Classe A Direção dura intermitente - sem avisos no painel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Classe A Direção dura intermitente - sem avisos no painel

Mensagem por Guimigliavacca em Dom 5 Mar 2017 - 11:42



BOM DIA CONFRADES
SOU NOVO POR AQUI TENHO UMA CLASSE A 160 2003
E A DIREÇAO DELA AS VEZES FICA MUITO DURA NO PAINEL NAO ACENDEU NENHUMA LUZ NADA QUE INDIQUE
ALGUM PROBLEMA SERA QUE PODEM ME AJUDAR?
ABRACOS GUILHERME


Última edição por Antônio Elias em Seg 6 Mar 2017 - 0:12, editado 1 vez(es) (Razão : título ampliado para focar o tópico)
avatar
Guimigliavacca
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 25/02/2017
Interesses : mecanica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Classe A Direção dura intermitente - sem avisos no painel

Mensagem por Antônio Elias em Seg 6 Mar 2017 - 0:07



Guilherme, não deixe se apresentar aos demais membros ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]) para que você seja recepcionado e possa participar das áreas técnicas; evite por fineza postar seus textos em caixa alta pois na web significa que esta gritando ok?

Quanto ao tema do tópico, como o problema ocorre de forma intermitente, vejo várias possibilidades.

Se o nível do fluído na bomba estiver muito baixo em função de algum vazamento haverá falta de lubrificação e causará "travadas", da mesma forma se houver falha intermitente na parte elétrica (corte de tensão esporádico) indicando problemas com o alternador, ambas situações são exemplos que refletem diretamente no funcionamento da direção, pois a bomba de direção do W168 é eletro-hidraúlica, depende da ação do fluído x comando do módulo.

Outro ponto: se houver avaria nos circuitos do módulo eletrônico da bomba, principalmente causada por infiltração de água pluvial, o problema vai ocorrer da mesma forma. 

Tudo isso precisa ser checado, existe em andamento no fórum este outro tópico com foco voltado para manutenção que serve de guia no fórum: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Deixando de lado as hipóteses e os "SE", o primeiro ponto creio que é conferir o nível do fluído.

Se tiver muito baixo e/ou precisar preencher observe que só pode utilizar o Pentosin CHF 11S, qualquer outro fluído que estiver aplicado com o tempo trava o mecanismo dessas bombas, importante. 

Nível muito abaixo da marca mínima: é prudente conferir se há vazamentos e avaliar se é hora de trocar o fluído; para isso leve em consideração que consta na embalagem do fabricante (Pentosin) que o fluído vence em 5 anos, isso equivale dizer que é conveniente fazer a troca a cada período quinquenal. Se o fluído estiver vencido mesmo estando no nível correto, dependendo do estado ou deterioração também compromete o funcionamento e pode gerar falhas na bomba.

Descartada a questão do nível x fluído ativo, mesmo que não tenha percebido nenhuma luz de aviso de bateria acendendo e apagando momentaneamente no painel acho conveniente fazer vários testes de tensão no sistema em momentos diversos, principalmente com o veículo em movimento (veja possibilidade de outra pessoa te ajudar monitorando com um amperímetro), acho importante esta providencia no seu caso para conferir se o alternador está oscilando de forma intermitente ao gerar carga e poderia estar causando o endurecimento da direção nestes momentos e por isso não ocorre o tempo todo.

Não havendo falha intermitente no regulador de voltagem ou no próprio alternador, é possível que o problema esteja no módulo da bomba de direção, principalmente se estiver com falhas de vedação e recebendo infiltração de água de chuva, respingos de poças e etc.

Se a direção endurece somente quando esterça o volante, ou seja só quando se eleva "esforço", aí é certeiro problema nos circuitos ou em resistores do módulo da bomba.

A última hipótese que vejo é a seguinte: se tiver no seu Classe A alguma gambiarra com relé adaptado na bomba de direção isolando o módulo, aí pode desconsiderar tudo que disse e ir direto nele, certamente o problema estará nessa parte.

Enfim, espero tê-lo ajudado, problemas mais chatos para resolver são os intermitentes, "ouça" outras opiniões, post foi movido da área "todos modelos" para esta seção técnica dedicada ao W168.

Abraços.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 14194
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Classe A Direção dura intermitente - sem avisos no painel

Mensagem por Douglas Barddal em Ter 7 Mar 2017 - 6:16



Complete o nivel mas se o fluido estiver preto e não verde, troque ele, abs.
avatar
Douglas Barddal
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 379
Data de inscrição : 03/07/2011
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Advetência

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Classe A Direção dura intermitente - sem avisos no painel

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum