Falhando na lenta após limpeza TBI

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Mensagem por raphaelfonseca Ter 12 Set 2017 - 19:17



Boa noite amigos , verifiquei que a mangueira do tbi do meu classe A estava rasgada , mais até então o carro estava funcionando perfeitamente , então tive a ideia de tirar a mangueira pra tentar fazer um reparo nela , aproveitei e fiz a limpeza do corpo de borboleta com o k80 ficou perfeito brilhando , pois bem reparei a mangueira coloquei no carro tudo certinho , quando fui ligar o carro ficou falhando muito mesmo no neutro e perdendo força morrendo toda hora , então tirei a mangueira novamente e deixei exatamente como estava porém continuou falhando e morrendo na lenta com um barulho estranho e trepidando , o que posso fazer pra reparar esse problema , lembrando que em minha cidade não tem autorizada e os mecânicos são pica pau então eu mesmo prefiro fazer ....


Última edição por Pedroalexrj em Qua 13 Set 2017 - 17:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do título do post.)
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Mensagem por Convidado 9 Ter 12 Set 2017 - 23:30



Existem 2 modos mais usuais para fazer essa limpeza, você retirou a TBI fora motor para fazer a limpeza em banca ou aplicou Kar 80 pelo bocal com a TBI no lugar sem nenhuma desmontagem? 

E qual o ano desse Classe A para sabermos se o sistema injeção utiliza leitura de fluxo de ar através de Map no coletor ou sensor Maf fundido à Ecu pré-2002? 

Ocorre o seguinte, o movimento de abertura e fechamento de borboleta na TBI do W168 é controlada eletronicamente pelo módulo injeção MSM e sistema é acionado por potenciômetro instalado no pedal do acelerador eletrônico. 
  
Para chegar na TBI certamente retirou contatos elétricos e etc para ter acesso, se essa limpeza foi feita sem desmontagem do corpo de borboleta e sem forçar o ângulo de abertura do bocal o problema pode estar nas conexões elétricas, com relação à TBI se você desmontou para limpar acredito que precisará parametrizar com scanner.
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Mensagem por raphaelfonseca Ter 12 Set 2017 - 23:38



Não eu não desmontei , apenas barrunfei por fora a crosta estava por dentro , ficou limpinho não forcei a tbi e nem removi do local apenas por fora
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Mensagem por raphaelfonseca Ter 12 Set 2017 - 23:39



O ano dele e 2001 semi automático
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Mensagem por raphaelfonseca Ter 12 Set 2017 - 23:40



Na segunda em diante ele vai embora mais na lenta ta horrível
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Mensagem por Rfl36 Sáb 16 Set 2017 - 23:04



Boa noite a todos
Eu nao fiz a mesma coisa, para limpar o tbi, mas se desconectar os dois plugs do tbi e em.seguida desligar somente o pólo negativo da bateria, após dois minutos religar os plugs e religar o negativo da bateria. Em seguida fexar o carro travar o alarme em seguida destravar o mesmo girar a ignição ponto 1 após 30 segundos posição 2 ligando veículo.
Acontece que o sistema entra em ordem e isso funciona até em carros mais modernos.
Fiz isso em.uma Captiva é em uma Dodge funcionou tranquilamente e não deu erro algum.em qualquer escâner.
Mas faça isso com carro no solo, se for suspenso da pau no ABS...
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Mensagem por Rfl36 Sáb 16 Set 2017 - 23:09



Precisamos reanimar esses tópicos, pois acho que existem.interesses em muitos proprietários do classe A.
Acredito que podem existir várias adaptações que podem ser muito.uteis com mais informações atualizadas.
Passei a.minha dica caso não de certo procure um.bom.centro.automotivo que entenda do carro.para resolver a questão.da tbi...
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Mensagem por raphaelfonseca Sáb 16 Set 2017 - 23:12



Obrigado amigo vou fazer isso amanhã é posto aqui relatando o resultado ..
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 9:46



Bom dia caro colega.
Não sou mecânico mas por falta de um bom tenho feito várias manutenções sozinho na.minha em casa mesmo, e tem dado certo.
Esqueci de detalhar as falsas entradas de ar que podem acontecer pela junta da tbi e pelas borrachas como rabo de porco, se ouvem algum tipo de gotejamento por ela pode existir falsa entrada de ar, e troque o filtro de ar e use limpa contato nos terminais da tbi nunca use álcool para limpeza de qualquer terminal, isso causa zinabre. Use braçadeiras para eliminar falsa entrada de ar na tbi e se não encontrar a junta use cola de silicone preta para fazer a união da tbi com as peças plásticas, será fácil remoção para uma próxima limpeza..
Boa sorte espero que tenha ajudado...
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 10:11



Vou dar a dica da limpeza do corpo de borboleta completo....
Existe uma.maneira de efetuar a limpeza retirando o corpo de borboleta jateado car80 para retirar os resíduos e abrindo a vedação plástica dela onde ficam os terminais e a placa eletrônica.
1 passo
Retire o corpo de borboleta, jateie carro 80 utilizando um pincel limpo e bem macio para efetuar a limpeza retirando a sujeira com um pano limpo.
"NUNCA MERGULHE ESSA PECA EM GASOLINA E NAO USE GASOLINA PARA FAZER A LIMPEZA".
Após essa limpeza faça o segundo passo.
2 passo
Abrindo a vedação com "muito cuidado", pode existir parafuso ou grampo "umas travinhas".
Retire a tampa com cuidado após remover as travas ou parafusos, retire a junta de vedação ou a cola com muito cuidado para não bater ou machucar a placa os terminais eletrônicos.
Após isso se houver muito pó preto quer dizer que o carvão de contato com a placa já tem gasto ou já esta muito sujo.
Jateí ar não use pincel para limpar, " faça isso com muito cuidado".
Use "ALGODÃO", LIMPA CONTATO E NAO USE ÁLCOOL.
Apos a limpeza da poeira interna com ar, jateie limpa contato e seque com algodao.
Logo verá que estará muito sujo o algodão, normalmente isso impede que o contato fique livre para um bom funcionamento, essa sujeira evita o comando da central do carro que faça uma boa leitura e faz com que o tbi fique falhando....
Após toda essa limpeza, remonte usando cola preta de silicone recolocando a junta de borracha porque não pode entrar qualquer tipo de umidade,assim feito recoloque no carro e faça o procedimento que passei logo acima...
Espero que tenha ajudado.
Minha tbi foi condenada por dois mecânicos é o valor da troca da peça por uma recondicionada sairia em torno de 400 a 600 reais, pois uma nova nem cheguei a encontrar...
Eu fiz essa limpeza, é o carro está perfeito...
Espero ter ajudado...
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Mensagem por raphaelfonseca Dom 17 Set 2017 - 10:21



Obrigado a todos amanhã deve chegar do MercadoLivre a mangueira do tbi que está rasgada assim que for fazer a substituição vou efetuar a limpeza completa da tbi como vc me falou , desde já agradeço
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Set 2017 - 16:09



Mangueiras originais de Classe A maioria delas são caras no Mercado Livre, custam mais barato em Concessionárias; a rabo de porco por exemplo não passa de R$ 50,00 no dealer e é vendida por quase R$ 70,00 no ML.
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 16:17



Boa tarde...
Compre o respiro do gol ou polo que e só adaptar..
Custo, 15 reais mais o trabalhinho...
Boa sorte a todos...
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Set 2017 - 16:24



Qual respiro está se referindo, o da mangueira longa A166 018 0882 ou a curva PN final 1182 ?
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 16:27



Simplificando...
Rabinho do porco..
A do gol ou polo e idêntica...
Infelizmente não sei o código e creio que para 160 e 190 encaixará perfeitamente...
Agora a borracha da tbi, somente original por causa do desvio do rabinho de porco
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Set 2017 - 16:32



raphaelfonseca escreveu:Não eu não desmontei , apenas barrunfei por fora a crosta estava por dentro , ficou limpinho não forcei a tbi e nem removi do local apenas por fora

Desse jeito não causa "desparametrização", nesse caso checaria 2 situações: problema leitura do sensor de fluxo de ar fundido à Ecu que possa estar confundindo o módulo injeção ou entrada de ar falsa; checou se a mangueira "rabo de porco" está intacta?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Set 2017 - 16:38



Rfl36 escreveu:Simplificando...
Rabinho do porco..
A do gol ou polo e idêntica...
Infelizmente não sei o código e creio que para 160 e 190 encaixará perfeitamente...
Agora a borracha da tbi, somente original por causa do desvio do rabinho de porco

sim, entendi, interessante a dica.

Só para compararmos, a rabo de porco OE que custa R$ 50,00 na Minasmaquinas JDF é essa abaixo (A foto é de um anúncio do Mercado Livre apenas para ilustrar vermos qual e como é a peça), tem tópico no fórum sobre ela:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A de VW não estou encontrando na web com desenho similar, tem algum link com imagem?
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 17:13



Então
Esse respeito e do gol, parati., Saveiro.
Tentei enviar o link não.consegui...
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 17:18



Esse rabinho de porco original tem.um.formato em S, o respiro no qual.falei ele tem um formato.quase de uma.virgula tem aproximadamente 15 a 20 centímetros...
Cortando ao meio com uma.medicao exata do vão entre a borracha da tbi e a entrada da tampa de válvulas, você vai conseguir adaptação, faça o encaixe perfeito da entrada da borracha da tbi para não dar vazamento...
Eu toquei a minha tem três anos e nunca deu problema...
Creio que de certo para 190 tbm, pois não conheço motor..
Mas eu vi no ML também....
Ou qualquer auto peças sai.mais barato porque não tem.frete...
Espero ter ajudado...
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Mensagem por Convidado 9 Dom 17 Set 2017 - 18:18



Rafael, na nossa A190 a "rabo de porco" está zerada, foi trocada em 2015 na revisão feita Concessionária; creio que numa emergência seja valido de fato cortar essa mangueira de VW etc para adaptar, agora o encaixe da original OE é perfeito, preço menos na CCs daqui de MG é R$ 50,00 com frete incluso.

Abraços
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Mensagem por Rfl36 Dom 17 Set 2017 - 18:54



Muito bom..
Frete incluso está em.otimo preço,
Na verdade para manter a originalidade da máquina rsss... E ótimo!
Eu aqui em.sp não.encontrei.por menos de 100 com.frete..
Daí dei uma pesquisada melhor e encontrei essa maneira...
Daí tem um outro.motivo no qual também.preferi colocar a adaptação, o encaixe da manqueira ficou.muito.melhor e não respingou mais...
Quando comprei o rabinho de porco.original a três anos atrás ela rasgou e começou a pingar..
Então achei que se eu substituísse talvez daria certo e deu...
Daí vai da sua escolha né...
Acho que não.muda tanto o valor do carro e sim o sentimento.
E outro detalhe é que quando encontrei essa mangueira original achei.muito frágil e fina em questão a original sendo que a original do.meu carro era muito mais firme..
Então preferi adaptação por ser mais resistente...
Mas cada um.cada um..
Se o preço está bom e o.produto.e.bom também, porque não colocar original?!não é verdade!?
Espero que dê certo todo o esqueminha que passei, pra minha bebê deu certinho.
Pra quem.ja gastou uma fortuna em reposição e conservação como.eu, um.rabinho de.porco não.fara diferença alguma...kkkkk
Passe informações sobre o.conserto por favor...
Boa sorte caro colega, espero que dê tudo certo...
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Mensagem por raphaelfonseca Qua 20 Set 2017 - 20:55



Boa noite pessoal , hoje troquei os amortecedores , bieletas e a mangueira da tbi que comprei pelo MercadoLivre chegou e coloquei , e as falhas ainda continuam , fica parecendo que tem ar no motor a mangueira rabo de porco está bem conectada tudo ok e ainda sim continuam as falhas e o motor trepidando demais e falhando , alguma luz , já não sei mais o que fazer !!
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Mensagem por Rfl36 Sáb 23 Set 2017 - 15:29



Caro colega..
Você fez todo procedimento que passei?
Verifique as velas o nível de óleo com carro frio em linha reta, provavelmente pode ser bobina ou velas, caso tenha verificado isso tudo, pode ser também.os bicos injetores, mesmo não aparecendo indicação no painel eles podem intupir...
Vá eliminando item.por item...
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Mensagem por raphaelfonseca Ter 26 Set 2017 - 0:10



Olá amigos , fiz todos os procedimentos que aconselharam , nada resolveu , de tanto pesquisar descobrir que o problema pode estar nas lâminas do sensor de fluxo de ar desmontei o módulo , amanhã vou soldar 2 resistores de 10 ohms no lugar das lâminas pra ver se resolve algo , infelizmente aqui tem que ser na base da sorte ou ajuda de vcs....
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Mensagem por Rfl36 Qua 27 Set 2017 - 1:12



Boa noite
Tem.umnvideo falando sobre o sensor no YouTube...
Aproveita e dá uma olhada na caixa de fusíveis...
Tem uma série de problemas que podem confundir ...
Velas
Bobina trincada
Bicos injetores
Tbi
Tbi procure na Net como.testar com multímetro...
Teste simples...
Filtro de gasolina se muito antigo engana o scaner dizendo que é tbi e sensor de fluxo de ar...
Bomba de combustível fraca... Desgastada... Tbm acusa sensor de fluxo de ar... (Aconteceu comigo e era bomba de combustível) troquei o filtro e bomba...
Relé ...
Agora uma.pergunta....
Já fez manutenção em todos esses itens a pouco ou a muito tempo??
Precisa ir eliminando os itens um.por vez...
Geralmente a ajuda de um bom scaner vai diagnosticar...
Muito difícil sensor de fluxo de ar dar defeito...
Teste simples....
Tire a mangueira da tbi junto com rabinho de porco e ligue o carro...
Se entrar mais ar ele falhar menos, significa que o sensor está maluco.mesmo...
Com carro ligado tampe ou abafe com a mão a metade do cano de entrada da tbi se não ratear aí vai ter certeza que o fluxo ta doido...
Procure um mecânico que tenha um.bom.scaner..... vai ajudar entender...
Espero ter ajudado...
Tem.demorado muito pra eu receber as.mensagens do fórum não sei porque...
Desculpe a demora ...
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