Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

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Mensagem por MRaposo em Ter 14 Fev 2017 - 23:30



Boa noite,

Conversando com o pessoal da Germany Motors aqui em Brasília, eles me alertaram que algumas ML mais ou menos da idade e km da minha tem apresentado problemas de carbonização no Coletor de Admissão e na Turbina.

Esta carbonização, provavelmente ocasionada pelo nosso Diesel S171, tem causado problemas nos atuadores dessas peças.

Como minha ML estava hibernando na oficina deles esperando a chegada da bomba de combustível, resolvi autorizar uma limpeza preventiva nestas duas peças.

O resultado do que foi encontrado eu mostro nas fotos abaixo:

1 - O serviço é trabalhoso.
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2 - Mas observem como estava a situação do coletor de admissão. Vejam o estado das borboletas:

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3 - Na foto abaixo podemos ver a diferença com o coletor já limpo. As borboletas estão já limpas.

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4 - Foto mostrando em detalhes a borboleta limpa.

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5 - Situação em que estava a turbina:

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6 - O atuador da Turbina iria travar devido ao aumento da sujeira:

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O serviço ficou em um pouco mais de R$ 2.200,00 reais. Apenas para comparar, quando (não é se) o atuador do coletor de admissão pifasse, só em peças o prejuizo seria de R$ 1.600,00, fora a mão de obra. E no caso da turbina, somente outra nova.

Cordialmente,

Raposo


Última edição por Antônio Elias em Dom 23 Set 2018 - 15:57, editado 1 vez(es) (Razão : título: retirado o ano/modelo pois o procedimento "descarbonização" é compatível com todos motores CDI)
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por W204 em Ter 14 Fev 2017 - 23:35



Raposo,

Belíssima contribuição.
Será que fazendo o sistema de limpeza completa utilizando os produtos da Tunap o resultado é o mesmo?

Um abraço.

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Mensagem por Antônio Elias em Ter 14 Fev 2017 - 23:51



Pelo visto fizeram um bom trabalho, perder uma turbina nessa situação é complicado.

Achei muito acentuada a carbonização nessa área do atuador, o que os mecânicos disseram sobre o que mais causa isso nos commom rail? Carbonização nesses motores eletrônicos acredito que pelo menos teoricamente não era para ocorrer neste nível usando diesel certo, curiosamente nos motores diesel antigos com bomba injetora tem muito proprietário que defende noutras marcas uso até de óleo 2 tempos misturado num tanque de diesel, aí acho que acelera carbonização, neste caso chega surpreender de certa forma.

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Mensagem por oldboy em Qua 15 Fev 2017 - 0:48



AE,

Isso aí é o nosso """""diesel""""!

Cada dia pior... Dá até medo ter carro equipado com motor de ciclo diesel moderno nesse país. O resultado é esse... Quando não muito pior.

Esse motor dá ML aguenta bem. Bastante desaforo. Pra chegar nesse estado pode ter certeza que sofreu bastante.

Tem motor de LandRover abrindo bico com 5.000km.
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Mensagem por MRaposo em Qua 15 Fev 2017 - 8:06



Ilustres

Do jeito que estava, não acredito que produto químico algum conseguiria remover. Era caso para a dupla espátula & escova.

De qualquer jeito, particularmente nunca vi um produto destes de descontaminação funcionar. Tenho um mecânico de muita confiança que relatou que andou experimentando derramar estes produtos diretamente sobre a borra (ok, era borra de óleo de carter) e nenhum funcionou. Um produto para funcionar destes deveria dissolver a borra apenas sendo pulverizado em cima.

Em relação ao produto da Tunap, eu sugiro a visita a um ferro-velho em busca de algum pedaço de alguma coisa carbonizada. E que se derrame o produto em cima e observemos o resultado. Alguém se habilita a fazer este teste e relatar o resultado? 

Eu e os mecânicos acreditamos que este problema é causado pelo nosso Diesel S171. E lembrar que esta ML foi vendida originalmente em dezembro de 2009 e naquela época não existia nem o diesel S50 no Brasil. Rodou portanto de 2 a 3 anos com diesel comum. 

Cordialmente,

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Mensagem por oldboy em Qua 15 Fev 2017 - 9:21



Esses produtos no melhor dos casos só vão trazer mais danos.

O amigo fez o certo. Desmontar e limpar.

Agora é usar diesel s10 ou diesel podium (ainda existe?) De qualidade conhecida.

Lembrem se que basta um abastecimento com combustível adulterado para trazer muitos danos.
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Mensagem por accateb em Qua 15 Fev 2017 - 12:20



Esse motor não é de injeção direta? Se for o diesel não passa pelo coletor de admissão.

Abs
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Mensagem por Antônio Elias em Qua 15 Fev 2017 - 14:19



Justamente André, essa parte que não entendi, fiquei surpreso por que achava que não deveria ocorrer carbonização nos commom rail nessa parte do coletor, você que é engenheiro e o nosso técnico Oldboy também e ele já trabalhou com esses motores na MBB, certamente conhecem a fundo a questão tecnicamente, me corrijam se estiver engando, do meu ponto de vista de leigo nestes sistemas teoricamente há um sensor que faz com que os gases de respiro do motor sejam aquecidos antes de entrarem no coletor de admissão e um sensor de fase ajusta o momento que o combustível é injetado na câmara antes do pistão atingir o ponto motor superior PMS e aí entra o ar quente completando o ciclo, aparentemente a causa da carbonização no coletor seria outra ou viria da má queima?! Mas já que o Oldboy diz que tem Land Rover quebrando com 5.000 Km, já fico sem entender a dinâmica da coisa nesses motores, o nível de emissões é bem baixo neles. 

Oldboy, se você fala isso sobre nosso diesel eu acredito, se entendi bem a descarbonização com aditivos só funciona bem em motores a gasolina, isto mesmo?

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Mensagem por accateb em Qua 15 Fev 2017 - 15:19



Antônio, é isso mesmo. Na injeção direta o combustível não passa pelo coletor, mas como existe um sistema de re-circulação de vapor de óleo do carter (para atender a normas de emissão da UE) a suspeita é que carbonização ocorre devido ao vapor de óleo que acaba depositando óleo na admissão. Sem o spray de combustível para ajudar na limpeza, o coletor acaba ficando bem sujo.

Tem bastante vídeos no youtube mostrando motores da Audi e VW nos EUA com bastante carbonização na admissão. É uma problema comum mesmo com combustível bom então não acho que a culpa seja só do nosso diesel nesse caso.

Não sei se existem aditivos para limpeza que funcionem nesse caso... só se tiver alguma coisa para misturar no óleo ou injetar direto na admissão, tipo o seafoam. Mas eu não sei se teria coragem de colocar esses produtos para passar pela turbina pois se o rotor desbalancear com o produto passando ela pode ficar danificada. Além do mais, imagina as placas de carbonização soltando das válvulas e indo para dentro do cilindro... melhor fazer a limpeza mecânica mesmo.

Oldboy, concorda?

Abs!
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por MRaposo em Qua 15 Fev 2017 - 22:10



Noite,

Temos ainda uma outra pergunta: haveria alguma forma mais barata de se detectar que o motor necessita de ser descarbonizado? O pessoal da Germany sugere, baseado nos veículos consertados por eles, que isto seja feito a cada 60 mil km. Nada é acusado no Star que identifique esta manutenção preventiva, que tampouco consta no manual de manutenção do veículo.

Cordialmente,

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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por accateb em Qua 15 Fev 2017 - 23:06



Raposo,

Longe de eu ser um expecialista, mas dando um chute "educado" acredito que esse tipo de contaminação uma hora vai refletir no desempenho do motor. No extremo, as válvulas de admissão não vão mais fechar direito e o motor vai começar a falhar e ter problemas para ligar frio. Se nada disso estiver ocorrendo, não vejo motivo para abrir o motor.

Eu não acredito que o atuador do coletor chegaria a dar problema por conta da contaminações porque nas fotos parece que era uma goma mole. Não iria travar as portinholas.

Por sinal, eles fizeram a limpeza nas válvulas de admissão e nas portas do bloco tb? Como a temperatura é bem maior perto das válvulas imagino que tenha formado algum material mais duro.

ABS!
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por machadosl em Qua 15 Fev 2017 - 23:14



Fiquei impressionado com o índice de carbonização e, posso dizer que sendo um sistema de injeção direta não tem como um produto químico chegar ali em quantidade suficiente para limpar. E, se chegasse, quem garantiria que ele iria dispersar a sujeira em micropartículas?
Acredito eu, que a decisão foi acertada. Eu costumo fazer esse tipo de limpeza em meus veículos a gasolina quando estão ao redor dos 100.000Kms por garantia.
Obrigado por compartilhar a informação Raposo.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por MRaposo em Qui 16 Fev 2017 - 8:54



Ilustre Accateb,

O alerta que eu recebi do pessoal da Germany, que inclusive foi motivador desta limpeza, foi que as borboletas chegam a travar sim. Cheguei a ver uma ML parada na oficina deles, e quando eu perguntei o que havia com ela, foi quando eles me reportaram o problema e comentaram que isto estava acontecendo sintomaticamente com as ML aqui da região e que não era o primeiro caso. 

E o travamento das borboletas faz pifar uma peça (parece que é um motor elétrico, não sei precisar  qual), cujo custo é de aproximadamente R$ 1.600,00 mais a mesma mão de obra de desmontar e limpar o coletor.

Como realmente acredito que prevenir é mais barato que remediar, tomei a iniciativa e propus para eles abrir o coletor e a turbina e realizar a limpeza.

Não sei informar se fizeram a limpeza nas válvulas de admissão e nas portas do bloco. Posso perguntar quando eu der uma passada por lá.

De qualquer modo, meu objetivo deste post é alertar os demais colegas que possuem ML a diesel para ficarem atentos ao problema.  Não encontrei nenhuma referência em uma busca rápida na Web. Posso porém estar enganado.

Cordialmente,

Raposo
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Jose Agostinho em Sex 21 Set 2018 - 20:03



Boa noite Confrade MRaposo e aos demais Confrades.
   Eu havia lido esse topico e voltei ao mesmo porque acredito que chegou minha vez.Alguns dias atras ao acessar a BR 101 saindo da alca de acesso mais ou menos a 60/70kms por hora precisei acelerar e o carro nada.Desacelerei e voltei a acelerar devagar e,foi.
   Continuei a viagem ate uma cidade proxima(Gaspar) e na volta o mesmo!!!!ao tentar fazer uma ultrapassagem mais ou menos a 60/70
kms por hora nao foi.Joguei no acostamento,parei,voltei a rodovia e fui pra casa pianinho,assustado pelo desespero causado pelo fato de:
saber que tem maquina e nao poder contar com ela e com o agravante de um quase acidente.
    Isso foi domingo segunda viajei para o trabalho.Quando voltar verei o que fazer.
    Acredito que o problema esteja referido nesse topico.
          Att. Jose Agostinho.
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Jose Agostinho em Sex 21 Set 2018 - 20:40



Bem, voltei Confrade MRaposo.
  
     Desejo saber do Confrade se ainda tem a lista de spare parts usadas na execucao deste trabalho.Por via das duvidas de posse
disso vou contactar o Joao da Foz e ver com ele.
     Agradeco desde ja.
     Att.
    
                  Jose Agostinho.
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Convidado em Sab 22 Set 2018 - 14:01



Olá Confrades, utilizarei esse topico para relatar um problema recente que enfrentei na turbina da minha ML W164.

Acredito que, por erro de projeto ou análise de materiais, o coletor de ar da turbina utilizado nas W164, que é uma peça plástica, é uma peça de absoluto risco aos motores deste veiculo.

Pois bem, devido ao tira-e-põe deste coletor (inclusive com a falta de cuidado no momento das manutencoes de revisao) o mesmo se torna quebradiço junto com a borracha vermelha que faz a junção deste coletor com a entrada da parte fria da turbina.

No meu caso a turbina acabou “engolindo” pedaço plastico do coletor e da borracha vermelha, fazendo com que o rotor da turbina fosse completamente moído. Com isso o carro entrou em proteção e deixou de acionar a turbina, a qual estava danificada. Mesmo assim, ainda andei 520km com o veículo até chegar a oficina.

Feito o diagnóstico, foi necessário trocar os rotores e o eixo da turbina (R$ 1.200 da turbina + R$ 1.700,00 da mão de obra do serviço completo), a troca do coletor de admissao (R$ 2.200,00), porém após montar a turbina foi detectado que o autuador da borboleta estava queimado (R$ 885,00) e com as travas que o ligam no eixo das borboletas tambem quebradas (R$ 710,00).

Fica então a dica em relação a saúde da turbina, atentem-se sempre à intregralidade do coletor, a limpeza do filtro de ar e se a borracha vermelha de vedação nao tem rasgos. Esse cuidado poderia ter salvo a minha turbina. Abraços
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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Jose Agostinho em Sab 22 Set 2018 - 21:41



Boa noite Confrade.
    
       Catastrofico esse relato devido ao fato do Confrade se encontrar longe de uma oficina, sem falar nos prejuizos decorrentes do mesmo. 'E o que vou tentar evitar.A gente ve a barba do vizinho arder e poe a nossa de molho.'E mais um detalhe `a ser visto por mim.
        Tao logo consiga visualizar o video da Germany que esta no outro topico ja estarei apto a fazer o procedimento.
         O carro `e muito bom pois ainda andou 520 kms.Segundo um russo que 'e meu supervisor esse carro la 'e o melhor pras estradas
deles.Aguenta muito.
        
         Bem,um bom fim de semana e ate mais.Tudo de bom.

                                                                Jose Agostinho.
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Mensagem por Antônio Elias em Dom 23 Set 2018 - 16:02



Excelente as dicas do [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]bravissimo

Retirei do titulo o ano/modelo que constava por que procedimento de descarbonização é compatível com todos motores CDI.

Vídeo do [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] pode ajudar na manutenção preventiva,[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] , se precisar fase corretiva como enfrentou o Leandro já começa complicar, ainda acredito que a qualidade do diesel seja fator determinante problemas.

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Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350  Empty Re: Descarbonização da Turbina e do Coletor de Admissão - motor CDI diesel - ML 350

Mensagem por Convidado em Ter 25 Set 2018 - 23:59



@Antônio Elias escreveu:Excelente as dicas do @Leandro-GObravissimo

Retirei do titulo o ano/modelo que constava por que procedimento de descarbonização é compatível com todos motores CDI.

Vídeo do @VANDER FIORETTI pode ajudar na manutenção preventiva,http://www.portalmercedes.com/t32103-descarbonizacao-motor-diesel#474716 , se precisar fase corretiva como enfrentou o Leandro já começa complicar, ainda acredito que a qualidade do diesel seja fator determinante problemas.

Ola Antonio, sinceramente nao acredito que esse simples procedimento descrito pelo amigo Vander seja capaz de descarbonizar o sistema a contento. Após 80.000 km rodados, somado ao fator "Diesel S-171" brasileiro, há muita sujeira a limpar.

Todavia, outro ponto muito importante que faz com que as W164 acumulem muita borra é o fato de normalmente os mecânicos não conectarem o chicote elétrico do filtro do diesel ao substituí-lo além de, em alguns casos, o chicote da bomba de agua auxiliar elétrica apresentar mau-contato (causando um sobreaquecimento do sistema). Nesse caso, o motor trabalhará "dando excesso", o que causa forte odor de diesel no escape, mesmo nao sendo apontado absolutamente nenhum erro no painel.

Espero ter ajudado,
Leandro
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Mensagem por ago75 em Qua 30 Out 2019 - 13:18



Esse serviço foi feio na Autorizada?
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