Barulho e folga direção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Barulho e folga direção

Mensagem por r.pecoraro em Seg 27 Mar 2017 - 20:56



Gostaria de uma informação dos entendidos. Fui fazer minha revisão na concessionaria e pedi para dar uma olhada na suspensão, coisa boba, apenas um pequeno barulho quando ando em paralelos, só que na entrega tentaram ajustar, dizendo que era da caixa de direção, só que ficou com uma folga e um barulho muito pior como se tivesse solto. Eles disseram que não conseguem fazer o reparo, somente trocando. O problema que se pelo menos tivesse deixado como estava estaria tranquilo. Agora não consigo achar uma oficina para ajustar. Alguém poderia me ajudar?
avatar
r.pecoraro
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho e folga direção

Mensagem por alvsal em Qui 13 Abr 2017 - 12:53



Bom dia amigos

O Antonio Elias fez um ótimo comentário sobre a matéria da revista Quatro Rodas do teste de longa duração do A 200.
Se observado na revista, durante o período de avaliação, a suspensão foi alvo de comentários por diversas vezes ao passar pelas revisões e em uma delas realizada em Ribeirão Preto o problema foi resolvido alegando-se um reposicionamento da caixa de direção.
Possivelmente não deve ser exatamente o que foi feito, pois a caixa tem uma unica posição. É provável que tenha sido dado um aperto no sistema deixando a cremalheira e pinhão mais justos (menor folga).,
Recentemente falando c/ Ronaldo da GR este comentou que o barulho é recorrente no modelo B e deve ser o mesmo caso da A, cremalheira muito grande gerando uma folga prematura no conjunto, e que inicialmente um pequeno aperto no sistema de ajuste pode minimizar em muito o barulho.
Esta solução é paliativa pois a folga tende a voltar e o aperto também pode endurecer a direção e reduzir a velocidade de retorno apos esterçamento.  
Por falta de uma melhor explicação, achei bem provável que a causa e a solução sejam estas mesmas e o que fatalmente pode culminar com a troca da caixa de direção (desgaste nas buchas).
No seu caso [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] recomendaria um ajuste (aperto - coisa simples para um mecânico) na tentativa de pelo menos voltar onde estava ou até melhorar levemente.
Se tiverem algum comentário, seria ótimo.
avatar
alvsal
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 26/06/2013
Interesses : Peças, serviços e manutenção Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho e folga direção

Mensagem por Antônio Elias em Sex 14 Abr 2017 - 1:11



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], grato pelo comentário, o link é este: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], houve um outro tópico anterior aberto em 2013 pelo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] onde essa questão da caixa de direção também foi abordada, muito se fala de amortecedores e molas enrijecidas x pneus de perfis baixos como causa de ruídos e etc, mas concordo contigo e pelo visto a vilã é mesmo a caixa de direção.

Raphael ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]), na página do MBClub oficial http://brasil.mercedes-benz-clubs.com/ foi comentada uma intervenção feita pelos mecânicos da AMMarcelo em SP que segundo um consultor técnico da 4 Rodas teria resolvido a questão, para você que está no RJ talvez tentar alguma oficina especializada MB ndependente como a ISA por exemplo. 

Para facilitar o entendimento, copio a imagem extraída do link do Club onde estão os comentários. 

 [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Observe na parte dessa matéria que não aparece na imagem (transcrição abaixo) que o consultor citado pela Revista confirmou o êxito do reparo, não falam exatamente como foi feito reaperto e nem quais foram os parâmetros de torque dos ajustes, aparentemente não houve troca de algum componente, pelo que entendi há medida certa para esse ajuste funcionar, a dica do ajuste pelo visto ficou por conta do acerto da parte que envolve pinhão x cremalheira.

Na oficina do nosso consultor técnico Fabio Fukuda, a conferência dos serviços prestados pela A.M. Marcelo revelou que a eficácia foi obtida por meio de uma intervenção simples. “Suspensão e caixa de direção estão com as marcações que fazemos na chegada do carro desalinhadas. Ou seja, promoveram um reaperto geral”, disse Fukuda. No caso da caixa de direção, a providência pode alterar o ângulo de contato do pinhão com a cremalheira, o que geralmente resulta em diminuição da velocidade de retorno do volante à posição neutra após uma curva. Encaramos um roteiro repleto de esquinas e, felizmente, não notamos nenhuma alteração na volta do volante à posição central.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Antônio Elias
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 13022
Data de inscrição : 24/07/2010
Interesses : Mercedes !!!
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Barulho e folga direção

Mensagem por alvsal em Qui 20 Abr 2017 - 22:10



Boa noite amigos
Mais uma vez Antonio Elias matou a cobra e mostrou o pau.
Me fez entender que o tal "reposicionamento da caixa de direção" pode ser uma maneira de se referir ao novo ajuste do pinhão em relação a cremalheira ou simplesmente um aperto.
Segundo o Ronaldo da GR aqui de São Paulo 1/4 de volta seria o suficiente para silenciar os barulhos na Classe B e que por tabela na A200 não seria diferente, sem no entanto alterar a movimentação da direção.
A solução é fazer pra ver. De qualquer modo gostei e achei conclusivo o que foi exposto, até porque assim como o r.pecoraro também ouço barulhos.
avatar
alvsal
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 26/06/2013
Interesses : Peças, serviços e manutenção Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum