Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

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Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Rui Gabriel em Seg 18 Set 2017 - 11:07



   Caros confrades
   O meu 240D tem como numeração do chassis 115 117 50... (mais 6 dígitos). Lendo o tópico: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] consegui entender que 115 é o código do chassis, o primeiro "1" do 117 é o combustível (diesel), o "17" do 117 código do modelo... até aí tudo bem, porém na sequência, aparece um 50. No caso do meu carro, bem que poderia ser 10, já que veio de fábrica com volante à esquerda e câmbio manual, tal como é explicado nesse tópico do fórum. Algum confrade mais experiente nessa área, poderia me dizer o que significa essa numeração 50, na sequência do número do chassis do meu carro?
    Desde já muito agradecido, Rui Gabriel.
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Rui Gabriel em Seg 25 Set 2017 - 10:20



   Bom dia a todos,
Depois de muitas pesquisas descobri num fórum português o significado do "50" na decodificação do número do chassis do meu carro. Para as W114/5 fabricadas fora da Alemanha, com volante à esquerda e caixa manual, "50". Para as W114/5 igualmente fabricadas fora da Alemanha com volante à direita e caixa manual "60". Porém, fiquei em dúvida em relação ao país de fabricação dele, será que no fórum que consultei talvez quisessem se referir a país de montagem do carro? Não faço a menor ideia onde na época se fabricassem ou montassem as W114/5 fora da Alemanha. No caso do meu carro, em todas as peças consta "Made in Germany". O carro também veio acompanhado da nota fiscal de compra no C. Santos em Lisboa, Portugal pelo primeiro proprietário, que o embarcou dois anos mais tarde na cidade de Bilbao, Espanha, rumo ao Brasil. Na guia de declaração de importação da Receita Federal (que também ainda existe), consta como país de fabricação República Federal Alemã. Surgiu então mais uma dúvida, onde ele poderá ter sido fabricado ou montado?
   Abraços Rui Gabriel
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Leon 1.6 em Seg 25 Set 2017 - 14:29



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], seu carro deve ter uma plaqueta parecida com esta, em que está escrito "MADE IN GERMANY" (ou não):

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Há uns 35 anos, vi um BMW 2002 em que, nalgum lugar (plaqueta? não me lembro...), estava escrito que foi fabricado (montado) em Portugal. Parece-me que, naquela época (anos '60/'70), o governo Salazar criou uma lei dificultando/proibindo a importação de veículos em Portugal; assim, é possível que os veículos lá chegassem como SKD para montagem final em empresas como a Movauto.
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Rui Gabriel em Seg 25 Set 2017 - 16:48



   Muito obrigado [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], de fato na minha adolescência quando lá vivia, ouvi falar muito em montadoras de carros, e se não me falha a memória, a montadora da Mercedes ficava lá para os lados da cidade de Setúbal. No entanto na plaqueta do meu carro que fica no travessão perto do radiador, está MADE IN GERMANY como se pode ver na foto.
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Leon 1.6 em Ter 26 Set 2017 - 7:38



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], apesar de a plaqueta informar MADE IN GERMANY, não se pode descartar que a montagem final tenha ocorrido em Portugal, considerando a sua descoberta sobre o "50".

Não me recordo de detalhes sobre esse BMW que vi há décadas, mas penso que seria plausível e até lógico que a plaqueta original informasse o "made in Germany", acompanhada por uma plaqueta adicional com o nome da montadora portuguesa.

Pelo que pude pesquisar, concluo que mesmo em Portugal há poucas informações sobre os veículos lá montados à época: possivelmente eram na maioria montados em SKD, com poucos itens nacionalizados (li nalgum lugar menções a vidros, p.ex.).

A Movauto, ao que me parece a única montadora dos Mercedes, fazia uma curiosa versão Estate:

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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Rui Gabriel em Qua 27 Set 2017 - 7:05



   Leon 1.6, mais uma vez muito obrigado pelas suas informações esclarecedoras. O que posso dizer do meu carro é que ele veio de fábrica sem rádio e ar condicionado, tanto que até hoje, não tem furação para a antena na carroceria. Quanto ao ar condicionado, é o original da MB da época, porém colocado pós fabricação. Por esse motivo a console é para carros sem ar condicionado de fábrica. Ele não tem aqueles mecanismos de vácuo que fecham automaticamente os direcionadores do fluxo de ar no conjunto de ventilação do painel. Até os botões de liga/desliga e de velocidade do ventilador são diferentes e mais simples. Creio que o rádio e o ar condicionado entre outros, fossem componentes a serem instalados nas linhas de montagem fora da Alemanha de acordo com os pedidos dos clientes. Segue um diagrama da decodificação dos números de chassis dos MBs das décadas de 60 e 70. O "5" corresponde a LHD and CKD que não consegui descobrir o significado, mas pelo menos LHD deve ser Left Hand Drive, volante à esquerda... algo por aí. CKD não imagino o que seja.
   Abraços, Rui Gabriel
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Leon 1.6 em Qua 27 Set 2017 - 10:52



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], CKD significa Completely Knock-Down, é uma sigla utilizada na indústria para indicar um produto fabricado num determinado país porém montado totalmente noutro país; outro termo industrial é o SKD que eu mencionei anteriormente, que significa Semi Knock-Down, uma "espécie de CKD" em que o produto chega parcialmente montado do país fabricante. A LHD é mesmo Left Hand Drive, mão esquerda, ao contrário da mão inglesa, RHD.

Diante da história de seu carro, acho muito crível que ele seja das poucas unidades montadas em Portugal pela Movauto sem modificação para camioneta (Estate).

Você tem o datacard do carro? Talvez nele haja alguma indicação do país em que seu carro foi efetivamente montado. Caso não o tenha, há um tópico neste fórum orientando como solicitá-lo - sem custos - à MB alemã.

Outro caminho interessante seria você recorrer ao fórum português Portal Clássicos, onde há um tópico antigo sobre os carros "portugueses" ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]): talvez alguém possa esclarecer se os Mercedes lá montados tinham alguma plaqueta ou adesivo identificador da Movauto (algumas fontes atribuem a montagem dos Mercedes em Portugal também à empresa "Santos", mas quer me parecer a "Santos" era apenas o importador oficial naquele país).
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Rui Gabriel em Qui 28 Set 2017 - 10:46



   Leon 1.6, aos poucos vão se desvendando alguns mistérios e a minha dúvida vai sendo praticamente esclarecida. Nada melhor seria, se o datacard ainda existisse, para melhor esclarecer. 
   Na ocasião da compra do carro, perguntei à viúva do proprietário se o tinha, mas ela nem sabia do que se tratava. Mostrei-lhe então o datacard do 250CE e perguntei-lhe se ela alguma vez já havia visto um documento parecido com aquele. Ela disse-me que sim, que na altura da transferência de propriedade do carro para o nome dela, o processo de cadastramento do número do motor do carro no DUT havia sido muito difícil e complicado, quatro meses de idas e vindas ao Detran com muitos aborrecimentos, haja vista o Detran-RJ exigir comprovação que o mesmo veio de fábrica com o carro. Se ao longo dos anos o motor tivesse sido trocado, ela deveria apresentar um documento de compra lícita do motor, o que não era o caso. Foi então, quando ela entregou o datacard ao Detran para fazer essa comprovação. O Detran anexou-o ao processo de transferência e lá ficou arquivado junto com todos os documentos relativos a essa transferência. E assim lá se foi o datacard...
    Fica também o alerta aos confrades que gostam de carros antigos, e que não tenham o número do motor cadastrado no DUT, que esse processo é difícil, moroso e às vezes quase impossível.
   Vou tentar uma cópia dele via MB alemã conforme a sua sugestão, muito embora eu já tenha lido em alguns fóruns, que duns tempos para cá eles não respondem mais a essa solicitação. Mas não custa nada tentar, quem sabe, né?
   Quanto a um adesivo ou plaqueta que identifique o país de montagem/fabricação, como o carro foi todo pintado numa cor que não a original de fábrica (era branca 050 G), se existiu, provavelmente perdeu-se. Os adesivos do batente da tampa do porta-malas e da tampa de combustível estão em outras línguas que não o português, mas uma descoberta importante é que todos os vidros são portugueses da "COVINA Rochedo", como se pode ver nas fotos, o que comprova que o carro pelo menos foi montado em Portugal.
   Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda e todos os esclarecimentos.
   Abraços, Rui Gabriel
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

Mensagem por Leon 1.6 em Qui 28 Set 2017 - 14:07



Que legal, Rui! Eu gosto de carros com "biografia" fora do comum, como é o seu. E também é legal você ter interesse nessa "arqueologia automotiva", resgatando a história. Parabéns e boa sorte na busca pelo datacard!
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Re: Ajuda na interpretação do n.° do chassis do MB 240D/74

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