Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Sex 17 Mar 2017 - 20:42



Caríssimos confrades, boa noite!

Como já "antecipei" em meu tópico de apresentação, venho pedir dicas, sugestões, orientações acerca de qual modelo de MB atenderia às minhas necessidades:
 - relativamente Fácil de encontrar peças (sem que as MBs são importadas, mas penso que os modelos que tiveram maior "tiragem" tendem a ter mais peças no mercado nacional, na "loja da esquina", mercado livre, etc.);
 - custo de manutenção relativamente baixo (troca de óleo não supere 240,00 reais, pastilhas de freio de boa qualidade a custo médio de 200 reais, etc)
 - Tenha tração traseira;
 - Torque mínimo de 18 kg/f, de preferência em baixas RPM (como 2.200 rpm);
 - Seja relativamente econômica (detalhe importante, precisaria fazer algo próximo de 9 km/litro aqui por Brasília - cidade plana e com longas distâncias a percorrer);


O carro será utilizado religiosamente todos os dias da semana. Rodo 80 km/dia.
Ser automático é um item que me chama atenção e vejo com bons olhos.

Tenho o pé médio (as vezes leve, as vezes pesado).

A estrela será utilizada para os finais de semana e longas viagens puxando trailer de 1 ton.
O trailer tem freios, mas seria adequado o veículo tracionador ter esse peso e essa capacidade de tração.



Estive analisando a C280. Meu Pai tem uma e eu a acho fantástica!
Esses dias vi uma 300e 1992, mas temo ela ser mais beberrona e com poucas peças para manutenção, acabando por causar longos períodos com carro parado para manutenção (aguardando peça).


Em tempo, eu sou criterioso com manutenção de veículo.
Sou chato.
Quando algum sistema não está à contento, procuro revisar ele por completo, evitando retrabalho e surpresas.
E sempre procuro fazer manutenção preventiva. Mas ficar muito tempo aguardando peça é algo que me atrapalha e incomoda.



Pergunta aos confrades: qual MB, no valor médio de 20 mil reais, seria mais adequada para esse uso?


Agradeço antecipadamente o apoio de vocês! 
Toda opinião é bem-vinda!


Abraços!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Convidado 11 Sex 17 Mar 2017 - 22:28



Olá Titanium, 

Eu acho que você mesmo já respondeu a sua dúvida... quando fala que esteve analisando a C280 e acha fantástica!

Um abraço
avatar
Convidado 11
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11011
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Sáb 18 Mar 2017 - 23:33



Carto escreveu:Olá Titanium, 

Eu acho que você mesmo já respondeu a sua dúvida... quando fala que esteve analisando a C280 e acha fantástica!

Um abraço

Olá Carto!

A C280 é a única MB que já tive o prazer de pilotar. Por isso a considero fantástica.
Mas estou certo de que há outras Estrelas com excelentes qualidades.

E minha dúvida reside justamente nesse ponto: são vários os modelos de Mercedes! 
E eu não saberia compara-las do ponto de vista de Custo x Benefício frente aos pontos que enumerei acima, como custo de manutenção, facilidade de encontrar peças aqui no Brasil, etc.

De repente a C280 é mais fácil de encontrar peças, mas é mais "beberrona" que um outro modelo "X" de MB. 
Sei que o fórum é uma Base de Conhecimento, literalmente. E pretendo continuar lendo sobre os diversos modelos de MB.

Só gostaria de ouvir a opinião de vocês que tem mais experiência para saber quais modelos atenderiam melhor a estes parâmetros enumerados acima.

Toda ajuda é bem vinda!

Obrigado!


Abraços
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por scarela Sáb 18 Mar 2017 - 23:46



Na minha humilde opinião, com todas as variáveis e restrições apresentadas, não vejo nenhum modelo que satisfaça, especialmente com a limitação de custo em cerca de R$ 20.000. Uma C280 em bom estado, confiável, custa mais do que isso, pelo menos R$ 8.000 a mais.

Pensando na carga a mais que vai carregar sugiro uma ML, mas não cabe no budget e os valores de manutenção precisam ser bem avaliados.
scarela
scarela
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 173
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Convidado 9 Dom 19 Mar 2017 - 14:22



scarela escreveu:Na minha humilde opinião, com todas as variáveis e restrições apresentadas, não vejo nenhum modelo que satisfaça, especialmente com a limitação de custo em cerca de R$ 20.000. Uma C280 em bom estado, confiável, custa mais do que isso, pelo menos R$ 8.000 a mais.

Pensando na carga a mais que vai carregar sugiro uma ML, mas não cabe no budget e os valores de manutenção precisam ser bem avaliados.

Concordo plenamente com o @Scarela

Para tracionar trailer de 1 tonelada nesse preço que saiba só uma ML traçada 4 x 4, ou uma 230 4 cilindros ou uma 320 com motor V6 M112 principalmente se pretende rodar tracionando em estradas de chão, uma ML320 98 em bom estado pagará bem mais que R$ 20 mil, acha até por R$15, http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-850187533-mercedes-benz-classe-ml-1998-_JM, o problema é o que se gastará para soerguer e colocar confiável, consumo de SUV puxando carga talvez nem uma 4 cilindros atenda, jogo de pastilhas de freio de ML que não gastem prematuramente os discos custam bem mais que o dobro.

Já possui o trailer? Não entendi essa faixa específica de torque de 18 kgmf, é de qual fonte?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Dom 19 Mar 2017 - 14:50



scarela escreveu:Na minha humilde opinião, com todas as variáveis e restrições apresentadas, não vejo nenhum modelo que satisfaça, especialmente com a limitação de custo em cerca de R$ 20.000. Uma C280 em bom estado, confiável, custa mais do que isso, pelo menos R$ 8.000 a mais.

Pensando na carga a mais que vai carregar sugiro uma ML, mas não cabe no budget e os valores de manutenção precisam ser bem avaliados.

Olá scarela!

Obrigado por partilhar sua opinião!

Bom, como falei, eu não sou profundo conhecedor de Mercedes. Por isso o pedido de ajuda.
Mas hoje tenho o feeling de que eventualmente é possível, baseado em pesquisas que tenho feito nos últimos meses.

Então já vi, por exemplo, que existem tanto aqui no Portal Mercedes, quanto no Portal Mercedes Brasil, no OLX, na WebMotors algumas opções de Mercedes entre 15 e 20 mil.
Claro que algumas estão em estados de conservação deploráveis. Estas eu não considero.

Porém, tenho visto algumas opções como:
 - 300e 3.0, 1992, de proprietários aparentemente cuidadosos, na faixa de 15 a 17 mil, pedida inicial.
 - C280, 1995 a 1997, variando entre 19 e 25 mil, pedida inicial.

Também vi algumas 190e, 220e, C240, C180 também nessa faixa de preço de 15 a 22 mil reais.

Também já vi algumas ML320 na faixa entre os 17 e 23 mil, mas o estado de conservação e manutenção não sei dizer pois não iniciei nenhuma conversa com os proprietários desse model. Suponho, no entanto, que haverão várias coisas por fazer.

Dependendo do que tiver que fazer, eu não vejo problemas. Exemplo: não sou exigente com pintura e com acabamento interno (um couro pode estar desgastado e eu não vou me importar nenhum pouco com isso).

Então se tiver que pegar uma Mercedes em bom estado de conservação, revisada de mecânica, mas com itens de aparência por fazer, eventualmente não irei me importar.

Esses pontos me fazem crer ser possível encontrar um exemplar em bom estado nessa faixa de valores.

O que acha?

Abraço!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Dom 19 Mar 2017 - 15:15



Antônio Elias escreveu:
scarela escreveu:Na minha humilde opinião, com todas as variáveis e restrições apresentadas, não vejo nenhum modelo que satisfaça, especialmente com a limitação de custo em cerca de R$ 20.000. Uma C280 em bom estado, confiável, custa mais do que isso, pelo menos R$ 8.000 a mais.

Pensando na carga a mais que vai carregar sugiro uma ML, mas não cabe no budget e os valores de manutenção precisam ser bem avaliados.

Concordo plenamente com o @Scarela

Para tracionar trailer de 1 tonelada nesse preço que saiba só uma ML traçada 4 x 4, ou uma 230 4 cilindros ou uma 320 com motor V6 M112 principalmente se pretende rodar tracionando em estradas de chão, uma ML320 98 em bom estado pagará bem mais que R$ 20 mil, acha até por R$15, http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-850187533-mercedes-benz-classe-ml-1998-_JM, o problema é o que se gastará para soerguer e colocar confiável, consumo de SUV puxando carga talvez nem uma 4 cilindros atenda, jogo de pastilhas de freio de ML que não gastem prematuramente os discos custam bem mais que o dobro.

Já possui o trailer? Não entendi essa faixa específica de torque de 18 kgmf, é de qual fonte?

Olá Antônio! 

Obrigado pelo comentário!

Então, eu acho a ML320 muito bonita!

E certamente o towing com ela seria mais seguro, dado o fato de ela ser mais pesada.

Nessa senda, há que se destacar que o maior risco ao rebocar um trailer é o tão temido TrailerSway, ou pêndulo.
Este efeito pode ser provocado por alguns fatores, mas principalmente por conta de má distribuição de carga no trailer.

Com efeito, o trailer começa um processo de pendular para um lado e para outro, forçando a lança para a direita e para a esquerda (com esforços para cima e para baixo também).
Para evitar esse efeito, deve-se tomar muito cuidado com a distribuição da carga no trailer, deixando-a mais pesada à frente, mas respeitando o limite de peso que forçará o engate do carro (alguns admitem peso máximo de 70kg no engate).

Uma recomendação de segurança muito difundida no meio dos Caravanistas é: o carro deverá ter, pelo menos, o mesmo peso do trailer, especialmente se este não tiver freio inercial.

Para quem tiver curiosidade, mais sobre o efeito pêndulo aqui: http://macamp.com.br/efeito_pendulo/.


No caso concreto, o trailer em questão é um Karmann Ghia KC380 e conta com sistema de freios inercial.
Atualmente movimento ele com meu Ford Versailles, ano 1993, equipado com o ilustre motor AP 2.0, injetado.

Nos trajetos que já percorri, percebi que o carro puxa bem o trailer, mas sinto que numa viagem longa o carro será forçado ao seu limite em cenários de subidas longas, especialmente dado o fato de ele ter tração dianteira, o que compromete bastante em subidas.

Quanto ao torque, análise empírica me permite inferir que um carro com pelo menos 18 kg/f chegando na casa dos 2.200 RPM seria suficiente para puxar o trailer. 
Além disso, meu Versailles tem 17 km/f e puxa com relativa tranquilidade. 
A verdade é que não se trata apenas do torque, mas a rotação em que ele chega em seu pico.

Por isso uma tração traseira seria uma boa pedida. 

E por falar em veículo tracionador, há vários debates interessantíssimos no portal MaCamp.
Percebo alguns caravanistas viajando Brasil afora com rebocadores com menos torque e peso do que pretendo, então acredito que estes parâmetros que estou traçando seriam suficientes para trafegar com boa segurança.

A quem tiver interesse, link com fotos de veículos tracionadores e seus trailers: http://portal.macamp.com.br/portal-conteudo.php?varId=473


Bom, dos veículos citados acima, os senhores saberiam comentar, de modo geral, se eles atenderiam?
Algum que valesse a pena inserir na listagem?


Muito obrigado pela ajuda!

Abraço!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por MRaposo Dom 19 Mar 2017 - 22:01



Daniel,

Tem alguns pontos que você poderia utilizar para ajudar (ou confundir) a escolher um veículo rebocador, além do custo de manutenção e de aquisição:

1) O veículo possui engate de fábrica ou existe algum fornecedor de engate homologado para este veículo? Estou perguntando isto pois você pretende rebocar algo com mais de uma tonelada, e os engates comuns que encontramos em lojas de acessórios são para pouco mais de 500 Kg. Se não houver engate adequado, original ou homologado pelo INMETRO, corta da lista.

2) O veículo já possui um chicote para trailer ou permite que seja acoplado um? Os MB atuais possuem sensores de tudo, que detectam se uma lâmpada está queimada, e que não permitem que um chicote auxiliar seja puxado a partir das lâmpadas traseiras, como os carros sem rede CAN. Talvez você tenha que adquirir algum acessório para puxar este chicote, que deve custar meio rim. Desconheço quando isto foi implementado nas MB, mas esta informação é fundamental na escolha de um modelo rebocador.

3) Se o veículo já possui um chicote original, ele é de 13 ou 7 pinos? Tomei uma surra do conector da ML, que é de 13, enquanto que o padrão brasileiro usa a tomada de 7 pinos. Achei um adaptador da Thule na Inglaterra que resolveu o problema, mas este é o tipo de conhecimento extremamente raro entre os profissionais MB aqui de Brasília. Teve mecânico querendo reprogramar o módulo SAM, outro falando que o engate da ML é só de enfeite, e mil outras bobagens.

4) O ABS do veículo rebocador está preparado para rebocar? Existem alguns modelos em que o veículo detecta a presença do reboque e altera o funcionamento do ABS para que ele reaja a um movimento pendular. Pode ser um diferencial na escolha do modelo, mas não sei se nos veículos que você está namorando esta funcionalidade existia.


Cordialmente,

Raposo
MRaposo
MRaposo
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 351
Data de inscrição : 13/08/2016
Interesses : 4x4
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Seg 20 Mar 2017 - 7:13



MRaposo escreveu:Daniel,

Tem alguns pontos que você poderia utilizar para ajudar (ou confundir) a escolher um veículo rebocador, além do custo de manutenção e de aquisição:

1) O veículo possui engate de fábrica ou existe algum fornecedor de engate homologado para este veículo? Estou perguntando isto pois você pretende rebocar algo com mais de uma tonelada, e os engates comuns que encontramos em lojas de acessórios são para pouco mais de 500 Kg. Se não houver engate adequado, original ou homologado pelo INMETRO, corta da lista.

2) O veículo já possui um chicote para trailer ou permite que seja acoplado um? Os MB atuais possuem sensores de tudo, que detectam se uma lâmpada está queimada, e que não permitem que um chicote auxiliar seja puxado a partir das lâmpadas traseiras, como os carros sem rede CAN. Talvez você tenha que adquirir algum acessório para puxar este chicote, que deve custar meio rim. Desconheço quando isto foi implementado nas MB, mas esta informação é fundamental na escolha de um modelo rebocador.

3) Se o veículo já possui um chicote original, ele é de 13 ou 7 pinos? Tomei uma surra do conector da ML, que é de 13, enquanto que o padrão brasileiro usa a tomada de 7 pinos. Achei um adaptador da Thule na Inglaterra que resolveu o problema, mas este é o tipo de conhecimento extremamente raro entre os profissionais MB aqui de Brasília. Teve mecânico querendo reprogramar o módulo SAM, outro falando que o engate da ML é só de enfeite, e mil outras bobagens.

4) O ABS do veículo rebocador está preparado para rebocar? Existem alguns modelos em que o veículo detecta a presença do reboque e altera o funcionamento do ABS para que ele reaja a um movimento pendular. Pode ser um diferencial na escolha do modelo, mas não sei se nos veículos que você está namorando esta funcionalidade existia.


Cordialmente,

Raposo


Olá Raposo! Bom "vê-lo" por aqui!

Suas colocações são muito pertinentes! São pontos extremamente relevantes que eu não havia me apercebido.

Eu e meu Pai trocamos algumas lâmpadas da C-280 dele, ano 97, e me pareceu que esta versão ainda adota sistema simples, elétrico mesmo, sem controles mais rebuscados.

Mas vou observar, por que, eventualmente, modelos mais antigos porém mais luxuosos eventualmente terão esse sistema de controle via CANBus.

Muito obrigado!

Abraço.
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por scarela Seg 20 Mar 2017 - 20:57



Indo pela faixa de torque, considere o A190, ele entrega 19kgmf em uns 2.500rpm. Não sei se o peso do carro seria um problema, porém seguramente pesa mais do que 1 tonelada. Também não faço ideia se ele pode rebocar, mas certamente terá em mãos uma mecânica mais simples e maior oferta de peças.

Se procurar prefira os com câmbio manual, 2003 pra frente.
scarela
scarela
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 173
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Seg 20 Mar 2017 - 22:09



scarela escreveu:Indo pela faixa de torque, considere o A190, ele entrega 19kgmf em uns 2.500rpm. Não sei se o peso do carro seria um problema, porém seguramente pesa mais do que 1 tonelada. Também não faço ideia se ele pode rebocar, mas certamente terá em mãos uma mecânica mais simples e maior oferta de peças.

Se procurar prefira os com câmbio manual, 2003 pra frente.

Boa noite Scarela!

Meu caro, eu aprecio as "Classe A". Mas tenho a impressão de que elas são tração dianteira.
Certo?

Abraço.
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Mar 2017 - 22:20



Excelentes colocações feitas pelo Confrade Raposo!!!

As ML W163 preenchem todos estes requisitos comentados pelo Raposo, é um SUV que já vem de fábrica projetado para servir como veículo rebocador, a suspensão principalmente na traseira foi projetada para peso adicional, é um modelo que já vem de de linha de montagem com o engate completo e a parte elétrica genuína toda pronta para tracionar reboque.

Creio que outros modelos tenham o engate como opcional sob encomenda, mas a não ser o Classe G se a memória não me falha nesta fase final anos 90 acredito que não haja outro modelo MB preparado de fábrica com equipamentos de série específicos para puxar trailer, na hora da compra de uma ML o gancho do engate por exemplo faz parte do check list para conferir se os equipamentos de série estão todos presentes, fica acondicionado na portinhola do lado direito do porta-malas junto à disqueteira.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Mar 2017 - 22:43



O W168 se encaixa na faixa de preço pretendida mas é um modelo que tem limitações de fábrica previstas no manual com relação à distribuição de peso para transportar cargas acima de 700 Kg, creio que não seja adequado para esta finalidade, a MB recomenda no manual que não haja concentração de peso excessiva sobre o eixo traseiro, tanto que o transporte de cargas no interior do habitáculo tem seus critérios para distribuição em função do ponto de equilíbrio do veículo. 

Na pág. 98 do manual do Classe A diz que ... " o peso total admissível e o peso admissível por eixo, incluindo pessoas e carga, não podem ser excedidos". Pela ficha técnica (pág. 221) o peso total admissível do A160 é 1.545 Kg e do A190 1.555 Kg, a carga admissível no eixo dianteiro é 770 Kg para o A160 e 780 Kg para o A190; sobre o teto só pode colocar até 50 kg; a carga máxima útil incluindo passageiros é de 460 kg, a carga admissível no eixo traseiro para ambos modelos que será o mais importante analisar é de 775 Kg, fazer as contas, numa descida o peso de um trailer mais passageiros, carga e etc no W168 pode ultrapassar no eixo traseiro e no peso total.

Já as W163 a carga admissível no eixo traseiro de qualquer ML é de 1.700 Kg, os dados de pesos rebocáveis para ML W163 são os seguintes:
Atrelado - travado: 230 - 3.000 Kg; 320 / 430 / 55 Amg e 270 CDI- 3.365 Kg 
Atrelado - não travado - 750 Kg para todos modelos; carga máxima na esfera do reboque: 135 Kg para todas (não incluída no peso rebocável).


Última edição por Antônio Elias em Seg 20 Mar 2017 - 23:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por scarela Ter 21 Mar 2017 - 22:05



Antônio, interessantes informações! Confesso que não sabia sobre em tanto detalhes. Acho que o mais pesado que eu transportei no tempo que tinha minha W168 foi a minha cunhada. Mas não devia superar 400kg.

Abs.

Fábio
scarela
scarela
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 173
Data de inscrição : 19/12/2011
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Convidado 9 Ter 21 Mar 2017 - 23:50



Fábio, a cunhada ainda ficou dentro do limite de carga útil! rsrs :cagandoderir:

Abraços,
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Qua 22 Mar 2017 - 12:30



Senhores,

Agradeço imensamente os inputs/considerações registradas no tópico. Elas serão muito úteis para apoiar o raciocínio.

Assim, sigo analisando outras opções, aprofundando os estudos sobre versões de MB aqui no fórum e ouvindo mais opiniões aqui no tópico.

Obrigado!


Abraços!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Jonny Schwarz Qua 22 Mar 2017 - 17:01



Tive uma W 164 (ML 350).

Normalmente vem equipada com engate removível de fabrica.
Seu sistema é preparado para reboques. Ela identifica lampadas queimadas do reboque, vem com conector de 13 pinos mas é possível converter facilmente. 
Quando o reboque é atrelado o veiculo reconhece a carga extra e redimensiona todo o sistema de controle de estabilidade/freio. Puxa uma lancha sem problemas nem percebe.
Jonny Schwarz
Jonny Schwarz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 108
Data de inscrição : 09/11/2016
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Advetência

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Sex 24 Mar 2017 - 11:34



Jonny Schwarz escreveu:Tive uma W 164 (ML 350).

Normalmente vem equipada com engate removível de fabrica.
Seu sistema é preparado para reboques. Ela identifica lampadas queimadas do reboque, vem com conector de 13 pinos mas é possível converter facilmente. 
Quando o reboque é atrelado o veiculo reconhece a carga extra e redimensiona todo o sistema de controle de estabilidade/freio. Puxa uma lancha sem problemas nem percebe.

Olá Jonny!

Muito interessante essa informação sobre a inteligência das w164 quando em cenário de reboque!

... uma pena não estarem no meu budget...

Será que as w163, como as ML320, também se comportam assim?

Abraço!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Jonny Schwarz Sex 24 Mar 2017 - 16:10



A eletrônica das duas é bem diferente.

Estas inovações foram introduzidas a partir das W164.

Abraço.
Jonny Schwarz
Jonny Schwarz
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 108
Data de inscrição : 09/11/2016
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Advetência

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Seg 27 Mar 2017 - 11:34



Jonny Schwarz escreveu:A eletrônica das duas é bem diferente.

Estas inovações foram introduzidas a partir das W164.

Abraço.
Ok, Jonny.
Muito obrigado pelo retorno!

Abraço!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Seg 27 Mar 2017 - 11:41



Caros confrades, bom dia!

Encontrei a seguinte informação no portal "Carros na Web" sobre as MBs C280 1996:
 - A capacidade de carga de trailer sem freio é de 745 kg.
 - A capacidade de carga de trailer com freio é de 1.575 kg.

Fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3023


Consultando portais no exterior, verifiquei esta página que informa que a capacidade de reboque de trailer com freio é de 1.575: http://www.automobile-catalog.com/car/1995/1524905/mercedes-benz_c_280.html


Também constatei que existe no Mercado Livre opção de engate homologado pelo INMETRO com capacidade de carga de aproximadamente 1.300 kg, o que seria suficiente para puxar o trailer em questão.


As C-280 da década de 90 estão dentro do budget estimado... então me parecem boas opções para, eventualmente, fazer towing do trailer.


Abraços!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Marujo_BSB Sex 31 Mar 2017 - 12:24



Titanium, o problema nisso tudo é seu target. Entendo que nao queira gastar muito, mas dentro deste limite suas opcoes de carro e motorizacao sao bem limitadas.
Um ML definitivamente seria o melhor dos dois mundos, tanto como carro em si, como rebocador tb.
Tb sugiro que vc nao descarte uma W124 ou W210 com motorizacoes 320/420/430. Sao motores bem fortes, robustos e sao tracao traseira. Alem de carros excepcionais. No entanto, de valores maiores do que o seu limite.
Cabe lembrar que vc deve fazer uma inspecao pre-compra minuciosa para nao ter surpresas.
Aqui em Brasilia temos poucos mecanicos habilitados, mas vc pode abrir um outro topico para buscar sugestoes.
Abraços e boa sorte
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Sáb 1 Abr 2017 - 19:07



Marujo_BSB escreveu:Titanium, o problema nisso tudo é seu target. Entendo que nao queira gastar muito, mas dentro deste limite suas opcoes de carro e motorizacao sao bem limitadas.
Um ML definitivamente seria o melhor dos dois mundos, tanto como carro em si, como rebocador tb.
Tb sugiro que vc nao descarte uma W124 ou W210 com motorizacoes 320/420/430. Sao motores bem fortes, robustos e sao tracao traseira. Alem de carros excepcionais. No entanto, de valores maiores do que o seu limite.
Cabe lembrar que vc deve fazer uma inspecao pre-compra minuciosa para nao ter surpresas.
Aqui em Brasilia temos poucos mecanicos habilitados, mas vc pode abrir um outro topico para buscar sugestoes.
Abraços e boa sorte
Osvaldo

Olá Marujo! Tudo bem? 

Justamente... o problema é o budget x necessidade.

Vi uma C-240 anunciada em Brasília, no Sudoeste (olx). 
A ficha técnica dela indica um motor 2.4 v6 com torque de 22 kgf a 3.000 RPM... considerando que ela tem tração traseira e muito possivelmente a mesma capacidade de carga de uma C-280 (já que o chassi é o mesmo), acredito que ela também seria uma opção que traria maior economia no dia-a-dia.

O ideal mesmo seria uma ML.
Até vi uma anunciada em Brasília, mas motor foi "feito" e o "dono" não soube explicar exatamente o que foi feito, ou seja, me parece uma "fria" (não ter histórico de manutenção e nem do motor que acabou de ser feito)...

Bom, como não tenho pressa nenhuma (até por que não é para concretizar agora este projeto), sigo na pesquisa e ouvindo as valiosas sugestões dos confrades!

Agradeço pela sua opinião!
De fato o chassi w124 me parece interessante.. tenho visto umas "E" em preços chamativos!
Me assusta, porém, o consumo urbano delas. 
Você é de Brasília e sabe que aqui se roda muitos KM diariamente. Eu rodo pelo menos 70km/dia. Então consumo adequado seria perto dos 9 km/litro.

O mecânico HONDA disse que muitas MBs C-280 aqui em Brasília, bem reguladas e andando "tranquilo", conseguem essa marca de consumo.

Mas as E-300, por exemplo, são mais antigas e não possuem um sistema tão eficiente de injeção, o que me parece ser o motivo de o consumo ser mais alto comparado ao motor semelhante em cilindrada da c280.

Sigo na pesquisa!
:leiaomanual:


Abraço!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Marujo_BSB Dom 2 Abr 2017 - 0:36



Pois é meu amigo. Continue pesquisando e sem pressa. O Honda é fera e pode ajudar bastante!
Abc
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por titanium.ssh Dom 2 Abr 2017 - 10:51



Marujo_BSB escreveu:Pois é meu amigo. Continue pesquisando e sem pressa. O Honda é fera e pode ajudar bastante!
Abc
Osvaldo

Obrigado Marujo!

Quando será o próximo encontro regional MB Brasília?


Abraço e ótimo domingo!
titanium.ssh
titanium.ssh
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 53
Data de inscrição : 22/07/2014
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost! Empty Re: Quais Mercedes são indicadas para uso diário intenso e longas viagens puxando um trailer? Low Cost!

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos