

Atualizando o post, o vazamento voltou a ocorrer, e com mais tempo na oficina, foi detectado que embaixo do Kompressor tinha uma pequena mangueira do motor que estava rachada. A mesma foi trocada e o vazamento não ocorreu mais. 

O vazamento não estava relacionado ao Kompressor. 

Abs

Confrade, interessante esta informação ... pode dar mais informações sobre que mangueira é essa? É algo comum de se acontecer? Abraços
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por accateb em Seg 14 Out 2019 - 10:19

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  crying

Rafael, eu ia te perguntar se não era simplesmente óleo de motor acumulado por conta da recirculação de gases do carter, mas se ele fedia a queijo suspeito que seja o óleo do compressor mesmo. Você pode estar com os selos dos rolamentos do compressor começando a vazar. Acho que o jeito mais fácil antes de remover o compressor seria completar e monitorar o nível.

Abs
accateb
accateb
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 604
Interesses : Carros
Estado : Minas Gerais

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Seg 14 Out 2019 - 11:19

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Complementando, eu nunca havia visto um óleo tão fedorento ... parecia um queijo estragado  crying

Rafael, eu ia te perguntar se não era simplesmente óleo de motor acumulado por conta da recirculação de gases do carter, mas se ele fedia a queijo suspeito que seja o óleo do compressor mesmo. Você pode estar com os selos dos rolamentos do compressor começando a vazar. Acho que o jeito mais fácil antes de remover o compressor seria completar e monitorar o nível.

Abs

Confrade, pra ser sincero nao me lembro se verifiquei o cheiro deste óleo que estava na mangueira, fiquei tao apavorado que ja fui verificar quanto de óleo tinha no supercharger (esse oleo que senti o cheiro após retirar do supercharger). Vou ligar no mecânico pra lembrar se ele verificou este oleo na hora. 

Nao sabia que poderia existir vestigios de oleo de motor ali e que isso é normal, fiquei até aliviado agora pois pode ser isso. Vou fazer exatamente a sua sugestao, monitorar a saida do supercharger pra ver se aparece oleo ali de novo!
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por accateb em Seg 14 Out 2019 - 13:27

Por questões de norma ambiental motores são obrigados a re-circular os vapores de óleo do carter. Os fabricantes fazem isso jogando na admissão esses vapores para serem queimados junto com o combustível. Por isso, é 100% normal ter vestígios de óleo na admissão do motor após o ponto onde a recirculação de gases entra na admissão.

Obviamente estamos falando de vestigios de óleo (que condessa do vapor de óleo), se começar a aparecer uma abundancia de óleo de motor na admissão aí pode ser sintoma de algum outro problema.

Não conheço o M271 pré-CGI em muitos detalhes, mas é fácil de identificar onde entra a re-circulação de gases. Deve ter um tudo saindo do lado direito do cabeçote (considerando a orientação do carro) que entra na admissão de ar. Dali para frente no circuito da admissão, é normal ter restos de óleo.

Abs
accateb
accateb
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 604
Interesses : Carros
Estado : Minas Gerais

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Seg 14 Out 2019 - 22:02

Entendido, confrade. Vou fazer os testes e ver se voltou  aparecer oleo ali ... e qual é (motor ou supercharger). Muito obrigado pelas dicas!
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Sab 2 Nov 2019 - 13:55

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Por questões de norma ambiental motores são obrigados a re-circular os vapores de óleo do carter. Os fabricantes fazem isso jogando na admissão esses vapores para serem queimados junto com o combustível. Por isso, é 100% normal ter vestígios de óleo na admissão do motor após o ponto onde a recirculação de gases entra na admissão.

Obviamente estamos falando de vestigios de óleo (que condessa do vapor de óleo), se começar a aparecer uma abundancia de óleo de motor na admissão aí pode ser sintoma de algum outro problema.

Não conheço o M271 pré-CGI em muitos detalhes, mas é fácil de identificar onde entra a re-circulação de gases. Deve ter um tudo saindo do lado direito do cabeçote (considerando a orientação do carro) que entra na admissão de ar. Dali para frente no circuito da admissão, é normal ter restos de óleo.

Abs

Confrade accateb, vc é o cara! Hoje tive tempo pra parar e abrir de novo a mangueira de saída do supercharger. Novos vestigios de óleo, mas analisando a coloração, viscosidade e cheiro, com certeza é óleo de motor e não óleo do supercharger ... obrigado pela dica!

Agora outra questão que me intriga: se eu retirei apenas 100ml de óleo do supercharger e não tem vazamento, onde estão os outros 20ml? Existe a possibilidade deles terem sido "consumidos" nos 100.000km e 9 anos do veículo? Se eles estavam dentro do supercharger e eu simplesmente não fui eficiente na retirada, os mesmos ficaram lá, com a adição de mais 130ml deve ter cerca de 150ml de óleo + militec dentro do supercharger. Qual seria risco de rodar com este óleo em excesso?

Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por EfBauru em Sab 2 Nov 2019 - 20:24

Rafael (entrando na conversa...) pelo que vi em vídeos gringos, quando se adiciona o óleo novo no Supercharger utilizando-se a mangueirinha e seringa, o excesso sai pelo próprio orifício do bujão, pois ultrapassando o nível da rosca, o excesso escorre, ou seja, atingiu a quantidade correta, começa a vazar.
Abs
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Rafael Possatto Gaigher em Sab 2 Nov 2019 - 20:30

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Rafael (entrando na conversa...) pelo que vi em vídeos gringos, quando se adiciona o óleo novo no Supercharger utilizando-se a mangueirinha e seringa, o excesso sai pelo próprio orifício do bujão, pois ultrapassando o nível da rosca, o excesso escorre, ou seja, atingiu a quantidade correta, começa a vazar.
Abs

Confrade, obrigado pela informação! De fato ao completar o óleo, um pouco escorreu pelo bujão, na hora achei que pudesse ser o posicionamento errado da seringa, e era de fato ja nos últimos volumes ... tudo certo então com o supercharger! Aproveitando, ja trocou o da sua estrela? Tenho a seringa e mangueira aqui, e um frasco de ACDelco sobrando, se quiser so trazer umas cervejas e a gente faz kkk
Rafael Possatto Gaigher
Rafael Possatto Gaigher
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Mensagem por EfBauru em Sab 2 Nov 2019 - 20:38

Isso mesmo, Rafael.
Grato pela oferta, mas acabei de vender minha estrela. Havia comprado 2 frascos do ACDelco, mas não tive a oportunidade de trocar o óleo do compressor, missão assumida pelo novo proprietário.
Abs
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: